Charlottenburg - o principal palácio e parque em Berlim
Charlottenburg, em Berlim, é um dos palácios mais bonitos e emblemáticos da capital alemã. Mais de um milhão de turistas a visitam anualmente, que permanecem impressionados com os interiores luxuosos do castelo e o parque bem cuidado.
Informações gerais
O Palácio de Charlottenburg é um dos conjuntos de parques e parques mais famosos e populares da Alemanha para turistas. Localizado na área metropolitana de Charlottenburg (parte oeste de Berlim).
O castelo ficou famoso devido ao fato de Sofia Charlotte, esposa do rei prussiano Frederico I., era uma mulher muito talentosa e versátil, que conhecia várias línguas européias, tocava vários instrumentos musicais e gostava de organizar disputas, convidando pessoas famosas para seu palácio. filósofos e cientistas.
Além disso, ela foi uma das primeiras na Prússia a estabelecer um teatro particular (no castelo de Charlottenburg) e contribuiu de todas as formas para a criação da Academia de Ciências de Berlim.
Curiosamente, agora todos os direitos ao castelo não pertencem ao estado, mas à fundação dos palácios e parques prussianos de Berlim e Brandemburgo.
Breve história
O Palácio de Charlottenburg, em Berlim, foi erguido sob Frederick I e sua esposa, Sofia Charlotte (mais tarde, um marco foi nomeado em homenagem a ela). O ano de fundação da residência real é 1699.
Curiosamente, o castelo começou a ser construído perto da vila de Lutzov, que ficava no rio Spree. Depois, a poucos quilômetros de Berlim. Com o tempo, a cidade cresceu e o palácio ficou na capital.
No século 17-18, o castelo era conhecido como Litzenburg. Era um pequeno prédio no qual Frederick I. descansava periodicamente, mas o tempo passou e gradualmente novos edifícios foram adicionados à residência de verão. O ponto final da construção foi a instalação de uma enorme cúpula, em cima da qual está uma estátua da Fortuna. Assim nasceu o famoso Palácio de Charlottenburg, em Berlim.
O interior do castelo impressionou os hóspedes com seu luxo e beleza: baixos-relevos dourados nas paredes, estátuas requintadas, camas com dossel de veludo e coleções de pratos de porcelana francesa e chinesa.
É interessante que a famosa Sala Âmbar tenha sido construída aqui e, mais tarde, como presente, tenha sido entregue a Peter I.
No início do século XVIII, a parte ocidental do palácio foi convertida em estufa, e uma casa de verão italiana foi construída no jardim.
Casa de veraneio italianaDurante a Primeira Guerra Mundial, o Castelo de Charlottenburg foi usado como hospital e, após numerosos bombardeios (Segunda Guerra Mundial), transformou-se completamente em ruínas. No final do século 20, foi possível restaurar.
Palácio hoje - o que ver
A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais não passaram sem deixar vestígios, e o castelo foi restaurado mais de uma vez. No entanto, a maioria das exposições foi preservada e hoje todos podem vê-las. Dentro do palácio, você pode visitar os seguintes quartos:
- Os apartamentos de Friedrich podem ser chamados com segurança de uma das câmaras mais luxuosas e pomposas do palácio. Nas paredes e no teto não são brilhantes, mas afrescos muito requintados; acima da entrada da sala estão molduras em estuque dourado e figuras de anjos. No centro, está um clarinete branco como a neve.
- O Salão Branco foi destinado a receber convidados. Nesta sala, você pode ver os bustos de mármore de Dante, Petrarch, Tasso, além de admirar o enorme lustre de cristal no teto pintado.
- Front Golden Hall. A sala maior e mais brilhante do palácio. Nas paredes há colunas de ouro e baixos-relevos, no chão há parquet e o teto foi pintado pelos melhores artistas alemães e franceses. Dos móveis, há apenas uma pequena cômoda, um espelho e uma lareira.
- A sala de estar vermelha é uma pequena sala na qual os membros da família real se reúnem à noite. Aqui você pode ver uma rica coleção de pinturas de artistas alemães.
- Salão de porcelana. Nesta pequena sala estavam as coleções mais caras e valiosas de porcelana francesa e chinesa (mais de 1000 itens).
- A Oak Gallery é um longo corredor que ligará as partes leste e central do castelo. O teto é decorado com madeira, nas paredes há retratos de membros da família real em enormes molduras douradas.
- A biblioteca do castelo de Charlottenburg é pequena, porque a família real descansava no castelo apenas no verão.
- Estufa grande. Aqui, há muitos séculos, você pode ver espécies raras de plantas. Além disso, o conservatório organiza regularmente concertos e noites temáticas.
Palace Park
O parque do castelo foi criado por iniciativa de Sofia Charlotte, que gostava muito de estudar e coletar diferentes tipos de plantas. Inicialmente, o jardim foi planejado para ser desenhado no estilo dos jardins barrocos franceses, com um grande número de canteiros intricados, árvores de formas incomuns e mandris.
No entanto, os jardins ingleses começaram a entrar na moda, cujos elementos foram tomados como base. Assim, no parque do castelo fez um layout gratuito de caminhos e plantou diferentes grupos de árvores (coníferas, caducifólias) e arbustos em diferentes partes do jardim.
A parte central do parque é uma pequena lagoa onde patos, cisnes e peixes nadam. Curiosamente, cavalos, pôneis e ovelhas andam periodicamente pelo parque.
Também no parque do castelo de Charlottenburg existem vários edifícios, entre os quais:
- Mausoléu Este é o túmulo de Louise (rainha da Prússia) e seu marido Frederick II Wilhelm.
- Belvedere do palácio do chá. Este é um pequeno museu que exibe coleções de fábricas de porcelana em Berlim.
- Casa de verão italiana (ou Shinkel Pavilion). Hoje, existe um museu de arte onde é possível ver pinturas e esboços de obras de artistas alemães (a maioria pertence a Schinkel - o arquiteto mais famoso da época).
Informações práticas
- Endereço: Spandauer Damm 20-24, Luisenplatz, 14059, Berlim, Alemanha.
- Horário de funcionamento: 10.00 - 17.00 (todos os dias, exceto segunda-feira).
- O custo da visita ao castelo: adulto - 19 euros, criança (menores de 18 anos) - 15 euros. Observe que, ao comprar ingressos on-line (através do site oficial), os ingressos custam 2 euros a menos. A entrada no parque é gratuita.
- Site oficial: www.spsg.de.
As tarifas e horários na página são para junho de 2019.
Dicas úteis
- Não deixe de visitar a sala de porcelana - os turistas dizem que foi essa pequena sala que mais os impressionou.
- Aloque pelo menos 4 horas para visitar o parque e o Castelo de Charlottenburg em Berlim (o guia de áudio, que pode ser levado gratuitamente na entrada, foi projetado por 2,5 horas).
- Você pode comprar lembranças e lembranças nas bilheterias, onde os ingressos para o castelo são vendidos.
- Para tirar fotos no Palácio de Charlottenburg, você precisa pagar 3 euros.
- Como a entrada do parque é gratuita, os habitantes locais aconselham você a vir aqui pelo menos duas vezes - você não vai contornar tudo de cada vez.
Charlottenburg (Berlim) é uma dessas atrações da capital alemã, que todos estarão interessados em visitar.
Visita à Sala Vermelha Damast do Palácio de Charlottenburg.