Coníferas em paisagismo
Ao projetar um jardim decorativo original no local de uma casa de campo, a preferência é cada vez maior a árvores e arbustos de coníferas. Isso se deve ao fato de as sempre-vivas manterem a frescura e a aparência atraente ao longo do ano, dando à paisagem um "destaque" especial. A coroa dessas plantas é fácil de cortar e formar várias composições encaracoladas. Além das funções decorativas, as coníferas têm propriedades curativas: enchem o ar com um aroma especial e volátil.
No projeto da paisagem ao usar sempre-vivas, é importante levar em consideração o crescimento, o formato da folhagem e a paleta de cores para evitar a monotonia do lote. Árvores e arbustos coníferos adicionam novos tons e cores à paisagem, criam uma atmosfera de reflexão quente, um pouco fabulosa e filosófica de um jardim decorativo.
O Ephedra combina perfeitamente com todos os materiais de construção decorativos, artificiais e naturais:
Composições de paisagismo
A variedade de formas de copas de árvores coníferas e espécies de arbustos permite criar composições originais de paisagismo onde você pode usar elementos naturais e artificiais da decoração da paisagem. Escultura, um pequeno lago, blocos de pedra ou um enorme tronco velho no cenário de árvores e arbustos sempre verdes criarão um conjunto original do parque e enfatizarão a natureza original.
As composições de pedra escura volumétrica contra um fundo de árvores frágeis, por exemplo, cipreste ou arborvita comum, parecem muito impressionantes:
Miniparques de coníferas
Usando coníferas em uma pequena área de paisagem, você pode criar um miniparque nos estilos inglês ou francês. Para isso, é importante criar várias formas geométricas de plantas que combinariam harmoniosamente na paisagem. Formas esféricas de arbustos em combinação com formas cônicas ou colunares de cipreste ou thuja no projeto da paisagem criarão uma atmosfera de parques ingleses ou franceses:
Arbustos floridos alternando com plantio sempre verde parecerão muito originais, o que ajudará a manter uma aparência atraente do local em diferentes estações do ano, mesmo quando caem inflorescências e folhas:
Uma floresta em miniatura, onde coníferas coexistem perfeitamente com plantas de outras espécies, é outra maneira extraordinária de paisagismo. Nesse caso, é melhor plantar sempre-vivas em camadas, alternando tons claros e escuros de agulhas, coroas arredondadas e piramidais. Isso enfatizará o ritmo peculiar do design:
As coníferas altas (abeto, lariço, cedro) com uma coroa de folhas grandes criam uma boa sombra. Portanto, se o site tiver uma área pequena, é melhor plantá-los perto das cercas:
Muitas variedades de thuja e cipreste, devido à sua forma e uma coroa bastante densa, podem desempenhar a função de sebes:
ou para enquadrar os becos do parque:
Terraços paisagísticos
Se o local estiver localizado em uma encosta, a solução mais prática e original é projetá-lo na forma de uma cascata de terraços localizados em camadas. No nível mais baixo, você pode organizar arbustos de zimbro ou pinheiros anões. Arbustos cuidadosamente cortados em combinação com outras plantas serão a decoração perfeita de terraços.
Arbustos rasteiros de variedades de zimbro na cobertura do solo (Viltoni ou Repanda), que são intercalados com outros arbustos encaracolados e tecidos, dão a impressão de uma bagunça artística e um tumulto da natureza. Ao mesmo tempo, servem como um bom reforço das encostas:
Evergreen Patio
Para a organização de pátios aconchegantes - pátios - você pode usar jardinagem em contêineres com coníferas. Este tipo de decoração é muito conveniente, prático e indispensável para uma pequena área:
Pátios localizados em vários níveis de terraços parecem espetaculares. Nesta modalidade, as coníferas podem distinguir entre essas zonas: no nível superior, é melhor organizar árvores altas e, no nível inferior - espécies anãs de thuja ou arbustos rastejantes:
As coníferas podem ser usadas como elemento principal da paisagem ou como complemento original. É importante saber que todas as coníferas não toleram a estagnação da umidade no solo; portanto, argila e solo pesado precisam ser misturados com areia e complementados com boa drenagem. Além disso, as sempre-vivas precisam ser fertilizadas com tipos especiais de fertilização para essas plantas. O cuidado adequado proporcionará vida longa às plantas coníferas e uma aparência atraente de um jardim decorativo.