Uma variedade de pragas de limão. Métodos de controle e prevenção

O limão é uma planta cítrica desprotegida contra ataques de parasitas. As pragas mais comuns são insetos sugadores.

Este grupo inclui insetos, pulgões, tripes, ácaros, nematóides e escudos falsos. Para se livrar dos parasitas, é necessário lavar a planta e preparar agentes tóxicos.

Para um controle mais eficaz de pragas, você precisará descobrir e eliminar a causa de sua ocorrência, familiarizar-se com medidas preventivas.

Tipos: descrição, foto, causas da aparência e tratamento em condições ambientais

Existem várias causas principais de pragas no limão caseiro:

  • os parasitas podem entrar na sala pela rua através de uma janela aberta;
  • ovos de insetos freqüentemente acabam em solo adquirido;
  • as pragas são atraídas pelo ar quente e seco do apartamento.
Para se livrar dos artrópodes, você pode usar pesticidas. É importante lembrar que os pesticidas podem prejudicar a planta. Portanto, como principal medida de controle de parasitas, devem ser usadas soluções de sabão ou remédios populares.

Escudo

Na aparência, a sarna lembra tartarugas, cujo tamanho não excede 5 mm. O limão é atacado não apenas por adultos, mas também por larvas. Os últimos são caracterizados por uma alta velocidade de movimento, portanto, são capazes de se mover de uma planta para outra. Ao atingir o alvo, as larvas aderem às veias das folhas e frutos do limão.

No estágio inicial do crescimento, as escalas são diferenciadas pela cor branca e translucidez. No processo de desenvolvimento, eles produzem um fluido a partir de glândulas especiais nas costas, que forma um escudo cinza claro em seu corpo. O exoesqueleto protege o inseto de ser pulverizado com pesticidas. O parasita assume uma forma redonda.

Ao contrário das larvas, os adultos não se mexem. Durante o ano, eles criam filhotes 2-3 vezes. Devido a parasitas, as folhas rapidamente ficam amarelas e desbotam, cobertas com um revestimento pegajoso. A produção de limão cai.

É mais fácil se livrar de uma pequena colônia quando os insetos são menos móveis. Durante esse período, é necessário coletar a crosta manualmente, após o que você precisa limpar a área afetada com algodão com álcool ou uma solução de sabão em pó. Para combater um grande número de insetos, a preparação de remédios populares será eficaz:

  1. Caldo de capsicum. 10 g de frutas secas devem ser derramadas 1 litro de água. A mistura deve ser fervida por meia hora e deixada por 48 horas. Antes de usar o produto 1 colher de sopa. uma mistura espessa precisará ser diluída em 1 litro de água, adicionando 1 colher de sopa ao líquido sabão em pó ralado. 2 horas após a aplicação, a planta pode ser lavada com água. O procedimento de limpeza deve ser realizado a cada 2 semanas até que os parasitas desapareçam completamente.
  2. Emulsão oleosa de água. Em 250 ml de água morna, você precisará misturar bem 1 colher de chá. óleo de máquina, 40 g de sabão em pó ralado e 2 colheres de sopa. eu pó para lavar roupas. A solução resultante deve embeber o algodão, limpe-o com todas as superfícies de folhas e galhos.

    É necessário evitar o golpe de meios no solo. Para evitar enfraquecer a planta, você precisa cobrir o solo com filme plástico antes de iniciar o tratamento químico. Após 4 horas após o procedimento, lave a planta no chuveiro.

  3. Mistura de alho. Para preparar o produto, você precisará ralar alho e sabão em pó. A massa resultante deve ser preenchida com água na proporção de 1: 1: 3. A mistura homogênea deve ser distribuída por toda a superfície do limão com uma escova de dentes. Enxágüe com água após 60 minutos.
A infusão de pimenta pode ser usada contra um ácaro ou colônia de pulgões.

Oferecemos a você um vídeo sobre como se livrar da sarna com danos causados ​​pelo limão:

Pulgões

O pulgão é um pequeno inseto sugador com corpo redondo, não superior a 1-5 mm. O inseto praticamente não se move, tem uma cor diferente - distingue entre parasitas amarelos, brancos, verdes e pretos. Eles se multiplicam rapidamente. O artrópode bebe suco de limão, estabelecendo-se na forma de colônias na parte inferior das folhas jovens, em brotos e flores. O pulgão é portador de doenças virais para plantas.

As folhas afetadas pelos parasitas são deformadas ou enroladas.. O crescimento das plantas diminui ou para. Gradualmente, perca a cor e fique mais fino. Os pulgões emitem um líquido doce, então a superfície da folha fica pegajosa.

Para remover os pulgões, lave cuidadosamente as folhas, galhos e tronco do limão com uma solução de sabão. Para prepará-lo, você precisa dissolver 30 g de sabão em pó em 1 litro de água. Durante o procedimento, o solo deve ser coberto com um filme. Como ferramenta adicional, substâncias venenosas podem ser adicionadas à solução:

  1. Infusão de folhas de tabaco. Infundir 50 g de coleta a seco em 1 litro de água por 24 horas, após o que o líquido deve ser fervido por 2 horas. O produto resultante deve ser diluído com 1 litro de água.
  2. Infusão de casca de alho. 40 g de casca precisam derramar 3 litros de água e insistir por um dia.
  3. Produto de casca de cebola. 30 g de casca de cebola precisam derramar 1 litro de água. O líquido deve ser infundido por 5 dias. Antes de adicionar sabão em pó, a solução deve ser filtrada.
Os últimos 2 remédios podem ser usados ​​para combater os ácaros.

Tripes

Tripes têm uma forma alongada esbranquiçada com um abdômen pontudo. O tamanho do inseto varia de 0,5 a 3 mm de comprimento. As patas das pragas são equipadas com ventosas em forma de bolha, graças à qual as pragas são caracterizadas por uma alta velocidade de movimento. Os indivíduos adultos diferem das larvas apenas na presença de asas estreitas brilhantes.

Os insetos parasitam as folhas de limão bebendo suco de vegetais. É possível identificar o lacustre pelas manchas prateadas que permanecem quando os tripes se movem ao longo das folhas. Pontos de luz aparecem na superfície da planta. As folhas descolorem e desbotam rapidamente, as flores são deformadas. O crescimento das árvores está diminuindo.

Para combatê-los em um ambiente de sala, você pode usar as seguintes ferramentas:

  1. Infusão de mostarda. 70 g de mostarda em pó moída devem ser diluídos em 1 litro de água fervente e homogeneizar até obter uma massa homogênea. A mistura resultante deve ser infundida por 3 dias em um recipiente fechado. Antes do processamento, o limoeiro deve ser diluído com água na proporção de 1: 3.
  2. Infusão à base de dente de leão. 30 g de raízes de plantas ou 50 g de folhas devem ser preenchidos com água a uma temperatura de + 50 ° C. A mistura deve ser deixada em local quente por 4 horas, após o que a solução deve ser filtrada. O líquido precisa ser pulverizado em todas as superfícies dos galhos e folhas.
  3. Caldo de brotos de tomate. 500 g de tampas precisam derramar 1 litro de água e ferver por 30 minutos em fogo baixo. A suspensão resultante deve ser diluída com água na proporção de 1: 3 e depois usada no processamento de limão.
  4. Infusão de folhas de batata. 10 g de brotos jovens ou 75 g de brotos secos devem ser preenchidos com 1 litro de água quente e insistidos por 3 horas. Após esse período, a mistura deve ser filtrada.
A infusão de folhas de batata deve ser usada dentro de 24 horas. Após um dia, o produto se torna inutilizável para processamento.

Ácaros

Pragas adultas atingem 1 mm de comprimento. Na cabeça do inseto existem 2 manchas vermelhas que desempenham uma função visual. O corpo do inseto é de forma oval, coberto de cerdas finas, vermelhas ou rosa. Os parasitas se multiplicam rapidamente na superfície inferior das folhas em uma sala com ar seco e alta temperatura. Com o aumento da umidade, os insetos hibernam, cavando buracos no chão.

O primeiro sinal da presença de um parasita é o aparecimento de pequenas manchas amarelas nas folhas, que adquirem um tom acastanhado ao longo do tempo. Limoeiro é coberto com teias de aranha. Brotos jovens secam, a produtividade piora.

Para combater grandes colônias, é recomendável usar uma lâmpada ultravioleta. Uma vez por semana, deixe a planta sob radiação por 2 minutos. Os remédios populares são eficazes contra alguns indivíduos:

  1. Infusão de Yarrow. 10 colheres de sopa coleção seca, despeje 1 litro de água fervente e deixe por um dia sob uma tampa fechada. Antes do processamento, coe a solução.
  2. Caldo de enxofre e cal. Em 300 ml de água, você precisa diluir 20 g de limão e 40 g de enxofre em pó. A mistura resultante deve ser fervida em fogo baixo por uma hora. Antes do processamento, é necessário diluir o concentrado com água, cujo volume é 20 vezes a massa do caldo.
  3. Infusão de dente de alho. 100 g do produto devem ser passados ​​por um espremedor de alho ou ralados. A massa triturada deve ser preenchida com 1 litro de água, insistida por 5 dias. Antes de pulverizar o limão, dilua 50 ml da solução em 1 litro de água. 2 horas após o tratamento, lave o limão com água. O procedimento deve ser repetido a cada 5 dias até que os parasitas desapareçam completamente.

Como medida preventiva contra os ácaros, a umidade ideal do ar interno deve ser mantida e as folhas das árvores devem ser periodicamente limpas com um pano úmido.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre como lidar com um ácaro em um limão:

Escudos falsos

Na aparência, eles coincidem com a descrição da tireóide: um corpo convexo em forma de rim com um escudo característico nas costas. Diferem na cor da casca - tom marrom do exoesqueleto em escudos falsos.

O escutelo não é uma concha de cera formada durante o crescimento, mas a pele seca de uma fêmea morta. Os insetos bebem suco de vegetais, instalando-se em diferentes partes das partes aéreas do limão.

Com danos severos ao parasita, as folhas ao longo das veias são cobertas com placas de um grande número de insetos. Há um atraso no crescimento e desenvolvimento do limoeiro, as folhas ficam amarelas e caem. Escudos falsos secretam fluido pegajoso - almofada, no qual um fungo de fuligem na forma de pontos pretos se forma posteriormente.

Esfregar as folhas com uma solução de sabão em pó e anabazina uma vez por semana ajuda a se livrar das pragas. Em vez de líquido para pulverização, você pode usar suco de cebola.

Worms

Os vermes têm aparência semelhante aos pulgões maiores. Pragas são altamente férteis. Colônias de parasitas são distribuídas uniformemente por toda a superfície do limão, se alimentam de suco cítrico e secretam um doce segredo. Na maioria das vezes, a planta é atacada por cochonilhas ou feltros, afetando o sistema radicular.

Após os parasitas, permanece um revestimento branco solto nas folhas, que é o primeiro sinal do aparecimento de pragas. O desenvolvimento de pontos pretos indica a presença de colônias que vivem no limão por um longo tempo. Estes são cogumelos fuliginosos que crescem na planta devido às secreções doces de insetos.

Para se livrar dos parasitas, você pode limpar as folhas com água ou sabão. Os vermes são sensíveis à umidade, portanto não toleram a limpeza da planta. Para prevenção, você pode segurar um cotonete com álcool em toda a superfície do limão.

Nematóides

Comparado a outras pragas cítricas, os nematóides se reproduzem no solo e afetam principalmente o sistema radicular da planta, mas também podem parasitar as partes aéreas do limão. Os nemátodes são minhocas microscópicas cujo tamanho não excede 2 mm.

As folhas afetadas pelos vermes são cobertas com manchas amarelas e descoloridas rapidamente. Gradualmente, a raiz do limão morre de necrose. Sinais de danos aparecem na parte aérea da planta.: as folhas torcem, os citros deixam de dar frutos e crescer.

Para combater os nemátodes, desinfecte os vasos com o solo, mantendo-os em água fervente por 60 minutos. O solo precisará ser substituído. O local onde a panela estava deve ser desinfetado com álcool.

Pesticidas ou remédios populares não ajudarão contra nemátodos.

Em casos raros, nemátodos podem ser confundidos com minhocas. Estes caem da panela na rua e aparecem na superfície se a planta for regada em abundância. Apesar de inofensivos ao limão, eles podem ser portadores de doenças perigosas para os seres humanos.

Para remover os vermes, é necessário regar a planta com água a uma temperatura de + 40 ° C. Depois que as capas de chuva chegam à superfície, elas devem ser coletadas e descartadas. O procedimento precisa ser repetido várias vezes.

Prevenção

Medidas de prevenção ajudam a reduzir o risco de danos ao limão por pragas:

  • Uma inspeção completa das plantas adquiridas. Durante 3-4 semanas, você deve manter a flor comprada em quarentena - coloque separadamente de outras flores de interior. Durante todo o período, a planta deve ser cuidadosamente examinada quanto à presença de parasitas. As folhas da flor devem ser lavadas com água ou uma solução alcoólica.
  • Buquês de flores devem ser colocados longe de plantas de interior.. Parasitas podem entrar na sala com outras plantas ou em flores cultivadas ao ar livre. Portanto, você deve colocar os buquês em um local isolado de outras plantas. Esta medida preventiva ajudará a impedir a proliferação de insetos.
  • Lavagem periódica do chuveiro. 1 vez por mês, lave as folhas e os galhos de um limoeiro com água corrente. Antes do procedimento, cubra o solo com um filme.

Pragas de limão são rápidas para se reproduzir e geralmente colonizam nas partes aéreas da planta. Insetos ou vestígios de sua estadia em uma flor do quarto podem ser vistos a olho nu. Portanto, quando aparecerem placas ou manchas nas folhas, o parasita deve ser identificado o mais rápido possível e devem ser tomadas medidas para eliminá-lo. Se não houver vestígios de insetos na superfície, é necessário afrouxar uma pequena área do solo para identificar o método.

Deixe O Seu Comentário