Dano causado pelo moedor de móveis, métodos de luta

Com o tempo, a madeira tende a ser exposta ao meio ambiente: partes não tratadas dos móveis são afetadas pela luz solar, clima interno e umidade. Um dos parasitas desagradáveis ​​que pioram a aparência e a qualidade dos móveis é o bug do moedor de móveis, que pode criar muitos problemas. Para superar um inseto ao longo do tempo, é necessário entender como ele se parece, como aparece e o que é perigoso para os seres humanos. Métodos eficazes de combate ao parasita ajudarão a preservar os móveis por muitos anos.

Como é isso?

Moedor de móveis é comumente referido como uma espécie de besouro pertencente à família dos parasitas da madeira. A larva deste inseto é capaz de fazer canais nos móveis, além de comer madeira. Um besouro de móveis danifica não apenas seus fones de ouvido, mesas e cadeiras favoritas: ele pode ser facilmente encontrado na superfície de caixilhos de janelas, pisos, vigas de teto, peitoris de madeira e paredes de madeira.

O principal objetivo dos adultos é a reprodução. Eles praticamente não precisam de comida.

O moedor de móveis é considerado um dos hóspedes mais comuns de casas de madeira. Para começar a luta com o inimigo, você precisa saber como ele é. O principal perigo não é um adulto, mas sua larva. Abaixo está uma descrição da aparência da praga:

  • moedor pertence a uma série de besouros. A larva deste parasita desenvolveu pernas, cujas extremidades estão equipadas com duas escovas. Com esses dispositivos, ela percorreu um longo caminho dentro dos móveis;
  • a forma do corpo da larva é curvada, semelhante a um arco. O corpo é de cor clara, mais próximo do branco, e a cabeça é grande em tamanho. O topo da cabeça está coberto de pelos vermelhos;
  • o corpo de um adulto é escuro, mais próximo do marrom ou preto. Seus tamanhos são de 2 a 5 mm. Sob condições de vida favoráveis ​​e nutrição adequada, um indivíduo é capaz de criar filhotes enormes em um ano. A prole consiste em várias gerações de parasitas, portanto a detecção oportuna é extremamente importante para a segurança dos móveis;
  • na superfície do elytra, o moedor possui bandas características compostas por vários pontos. O tamanho da larva do besouro é de até 6 mm de comprimento; eles se desenvolvem onde a fêmea põe um ovo;
  • a reprodução ocorre em um local escuro e inacessível - um buraco para móveis com um diâmetro de até 2 mm, que a fêmea fez.

Agora, sabendo como é o bug, você pode facilmente determinar onde mora o moedor.As fotos das pessoas são apresentadas neste material. As pragas detectadas devem ser removidas imediatamente.

De onde vem

Muitos proprietários de móveis de madeira ficam surpresos de onde vêm os parasitas, porque entrar na casa não é fácil, e os móveis comprados eram perfeitamente limpos e macios. Vale ressaltar que os besouros mostram sua atividade exclusivamente à noite, porque são insetos medrosos e dificilmente podem ser vistos durante o dia.

Pegar um moedor de móveis é muito difícil: assim que um indivíduo prevê perigo, vira-se de costas e levanta as patas. Então o parasita finge estar morto.

Sabe-se que os moedores vivem em quase todas as casas, mas principalmente em residências de madeira. O risco de um moedor de móveis se instalar na casa é muito maior se a casa for totalmente construída em madeira. Com o início do calor da primavera, o besouro fêmea começa a botar ovos, dos quais as larvas saem, estragando significativamente a vida dos donos da casa.

Um habitat favorito para um moedor de móveis é uma casa com muitas estruturas de madeira.

As larvas começam imediatamente a comer móveis de madeira. Eles roem buracos e fazem movimentos longos, movendo-se aleatoriamente. Por sua aparência, eles causam grandes danos à propriedade do apartamento. O ciclo de vida de uma larva individual é de 1 a 3 anos. Ao mesmo tempo, no inverno, caem em animação suspensa, para que no verão retornem novamente ao movimento ativo.

Se a sala estiver bem aquecida, a larva continuará vivendo no inverno: quedas de temperatura são prejudiciais a ela. Com indicadores de umidade estáveis, os indivíduos continuam devorando móveis em grandes quantidades. No processo de desenvolvimento, as larvas tornam-se pupas, que mais tarde se tornam insetos adultos destinados apenas à criação.

Os erros de móveis não são iniciados nos seguintes locais:

  • madeira pintada;
  • móveis lacados;
  • em uma sala limpa e seca;
  • móveis afetados por outros parasitas.

Para verificar se os móveis estão sujeitos a restauração, é necessário pegar uma chave de fenda e furar levemente a área em um local discreto: se a madeira for densa e sólida - os móveis podem ser salvos processando-se com compostos especiais.

Imediatamente após o nascimento das larvas começam a comer madeira

Quais são os sinais

Determinar que um moedor de móveis se estabeleceu em casa não é difícil. Este inseto possui princípios característicos de comportamento que indicarão imediatamente aos proprietários um possível perigo. Sinais pelos quais você pode identificar a praga:

  • sons característicos - no processo de alimentação, o besouro é capaz de emitir um certo som, lembrando o tique-taque de um relógio. É um toque monótono, com um ritmo elaborado e uma série de repetições, que podem ser facilmente ouvidas em completo silêncio. Esse som é obtido quando a cabeça do homem atinge as paredes de um buraco cavado nos móveis. Tal ritual é realizado para atrair uma mulher que pode dar filhos generosos;
  • orifícios redondos em móveis com um diâmetro de 1-2 mm. Além disso, se não houver buracos, isso não significa que não há erros. Então você precisa se aproximar dos móveis e ouvi-los lá dentro;
  • vestígios da vida dos insetos. Depois de si próprio, o parasita pode deixar uma massa de pó marrom.

Um grande perigo para os móveis é representado por besouros, ocasionalmente saindo de buracos. Então os móveis já não podem ser salvos, já que as larvas degeneraram em adultos e logo darão outra descendência.Profissionais aconselham a não deixar móveis estragados em casa, mas se livrar deles. O melhor método é queimar completamente os móveis afetados pelo moedor.

Não confunda moedores de móveis com outros tipos de besouros de madeira, como besouros de casca. Se você cometer um erro na determinação do inseto, as medidas tomadas não serão eficazes: não funcionará para se livrar do inseto detectado. Um fato interessante é que, na luta contra os besouros, animais, como pássaros, são excelentes. Eles irão desfrutar de um novo recheio, se for lançado. Este método é eficaz, mas pode prejudicar significativamente a aparência da sala devido a um novo animal de estimação.

O que é inseto perigoso

A presença de besouros de madeira no apartamento carrega inicialmente um perigo para a propriedade humana. A situação é agravada ao lidar com um moedor de móveis. Causa danos irreparáveis ​​aos móveis não envernizados e não transformados, que também tiveram um alto custo para os proprietários.

Esses insetos não carregam danos especiais aos seres humanos. Eles não são tóxicos ou perigosos para a saúde. O problema do desconforto é atividade excessiva à noite. Uma pessoa se torna excessivamente irritável, nervosa, especialmente se ela nem sabe sobre a existência de um bug.

O aparecimento de moedores na casa levará aos seguintes problemas sérios:

  • danos completos nos móveis: se um besouro se instalou em um produto, ele necessariamente migrará para outros objetos;
  • uma violação holística do interior - fones de ouvido estragados se destacarão do design geral;
  • perda da funcionalidade dos móveis - os móveis consumidos pelos parasitas ficam podres e dificilmente conseguem cumprir as funções a que se destinavam;
  • desconforto na vida cotidiana de uma pessoa - os erros que constantemente voam dos buracos causam muitos inconvenientes.

Você pode notar o moedor na primavera - esses insetos se acumulam nos caixilhos das janelas para entrar nos móveis e começar a trabalhar o mais rápido possível. Como o período de atividade é a estação quente, logo após o final do inverno, eles podem ser observados em algumas casas. Vale ressaltar que o risco da aparência de um moedor de móveis aumenta se a estrutura da casa for de madeira. Os parasitas são iniciados em salas mal aquecidas, onde há maior umidade e as condições de ventilação são violadas. O besouro poderá viver e se reproduzir apenas em condições de temperatura abafada; portanto, como medida preventiva, é necessário ventilar a sala com mais frequência, manter um clima seco e proporcionar boa iluminação para a sala.

Móveis danificados por moedores de besouros

Métodos de luta

Depois que o parasita é descoberto, surge a pergunta: como se livrar de um moedor de móveis? Para que este processo seja marcado por resultados positivos, é importante identificar corretamente o besouro. Por exemplo, não pode ser confundido com um besouro da casca, que vive exclusivamente de uma árvore em crescimento, alimentando-se da casca.

Várias maneiras de eliminar efetivamente o parasita:

  • parafina líquida - assim que um besouro for encontrado, você precisará tomar uma seringa com uma agulha e óleo. Você também pode usar uma pipeta. Todos os bueiros são derramados com óleo e os buracos são cobertos com cera. O procedimento é repetido a cada 2 semanas até que o pólen amarelo dos insetos desapareça na superfície;
  • abaixando a temperatura - o moedor não aceita uma temperatura muito baixa; portanto, será a decisão certa congelar a área afetada por um tempo. É melhor fazer isso por 2-3 dias, diminuindo a temperatura para -2 graus. A vantagem deste método é a eficácia e a eliminação do besouro por muitos anos. A desvantagem é que alguns móveis não atendem a certas temperaturas;
  • aguarrás e querosene - misture essas duas substâncias na proporção de 3: 1 e aplique nas áreas problemáticas dos móveis com uma escova. Se o erro não persistir, repita o procedimento após uma semana. Vale a pena notar que a mistura é inflamável;
  • naftaleno e resina preta - misture esses ingredientes em partes iguais e trate todas as áreas afetadas. O método é eficaz, mas o cheiro da mistura é muito desagradável;
  • querosene em combinação com linhaça ou óleo de motor. Misture a composição e faça o processamento dos móveis.

Se os métodos acima foram ineficazes - vale a pena entrar em contato com serviços especiais para obter ajuda. Os profissionais tratam a casa e os móveis com inseticidas, e o bug desaparece por um longo tempo.

Para alegrar os móveis por muitos anos, faça uma manutenção cuidadosa dos objetos e siga os indicadores de temperatura e umidade corretos.

Parafina líquidaTerebintina e querosene ajudarão na luta contra insetos

Vídeo

Deixe O Seu Comentário