Fachadas de casas particulares modernas - austeridade elegante
A construção de uma casa particular é um evento difícil e caro do ponto de vista financeiro, que exigirá muito esforço, energia e tempo. Mesmo que você renuncie completamente às rédeas do poder para construir sua casa nas mãos dos profissionais, no estágio inicial, você será solicitado a tomar muitas decisões, fazer muitas escolhas difíceis e resolver dilemas difíceis.
Na fase de escolha de um projeto da lista de opções típicas ou da decisão de criar um plano individual que reflita sua compreensão da beleza e praticidade de uma casa particular, você terá que resolver os principais problemas de planejamento:
- em que estilo você gostaria de ver a fachada de sua casa sendo cumprida (recentemente, mais e mais você pode ver uma mistura de dois ou mais estilos na estrutura do design de um edifício);
- materiais de construção e decoração (em muitos aspectos, a escolha do estilo do edifício também determina as decisões sobre os materiais utilizados para a construção e decoração da casa);
- Você quer que sua casa se misture com os prédios da rua ou se destaque do resto dos prédios e quão brilhante deve ser em termos de arquitetura;
- o objetivo funcional de cada elemento estrutural e seu componente estético;
- paleta de cores da fachada do edifício e características de decoração;
- como o projeto escolhido será combinado com a natureza ao redor do edifício;
- a localização do edifício em relação aos pontos cardeais (em regra, eles tentam erguer a fachada da casa, voltada para o leste, para que o sol passe pelos cômodos da casa o dia todo, mas às vezes esse local é impossível devido às características territoriais do canteiro de obras);
- se possível, é melhor decidir imediatamente se haverá outros edifícios em seu local e qual será o tamanho (uma garagem, uma casa de banho ou outras estruturas devem ser planejadas em conjunto com o edifício principal).
A fachada do edifício é a primeira coisa que você vê, voltando para casa depois de um dia difícil, é a primeira coisa que seus convidados e outros visitantes veem. Pode-se dizer com segurança que o exterior de uma casa particular é o seu cartão de visitas, de acordo com o qual você pode dar uma primeira impressão aos proprietários da casa, seu gosto e preferências estilísticas, temperamento, nível de prosperidade, criatividade, coragem ou tradição e, muitas vezes, até estilo de vida.
Existem tantas opções para decorar a fachada de uma casa particular quanto os próprios proprietários, dada a variedade de materiais de construção e decoração, você pode criar muitas variações da decoração da aparência do edifício nas direções estilísticas existentes. A principal impressão que o edifício faz é composta por uma aliança de forma, tamanho e método de decoração de uma casa. É disso que falaremos em mais detalhes nesta publicação.
Classificação de fachadas de casas particulares pelo método de decoração
Os materiais usados para decorar a fachada de uma casa particular podem ser naturais ou artificiais, exercem uma função exclusivamente prática e também atuam como um elemento estético da estrutura.
Madeira como material de decoração - isolante térmico natural
Com a escolha certa de raça e processamento de madeira, o material natural é uma das melhores opções para decorar a fachada de uma casa particular:
- possui boas propriedades de isolamento térmico;
- material ecológico - não agride os seres humanos e o meio ambiente;
- o material é capaz de "respirar";
- cria uma aparência agradável do exterior, uma atmosfera acolhedora;
- devido à variedade de métodos de aplicação como decoração, pode ser adequado tanto para uma casa de campo quanto para a propriedade de uma casa localizada na cidade;
- cria uma ilusão convincente de unidade com o meio ambiente;
- acabamentos em madeira podem suavizar o industrialismo do estilo de construção escolhido.
Ao escolher a madeira como material de acabamento, atenção especial deve ser dada à raça e à seleção de impregnações anti-sépticas especiais para aumentar a resistência à umidade. Além de problemas com a possível formação de mofo e fungos, será necessário resolver o problema com alto risco de incêndio. Para reduzir o risco de incêndio, existem impregnações especiais, infelizmente elas privam quase completamente o material de sua simpatia ambiental. Você terá que priorizar a segurança e o meio ambiente.
Os painéis de madeira são capazes de "suavizar" a severidade das formas e a rigidez estrutural dos edifícios modernos, cujo estilo se esforça cada vez mais pelo minimalismo industrial. No centro desta tendência estão formas geométricas rígidas e simples, sem decoração e enfeites.
Se a árvore for um material de construção, por exemplo uma viga, o tipo de toras será o principal componente do exterior do edifício. Obviamente, essa opção não é apenas construção, mas também o design do edifício é mais adequado para a propriedade residencial suburbana.
Pedra natural ou artificial - acabamento sólido da fachada
Naturalmente, a pedra natural é o material mais durável e durável para decorar o exterior de um edifício. As paredes, decoradas com material natural ou sua contrapartida artificial, parecem impressionantes, oferecendo uma oportunidade para que todos possam impressionar a solidez e a respeitabilidade não apenas de todo o edifício, mas também de seus proprietários.
Mas o acabamento em pedra é tão bonito quanto a estrada em termos de aquisição de material e serviços para sua instalação. Enfrentar a pedra é um trabalho minucioso e muito responsável; um elemento colocado incorretamente pode destruir toda a superfície da alvenaria; portanto, um profissional para esse trabalho deve ser escolhido com base nas recomendações mais positivas e na ampla experiência. Daí o alto custo de enfrentar o trabalho.
A pedra artificial é muito mais leve que a natural, é mais fácil para eles revestir as superfícies do edifício e externamente apenas grandes profissionais serão capazes de distinguir um analógico de matérias-primas naturais. Mas a questão da respeito do meio ambiente, é claro, inclina os proprietários de casas ricas a escolher o revestimento de pedra natural.
Devido ao alto custo da pedra natural, muitas vezes é combinada com gesso decorativo ou madeira para enfrentar famílias particulares. Como regra, as fachadas são muito representativas, parecem ricas e impressionantes.
Concreto e vidro - materiais modernos
Não apenas os edifícios industriais, mas também as casas particulares mais modernas são feitas de lajes de concreto com o uso ativo de vidros. As janelas panorâmicas não são apenas uma oportunidade para permitir a entrada de muitas paisagens pitorescas e claras da natureza circundante, mas também uma forma de design eficaz e esteticamente atraente da fachada do edifício.
Às vezes, as lajes de concreto são pintadas ou cobertas com painéis de plástico; menos frequentemente, são utilizados revestimentos cerâmicos de granito. Mas, na maioria das vezes, eles retêm tons de material cinza para manter um tema industrial.
O vidro frontal especial possui excelentes propriedades de economia de energia, isolamento térmico e características à prova de choque, que não apenas tornam a fachada da sua casa segura, mas também mantêm o calor das instalações.
Tijolo de clínquer para decoração - respeito pelo meio ambiente, durabilidade, beleza
O tijolo de clínquer está se tornando cada vez mais popular como material de acabamento, não apenas no exterior, mas também em nosso país. Este é um material ecológico, feito de um tipo especial de argila por torrefação a altas temperaturas. As características da produção deste edifício e o material de revestimento deixam uma marca em suas muitas propriedades únicas. O tijolo de clínquer tem uma estrutura bastante densa, é praticamente desprovido de vazios e, como resultado, é protegido de maneira confiável contra a entrada de substâncias nocivas ao redor. Todos esses recursos prolongam significativamente a vida útil do material, não apenas como uma matéria-prima voltada para a superfície, mas também como materiais de construção.
Entre as vantagens mais marcantes do tijolo de clínquer como material de acabamento, é possível distinguir resistência ao calor, alto isolamento acústico, facilidade de manutenção e maior resistência ao desgaste.
O tijolo de clínquer está disponível em uma ampla gama de cores, formas e tamanhos. Combinando vários tons de tijolo na decoração das paredes da casa, você pode obter um efeito interessante e atraente.
Gesso decorativo para fachadas de casas - barato e bonito
Uma das opções mais orçamentárias para decorar a fachada de uma casa particular é o uso de gesso decorativo. Entre as vantagens óbvias, além do custo acessível, podemos citar: a riqueza da paleta de cores, a velocidade do trabalho e a capacidade de alterar a fachada do edifício pelo menos a cada ano.
Mas onde há vantagens, sempre haverá desvantagens. O acabamento com gesso tem vida curta, sujeito à influência de vários fenômenos climáticos - desde chuvas, neve e geada até a luz solar direta.
Rebocando uma casa, pintando suas paredes, um número crescente de proprietários está escolhendo uma paleta de luzes. Todos os tons de branco não apenas aumentam visualmente o tamanho da casa própria, mas também criam uma aparência festiva do edifício, cheia de limpeza e facilidade.
Tapume da fachada - simples, prático e esteticamente agradável
Se os proprietários da casa são minimalistas que não estão dispostos a decorar suas casas, mas apreciam a praticidade em primeiro lugar, a decoração de paredes é uma solução barata para esse problema.
Podemos dizer com segurança que o material de revestimento é praticamente incombustível e protegerá suas paredes de maneira confiável da influência do ambiente externo, qualquer que seja. Obviamente, a paleta de cores do revestimento é bastante extensa, existem materiais texturizados com imitação de madeira, por exemplo. Mas também é óbvio que a artificialidade do material será visível a olho nu.
E, é claro, você sempre pode recorrer ao método favorito de designers em todo o mundo - para combinar vários materiais e técnicas na decoração de sua casa. Mas tenha cuidado com o número de opções escolhidas e a combinação de esquemas de cores.
Maneiras de decorar a fachada de uma casa particular
Antes de tudo, uma combinação de diferentes tipos de decoração pode decorar um edifício, por exemplo, tijolo e gesso de clínquer ou um porão de pedra e acabamentos de madeira no segundo andar ou sótão.
Para completar a imagem da sua casa, você pode recorrer a uma ou mais opções para usar elementos que irão decorar a aparência do edifício:
- com a ajuda de cornijas brilhantes e bonitas, você pode transformar facilmente a aparência do edifício;
- a coloração incomum dos caixilhos das janelas ou a forma original (solução não padrão) pode alterar significativamente o exterior de uma casa particular;
- enquadramento decorativo de qualquer elemento da fachada - aberturas de portas ou janelas, cantos do prédio, torres e colunas (por exemplo, para uma casa de campo em um país, decoração com detalhes práticos da fachada do edifício, como persianas não serão de pouca importância);
- baixos-relevos, maiúsculas e colunas (faz sentido aplicar estilos individuais, por exemplo clássicos);
- iluminação hábil da fachada no escuro (usando luzes de parede ou pendentes de vários designs e designs, você pode criar um certo clima exterior, sem mencionar o fato de que a iluminação serve como uma presença segura perto da casa e ilumina os elementos mais importantes - a varanda, as entradas para propriedade da casa, entrada na garagem, etc.).
Uma maneira muito original de decorar a fachada de uma casa particular é uma parede viva de plantas. As plantas trepadeiras estão distribuídas pelas paredes do edifício, agarradas a uma grade especialmente instalada ou a pequenos equipamentos. Os proprietários, é claro, terão que monitorar a propagação da vegetação e cortar a planta para impedir que a luz do sol se feche nas aberturas das janelas.
Usando uma combinação contrastante de tons de paredes e elementos de moldura (janelas e portas, cornijas, varandas), você pode criar uma imagem muito dinâmica e original do exterior de uma casa particular.