De onde vem o pulgão branco das plantas de interior e de jardim e como lidar com isso? Foto de pragas
O pulgão é um representante da classe dos semi-alados. O inseto infecta flores internas bebendo suco delas. As plantas enfraquecem, secam e morrem.
Pragas podem escolher raízes, flores, folhas, caules. Eles preferem hastes macias que são mais fáceis de perfurar.
O artigo descreve em detalhes como é a praga e por que ela aparece, o que ameaça as plantas, além de como se livrar desse flagelo e que medidas preventivas devem ser tomadas para se proteger no futuro.
O que é esse inseto e o que é perigoso?
Pulgões brancos são fáceis de reconhecer se eles se instalaram em uma planta ornamental. Ela possui um corpo leve em forma de gota, alcançando 0,5 cm de comprimento, e o aparelho bucal é representado por uma tromba. Na cabeça estão antenas que desempenham a função de sensores.
Externamente, a forma do corpo é em forma de gota. Se você examinar um indivíduo sob um microscópio, poderá ver que seu aparato oral consiste em uma probóscide - pulgões perfuram a superfície das plantas (brotos ou folhas). A cabeça está equipada com antenas longas - é sobre elas que estão localizados os sensores táteis.
Existem indivíduos com e sem asas. Os pulgões alados se reproduzem assexuadamente. Os cientistas acreditam que o aparecimento de asas em insetos se deve ao fato de que, no processo de evolução, eles foram forçados a fugir de joaninhas e besouros terrestres. Os pulgões que não voam para a vida mudam vários proprietários. Eles nascem bissexuais, acasalam, põem ovos e após 7-14 dias uma nova prole aparece deles.
Importante! O pulgão branco destrói plantas de interior e de jardim, além de plantar em canteiros. Insetos entram na sala da rua. O perigo também está no fato de que os pulgões carregam doenças virais das plantas.Foto
Em seguida, você pode ver como é a praga.
Onde, onde e por que aparece?
Surpreendentemente, mesmo uma única mulher, baseada em flores, pode reproduzir independentemente milhares de cópias pequenas. Os pulgões brancos se reproduzem incrivelmente rápido.
Atenção! Quanto mais cedo uma praga for descoberta, maior a probabilidade de salvar as plantas da extinção.Afídios por si só não podem entrar em casa. A praga foi trazida da rua:
- junto com flores;
- verduras;
- solo;
- plantas compradas que já foram afetadas;
- em sapatos;
- em pêlos de animais.
No jardim ou jardim de reprodução pulgões as condições mais favoráveis. Um inseto pode se deslocar de um local para outro com a ajuda de formigas. Eles carregam pulgões em si mesmos porque se alimentam do doce segredo secretado pelos artrópodes.
Os pulgões brancos amam muito as flores:
- violetas;
- crisântemos;
- begônias;
- hortênsias;
- prímula
- lírios;
- ciclâmeros.
Os insetos podem voar através de uma janela ou porta aberta. Isto é especialmente verdade em culturas silvestres localizadas no terraço ou varanda.
Como se livrar de plantas de interior em casa?
Existem vários métodos para lidar com uma praga perigosa. Você pode escolher um ou combinar vários, dependendo da escala do problema.
Existem 2 grupos de métodos para lidar com os pulgões e derrotá-lo:
- mecânica;
- produto químico.
Método mecânico
O primeiro é a remoção manual de pragas. Não requer investimentos financeiros. A inspeção das plantas deve ser realizada regularmente para impedir a reprodução em massa.
Uma série de condições deve ser observada:
- disponibilidade de tempo;
- paciência
- falta de um sentimento de nojo.
O método é adequado se o pulgão ainda não conseguiu se reproduzir. A coleta manual de insetos é possível apenas no estágio inicial da infecção.
Método químico
O método químico envolve o uso de ferramentas especiais projetadas para matar pulgões. Cada um deles é acompanhado por instruções com um plano detalhado.
Importante! Os venenos são tão fortes que podem resolver o problema pela primeira vez.Assassinos populares de pulgões são:
- "Aktara";
- Intra-Vir;
- Karatê
- Fas
- Hostakvik.
Eles incluem inseticidas sintéticos. As preparações são adequadas para o tratamento de plantas em ambientes fechados. Os medicamentos precisam ser trocados de tempos em tempos, à medida que o pulgão se torna imune a produtos químicos.
Precauções devem ser observadas:
- usar luvas;
- use um respirador;
- ventilar a sala;
- isolar animais e membros da família durante o processamento.
A dosagem do medicamento e o método de uso estão descritos nas instruções. Os produtos químicos devem ser usados como último recurso.
A pulverização de culturas decorativas é recomendada 40 dias antes da colheita. As plantas de interior são tratadas antes do início da fase de floração.
Remédios populares
Você pode lidar com a invasão de pulgões com a ajuda de meios improvisados. Eles não são menos eficazes que os produtos químicos.
- Amoníaco O produto é diluído com água (1: 1) e as plantas são pulverizadas. O re-tratamento deve ser realizado após 4 dias.
- Solução de sabão. Para preparar o produto, você precisará de 5 litros de água, 1 colher de sopa. eu amônia líquida, algumas gotas de xampu ou sabão. Misture todos os ingredientes e pulverize nas plantas.
- Casca de cebola. Em um recipiente com água fervente (1 litro). Jogue uma pitada de casca e cozinhe por 5 minutos. Em seguida, a composição é insistida por mais um dia, filtrada, as plantas são pulverizadas com o produto acabado. Controle de pragas particularmente eficaz em tomates e flores de interior.
- Vinagre Para preparar a solução, é necessário diluir 1 colher de sopa em 1 litro de água. 9% de ácido acético. O procedimento de pulverização deve ser repetido a cada 4-5 dias até a praga morrer.
- Casca de citrinos. As peles de laranja ou limão são fervidas. É necessário 1 punhado por 1 litro. água. O caldo é resfriado, insistido por 3 dias e depois filtrado. O produto preparado é usado para tratar plantas. Você pode simplesmente colocar uma casca de citros em um vaso de flores.
- Tabaco Existem 2 maneiras de usar o tabaco. Você pode simplesmente polvilhá-las com folhas e solo ou preparar uma infusão. Em 1 colher de sopa. água fervente tomar 1 colher de sopa. felpudo. A composição é insistida por 2 dias, depois filtrada e pulverizada com plantas.
- Celandine. Um copo de folhas esmagadas é derramado 1 litro. água. Insista, filtro. A ferramenta é adequada para o tratamento de plantas internas e externas. Se necessário, repita o procedimento após uma semana.
Como lidar com uma praga em uma orquídea?
Existem 2 maneiras de destruir a praga na química e no folclore da orquídea. Este último ajuda a resolver o problema no estágio inicial. Recomenda-se que a planta seja tratada com uma solução com sabão, cascas de frutas cítricas e infusão de cebola.
Um remédio eficaz para pragas é uma solução de rosa mosqueta. Frutas (15 g.) São embebidas em água morna (1 litro). Insista por um dia e ferva por meia hora. A solução preparada é pulverizada com flores.
Após o tratamento, aguarde 2 semanas e observe a planta. Se o inseto não morreu, você deve recorrer a produtos químicos. O intervalo entre os tratamentos deve ser de 2 semanas. O mesmo medicamento não é usado mais de 3 vezes.
Medidas preventivas
Tratar plantas é muito mais difícil do que impedir a propagação de pragas. A prevenção consiste em observar várias recomendações:
- verificar sistematicamente as plantas em busca de pragas (especialmente de março a setembro);
- água, corte folhas amareladas;
- pulverizar;
- evite áreas frias para acomodar plantas;
- corte brotos se pulgões forem encontrados neles;
- ventilar a sala;
- no verão, instale armadilhas adesivas no quarto;
As plantas recém-adquiridas devem ser colocadas em quarentena: coloque-as longe de flores para evitar que os pulgões se movam.
Importante! Na primavera ou no outono, certifique-se de cortar os brotos, galhos e folhas afetadas. Se a postura dos ovos for observada, as plantas devem ser tratadas.Afídio tem medo:
- vespas;
- joaninhas;
- amarração;
- mamas;
- pardais;
- cânhamo;
- espuma.
Recomenda-se plantar plantas apimentadas que atraem insetos no local. Como isca adequada:
- endro;
- salsa;
- calêndula
- cravo.
Os ataques de pulgões brancos afetam não apenas as flores de interior, mas também as hortas. A adoção prematura de medidas leva à morte de plantas. Primeiro, o pulgão destrói as folhas, depois o caule e o broto. As plantas são deformadas a um ritmo fantástico. Portanto, é importante conhecer métodos eficazes de matar a praga e aplicá-los com a menor necessidade.