Variedades de verniz para móveis, suas principais áreas de aplicação
Os móveis lacados parecem elegantes e caros. Eles são resistentes a lascas, arranhões, rachaduras, danos causados por insetos e podridão. A laca para móveis é feita em uma base diferente: água, acrílico, óleo, resina com aditivos orgânicos. Cada variedade tem suas vantagens e desvantagens, características de aplicação. Os revestimentos são oferecidos com um acabamento fosco ou brilhante, que afeta a aparência do produto acabado.
Nomeação
Móveis feitos de madeira, painéis de partículas são usados ativamente em interiores de residências e escritórios. Sob a influência de fatores negativos externos, os produtos podem se deformar, rachar ou se tornar mofado. Para proteger e impedir a perda de uma aparência atraente, são utilizados vernizes especiais para móveis. As ferramentas têm uma propriedade de formação de filme, que se manifesta após a aplicação da composição na superfície do móvel e sua secagem completa. O produto final é envernizado na fase final do processamento.
Os vernizes para móveis podem ter vários tons, com acabamento fosco ou brilhante, mas seu revestimento permanece transparente ou translúcido. Isso permite não se esconder, mas, pelo contrário, enfatizar a beleza natural da estrutura da madeira.
Dependendo do grau de brilho do revestimento, os seguintes tipos de produto são diferenciados:
- O verniz fosco para móveis é prático, não há impressões digitais ou manchas nele. As superfícies foscas são apropriadas para escritórios, escritórios, são combinadas com acessórios cromados;
- Revestimentos brilhantes têm um grau máximo de reflexão da luz. O mobiliário brilhante costuma se tornar o principal destaque do interior. Eles parecem nobres e elegantes;
- Vernizes semi-brilho e semi-brilho são universais. Eles são adequados para decorar qualquer mobiliário, têm um brilho moderado e as impressões das mãos não são muito visíveis neles;
- Alguns produtos são adequados para móveis de jardim, são resistentes à umidade, contêm substâncias que protegem contra os efeitos negativos dos raios UV.
Variedades
Existem várias variedades de vernizes que diferem na composição, aparência do revestimento e no grau de compatibilidade ambiental. Para avaliar qual produto é melhor em cada caso, você precisa se familiarizar com todos os tipos.
Óleo
Os meios são obtidos misturando óleo de linhaça com aguarrás e uma resina endurecida. Hoje, para reduzir o custo do produto, os componentes naturais são substituídos por sintéticos. O componente solvente é White Spirit.
O produto endurece após a evaporação do solvente, formando um revestimento muito durável. Para móveis de jardim, os vernizes de óleo com alto teor de gordura são adequados, com resistência, resistência à água e elasticidade. Os móveis para o interior podem ser cobertos com produtos com baixo teor de óleo e alta porcentagem de resinas. Tais formulações secam rapidamente. Uma superfície revestida com verniz de baixo teor de gordura pode ser lixada com um acabamento brilhante.
O óleo é vendido pronto, não requer mistura. Se for necessário adicionar componentes foscos ou matiz, eles são completamente dissolvidos em verniz. A ferramenta tem um objetivo universal, o cuidado com móveis lacados é mínimo.
Nitrocelulose
O produto é obtido a partir de uma mistura de componentes orgânicos, resina e coloxilina. A nitrocelulose não se dissolve na água, um componente especial é usado para isso. Este verniz é adequado para o processamento de móveis de madeira, incluindo produtos para uso doméstico e externo.
Após o revestimento, seca completamente em 60 minutos a uma temperatura de cerca de 20 C. O filme resultante tem alta dureza e suavidade. O produto pode ser caracterizado como inodoro, de secagem rápida. É muito popular em uso industrial e doméstico.
Produtos à base de água
A laca para móveis à base de água é popular devido à sua alta compatibilidade ambiental. O produto não contém toxinas, não tem cheiro. Quando aplicado na superfície do móvel, o verniz seca rapidamente, o filme é durável e altamente elástico. É adequado para decorar móveis para qualquer finalidade, incluindo o berçário. A base de água do produto oferece sua alta segurança contra incêndio.
Os produtos de água são divididos em vários tipos:
- Um componente
- Dois componentes,
- Acrílico
Os produtos de dois componentes com a adição de poliuretano são mais fortes do que os fabricados com base em um único componente.
Uma desvantagem relativa que o verniz à base de água tem é sua baixa resistência à umidade. Portanto, eles não cobrem móveis de jardim e móveis de banheiro.
Acrílico
O produto é obtido dissolvendo resina acrílica em água. A composição também inclui várias variedades de solventes, chamados agentes coagulantes. Eles transformam a resina em um filme forte após a evaporação da água. No frasco, a laca para móveis acrílica tem uma cor branca leitosa, mas quando seca, forma um revestimento transparente e incolor.
Use o produto somente em condições de alta temperatura e baixa umidade. Umidade, baixa temperatura pode levar ao fato de que o verniz não seca, o filme não endurece. A ferramenta é de secagem rápida, para que o produto pintado possa ser usado em um dia. A superfície da madeira com esse revestimento não fica amarela com o tempo, mantém sua textura natural. Você pode usar esses vernizes em viveiros, unidades de saúde e na esfera social.
Poliuretano
A composição dos produtos inclui poliésteres e diisocianatos, eles são divididos em um e dois componentes. Os produtos mistos requerem a combinação de componentes antes de iniciar o trabalho. Vernizes de poliuretano aumentaram a resistência do revestimento, a elasticidade.
A superfície tratada dos móveis não estará sujeita a abrasão, é resistente a danos mecânicos. O revestimento transparente não escurece por muitos anos, aplica-se a todos os tipos de móveis. O verniz de poliuretano é superior em resistência ao desgaste, mesmo em composições com alto teor de óleo.
Alkyd
Os produtos são baseados em resinas alquídicas sintéticas. Os vernizes são fáceis de aplicar em qualquer superfície, incluindo madeira natural. O revestimento é resistente à umidade, suporta umidade intensa e temperaturas extremas.
Você pode cobrir com esse verniz não apenas armários, camas, mas também conjuntos de jardim, móveis embutidos de varandas abertas ou fechadas. Os compostos alquídicos são superiores em muitos aspectos ao óleo acrílico.
Craquelure
Um tipo especial de verniz para móveis é o verniz craquelure. O produto é usado para obter o efeito do envelhecimento. A obtenção desse efeito é possível devido à diferença no tempo de secagem do produto e no revestimento final aplicado a ele. A composição do verniz desidrata a tinta com a qual o produto foi tratado, causando rachaduras na superfície.
Somente uma superfície seca pode ser envernizada. Uma camada de tinta é aplicada à camada de verniz levemente seca. Para obter um padrão de textura fina, a camada de verniz precisa ser seca por mais tempo. Recomenda-se aplicar esse revestimento em produtos destinados à colocação no estilo antigo, vintage. Para a restauração de produtos antigos, os goma-laca são usados de forma natural.
Regras de seleção para diferentes materiais
Os produtos de laca podem não apenas dar aos móveis uma aparência atraente, mas também prolongar sua vida útil. No entanto, é importante escolher o produto certo. Antes de escolher um frasco, recomenda-se avaliar os seguintes aspectos:
- Para uso doméstico, não compre produtos profissionais. Um iniciante não terá êxito em obter aplicação de fábrica;
- Avalie o grau de deterioração da estrutura do móvel. Para produtos de coloração ou suas peças com carga máxima, escolha composições de poliuretano de dois componentes. Isso é verdade para mesas, cadeiras. Ao decorar armários, caixilhos, faixas de platina, você pode usar um produto ou verniz de nitrocelulose para móveis à base de água;
- Dependendo da finalidade do móvel e das condições em que ele será usado, escolha os compostos ou produtos mais resistentes à base de água. Para o mobiliário das salas de estar, os produtos a óleo, acrílico e alquídicos são os mais adequados. Com a limpeza repetida, eles evitam rachaduras. Os itens de mobiliário de exterior são cobertos com produtos com aditivos antibacterianos, eliminando a aparência de podridão e bolor.
Ao escolher, é importante considerar quanto tempo você precisará para usar o item. Se você tiver apenas 4-6 horas, use um produto à base de água. O processamento com um secador de cabelo industrial ajuda a acelerar o processo de secagem.
Se você planeja envernizar produtos de tábuas de madeira, modelos com cortes encaracolados, painéis, é possível usar verniz em aerossóis. Não requer mistura e pincéis para colorir. Uma ampla paleta de tons permite que você escolha o produto mais escuro e branco.
Significa igualmente deitar-se sobre superfícies lisas e esculpidas, não deixa áreas ou manchas não pintadas. Os móveis lacados ganham brilho, parecem elegantes e são facilmente limpos de impurezas. Também vale a pena prestar atenção ao fabricante e ao custo do produto. Os produtos mais baratos não criarão um revestimento durável e durável. O custo máximo são fundos adequados para uso ao ar livre. Os produtos para uso interno, como óleo, secam por muito tempo, mas formam um filme resistente à abrasão.
A pedido do consumidor, escolha um verniz transparente ou colorido. Os produtos incolores são adequados para produtos de um maciço caro, com uma bela textura natural: faia, carvalho, mogno. Ele fornece a proteção necessária, mas não esconde a beleza natural. Para produtos de espécies baratas: pinho, noz, bétula, você pode aplicar composições de cores. Eles darão aos móveis uma aparência mais elegante, tornarão o interior mais rico. A paleta de cores proposta inclui uma grande variedade de tons de madeira, além de cores branca e preta, outras cores da paleta RAL. Dependendo do grau de penetração na madeira, escolha um produto com um tom mais escuro ou mais claro que o desejado.
A aparência mais natural do produto final permite obter um produto fosco. Ele não enfatiza as falhas existentes, mas exige uma retificação cuidadosa da superfície. Revestimentos brilhantes são relevantes para móveis em cores escuras. Eles enfatizam a estrutura das fibras de madeira, mas exigem a superfície mais lisa da peça. Ao escolher uma composição brilhante, é mais difícil cuidar de móveis polidos, as impressões digitais são visíveis nela.
Parâmetros e especificações
As principais diferenças entre os diferentes tipos de vernizes para móveis podem ser estimadas por suas características técnicas. Aqui está um gráfico de comparação de produtos:
Nome do grupo de produtos | Resíduo seco,% | Viscosidade | Consumo, g / m2 | Resistência a danos | Custo | Que material é aplicado |
Nitrocelulose | 5-27 | 38-50 | 30-150 | Fraco | Baixo | Folheado de madeira |
Acrílico | 20-45 | 30-80 | 110-150 | Moderado | Média | Madeira, folheado, MDF |
Poliuretano | 25-70 | 40-75 | 80-150 | Forte | Alta | Madeira, folheado, MDF |
À base de água | 25-35 | 30-70 | 80-120 | Moderado | Média | Folheado de madeira |
Os vernizes para móveis utilizados na decoração e na aparência atraente dos produtos acabados contribuem para o aumento da vida útil dos mesmos. Dependendo do ingrediente ativo principal, produtos acrílicos, aquosos, alquídicos, poliuretanos, são isolados. Você precisa escolher o produto mais adequado com base nos requisitos de durabilidade e compatibilidade ambiental do revestimento.