Causas de doenças do spathiphyllum indoor e recomendações sobre como salvá-lo
Spathiphyllum ou a flor "Felicidade Feminina" é uma excelente variante de uma planta de casa para um jardineiro inexperiente. Afinal, sua principal vantagem, sem levar em conta o componente estético, é a simplicidade no processo de crescimento. Mas acontece que um homem bonito e verde é subitamente exposto a doenças, o que gera muitos problemas e preocupações ao proprietário.
Por que o spathiphyllum desaparece, o que fazer para devolver a flor à sua bela aparência e melhorar a saúde, bem como uma análise detalhada das recomendações sobre como revitalizar a “felicidade das mulheres”, consideraremos mais adiante.
Por que uma planta pode morrer?
Importante! O principal problema das doenças são os erros na tecnologia agrícola e, se forem excluídas, a planta se recuperará.Mas há situações em que o estado está em execução, a sala exot tem uma aparência realmente deplorável. Nesta fase, apenas a ressuscitação é possível. Existem várias razões pelas quais o spathiphyllum estará à beira da sobrevivência.
- Plantas de interior do Golfo, como resultado da podridão do sistema radicular.
Com umidade excessiva, as raízes não conseguem respirar. A exposição prolongada ao solo úmido causa um processo de decomposição. E se a temperatura ambiente ainda estiver baixa, com uma probabilidade de 99%, é uma derrota de uma doença infecciosa.
Ao mesmo tempo, a condição da planta piora diante dos olhos, as áreas doentes das raízes não podem desempenhar plenamente suas funções, nutrem a flor com substâncias e minerais importantes e fornecem aos órgãos a umidade que dá vida. O processo se espalha e, como resultado, afeta outras funções. A planta não cresce nem floresce, mas simplesmente morre.
- Longa estadia sem umidade.
Solo seco também não é a melhor opção. A falta de água afeta negativamente a aparência, a floração e o crescimento da folhagem. A planta começa a secar gradualmente, e retorná-la ao estado anterior não é tão simples. Novamente, não há acesso a nutrientes, umidade. A planta está secando, como no deserto. Os processos da vida, incluindo a fotossíntese, cessam.
- Queimadura de raiz devido ao uso inadequado de nutrientes ou devido à sua superabundância.
Acontece que os cultivadores inexperientes até o fim, não tendo estudado as instruções de uso, usam fertilizantes minerais. O dano ao sistema radicular pode ocorrer ao escolher a dose errada da droga, por exemplo, mais concentrada do que o necessário. Ou molhar sob a raiz sem umedecer o solo antes. Em seguida, são obtidas queimaduras químicas das raízes, que secam e, por trás delas, a planta inteira.
- Planta de hipotermia.
Muitas vezes, como resultado do ar frio entrando nas folhas do spathiphyllum, ocorre a murcha. Por exemplo, ao transportar uma planta da casa da loja, quando a folhagem entra em contato com o vidro, quando a janela está congelada a -16 ° C. É perigoso se o spathiphyllum for pulverizado ou derramado com água e, depois disso, uma janela será aberta. O ar gelado não poupa as folhas delicadas. Como resultado, a folhagem se inclina completamente, fica flácida e sem vida.
Quando a "Felicidade Feminina" é reanimada?
As medidas de ressuscitação são usadas nos casos em que as ações tomadas anteriormente não deram o efeito esperado, a condição não melhorou, mas apenas piorou. Uma planta que requer ressuscitação se parece com isso:
- folhas secas, caídas e amarelas (por que o spathiphyllum fica amarelo e o que fazer?);
- turgor lento e perdido da folhagem (como salvar a “felicidade feminina” de murchar?);
- raízes pretas e podres;
- escurecimento dos topos de todos os brotos jovens;
- folhas ou flores pretas;
- rizomas leves e secos demais;
- sem floração;
- sem crescimento;
- o aparecimento de esporos de fungos em diferentes partes da planta.
As conseqüências do alagamento
O que fazer com a baía descuidada de spathiphyllum? Há também um sintoma deplorável, que é principalmente característico para as plantas encharcadas. Esse é o escurecimento de todos os topos das brotações verdes, se uma imagem semelhante aparecer no rosto, então a questão do que fazer se você inundar a planta não é mais relevante e não economiza nada. Podridão espalhada por toda a planta.
Preste atenção! Em 90% dos casos, a morte das plantas ocorre devido a problemas com o sistema radicular.Para determinar o estágio de desenvolvimento da doença, você precisa puxar a planta pelo caule, tentando puxar. Se não foi difícil conseguir uma flor, isso significa tomar medidas de resgate tarde. Aconteceu:
- atrofia séria de tecidos vegetais e não pode ser restaurada;
- a maior parte do sistema radicular morreu devido à falta de líquido.
Maneiras de animar uma flor em vaso
Considere como salvar spathiphyllum:
- Antes de tudo, é necessário ajustar os parâmetros na sala, para otimizar as condições de temperatura e umidade.
- Forneça luz exótica ao ambiente interno.
- Mudar para um local protegido do frio e correntes de ar.
- Inspecione as raízes, a condição da camada de drenagem.
- Corte todas as áreas danificadas para tecidos saudáveis.
- Coloque a planta seca em uma bacia com água morna para absorver a umidade por várias horas ou à noite.
- Transplantado exclusivamente em solo novo.
- Nos primeiros meses, adicione Epin ou Zircon à água para irrigação, o que aumentará a imunidade, além de promover a formação de raízes, e você também pode regá-lo com uma solução pouco concentrada de fertilizantes nitrogenados.
Regras de assistência se as raízes estiverem podres
Para restaurar o estado anterior das raízes, o transplante é indispensável.
- Extraia a planta da panela, analise o sistema radicular.
- Enxágue as raízes em água morna corrente.
- Use uma ferramenta desinfetada afiada para remover raízes podres e não vivas, tantas quantas não seriam, antes de tecidos vivos.
- Desinfete os cortes com cinza ou pó de enxofre.
- Deixe-os secar.
- Se necessário ou com a finalidade de prevenção, trate com uma solução fungicida fraca.
- Transplante a flor em um novo solo seco, solto, leve, mineralizado, com a composição correta.
- Presença obrigatória de uma camada de drenagem e o tamanho médio dos orifícios no fundo da panela.
- A rega imediatamente após o transplante não é necessária.
- No futuro, aplique estimulantes radiculares.
Prevenção de problemas
Para não levantar a questão do que fazer se uma flor morrer, preste a devida atenção à prevenção de doenças da “felicidade das mulheres”. Apesar das aparentes dificuldades, é fácil cuidar do spathiphyllum.
- Para começar, é importante determinar a localização permanente da flor.
- É melhor escolher um peitoril da janela no lado leste ou oeste.
- Mantenha uma temperatura quente e confortável na sala com o spathiphyllum.
- Monitore o estado do solo, faça um transplante de planta pelo menos 1 vez em 2-3 anos. Assim, elimine a depleção e compactação do solo.
- Mais frequentemente, não vale a pena fazer o procedimento, a exceção é apenas um jovem exotista de até 3 anos.
- Não se esqueça de regar regularmente.
- Mas evite o excesso de água.
- Após 15 minutos após a rega, escorra a água da panela.
- Umedeça o ar interno com um eletrodoméstico.
Dicas de cuidados
- Evidentemente, para evitar problemas de como reanimar a “Felicidade Feminina”, a princípio a flor deve ser protegida da influência de fatores externos.Ajuda! É aconselhável manter a flor em condições de estufa por algumas semanas. Ou seja, crie um mini-viveiro ou simplesmente cubra a planta com um saco plástico, mas não o aperte firmemente para que haja acesso ao oxigênio. Lá, mantenha uma temperatura de + 23-25 ° C, alta umidade.
- A primeira rega deve ser feita 3 dias após o transplante e, em seguida, conforme necessário.
- Aplique estimulantes radiculares, Epin ou Cornevin.
- Exclua a cobertura por cerca de 2 meses.
- Não se esqueça de arejar a estufa diariamente.
- Depois de um tempo, a flor pode ser movida para o seu lugar e continuar a crescer nas condições certas.
A probabilidade de um resultado positivo após a ressuscitação é pequena. Se o spathiphyllum pode ganhar força e derrotar a doença geralmente depende da condição em que a planta chegou. Cuide da sua flor e não a faça ressuscitar.