Portão de Brandemburgo - um símbolo da força e grandeza da Alemanha

O Portão de Brandenburgo, assim chamado em homenagem à cidade, para a qual uma ampla estrada pavimentada conduzia a partir deles, surpreende com sua monumentalidade e arquitetura incrivelmente bela. Eles encontram os hóspedes 24 horas por dia, 7 vezes por semana, por isso não podemos deixar de apresentá-lo a este monumento histórico mais importante.

Informações gerais

Onde estão os Portões de Brandemburgo? Esta questão interessa a muitos viajantes que vêm a Berlim, por isso somos simplesmente obrigados a satisfazer sua curiosidade. Portanto, a atração mais reconhecível de Berlim está localizada quase no centro da cidade, no meio da famosa Praça de Paris. Sendo um cartão de visita da capital alemã e um dos principais símbolos históricos da Alemanha, eles podem ter uma história interessante e bastante longa - não muito tempo atrás, este monumento arquitetônico comemorou seu 228º aniversário.

Se você olhar as fotos do Portão de Brandenburgo, localizado em quase todas as avenidas turísticas de Berlim, poderá facilmente notar que este edifício é um enorme arco triunfal, cuja altura é de 26 m, sua largura é de 11 m e seu comprimento é de 66 m. em 6 suportes, consistindo em 12 colunas dóricas emparelhadas. O próprio monumento foi construído com blocos de pedra revestidos com arenito fino. Durante a última reconstrução, realizada em 2002, os moradores da capital alemã foram convidados a escolher a sombra da principal atração da cidade por conta própria. Como resultado da votação, a vitória foi branca, e agora o prédio parece exatamente o mesmo que no momento de sua abertura.

Entre os suportes do arco, há cinco passagens, nos nichos das quais são esculturas de deuses gregos antigos, incorporando a glória e a prosperidade não apenas do próprio país, mas também de seu governante. O mais largo deles é o do meio - foi originalmente destinado a caravanas pertencentes aos convidados e governantes coroados de Berlim. Quanto às pessoas comuns, elas poderiam usar apenas passagens laterais mais estreitas, e mesmo assim nem sempre.

No teto do monumento, decorado com gravuras e relevos com significado alegórico, é instalada uma composição escultórica de 6 metros, que mostra uma carruagem puxada por quatro cavalos e a deusa romana da paz Eiren. Toda a composição escultural é direcionada para o leste, por isso é frequentemente usada em vez de uma bússola. E também pela localização do Portão de Brandemburgo, na Alemanha, é fácil julgar o crescimento e a expansão de Berlim. No momento da abertura, o arco fazia parte do muro da fortaleza em torno da cidade - agora está localizado no coração da capital alemã.

A história

O fim do século XIX

A história do Portão de Brandemburgo, que também é chamado de Portão do Mundo, começou em 1788. Sua aparição no mapa turístico de Berlim é obrigada ao imperador Frederick Wilhelm II da Prússia, que desejava decorar o caminho para o Beco Linden e o Castelo Real. O protótipo para o primeiro trabalho significativo feito no estilo do classicismo de Berlim foi o Propileus da Acrópole Grega. E você sabe, o edifício de Berlim não é inferior a eles nem em beleza, nem em monumentalidade, e ainda menos em valor histórico, porque ao longo dos mais de 200 anos de história de sua existência, ele conseguiu testemunhar uma série de eventos trágicos que caíram em todo o país.

1918 ano

Os melhores arquitetos da Alemanha trabalharam na criação do arco do triunfo. O resultado do trabalho deles foi uma estrutura monumental que conquistou o próprio Napoleão. Tendo capturado Berlim durante a guerra franco-prussiana, ele não apenas deixou os portões sãos e salvos, mas também ordenou que os soldados desmontassem a quadriga e os transportassem para Paris. No entanto, a capital francesa não desfrutou da parte mais bonita do Portão do Mundo por pouco tempo - depois de derrotar a França napoleônica, as autoridades alemãs devolveram a carruagem a Berlim. A propósito, foi depois desses eventos que a deusa do mundo mudou não apenas o nome dela, mas também as vestimentas. Então Victoria apareceu no local de Eirena, cuja cabeça estava decorada com uma coroa de carvalho e na mão repousava uma cruz de ferro, que se tornou um símbolo de vitória sobre o invasor francês.

E isso está longe de ser o único caso. Este edifício pode ser, sem exagero, chamado o monumento arquitetônico mais sortudo do país. O fato é que a história do Portão de Brandemburgo em Berlim poderia terminar em meados do século XVIII, quando esta cidade não apenas se tornou a capital da Prússia, como também expandiu significativamente seu território. Em seguida, as antigas muralhas e outras fortificações foram completamente demolidas e, dos 18 portões de entrada por onde você podia entrar na cidade, apenas esses sobreviveram.

1945 ano

O próximo teste difícil, que aconteceu no arco do triunfo, foi a Segunda Guerra Mundial. Durante numerosos bombardeios aéreos, ela recebeu sérios danos, e a quadriga única com a deusa Victoria foi completamente destruída. Então, em seu lugar, foi colocada a bandeira da URSS, que se desenvolveu sobre a Praça de Paris até 1957. Apesar do estado deplorável, o Portão de Brandenburgo, o símbolo de Berlim, conseguiu sobreviver nesse confronto e, no final da guerra, foi restaurado usando moldes e desenhos preservados. Então os mestres conseguiram restaurar não apenas o arco em si, mas também a carruagem sofredora, juntamente com a deusa que o controlava.

No entanto, os desastres deste monumento histórico não param por aí. Em 13 de agosto de 1961, o famoso muro que dividiu Berlim em duas partes separadas fechou a passagem por elas. Por quase 30 anos, os Portões do Mundo foram escondidos de olhares indiscretos e somente em novembro de 1989 eles apareceram novamente "diante do público". É verdade que, na véspera de Ano Novo, após a queda do Muro de Berlim, os habitantes da capital alemã expressaram com tanta alegria sua alegria pela unificação da nação que prejudicaram a quadriga. A próxima restauração do grupo escultórico levou um ano inteiro, no final do qual foi novamente instalada em seu devido lugar.

Portão de Brandemburgo hoje

Hoje, o Portão de Brandemburgo em Berlim é quase a atração local mais popular. Na praça em frente a eles sempre há muita gente, e todo turista que visitou aqui tem uma selfie no fundo do principal símbolo da capital alemã. Além disso, este lugar gostava muito de atores de rua, vendedores de souvenirs e músicos que ainda passeavam pela área pedonal da Praça de Paris. Entre outras coisas, em frente ao arco do triunfo, você pode ver carruagens puxadas a cavalo oferecendo-se para mergulhar na atmosfera da antiguidade.

Se você olhar atentamente para a foto do Portão de Brandenburgo, em Berlim, certamente notará uma pequena extensão localizada na ala norte. Anteriormente, um guarda estava localizado nele, agora o Salão do Silêncio está equipado, no qual reina um grave silêncio. Tendo chegado a esta sala, a população local gosta de refletir sobre as lições que a história lhes ensinou. A entrada para o salão é gratuita.

E mais uma dica - não deixe de vir ao portão após o pôr do sol. À noite, eles são iluminados por uma iluminação moderna e bem projetada, que confere ao espaço circundante uma aparência completamente diferente. Parece que as colunas e a carruagem voam no céu e se movem lentamente no crepúsculo iminente. Além disso, shows de laser e luz são frequentemente realizados aqui, reunindo enormes multidões de espectadores.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Dicas úteis

Sabendo onde o Portão de Brandemburgo está localizado e que dificuldades os sucederam, você certamente desejará ver tudo com seus próprios olhos. No entanto, para iniciantes, não esqueça de se familiarizar com as dicas daqueles viajantes que já têm a sorte de visitar este famoso monumento arquitetônico:

  1. Os turistas que decidem dirigir até o símbolo principal de Berlim por transporte pessoal ou alugado terão que gastar muito tempo procurando um estacionamento. Nesta área, praticamente não há;
  2. Apesar do fato de haver várias zonas de pedestres perto do Arco do Triunfo, é preciso ter cuidado - os ciclistas correm por aqui e por ali;
  3. Concertos, procissões de gala, performances e outras celebrações são realizadas regularmente na Paris Square. Se você estiver em Berlim durante essas festividades, venha - você não vai se arrepender. Os berlinenses ainda se lembram das performances de Scorpions e da Orquestra Rostropovich, organizadas no aniversário da reunificação da Alemanha;
  4. Para aqueles que preferem a paz e a solidão, recomendamos que você olhe aqui de manhã cedo - neste momento no portão menos movimentado;
  5. Ao passear pela praça em frente ao Portão do Mundo, não esqueça de visitar outros pontos turísticos importantes localizados nas imediações deste lugar. Estamos falando do Tiergarten Park, do Reichstag, do Madame Tussauds Wax Museum, do Memorial do Holocausto, da Ilha dos Museus e do lendário Linden Alley (Unter Den Linden Boulevard), que se estende até a residência real principal;
  6. Tiergarten Park
  7. Perto do portão existem vários cafés, restaurantes e hotéis - todos para a conveniência dos turistas;
  8. Você pode chegar aqui de ônibus, táxi, metrô ou trem;
  9. A ala sul do arco abriga o Centro de Informações de Berlim. Aqui você pode descobrir os pontos turísticos da cidade e comprar ingressos para eventos culturais e de férias.

Apesar de em Berlim você poder facilmente encontrar muitas outras atrações, o Portão de Brandenburgo continua sendo o mais importante e, talvez, o monumento arquitetônico mais reconhecido da cidade.

Vídeo: excursão de um dia às principais atrações de Berlim.

Deixe O Seu Comentário