Como cuidar de phalaenopsis em casa após a loja? Instruções passo a passo
Phalaenopsis é uma flor muito bonita da família das orquídeas. O encanto de seus pedúnculos, que vêm em uma variedade de tons, do branco ao roxo, faz da planta uma das mais populares da floricultura.
Mas geralmente após uma compra, uma bela orquídea começa a murchar, a perder folhas e às vezes morre. Por que isso está acontecendo e o que fazer a seguir, depois que você comprou uma orquídea? Neste satya, falaremos sobre as regras para cuidar desta planta tropical. Assista também a um vídeo útil sobre o assunto.
Diferenças no conteúdo das flores em casa e na loja
O fato é que as orquídeas são cultivadas em condições específicas nas lojas.. A principal tarefa dos vendedores é comprar uma planta. Portanto, deve ter uma aparência apresentável: grande, com abundante turgor verde e, de preferência, floração.
Para conseguir isso, é usado o curativo, a planta é abundantemente regada, o esfagno é plantado em musgo e, às vezes, há um engano franco: as orquídeas pintadas de azul. A tinta é injetada em um pedúnculo branco e você obtém uma orquídea azul brilhante "exótica", que na natureza não existe.
DICA: É melhor comprar uma orquídea não em uma bela cerâmica, mas em uma panela de plástico comum. Portanto, você deve se certificar imediatamente de que as raízes não estejam podres ou quebradas.Além disso, orquídea na loja geralmente não tem acesso à luz natural, e é iluminado por phytolamps. Mas o regime de temperatura e a umidade necessária são fornecidos - e em casa, para criar condições ideais para a planta, levará tempo.
Período de adaptação
Assim, a planta foi adquirida e voltou para casa, mudando dramaticamente um microclima para outro. O que nos parece insignificante: uma mudança de temperatura em vários graus, uma diminuição ou aumento da umidade e a quantidade de luz é muito significativa para uma orquídea. Num futuro próximo, ela se adaptará às mudanças do ambiente. Isso é chamado de período de adaptação.
Passa assustadoramente: a planta deixa brotos e flores já desabrochando, as folhas podem começar a desbotar e secar ou ficar amarelas em alguns lugares. Não é necessário entrar em pânico e pensar que a phalaenopsis se foi: este é um processo de adaptação normal.
É importante ajudar a planta a lidar com isso com sucesso. Para fazer isso, crie uma “zona de quarentena” para ela, afastando-a de outras plantas domésticas. Isso protegerá as flores restantes das pragas que podem estar na nova flor, de suas doenças. O período de adaptação e isolamento da flor será de cerca de três semanas.
O que fazer primeiro?
- Primeiro, estude cuidadosamente a orquídea para pragas e doenças. Se houver suspeita de que a flor está doente, não se apresse para iniciar o tratamento. Aguarde algumas semanas e deixe-o ficar mais forte depois de se mudar.
- Olhe para a casca. Muitas vezes, nas lojas, a camada superior da casca, na qual a orquídea cresce, cobre um revestimento branco. É venenoso para a planta, você precisa jogar fora todas essas peças.
- Verifique se há orifícios de drenagem na panela e se existem o suficiente. Caso contrário, eles precisam ser feitos com urgência e o transplante de orquídea não é necessário. Aqueça a unha e perfure a panela com a orquídea. O principal é não danificar as raízes. Os orifícios de drenagem no vaso de orquídeas devem estar localizados não apenas no fundo, mas também nas paredes do vaso.
Não se apresse em regar e fertilizar as plantas depois de comprar na loja. A rega não deve exceder uma vez por semana e os estimulantes de cobertura e crescimento durante o período de habituação podem causar muito dano.
Além disso, não corte as folhas flácidas e amareladas: elas ganham vida após um período de adaptação ou desaparecem após dar às orquídeas a vitalidade de que ela realmente precisa agora.
Preciso de um transplante?
Preciso de um transplante de flores logo após a loja ou não? Nesse quesito, sérias disputas surgem entre jardineiros experientes. Os defensores do transplante citam como argumentos o possível perigo para a orquídea:
- Pode crescer no solo errado, não fornecendo umidade e ar suficientes para as raízes.
- As orquídeas são frequentemente plantadas em vasos de cerâmica sem drenagem. Além disso, é difícil determinar o grau de secagem do substrato e a necessidade de rega.
- As orquídeas são muitas vezes despejadas nas lojas, para que, enquanto a planta da sua casa esteja florescendo, suas raízes já apodreçam.
- Às vezes, para estimular o crescimento, uma planta é plantada na chamada "bomba de musgo" - um pedaço de esfagno que retém a umidade, logo abaixo das raízes. Fora das condições da loja, pode provocar a deterioração das raízes e do caule.
Um transplante também pode prejudicar uma flor:
- As orquídeas geralmente são compradas florescendo e, durante o período de floração, uma planta pode ser transplantada apenas nos casos mais extremos.
- Qualquer transplante, mesmo planejado, é estresse para a planta, e aqui também é multiplicado pelo estresse da adaptação.
O que fazer? Concentre-se no fato de que a phalaenopsis não gosta de ser tocada. Se a orquídea tiver uma aparência saudável, as folhas são verdes, elásticas, sem manchas pretas, as raízes aéreas não são danificadas e as raízes e o pescoço não estão podres, o transplante aguardará. É melhor segurá-lo quando aparecerem pontas verdes brilhantes nas raízes. Isso indicará que a orquídea se adaptou totalmente e cresceu.
Mas há situações em que um transplante é absolutamente necessário:
- O pote é pequeno, vira sob o peso da planta, quase não resta solo na tigela, todos substituem as raízes. É especialmente perigoso se pequenas raízes forem arrancadas da panela e começarem a trançá-la. Posteriormente, eles serão tecidos em uma esponja hidrofóbica apertada, e a orquídea morrerá sem água, e será difícil desembaraçar um tal pedaço sem danificar significativamente as raízes.
- As raízes estão estragadas: estão secos ou vice-versa, amolecidos e apodrecendo. Nesse caso, apenas um transplante de emergência pode salvar a orquídea, com a remoção de toda podridão. Dica: se a planta estiver florescendo neste momento, o pedúnculo deve ser cortado.
Instruções passo a passo
- Prepare uma nova panela transparente (2-3 cm maior que a anterior) ou desinfete a antiga e estique o substrato. A melhor opção é pinho seco ou casca de pinheiro.
- Remova cuidadosamente a orquídea da panela. Para fazer isso, você precisa amassar um pouco a panela: as raízes mudam de posição, liberam o substrato e retiram facilmente.
- Coloque a flor junto com o substrato em água morna e deixe por uma hora.
- Lave o solo velho sob uma pressão de água.
- Inspecione as raízes. Remova tudo podre e morto. Para determinar se a raiz está viva, aperte-a um pouco. Os mortos se espremem sob os dedos, a umidade sai dela.
- Trate todos os locais de corte com carvão picado ou canela.
- Deixe a orquídea secar por várias horas.
- Despeje a drenagem no fundo da panela: argila expandida ou areia grossa do rio, coloque a planta no centro e comece a enchê-la com um substrato (veja qual é o melhor phalaenopsis, leia aqui).
- Bata nas paredes da panela para que o substrato seja burro e encha, se necessário. Não é necessário pegar o substrato: você corre o risco de danificar as raízes.
- Faça um suporte para o pedúnculo.
Assista ao vídeo da loja sobre transplante de orquídeas:
Seleção de assento
Então, a flor é transplantada e agora começa a se enraizar em você. Para fazer isso, crie certas condições. Como cuidar de uma orquídea comprada em uma loja de flores e transplantada para uma panela?
A princípio, a flor é fraca e deve ser protegida da luz brilhante, mantida em sombra parcial. Por exemplo, você pode colocá-lo em uma mesa de cabeceira perto da janela. Nesse caso, o local deve estar quente e protegido de correntes de ar. No futuro, é melhor escolher os peitoris das janelas leste ou oeste: no sul, a luz solar direta queimará as folhas delicadas, e no norte estará muito frio.
Umidade e temperatura
As orquídeas adoram umidade e calor.. A umidade deve ser de pelo menos 40-60%. A temperatura no verão é 30-32 e no inverno - 15-17 graus. Se diminuir ou subir vários graus, isso provocará a perda de folhas.
Se você não conseguir criar a umidade ideal, coloque a panela em um palete com cascalho úmido e seixos. O principal é não exagerar, para que a podridão das raízes não comece. A pulverização também ajuda para esses fins, mas é melhor não pulverizar a orquídea recém-adquirida. Mas você pode limpar as folhas com um algodão umedecido.
Primeira rega
É importante não regar a orquídea após a compra, por pelo menos uma semana ou até 10 dias. Uma lacuna tão grande é causada pelo fato de que é impossível saber quando a phalaenopsis foi regada pela última vez na loja. E o excesso desse tipo de orquídea é muito mais perigoso que a seca.
Água no futuro, você precisa de água morna e macia. Normalmente, a flor é embebida por meia hora em um recipiente de água, imitando a chuva tropical. Para aprender a regar a orquídea Phalaenopsis frequentemente em casa, clique aqui.
ATENÇÃO: Ao regar, a água não deve atingir o ponto de crescimento. Se isso acontecer, limpe imediatamente a umidade, caso contrário, a phalaenopsis apodrecerá.Falamos mais sobre como e o que molhar Phalaenopsis durante a floração e após o transplante em um artigo separado.
Assista ao vídeo sobre a primeira rega de uma orquídea após um transplante:
O que fazer depois?
Provavelmente, a phalaenopsis adquirida já está florescendo ou logo florescerá. Enquanto houver floração, é suficiente manter a planta em sombra parcial e regá-la uma vez a cada 3-4 dias.
Após a floração, a flecha deve ser cortada. O pote é novamente reorganizado para a luz, regando um pequeno corte. Adubar phalaenopsis na primavera (você pode descobrir quais fertilizantes são necessários para a orquídea phalaenopsis e como aplicá-los corretamente aqui).
Que problemas são possíveis?
Às vezes acontece que tudo é feito corretamente, mas a phalaenopsis ainda não cresce e enfraquece. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao estouro da loja. Se as folhas murcharem e secarem, você não precisará pensar que isso se deve à falta de umidade.
Uma orquídea seca é completamente restaurada após a primeira rega. Mas salvar a phalaenopsis inundada é mais difícil.
Nesta situação, é urgente parar de regar e tentar transplantar a planta para salvar pelo menos parte do sistema radicular.
Outro problema comum é a infecção por um verme (pedaços de algodão aparecem nas folhas) ou um ácaro (teia de aranha na parte inferior da folha). Precisa de tratamento com um remédio para o tipo correspondente de pragas.
Conclusão
Agora você sabe como cuidar da phalaenopsis recém-adquirida e é capaz de lidar com todas as surpresas e problemas. Com os devidos cuidados, a orquídea irá crescer, florescer e encantar você por muitos anos! Agora, graças às nossas instruções passo a passo, você sabe o que fazer a seguir quando comprou o Phalaenopsis.