Características e tecnologia agrícola de pastinaga em campo aberto. Prevenção de possíveis problemas

Na Rússia, a pastinaga foi esquecida, mas, na última década, esse vegetal começou uma "nova vida". Devido ao sabor picante, é cada vez mais utilizado para cozinhar pratos originais. Este vegetal também é popular na indústria médica (é útil para o sistema digestivo e nervoso e também é usado como diurético, analgésico, tônico).

Em casa, a raiz da pastinaga pode ser frita, cozida, assada, cozida, congelada. Os verdes são secos ou usados ​​crus como tempero.

Como escolher corretamente uma variedade de plantas?

Existem muitas variedades de pastinaga, que diferem entre si na cor da colheita, tamanho e sabor da raiz. Portanto, para fazer a escolha certa, você deve primeiro decidir como o usará.

  • Se você planeja adicionar cru à salada ou preparar pratos principais, é melhor usar a variedade de hormônios. Sua carne é branca, densa e perfumada.
  • Para confeitaria, escolha "Gladiador" ou "Guernsey", devido ao sabor doce.
  • É melhor colocar o Harris Model na sopa amassada, tem uma estrutura muito macia e é bem digerido. Você não precisa adicionar farinha ou amido.
  • Na medicina, a variedade "Petrik" é mais frequentemente usada. É resistente a doenças e tem bom rendimento.

Além disso, todas as variedades podem ser divididas de acordo com o tempo de maturação da colheita das raízes.

Amadurecimento precoce (até 120 dias)O período médio de maturação (120-140 dias) Amadurecimento tardio (mais de 140 dias)
RodadaPetrikGuernsey
CozinheO melhor de tudoEstudante
BorisGladiador
HormônioDelicadeza
Cegonha-brancaCoração

As variedades mais populares são "Redonda" e "Melhor de todas". Eles têm alta produtividade (até 4 kg por 1 m²) e são relativamente despretensiosos - são cultivados em toda a Rússia.

Instruções passo a passo: como cultivar um vegetal?

A seguir, são descritas técnicas e métodos agrícolas para o cultivo de plantas em campo aberto.

Através de mudas

Quando o objetivo é obter frutas o mais rápido possível ou apenas uma longa primavera, os jardineiros preparam mudas de pastinaga.

  1. Além do solo, um pouco de areia é adicionada aos copos de mudas para tornar o solo mais solto.
  2. As sementes são plantadas a uma distância de 2 cm da superfície e regadas abundantemente com água.
  3. As mudas precisam ser mantidas sob a lâmpada por 14 horas por dia, a uma temperatura de +20 graus.
  4. Após um mês, os brotos estão prontos para transplante em campo aberto.
Ao plantar mudas, a planta é imersa no solo junto com a terra a partir de um copo para não danificar a raiz.

O melhor lugar para uma pastinaga é onde batatas, cenouras e tomates cresceram antes dela. O solo deve estar solto e fértil.

A raiz de pastinaga é um vegetal muito amante da umidade. Portanto, deve ser regularmente regada abundantemente e soltar a terra, a fim de evitar a estagnação da água.

Pastinaga é alimentada em 4 etapas:

  1. Uma semana após o transplante de mudas. Use um fertilizante com alto teor de nitrogênio.
  2. Após 2 semanas, repita o procedimento.
  3. No meio do verão, fertilizantes com fósforo e potássio são usados.
  4. O curativo final com o mesmo fertilizante é realizado após 3 semanas.

Esta opção de alimentação não será necessária se o solo tiver sido bem fertilizado no outono anterior.

Semeando diretamente no solo

As sementes de pastinaga são plantadas em campo aberto em meados da primaveraquando o ar já estiver aquecido a +15 graus.

  1. Antes da semeadura, recomenda-se mantê-los por um tempo em gaze molhada ou algodão para que eles brotem. Você pode usar água com um ativador de crescimento diluído nela. Isso ocorre porque a pastinaga brota lentamente e nem todas as sementes são colhidas em solo denso.
  2. No território escavado, são feitos sulcos de 2 a 3 cm de profundidade e a distância entre eles não deve ser inferior a 20 cm, para que os frutos não interfiram na capina e no crescimento um do outro.
  3. As sementes são derramadas em tiras contínuas no solo pré-umedecido e cobertas com o solo.

Ao plantar, você pode usar cinza diluída em água com minerais.

Bom efeito na taxa de plântulas, revestindo a área semeada com um filme (e xícaras com mudas). Mas você precisa aumentá-lo uma vez por dia por 20 minutos.

Após a germinação dos brotos, é realizado o primeiro desbaste e remoção de ervas daninhas. A distância entre as folhas é de 5 cm Durante o segundo desbaste, quando os brotos atingem 10 cm, a distância entre elas aumenta para 15 cm.

As folhas de pastinaga contêm uma enzima que, com sol ativo, pode causar queimaduras na pele. Portanto, a remoção de ervas daninhas é melhor realizada de manhã ou à noite e apenas com luvas.

Erros durante o pouso e os cuidados e como superá-los?

  1. As sementes para plantar de qualquer maneira devem ser frescas. Para ter certeza da qualidade das sementes, você mesmo pode cultivá-las. Para isso, várias culturas de raízes são deixadas no solo durante o inverno, que na primavera são batidas, regadas, capinadas e afrouxam a terra ao redor. Quando os guarda-chuvas da planta ficam marrons, é hora de coletar as sementes.

    Um ponto importante é a secagem. Com o processamento adequado, as sementes mantêm a capacidade de dar frutos por 1-2 anos.

  2. Devido à má germinação, muitas sementes precisam ser colhidas.
  3. Antes de semear em campo aberto, você precisa limpar completamente o solo de ervas daninhas e raízes.
  4. Falta de umidade do solo. Durante a seca, o solo é compactado e impede o crescimento das raízes (brotando sementes, brotando). Além disso, com a falta de água, a planta vai para a flecha.
  5. Para a alimentação, você não pode usar estrume. A pastinaga é adequada apenas para fertilizantes líquidos. Por exemplo, um verbasco é diluído com água na proporção de 1: 5.

Colheita e armazenamento

Colheita no outono. Precisa pegar a primeira geada. Para cavar as raízes, use um forcado para não danificá-las. Em seguida, corte as partes superiores e seque os legumes.

A pastinaga é armazenada a uma temperatura de 0-1 graus. No porão use caixas. As colheitas de raízes são empilhadas nelas no fundo e areia úmida é derramada por cima.

Amantes congelar pastinaga. Para fazer isso, eles lavam, descascam, cortam em fatias e colocam em sacos.

Além disso, você pode secar você mesmo.

  1. Os legumes lavados e descascados devem ser secados com uma toalha de papel, cortados em pedaços e enviados ao forno (a duração do procedimento depende do tamanho dos pedaços e da variedade de pastinaga).
  2. As fatias resfriadas são colocadas em uma jarra e bem fechadas com uma tampa.

Se não houver como armazenar a pastinaga em casa, ela será deixada para o inverno no solo, após o abate.

Doenças e Pragas

Como outros vegetais cultivados na Rússia central, a pastinaga é exposta a várias doenças fúngicas.

  • Cercoporose. Devido a esse fungo, manchas amareladas aparecem nas folhas e caules, que com o tempo aumentam de tamanho e escurecem. Na maioria dos casos, a má preparação do solo antes do plantio leva à sua aparência (os restos das plantas não foram completamente removidos).
  • Fomoz. Com esta doença, manchas acinzentadas aparecem nas raízes. Que, após algum tempo, fica coberto de pontos pretos e fica deprimido. Posteriormente, o fungo penetra profundamente no vegetal. A fonose ocorre quando a pastinaga não é armazenada corretamente.
  • Podridão vermelha. As colheitas de raízes adoecem com fungos no solo. Manchas cinza escuras com pontos vermelhos aparecem nos vegetais afetados. Topo eles são cobertos com placa. A folhagem com esta doença rapidamente fica amarela.
  • Alternariosis. Ocorre ao armazenar pastinaga. São manchas pretas nas raízes e manchas marrons nas folhas e caules. Quando afetado pela podridão negra, o vegetal seca rapidamente e, com alta umidade, fica coberto com um revestimento escuro.

Os insetos também prejudicam as pastinagas.

  • Traça de guarda-chuva. Esta borboleta bronzeada põe ovos diretamente em inflorescências de pastinaga. Lagartas que aparecem vermelhas em um ponto branco atingem 1,5 cm de comprimento e comem flores e sementes.
  • Mariposa de alcaravia. Seu tamanho é de 2,5 cm, as lagartas são cinza com listras laterais alaranjadas de 2 cm de comprimento, comem passagens nas folhas e caules da planta e criam pupas.
  • Mosca de cenoura. Preto com uma cabeça vermelha. Adulto 0,5 cm As larvas depositadas no solo infectam a colheita de raízes, comendo passagens nela. As folhas são pintadas de roxo.
  • Folha de cenoura. O corpo é verde com asas transparentes, os olhos são avermelhados. Comprimento 1,6 cm. Suga o suco da planta para que as folhas enrugem e seque.

Prevenção de vários problemas

Para evitar danos às folhas e raízes das pastinagas, as seguintes medidas preventivas devem ser aplicadas:

  • remover ervas daninhas regularmente das camas;
  • coletar sementes conforme necessário (mesmo em vegetais plantados nas proximidades, as sementes podem amadurecer não de uma só vez, mas com uma diferença de alguns dias);
  • remover folhagem afetada;
  • Não plante pastinaga ano após ano em um só lugar, mas alterne com outros vegetais;
  • polvilhe periodicamente areia entre linhas;
  • Antes de plantar pastinaga, o solo deve ser cavado profundamente;
  • alimentar com fertilizantes recomendados para este vegetal;
  • calagem de solos ácidos.

A pastinaga é despretensiosa e fácil de cultivar, sendo um produto saboroso. Contém muitas vitaminas e minerais, seu valor nutricional é de 75 kcal / 100 gr. Essas qualidades devolvem o vegetal à sua popularidade anterior e contribuem para a identificação de novas maneiras de usá-lo e a criação de ainda mais variedades.

Deixe O Seu Comentário