Rosas Mondial graciosas: foto e descrição da variedade, regras de cuidados, características de propagação e outras nuances
Rosas por muitas décadas continuam a ser a flor mais bonita e popular.
Há muito tempo as pessoas apresentam rosas como um sinal de expressar seus sentimentos sinceros uma pela outra. Atualmente, as rosas são representadas por uma incrível abundância de variedades e tons. Mas são as rosas da variedade Mondiale que são líderes em sua beleza e graça.
Descrição da nota
Rosa Mondial pertence à família das rosas híbridas de chá Classe Super Premium. Os botões desta variedade são grandes, cálices, com um diâmetro de até 8 cm, consistem em 40-45 pétalas com bordas curvas onduladas. Os tons de rosa Mondiale de rosas têm uma cor rosa pastel fosca com uma borda verde-oliva nas bordas das pétalas.
A altura do caule chega a 60-90 cm, o caule em si é perfeitamente reto e forte, os espinhos estão quase ausentes. As folhas são grandes, de cor verde escuro. O arbusto cresce em tamanho médio, estreito e ereto, com folhagem densa e brilhante.
Rose tem um cheiro delicado e sutil.Foto
Mais adiante, na foto, você pode ver como é a rosa Mondial rosa e outras variedades dessa variedade.
História de ocorrência
1993 é o ano de nascimento desta variedade de rosas, o local de nascimento é o viveiro de Cordes, localizado na Alemanha. O criador da variedade Mondial foi uma rosa branca, posteriormente os criadores desenvolveram outros tons da variedade, entre os quais apareceram Pink Mondial, Gray Mondial, Fantasy Mondial.
Qual é a diferença do resto das espécies?
O Rosa Pink Mondial tem várias vantagens que o diferenciam de outras variedades:
- Botão perfeitamente formado;
- haste longa e forte;
- floração longa;
- resistência ao gelo;
- aumento da resistência a várias doenças.
Mas há uma série de desvantagens:
- a planta requer poda oportuna; caso contrário, se formarão galhos com rigidez muito alta, o que degradará a aparência da planta;
- Umidade excessiva pode fazer com que as flores caiam.
Floração
Quando floresce e como acontece?
Rosa Pink Mondial tem uma floração longa e exuberante, que dura do início de junho ao final do outono. Os brotos no mato, como flores cortadas em um buquê, duram cerca de duas semanas.
Características dos cuidados antes e depois da floração
Os principais ingredientes dos cuidados são vestir e aparar. Dependendo do mês da temporada, existem peculiaridades de cobertura e corte, que serão descritas em mais detalhes abaixo.
O que fazer se não florescer?
As principais razões para a falta de rosas estão associadas ao não cumprimento das regras de cuidados com a planta:
- o local de pouso estiver insuficientemente iluminado ou com muito vento;
- solo preparado inadequadamente para o plantio ou a planta não está profundamente enterrada ao plantar;
- poda incorreta de brotos;
- mau isolamento do mato em geadas severas;
- também a causa pode ser uma muda de baixa qualidade.
Uso em paisagismo
Essa variedade ganhou grande popularidade no projeto paisagístico - o arbusto dessa variedade parece bom tanto como planta em crescimento separadamente quanto em combinação com ervas selvagens e outras flores. Além disso, a rosa Mondial Pink é frequentemente usada para criar sebes.
Instruções de cuidados passo a passo
Seleção de assento
Você pode determinar os seguintes requisitos para o local de desembarque:
- iluminação suficiente do local, enquanto o sol abrasador nas flores é contra-indicado;
- o local de plantio deve ser feito em uma pequena elevação, para que, durante a rega, a água não fique estagnada e as raízes não apodreçam;
- a rosa deve ser plantada em um local protegido de ventos fortes e correntes de ar, mas ao mesmo tempo suficientemente ventilado.
Solo
O Pink Mondial é mais adequado para o solo chernozem ou argiloso com uma reação ácido-base de 5,6-7,3 pH, pois precisa de um solo levemente ácido, nutritivo e solto que passe facilmente o ar para as raízes.
Aterragem
O mês mais favorável para o plantio de uma rosa é o início de maio, quando o solo já está quente o suficiente. Ao aterrar, faça o seguinte:
- Cavar um buraco de 60 cm de profundidade, despeje 10 cm de drenagem de espessura no fundo (pedras pequenas, cascalho, areia grossa).
- Despeje o solo fértil misturado com composto.
- Mergulhe a muda por vários minutos em solução de água ou argila. Se as raízes tiverem brotos danificados, remova-os.
- Para formar hastes adicionais acima da vacina, as mudas devem ser abaixadas no poço, de modo que o colo da raiz fique alguns centímetros abaixo do solo.
- Se o poço estiver seco, despeje cerca de 2 litros de água nele.
- Encher um buraco com uma fábrica, tendo ligeiramente pressionado, e derramar água à temperatura ambiente. Se necessário, adicione solo se o solo estiver assentado.
Se a muda for comprada algumas semanas antes do plantio, ela pode ser colocada em uma caixa, polvilhada um pouco com areia úmida ou plantada em uma panela. Se a muda foi comprada no verão ou no outono, vale a pena removê-la em um local fresco e escuro até a primavera, depois de colocá-la em uma caixa e adormecer completamente com areia molhada.
Temperatura
Rosa Mondial cresce particularmente bem nas regiões sul. Além disso, a rosa florescerá bem na faixa do meio e em áreas mais ao norte.
Rega
Em dias quentes e em solo seco, a rega deve ser realizada à noite e ser frequente e abundante - uma média de 10 litros por arbusto. Se o clima estiver úmido, regar uma vez por semana é suficiente. Até o final do verão, a rega é reduzida e para completamente em setembro.
Top vestir
Ao escolher um curativo rosa Mondial, vale a pena usar esterco, húmus decíduo ou outro curativo orgânico. Isso ajudará a proteger a planta de pragas, ressecamento e apodrecimento. Na primavera, é melhor alimentar a rosa com fertilizantes nitrogenados, e no verão e outono - potássio e fósforo.
Poda
A poda desempenha um papel crucial no cuidado com a rosa, pois contribui para uma melhor floração. Na primavera, antes do início da floração, é necessário cortar o mato em 15 cm, deixando 2-3 brotos em brotos saudáveis e fortes - isso permitirá que você aproveite a primeira floração do mato já em junho.
Após a floração, poda regularmente., removendo flores desbotadas com uma pequena parte da parte aérea - isso contribuirá para a floração abundante. Durante a poda do outono passado, todos os brotos danificados e verdes são removidos, mas não os podam muito para não prejudicar a planta.
Transplante
O momento mais favorável para o transplante de rosas é o início da primavera e o início do outono. Para que a planta sofra o menor estresse, é desejável que as condições no novo local sejam o mais próximo possível do primeiro.
- O poço de aterrissagem deve ser preparado 2-3 semanas antes do transplante:
- remover ervas daninhas;
- colocar drenagem;
- despeje terra fértil.
- Você precisa cavar uma rosa com o maior pedaço de terra possível. Depois que o arbusto é desenterrado, um pedaço de terra deve ser colocado em um pedaço de pano e arrastado para um novo local. A profundidade do poço de aterrissagem deve ser tal que o arbusto polvilhado com terra esteja no mesmo nível que no local anterior.
- Em seguida, é necessário molhar o solo com água e adicionar solo se o solo for um burro.
Preparações de inverno
No inverno, geadas de até -7 graus não são assustadoras para a rosa e a ajudarão a se preparar para o inverno.
- Com o aparecimento de resfriados constantes, você deve espantar o arbusto aparado com adubo, húmus ou solo comum do jardim a uma altura de até 20 cm.
- Em seguida, forme uma estrutura de arcos de efeito estufa (20 a 30 cm de altura acima da planta).
- Instale o material de isolamento.
- Estique o filme plástico de cima, deixando aberturas laterais.
Reprodução
As rosas são propagadas por estacas, pois somente neste caso a planta mantém suas qualidades varietais. As estacas são colhidas em arbustos jovens e fortes após a primeira onda de floração:
- cada caule (folhas e espinhos removidos) é cortado em estacas de 15 a 30 cm de comprimento, três gemas em cada uma;
- o corte superior do cabo é reto, um centímetro mais alto que o rim superior e selado com parafina de uma vela; a seção inferior deve estar em ângulo agudo, um centímetro abaixo do último rim;
- Além disso, as estacas devem ser deixadas por um dia em uma solução radicular, permanganato de potássio ou solução de mel;
- depois disso, as estacas podem ser cavadas em um vaso de flores em casa ou em um local sombreado no jardim e cobertas com um recipiente de plástico ou vidro;
- assim que os primeiros rebentos aparecerem (após cerca de um mês), você poderá retirar os frascos por um tempo, aumentando gradualmente o tempo gasto ao ar livre (a partir de 5 minutos), pois os rebentos jovens são muito sensíveis ao sol, vento e ar frio;
- após o crescimento dos brotos, as mudas jovens podem ser plantadas em um local regular da maneira usual.
Doenças e Pragas
Embora a rosa Mondial rosa tenha aumentado a imunidade a doenças e pragas, vale a pena realizar regularmente medidas preventivas usando soluções e misturas especiais. Um cravo-de-defunto plantado nas proximidades se tornará um assistente na luta contra pragas através da alocação de enzimas especiais.
Conhecendo todas as sutilezas do cultivo e as regras para cuidar da rosa Mondial rosa, você pode obter excelentes resultados e admirar a abundante floração durante todo o verão. Botões incrivelmente lindos dessa variedade irão deliciar você por um longo tempo, tanto nos arbustos do jardim quanto nas flores cortadas.