O que é um ácaro, onde ele mora, o que é prejudicial e como se livrar dele?

Poeira está presente em qualquer apartamento. Apesar da limpeza diária, ainda existem lugares quase impossíveis de alcançar com um pano e um aspirador de pó. É nesses lugares que os ácaros preferem. Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, os parasitas conseguem passar despercebidos na casa de uma pessoa por um longo período.

Neste artigo, você pode descobrir o quão perigoso é esse inseto e como lidar com esse parasita.

O que é isso

Um ácaro é um aracnídeo microscópico que vive na casa de uma pessoa. Eles preferem lugares onde poeira e pequenas escamas da pele das pessoas se acumulam - cobertores, travesseiros, colchões.

O carrapato foi descoberto em 1964 pelo biólogo A.V. Levenguk.

Um carrapato por dia é capaz de gerar resíduos duas vezes o seu próprio peso.

Aparência

É impossível examinar parasitas a olho nu. Sob o microscópio, eles parecem bastante desagradáveis: um corpo de até 0,5 mm de comprimento, 4 pares de pernas com ventosas no final, cobertas com uma concha que repele a água. Não há olhos, eles são orientados no espaço usando habilidades sensoriais, podem sentir a vítima a uma distância de até 10 metros.

Como os aracnídeos apareceram na habitação de uma pessoa não se sabe ao certo. Acredita-se que eles originalmente viviam em ninhos de pássaros. E só então, com plumas e penas, com as quais as pessoas empacotavam travesseiros e cobertores, entraram em casas e apartamentos e agora todo mundo tem.

Eles preferem lugares úmidos e quentes, onde há muita comida. Ideal para eles é a cama de uma pessoa.

Espécies existentes

Os cientistas conhecem mais de 150 tipos de ácaros.

Parasita de vida curta - apenas 65-80 dias. Durante esse período, o carrapato fêmea é capaz de pôr mais de trezentos ovos. Os aracnídeos se multiplicam rapidamente e vivem em quase qualquer canto do nosso planeta.

Vários tipos de ácaros domésticos são conhecidos:

  • Piroglyphide (celeiro).
  • Predadores (comem sua própria espécie).
  • Aleatório (trazido para o apartamento por acaso. Eles não conseguem se reproduzir em ambientes fechados).

Todos esses tipos de pragas são perigosos para os seres humanos.

Onde eles moram?

Os carrapatos se alimentam de partículas mortas da pele humana, vivem principalmente em colchões, travesseiros: há muita comida e calor. Eles vivem em grandes colônias. A cama é considerada o local ideal para eles: escuro, quente, úmido, muita comida na forma de pele morta de uma pessoa. Por esse motivo, são freqüentemente chamados de ácaros da cama.

Sob tais condições, os parasitas podem se multiplicar rapidamente. Outros habitats do carrapato no apartamento são conhecidos:

  • em brinquedos macios;
  • em um aspirador de pó;
  • nas estantes de livros;
  • no estofamento de móveis estofados;
  • em jaquetas e outras roupas;
  • em pêlos de animais.

O mais perigoso é um aspirador de pó. Aracnídeos, multiplicando-se em um saco para coletar poeira, quando você liga o aspirador, eles são transportados por correntes de ar por todo o apartamento.

Causas de ocorrência

Carrapatos vivem em quase todas as casas e apartamentos. Os principais motivos para sua ocorrência são:

  • higiene humana insuficiente;
  • lixo de armários e prateleiras;
  • a abundância de tapetes e tapetes;
  • limpeza irregular e de baixa qualidade.

A combinação desses fatores pode levar a doenças perigosas.

O que é perigoso para humanos e animais de estimação?

O carrapato em si não é perigoso para as pessoas. Eles podem morder, adultos e crianças, mas é quase imperceptível. O maior dano é causado por seus resíduos, que muitas vezes excedem o tamanho da própria praga. Juntamente com a poeira, as fezes do carrapato se elevam no ar, se instalam por um longo tempo e entram de maneira fácil e imperceptível no trato respiratório humano.

Para adultos

Relativamente seguro é considerado o número de carrapatos 100 pcs por 1 grama de poeira. Se um carrapato se propaga ativamente em uma casa, vários sintomas desagradáveis ​​podem ocorrer nas pessoas:

  • conjuntivite;
  • membranas mucosas secas;
  • descamação da pele;
  • comichão
  • eczema
  • inflamação intestinal.

Existe uma alergia a um ácaro.

Para o bebê

Carrapatos representam o maior perigo para as crianças. As crianças são mais baixas, estão mais perto do chão, costumam brincar no tapete e na cama. Mais de 70% das crianças com asma são alérgicas aos carrapatos da cama.

A exacerbação da doença ocorre com mais frequência no outono e na primavera - são períodos de reprodução ativa de parasitas. Em casos raros, os ácaros causam dermatite atópica - uma inflamação alérgica da pele no rosto e no corpo.

Para qualquer manifestação alérgica, exacerbação de bronquite ou asma, você deve consultar um médico: um alergista ou imunologista!

Para animais de estimação

Pragas praticamente não interferem nos animais: eles não conseguem morder a pele de um animal de estimação, não se arrastam pelos ouvidos e pelo nariz, não causam alergias em cães e gatos. Nos pêlos de animais, os carrapatos podem viver e se reproduzir, causando danos aos seres humanos. Lave a maca do seu animal de estimação com mais frequência. Lave as patas e, se possível, banhe o todo. Penteie o casaco.

Importante!Em nenhum caso, não arranhe o animal no tapete. Faça no corredor ou no banheiro. Certifique-se de lavar o chão após o procedimento.

Do que os habitantes de poeira têm medo?

O maior acúmulo de carrapatos é geralmente observado na cama.. Portanto, é necessário ventilar e secar periodicamente os cobertores e travesseiros. Parasitas têm medo:

  • geada
  • sol brilhante;
  • vento;
  • ferro e qualquer tratamento térmico;
  • sal.

Às vezes, trate o chão com solução salina, passe os lençóis após a lavagem, retire travesseiros e cobertores no verão ao sol e no inverno no frio.

Como se livrar deles?

Regras simples de como remover parasitas e impedir sua reprodução:

  1. Molhe sua casa regularmente.
  2. Limpe o pó em todas as superfícies acessíveis.
  3. Use soluções desinfetantes ao limpar pisos.
  4. Mude sua roupa de cama com mais frequência. Almofadas e cobertores são retirados regularmente para secar.
  5. Não tenha preguiça de passar as capas e as folhas de edredon após a lavagem.
  6. Sempre limpe o aspirador de pó após a limpeza - o saco de pó é o habitat de carrapatos.
  7. É prudente usar travesseiros sintéticos. Toda embalagem natural é perigosa.
  8. Troque travesseiros e cobertores pelo menos uma vez a cada 7 anos.
  9. Livre-se da abundância de tecidos em casa: remova tapetes, carpetes. Lave as cortinas regularmente - elas acumulam poeira.
  10. Limpe o pó em estantes e armários com louça pelo menos uma vez por semana. Lave a louça em água com um desinfetante.
Ajuda Almofadas com enchimento sintético são laváveis. Em vez de cortinas nas janelas, tente pendurar persianas de plástico - elas coletam menos poeira e são mais fáceis de cuidar.

Você pode reduzir a população de ácaros em um apartamento para uma segurança em três dias. O purificador de ar com produtos especiais vendidos em lojas de ferragens comprovou sua eficácia.

Prevenção de ocorrência

A chave para a ausência de carrapatos na cama - limpeza:

  1. Lave o piso pelo menos uma vez por semana.
  2. Compre um aspirador com um Aqua Filter para que os ácaros não voem pelas costas.
  3. Livre-se de todas as bugigangas queridas: elas coletam poeira. Todas as superfícies devem ser limpas com um pano úmido pelo menos a cada 2-3 dias.
  4. Lave a roupa de cama em água quente, pelo menos 80°C. Após a secagem, certifique-se de passar a ferro.
  5. Sempre seque bem as roupas após a lavagem. Qualquer coisa um pouco úmida, quando colocada no armário, se torna o habitat dos carrapatos.
  6. Não desarrume armários. Jogue fora todos os chapéus desnecessários, casacos de peles e jaquetas - todos esses são depósitos de poeira.

Equipe sua casa para que os carrapatos tenham o menor número possível de lugares para viver e se reproduzir. Siga as regras de higiene pessoal. Tome cuidado e banhe seus animais de estimação. Então os carrapatos não terão chance de sobrevivência.

Deixe O Seu Comentário