Catedral de Berlim - informações turísticas
No rio Spree, que flui em Berlim, fica a ilha de Spreeinsel, que na Idade Média era um prado pantanoso comum, hoje é chamado de Museu. Museus metropolitanos populares são construídos aqui, bem como a Catedral de Berlim, a maior igreja protestante da Alemanha. É sobre ele que será discutido na revisão de hoje.
Foto: Catedral de Berlim
Informações gerais
Se você já esteve em Berlim, provavelmente viu um edifício magnífico com cúpulas verdes. A arquitetura e a decoração da igreja se assemelham à igreja de São Pedro, construída no Vaticano, e hábeis mestres prussianos trabalhavam na decoração interior de atrações religiosas.
Um fato interessante! A catedral na capital da Alemanha é a residência principal da Igreja Evangélica Alemã, ao mesmo tempo o túmulo da dinastia real.
Uma visita à igreja pode ser combinada com uma visita aos museus da capital, pois há cinco pontos interessantes de Berlim a uma curta distância da catedral.
O edifício da Catedral de Berlim é bem conhecido e reconhecível em todo o mundo, em grande parte devido ao seu rigor, elegância e telhado verde. Segundo os criadores da igreja e dos arquitetos, era para ser o local onde todos os luteranos europeus se reúnem. Apesar dos ensinamentos protestantes que pregavam restrições e ascetismo, o exterior e o interior da catedral eram luxuosos e ricos.
Fatos interessantes:
- a construção durou 11 anos e foi concluída em 1905;
- para os pontos turísticos, eles escolheram um lugar onde se localizava outra igreja no estilo neoclássico, mas como o imperador William não gostava, as autoridades decidiram demolir o prédio e depois construir uma nova catedral;
- dois especialistas alemães trabalharam no projeto - Otto e Julius Rushdorff;
- muitos turistas observam que a rica decoração não deixa uma sensação premente, todos os detalhes que quero estudar cuidadosamente e deixar em mente;
- Antes da Segunda Guerra Mundial, a Catedral de Berlim era considerada o edifício mais alto da capital alemã - sua altura era de 114 metros; infelizmente, o edifício foi danificado durante os combates e hoje sua altura é de 98 metros;
- Uma atração interessante da igreja é o órgão projetado pelo artesão local Wilhelm Sauer;
- aqui está o túmulo da dinastia Hohenzollern, então por dentro eles pedem para ficar quietos;
- uma plataforma está equipada sob a cúpula, de onde se abre uma das melhores vistas da capital;
- Depois de passear, pode dar um passeio e relaxar no parque Lustgarten.
Excursão histórica
Se falamos da história da catedral em Berlim, é necessário recordar o eterno confronto entre protestantes e católicos. A rivalidade irreconciliável das duas religiões se transformou em guerras reais. Foi isso que se tornou o principal motivo da construção da Catedral de Berlim - os protestantes queriam superar os católicos e construir algo mais ambicioso e monumental do que a Igreja de São Pedro (Vaticano).
Um fato interessante! A Catedral de Berlim é legitimamente considerada um dos melhores edifícios protestantes do mundo. Este fato é reconhecido pelos protestantes, bem como pelos representantes de outras religiões. Hoje, o templo é chamado de pérola da arquitetura mundial.
Note-se que esta catedral não era assim, uma vez que representantes da Igreja Católica Romana nunca estiveram na capital da Alemanha. Em 1930, a primeira diocese católica apareceu na capital.
As obras foram realizadas de 1895 a 1905. Após a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi seriamente danificado e, após a reconstrução, foi reaberto apenas em 1993.
Liquidação
Em muitos documentos históricos, a confirmação de que a catedral na capital da Alemanha realmente gostava do rei Guilherme II. A atração é decorada em estilo barroco, granito silesiano foi usado para sua construção. 270 degraus levam ao deck de observação, com capelas com cúpulas menores construídas nos dois lados da cúpula principal.
A fachada do edifício, com uma decoração rica, chama a atenção, é decorada com estuque, colunas, arcos, estátuas de evangelistas de bronze - uma arquitetura tão rica evoca uma sensação de leveza. No interior, existem muitos vitrais e imagens com temas religiosos. Para os moradores da cidade e visitantes de Berlim, os sermões do púlpito são decorados.
É difícil transmitir em palavras o luxo da catedral. Uma coisa é óbvia - uma decoração tão rica não combina com a aparência das igrejas protestantes tradicionais. A catedral na Alemanha é decorada com colunas de mármore, entalhes elaborados, um altar dourado, um trono de ônix e mármore e um mosaico policromado. O cofre é pintado com imagens do Sermão da Montanha.
Um fato interessante! Mestres alemães famosos trabalharam na aparência externa e interna da catedral - o órgão é obra de Sauer, o mosaico e o vitral foram criados por Anton von Werner, e o altar principal de mármore foi preservado da catedral original, seu autor é Frederick Augst Stuller.
Muitos visitantes do templo observam que os vitrais que mostram cenas do Antigo Testamento parecem vivos. A beleza da decoração do templo será apreciada pelos fiéis e admiradores da arte, uma vez que as pinturas que adornam a catedral são legitimamente consideradas obras de arte.
O órgão lembra mais uma casa musical inteira, admira o tamanho e o design. Seus tubos 7269 oferecem um som profundo e bonito. A ferramenta foi criada em 1903 e em 1993 foi restaurada com o edifício.
Um fato interessante! O órgão da Catedral de Berlim é o maior órgão da igreja na Alemanha; para maior estabilidade e confiabilidade, é montado em suportes de mármore.
Separadamente, deve-se dizer que a catedral é o túmulo da família da dinastia Hohenzollern. Até o momento, 89 membros da família do monarca estão enterrados na cripta, mas, infelizmente, apenas 70 deles foram salvos. O sarcófago do eleitor Brandenburg Friedrich Wilhelm I foi reconhecido como o mais luxuoso, e sua esposa Dorothea foi enterrada ao lado dele. O local do enterro das famílias monarcas da Prússia também está localizado na cripta. Os sarcófagos para eles foram criados por Andreas Schlüter.
Outro detalhe incrível da catedral de Berlim é o mirante, que oferece uma vista pitoresca da avenida Under Linden, bem como da capital e do parque perto do templo. A aparência do parque corresponde à idéia do monarca Karl Friedrich Schinkel - este é um gramado enorme, seu coração é uma fonte.
Um fato interessante! Em Berlim, há outra atração histórica e arquitetônica associada à dinastia real - o palácio de Charlottenburg. Anteriormente, o castelo era uma residência real.
Informações práticas
O que ver perto do templo Museu Bode- Museu Bode.
- Ponte da menina.
- O novo museu.
- Pátios de Khak.
- Museu Pergamon.
O templo está aberto diariamente:
- Segunda a sábado - das 9h às 20h;
- aos domingos e feriados - das 12h às 20h;
- de outubro a abril - das 9h às 19h (aos domingos e feriados - das 12h às 19h).
- Bilhete adulto - 7 euros.
- Bilhete para crianças em idade escolar e estudantes - 5 euros.
- Bilhete em família - 14 euros.
A catedral está localizada em: Am Lustgarten, 10178 Berlim. Você pode chegar lá de transporte público:
- Bonde nº4, 5, 5;
- ônibus nº 100, 200, 248, M4, M48 (parada da Alexanderplatz);
- Metrô - filiais U2, U5, U8;
- trens da periferia S5, S7, S75.
Site oficial: berlinerdom.de.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Dicas úteis
- Não deixe de ouvir o órgão, mas verifique primeiro a programação no site oficial.
- Existem armários na catedral.
- Os titulares do Berlin Wellcom Card recebem um desconto na entrada.
- Não há bilheterias, máquinas especiais são instaladas para a venda de ingressos. Você pode pagar em dinheiro e com cartão de crédito.
- O banheiro no templo é pago (1 euro), mas o Museu Histórico fica em frente, há um banheiro gratuito.
- Subir ao deck de observação é bastante entediante, portanto, estique água e calcule a força.
- O preço do bilhete inclui visitar a catedral, visitar a cripta e subir ao deck de observação.
- Para admirar a catedral de todos os lados, você pode passear no ônibus fluvial.
- Existe um guia de áudio em russo.
As avaliações da Catedral de Berlim são deliciosas, mas há opiniões de que essa atração é imensamente popular, parece pomposa e até volumosa. No entanto, o Kaiser alemão gostava muito do templo, e não se deve discutir sobre os gostos do governante. De qualquer forma, a catedral merece a atenção dos turistas, pois é uma importante relíquia religiosa, um monumento histórico e arquitetônico da Alemanha.
Inspeção detalhada da Catedral de Berlim.