As principais razões pelas quais as violetas não florescem e maneiras de evitá-las
As violetas são muito populares devido ao seu aroma leve, flores brilhantes e uma variedade de espécies e variedades. Às vezes, os cultivadores de flores encontram um problema e fazem a pergunta: por que as violetas não florescem?
Esta é uma planta caprichosa, cuja floração é influenciada por um grande número de fatores. Se um violeta adulto não florescer, a causa geralmente é um tratamento inadequado. Leia nosso artigo sobre o conteúdo correto de violetas. Também será útil assistir a um vídeo interessante sobre o assunto.
Razões principais
Tamanho do vaso
ATENÇÃO: Esta planta pequena possui um sistema radicular com aproximadamente 1/3 do tamanho da saída. Somente depois de criar um nódulo de raiz forte, as violetas começam a formar botões. Em um recipiente espaçoso, a planta começará a dedicar todos os seus esforços para encher todo o volume da panela com raízes.A violeta irá parar em crescimento e floração, as folhas desaparecerão. Vasos pequenos com um diâmetro três vezes menor que o próprio arbusto são adequados para a flor. Para uma violeta adulta de tamanho médio, é necessário um vaso de 200 ml. Para uma planta maior, você deve levar uma panela maior; em um recipiente muito apertado, a violeta será inconveniente.
É importante escolher o material certo para a panela para que a violeta floresça. A melhor opção é um vaso de plástico. Vasos de barro retêm a umidade do solo, o que pode causar podridão das raízes. O vaso de flores deve estar equipado com um grande número de orifícios na parte inferior para remover a umidade e evitar a estagnação da água.
Composição do solo
A frequência da formação das flores e o início da floração dependem diretamente da saúde do sistema radicular. Solo compactado e pesado não fornecerá às raízes da violeta umidade e ar suficientes. A estagnação da água leva à deterioração do sistema radicular, portanto a drenagem é de extrema importância para violetas.
Espuma, seixos, argila expandida é usada para isso. É necessário preparar a mistura correta do solo, consistindo em componentes que, após a rega, não sejam comprimidos e compactados.
É necessário tomar em proporções iguais:
- areia grossa do rio;
- húmus de folhas;
- terra do relvado.
É útil adicionar vários grânulos de fertilizante universal para plantas de interior à mistura criada, que se dissolverá gradualmente e fornecerá nutrição ao sistema radicular. A mistura de solo resultante deve ser bem misturada até obter uma consistência uniforme e solta. A massa úmida de solo formada na mão deve desmoronar facilmente. O solo superficial precisa ser atualizado anualmente.
IMPORTANTE: Violetas não gostam de solos ácidos. Se o equilíbrio do pH for prejudicado, a planta não poderá absorver totalmente os nutrientes.Alimentação incorreta e uso de fertilizantes
Violetas internas precisam de nutrição adequada. Se ocorrer uma deficiência de qualquer elemento, a floração não ocorre. É importante manter um nível constante de nutrientes.
Para uma floração abundante, é recomendável que uma vez por semana, juntamente com a água de irrigação, aplique fertilizantes líquidos projetados especificamente para violetas. Ao usar pensos universais, a dose indicada na embalagem deve ser reduzida pela metade.
Microfertilizantes são melhor utilizados. Eles têm muitos elementos úteis diferentes que nutrem bem as raízes e contribuem para a floração exuberante. Você pode fertilizar violetas a cada rega. Nesse caso, a concentração de fertilizantes deve ser 5-6 vezes menor do que quando a alimentação é feita uma vez por mês.
Fertilizantes com alto teor de fósforo são úteis. Fortalece as raízes, o que estimula uma floração mais magnífica.
Localização da flor
Sinais indicando colocação incorreta de violetas:
- A planta é coberta com manchas amarelas.. No lado sul da casa, a luz solar direta pode entrar no mato, que queima folhas tenras. Manchas amarelas aparecem nas folhas. A partir disso, a planta enfraquece, aumenta o risco de infecção por doenças fúngicas ou bacterianas. As folhas danificadas são removidas e o próprio arbusto é ligeiramente sombreado.
- Folhetos têm pernas finas e são muito alongadas. A flor carece de iluminação, que deve ser brilhante e duradoura. Não espere florescer abundantemente das violetas localizadas nas janelas do lado norte da casa. Nesse caso, é necessária iluminação adicional com lâmpadas especiais.
Para criar condições favoráveis à floração, o violeta é colocado em uma sala voltada para o leste ou sul. No lado sul, é necessário sombrear a planta no calor do verão.
Umidade
Os botões violetas são muito sensíveis e podem secar ou florescer muito lentamente no ar seco. Para que as violetas floresçam melhor, é necessário que o ar esteja úmido. Em regiões com baixa umidade, recomenda-se a rega por mecha e umidifica regularmente o ar.
Em áreas com umidade normal do ar ou superior a 50%, não é necessária umidade adicional, basta regar regularmente o violeta. A bateria do aquecimento central, localizada sob a janela, leva ao ar seco. Para aumentar a umidade, é necessário colocar recipientes cheios de água no parapeito da janela.
Leveza
A falta ou excesso de iluminação é a razão da falta de violetas florescendo. Se houver excesso de luz, o centro do arbusto se tornará denso e a folhagem começará a perder sua cor verde. Com a falta de luz, as plantas são puxadas para cima. Com boa iluminação, as folhas das violetas são dispostas em círculo ao redor da panela.
As plantas precisam de uma quantidade suficiente de luz brilhante para começar a florescer. A duração total da iluminação natural e artificial para violetas é de pelo menos 12 horas por dia. Janelas pequenas e muito sombreadas não fornecem luz suficiente para a floração.
Para uma planta, é melhor escolher uma janela grande. Em um amplo peitoril da janela, recomenda-se colocar vasos com violetas a não mais de 30 centímetros do copo. A direção leste da casa é adequada para árvores plantadas sob as janelas com uma coroa esparsa. Eles espalham a luz solar direta e protegem as folhas das queimaduras.
Se a casa não tiver um local ideal para essas plantas de interior e não houver iluminação suficiente, você poderá compensar sua falta com uma lâmpada fluorescente. Violetas gostam de luz brilhante, mas não toleram superaquecimento.
Temperatura do ar
Temperatura favorável para o cultivo de violetas + 18 + 24 ° C. Uma temperatura mais baixa pode levar à morte das raízes, uma alta - à ausência de floração.
Rega errada
Rega irregular, o uso de água fria ou dura faz com que a violeta entre em estado de repouso. Se o solo na panela estiver constantemente seco, o arbusto não cresce e não dá brotos. Você precisa regar a flor regularmente, evitando umidade excessiva no solo ou seca.
Um excesso de umidade do substrato leva ao apodrecimento do sistema radicular. A terra deve permanecer úmida o tempo todo, mas não molhada. Os botões que acabaram de aparecer são extremamente suscetíveis a mudanças de condições. Eles podem secar se a planta não receber água suficiente por um longo tempo.
A violeta que floresce tende a secar mais rapidamente, por isso requer alta umidade. A água para irrigação deve estar quente. Água da torneira recém-extraída não deve ser usada. Deve ser defendido por pelo menos um dia.
Métodos de rega:
- Rega superior tradicional. É importante evitar molhar a saída e as folhas.
- Despeje a água na panela. Quando a flor coletar a quantidade de líquido necessária, despeje os resíduos.
- Encha a bacia com lodo. Coloque uma panela lá. Aguarde até que o substrato esteja saturado com umidade. Pegue um vaso de flores com violeta e volte para um local permanente.
- Maneira pavio. A planta regula independentemente o processo de hidratação usando um cordão colocado entre o substrato e a camada de drenagem. O final da renda deve ser baixado em um recipiente de água, coberto com uma tampa. Coloque um pote de violetas em cima, abaixe a corda no líquido. Adicione água regularmente ao recipiente.
Bush espessamento
Quando o arbusto é espessado, a planta é densamente coberta com folhas de vários tamanhos, o que impede a floração. Se houver um grande número de folhas grandes de cor escura saturada, haverá excesso de cobertura com alta concentração de nitrogênio. É necessário reduzir a frequência de curativos e remover as folhas extras.
Recomenda-se arrancar arbustos regularmente, deixando no máximo cinco folhas no violeta. Mais oxigênio fluirá para as raízes, a planta formará gomos ativamente. Quando um arbusto grande acumula muitos processos, a planta também pode parar de florescer.
DICA: Nesse caso, retire a violeta da panela, escove as raízes do chão e divida a planta em arbustos separados. Transplante arbustos jovens saudáveis, retire o resto.O que precisa ser mudado?
As principais recomendações para cuidados com as plantas:
- Escolha o pote certo. Uma capacidade não superior a 7 centímetros de diâmetro permitirá que a planta cubra rapidamente todo o pedaço de terra com raízes.
- Coloque uma flor em vaso em uma janela voltada para o leste, a menos de 10 centímetros e a 30 centímetros do vidro para evitar queimaduras e hipotermia.
- Escolha uma janela grande para violetas que transmita muita luz do sol.
- Se a iluminação for insuficiente, instale lâmpadas fluorescentes. Ligue e desligue ao mesmo tempo, porque as violetas precisam de estabilidade.
- Forneça a temperatura ideal para a flor. Em dias quentes, parte do copo deve ser coberto. A melhor opção é cultivar árvores do lado de fora da janela com uma coroa esparsa, que serve como uma espécie de filtro do sol.
- Organize o regime de rega correto. Evitar o encharcamento e a secagem.
- Aplique regularmente fertilizantes líquidos projetados especificamente para violetas.
- Transplante flores adultas duas vezes por ano.
- Use solo especial para violetas ou solo preparado de forma independente com a adição de perlita, vermiculita e carvão. Verifique se o substrato sempre permanece solto.
- Forneça umidade adequada com umidificadores, recipientes com água ou toalhas molhadas nas baterias.
- Remova os enteados.
- Verifique regularmente as plantas quanto a pragas ou sinais de doença. Flores doentes imediatamente tratam ou destroem.
Assista ao vídeo sobre as condições de manutenção das violetas para o florescimento:
Características da floração, dependendo da escolha da variedade
Existem variedades de violetas internas que florescem apenas alguns meses do ano.e na maioria das vezes eles estão em repouso. Se essas plantas não florescerem, basta esperar.
Doença
Como qualquer flor de interior, as violetas ficam doentes. Isso pode causar condições anormais ou pragas.
As principais doenças das violetas:
- Oídio - Aparece em violetas contidas em condições de alta umidade com circulação insuficiente.
- Praga tardia - uma doença fúngica, cujo sinal é o aparecimento de manchas marrons nas folhas.
- Podridão cinzenta - revestimento macio de tonalidade marrom.
Pragas que impedem a planta de florescer:
- Tripes - viva de flores, dentro de anteras amarelas.
- Mealybug - come suco de planta, para que não possa florescer com força total.
- Ácaro aranha.
Mais detalhes sobre as doenças e pragas das violetas e métodos para lidar com elas estão escritos em um artigo separado.
Conclusão
Para um desenvolvimento e floração favoráveis, as violetas precisam de luz, calor, alta umidade, solo bem fertilizado e uma panela pequena. Se você não criar condições confortáveis, a planta não florescerá ou as flores serão pequenas e raras. A violeta, que é bem cuidada, agrada por muito tempo ao seu proprietário uma floração exuberante e um aroma agradável.