A composição ideal do solo para orquídeas e instruções sobre como prepará-lo
A popularidade das orquídeas em nosso país é inegável. Ame-a pela beleza das flores, aparência incomum e exótica.
Mas com tudo isso, a planta é bastante caprichosa para os parâmetros de conteúdo. Qual é o solo para o plantio.
A composição, propriedades, características são significativamente diferentes do solo de terra usual para flores.
No artigo, consideraremos que solo é necessário para as orquídeas, como escolhê-lo na loja e prepará-lo a partir de casca de pinheiro e outros ingredientes.
Importância do solo adequado
Não é mais um segredo que florestas tropicais intransponíveis são consideradas a pátria das orquídeas. Como local de residência, eles escolhem os troncos de árvores grandes. Agarrando raízes aéreas a solavancos e saliências de troncos de árvores, eles extraem nutrientes e umidade. Essa especificidade da planta deve ser considerada na escolha do solo.
Um substrato idealmente selecionado é a chave para a saúde das plantas. Não use terra comum como solo para exóticos. Afinal, o sistema radicular, acostumado à luz, deve soprar livremente o ar, participar do processo de fotossíntese. E terra pesada será uma espécie de pressão para as raízes. Em tais condições, é bastante difícil cultivar uma flor exótica. Condições de crescimento desconfortáveis podem levar a problemas e doenças significativos da orquídea.
Leia mais sobre se uma orquídea pode ser plantada em terras comuns e aprenda como escolher um substrato para uma flor desse material.
Auto cozimento
Os cultivadores iniciantes de orquídeas adquirem exclusivamente um substrato pronto para orquídeas em lojas de jardinagem. Mas jardineiros experientes que cultivam flores há mais de um ano acreditam que é melhor preparar o solo. Especialmente desde substrato preparado próprio tem várias vantagens:
- baixo custo;
- qualidade comprovada dos componentes;
- execução simples;
- seleção individual de componentes correspondentes à variedade;
- estabelecendo as proporções necessárias.
Leia mais sobre o que é melhor, um substrato pronto ou auto-preparado, bem como sobre a composição do solo, pode ser encontrado aqui.
Substrato da loja
O mercado de misturas de solo para orquídeas está cheio de ofertas de vários fabricantes. No entanto, mesmo marcas patenteadas oferecem embalagens vibrantes e atraentes com baixa qualidade do produto.
Importante! A maioria dos substratos acabados contém uma grande quantidade de turfa e poeira do solo, e a casca é catastroficamente pequena. Essa proporção de componentes afeta negativamente o crescimento e a floração da planta.Mais informações sobre os fabricantes populares de solo para orquídeas podem ser encontradas aqui.
Componentes obrigatórios e opcionais do solo
Os critérios gerais para escolher uma mistura de solo para orquídeas de interior são os mesmos. O solo deve ter as seguintes qualidades:
- respirabilidade;
- friabilidade;
- leveza;
- falta de propriedades tóxicas;
- ter boas propriedades de drenagem;
- acidez ideal.
Além disso, o substrato é atualizado a cada três anos, portanto, deve ser enriquecido com oligoelementos minerais. Os componentes integrais da mistura do solo para plantas exóticas são casca de pinheiro, musgo, cinza de madeira, raízes de samambaia. É essa composição de materiais naturais que é considerada a base para a preparação do substrato.
Também aos ingredientes principais adicione componentes adicionais, não menos importantes, entre eles:
- casca de noz;
- fibra de coco;
- partes de pinhas;
- húmus;
- turfa;
- terra decídua e conífera;
- folhas secas.
Substâncias inorgânicas:
- grânulos de argila expandida;
- perlita;
- vermiculite;
- poliestireno;
- lã mineral;
- espuma de borracha;
- cascalho.
Estes materiais são utilizados como drenagem.
Preparação de ingredientes
Considere como preparar o solo com suas próprias mãos. Os componentes orgânicos para a mistura do solo são fáceis de encontrar na natureza.. Nesse caso, você não precisa ir muito longe, tudo está à nossa volta.
- Casca de pinheiro. Este é o principal componente fácil de encontrar em uma floresta de pinheiros, em árvores caídas. É melhor tirar casca com um teor mínimo de resina. Sem falha na forma seca. Casca de bétula, abeto, carvalho ainda adequada.
- Musgo esfagno. Eles também são colhidos nas florestas na primavera, após o derretimento completo da neve. Nas planícies onde a água derretida estagna, o musgo aparece. Possui propriedades bactericidas de absorção de umidade. Use fresco e seco.
- Raízes de samambaiaque contêm muitas substâncias úteis e oligoelementos. Crescer em uma área de floresta.
- Carvão é fácil encontrar nas cinzas ou queimar na estaca pequenos troncos de qualquer espécie de árvore. Este componente atua como anti-séptico e sorvente.
- Cones e terra. Nas florestas de coníferas, é fácil encontrar cones caídos e secos. Suas escamas são usadas para preparar o substrato, podem substituir a casca de pinheiro. Solo fértil é extraído apenas sob uma camada de agulhas.
- Folhagem e solo decíduo. Às vezes, folhagem seca é adicionada ao substrato para algumas variedades de orquídeas. As folhas criam uma microflora única na panela, protegendo a planta contra doenças e mofo. Eles podem ser encontrados junto com a terra em florestas decíduas.
Nem todos os componentes da lista acima podem ser encontrados no ambiente natural. Materiais artificiais devem ser comprados em lojas especializadas.
- Grânulos de argila expandida. A substância é leve, porosa, barata, ecológica. Aplica-se como drenagem ou componente principal. Vendido em departamentos com materiais de construção.
- Lascas de coco, fibra. Os componentes são comprados em lojas de jardinagem, são embalados separadamente e pré-desinfetados.
- Isopor Usado como fermento em pó, e grandes frações são usadas na forma de drenagem. O material é quimicamente inerte, leve. Você pode comprá-lo em lojas de ferragens.
- Perlita, vermiculita, espuma de borracha, cascalho - componentes que afrouxam o solo. Disponível nos mesmos departamentos com materiais de construção.
Como substituir componentes naturais?
A base do substrato para orquídeas são materiais de origem orgânica. Mas, se necessário, eles podem ser parcialmente substituídos por artificiais.
- Substitua a casca pela areia do rio, pelo solo da folha e pelos fragmentos de espuma.
- Musgo - poliestireno, espuma de borracha, hidrogel.
- Em vez de cinzas, adicione carvão ativado triturado.
- Como camada de drenagem e fermento em pó, use materiais de perlita, cascalho, migalhas de tijolo, pedra britada, perlita e materiais de cortiça.
Variações de composição para diferentes variedades
Ajuda! Representantes de orquídeas, que são cultivadas em casa, são divididos em dois grupos: epifítico e terrestre. Eles diferem não apenas no nome, aparência, mas também no ambiente de crescimento.Por conseguinte, o substrato para plantas tem várias diferenças.
As orquídeas epífitas incluem variedades:
- dendrobium;
- Cattleya;
- lycasts;
- phalaenopsis;
- Cumbria
- zygopetalum;
- masdevallia.
Para essas plantas, o solo é importante principalmente para manter a posição vertical e, em seguida, para nutrição e obtenção de umidade vital. Portanto, epífitas não precisam de terra, substrato não aterrado suficiente. Opções de mistura:
- 1 parte de carvão e 5 partes de casca.
- 5 partes de casca de pinheiro, 2 partes de musgo, ½ parte de cinza de madeira, ½ parte de folhagem seca.
- 2 partes de musgo-esfagno, 1 parte de cinzas e 5 partes de lascas de casca.
- 3 partes de casca de árvore, 3 partes de material de cortiça, 1 parte de turfa, 1 parte de musgo, 1 parte de cinza.
Orquídeas no solo: cymbidium e paphiopedilum, que requerem nutrição aprimorada. Os seguintes componentes do solo, como casca de pinheiro, cinza de madeira, musgo e turfa, são adequados para eles. Misture receitas:
- 1 parte de turfa, casca de pinheiro, musgo, argila expandida, cinzas.
- 2 partes de solo frondoso e húmus, 2 partes de raízes de samambaia, 1 parte de turfa e areia branca do rio.
- 1 parte de folhas secas, musgo, areia, 2 partes de raízes de samambaia, 3 partes de solo frondoso.
- 3 partes de terra arborizada, 1 parte de casca de pinheiro, turfa, musgo.
Regras básicas para compras
Para economizar o orçamento da família Os produtores coletam ingredientes para o substrato e armazenam para uso futuro:
- Componente resistente à umidade - o musgo-esfagno cresce em áreas pantanosas. Usado em condições secas e úmidas. Recomenda-se secar o musgo à sombra parcial, embalá-lo em sacos separados e guardar em local escuro. Quando molhado, o musgo é armazenado no freezer, em embalagens individuais.
- Os carvões do fogo devem ser recolhidos, lavados cuidadosamente e picados a 3-4 cm. O carvão em pó é usado para desinfetar as seções da planta. Guarde recomendado em sacos plásticos em local fresco.
- A casca de pinheiro deve estar seca, mas não podre. É melhor tirar uma casca de uma árvore cortada por não mais de 1 ano. Usando uma tesoura de poda, triture até um tamanho de 3-4 cm.
- Cavam uma samambaia na primavera antes da formação da folhagem ou no final do outono, quando as folhas já estão secas. As raízes estão bem secas, cortadas em pedaços. O material é armazenado em local escuro, em embalagem selada.
Esse procedimento é realizado para extrair insetos nocivos e aumentar a capacidade de absorção de umidade.
Instruções sobre como fazer o substrato em casa
Uma descrição detalhada do processo elimina barulho e erros desnecessários. É importante seguir a sequência.
- Combine todos os ingredientes pré-preparados, dependendo da variedade de plantas, de acordo com as receitas acima. No entanto, as condições do solo e da flor devem ser monitoradas regularmente, ajustadas.
Se a umidade da panela não for absorvida por muito tempo, o solo secará pouco, enquanto a planta claramente não é confortável. Então você precisa adicionar casca e carvão.
Ou a situação é o oposto, o substrato fica rapidamente seco, a umidade não é suficiente. As folhas da orquídea encolhem, ficam amarelas, as raízes aéreas secas. Este é um sinal - você deve adicionar raízes de musgo e samambaia.
- Todos os componentes são misturados imediatamente antes de plantar uma beleza tropical. As proporções dos componentes também são afetadas pelo tamanho do sistema radicular, pelas dimensões do vaso. Mas tudo isso é selecionado individualmente.
- Preparamos um vaso, uma espátula, uma bacia para misturar o substrato, um recipiente de medição. Em seguida, usando um recipiente de medição, meça as porções de acordo com a receita selecionada. Todos os componentes são misturados em uma bacia e completamente misturados com uma espátula.
- Prosseguimos diretamente no processo de colocação de camadas. Você deve levar um pote de plástico transparente com orifícios para drenagem. Colocamos grânulos de argila expandida no fundo, depois uma camada de substrato, seguida por uma segunda camada de drenagem e de cima - o resto do solo.
É importante monitorar regularmente as condições do solo. Afinal, com o tempo, ela se esgota, se decompõe e se transforma em pó. Então é melhor transplantar uma orquídea ou atualizar o solo. A condição de uma orquídea depende diretamente da presença de um ou outro componente; portanto, antes de usar o material, pense com cuidado.
Vídeo útil
Em seguida, assista a um vídeo sobre como preparar o substrato você mesmo.