Características do design de uma cadeira de passeio, fabricação de bricolage
Em casa, muitas vezes é necessário fazer algo em altura: pregar uma unha, tirar as coisas da prateleira superior ou pendurar cortinas. Ao mesmo tempo, o espaço na maioria dos apartamentos é limitado; escadas volumosas não têm lugar para guardar. Nesse caso, uma ótima solução pode ser uma cadeira de passeio, que difere pouco do habitual. Se necessário, essa cadeira pode ser expandida rapidamente, vem em diferentes tamanhos e formas, para se encaixar facilmente em qualquer interior.
O que é
Uma cadeira transformadora é um produto de madeira que parece uma cadeira comum, mas pode se transformar em uma escada. O produto tem muitas vantagens:
- ocupa pouco espaço;
- não requer suporte adicional, é fácil de mover;
- capaz de suportar peso pesado, mantendo a estabilidade;
- você pode fazer isso sozinho em casa com a ajuda de materiais improvisados;
- facilmente se transforma em uma escada.
O design dessa cadeira consiste nas seguintes partes:
- paredes laterais dianteiras e traseiras;
- guarnições do encosto;
- assento
- etapas.
Essas cadeiras transformadoras são usadas na vida cotidiana há muito tempo. Inicialmente, eles eram usados em bibliotecas, pois facilitavam o acesso às prateleiras mais altas. Logo depois, a idéia foi passada ao povo, banquinhos começaram a ser encontrados em toda parte. Ao mesmo tempo, a aparência dos produtos pode ser completamente diferente: a cadeira pode ser feita de madeira barata ou decorada com elementos decorativos e esculpidos. Tudo depende da imaginação do marceneiro.
Variedades de design
Antes de escolher ou fabricar o produto, você precisa determinar o tipo de design. A cadeira da escada de mão do transformador pode ser feita de vários materiais:
- Na maioria das vezes, uma árvore é escolhida como base. É barato, durável e, se processado adequadamente, pode durar muitos anos. Na loja de ferragens, você pode comprar raças diferentes. A opção mais econômica é pinheiro e bétula. Mais caro é o carvalho.
- Os produtos de madeira compensada são mais fáceis e baratos, mas são menos duráveis. O peso máximo que eles podem suportar é de 80 kg.
- As cadeiras de plástico são as mais acessíveis. Eles podem ser encontrados na maioria das lojas de construção, e o preço é de apenas algumas centenas de rublos. No entanto, sua qualidade é baixa e sua vida útil é limitada.
- Escadas de mão de metal são caracterizadas por maior resistência e podem durar mais de uma dúzia de anos. Se você decidir comprar esse produto, é melhor escolher uma cadeira feita de alumínio ou aço inoxidável, pois esses materiais são menos suscetíveis à corrosão.
Existem vários tipos de cadeiras por tipo de construção.
- Uma cadeira comum é exteriormente bastante despretensiosa e ocupa muito espaço. Na maioria das vezes, esse produto possui um assento amplo e 2-3 etapas que podem ser estendidas ou dobradas. Este modelo pode ser usado na cozinha e na sala de estar como um banquinho ou até uma mesa de cabeceira.
- Cadeira transformadora - parece uma cadeira comum, vários passos estão escondidos na parte inferior. Essa peça de mobiliário pode ser facilmente transformada em escada.
- Banqueta dobrável - Projetado para elevação a altura média. Às vezes equipado com uma volta. Um banquinho em forma de escada é uma excelente opção móvel para salas pequenas.
- Escadinha - uhentão um design ligeiramente diferente. O produto geralmente é fabricado sem encosto e é equipado com vários módulos de saída.
O design da cadeira do transformador pode ser dobrável ou estacionário. Os primeiros modelos ocupam menos espaço, mas o segundo é mais confiável e estável. Além disso, eles podem ser usados como suporte para objetos ou flores de interior.
Step-chairCadeira transformadora Banqueta dobrável EscadinhaDesenhos e dimensões
Você pode fazer uma escada dobrável com suas próprias mãos ou comprar um produto acabado em uma loja. É verdade que seu custo será bastante alto ao mesmo tempo; muitas pessoas preferem fazê-lo por conta própria. O trabalho é simples, desenhos e diagramas pré-fabricados ajudarão até um novato a lidar.
O design da cadeira depende do design e dos materiais. Primeiro, você precisa decidir sobre a finalidade de usar o produto, com base nisso, o material e as ferramentas necessárias são selecionados. Fazer um desenho não é fácil, é melhor usar opções prontas. Se, no entanto, foi decidido fazer os desenhos com suas próprias mãos, você precisa:
- determinar o tamanho do produto;
- projetar adequadamente a estrutura;
- cuidará da estabilidade: se a cadeira estiver alta, ela precisará ser ampliada.
Para o desenho de uma escada, use as designações médias:
- Tamanho do assento - 40 x 50 cm.
- A largura da unidade principal deve ser de pelo menos 40 cm, mas quanto maior esse número, mais estável o produto será.
- A altura de um banquinho dobrável é melhor para uma pessoa específica. Geralmente é cerca de 60-70 cm.
- Passos (deve haver pelo menos três) já são feitos que o assento, cerca de 15 cm.
O design deve ser cuidadosamente pensado durante a fabricação, porque fixadores ou guias não confiáveis podem causar ferimentos adicionais. Como material, os especialistas recomendam a utilização de madeira maciça com 2 cm de espessura ou madeira compensada de 1,5 a 2 cm.
Etapas de fabricação DIY
Uma escada dobrável pode ser feita de madeira com suas próprias mãos. Independentemente de qual projeto de produto precise ser fabricado, os seguintes materiais serão necessários:
- um conjunto de exercícios de diferentes diâmetros;
- parafusos autorroscantes; parafusos;
- madeira ou contraplacado pré-polido;
- broca;
- guias;
- loops.
Além disso, não esqueça a cola, vernizes e tintas necessários para o acabamento subseqüente.
Cadeira transformadora
Esta versão da cadeira multifuncional é fácil de usar, mas fazê-la com suas próprias mãos em madeira não é tão simples. O pinho ou a cinza são adequados como material, mas o compensado não deve ser usado. Para fazer uma cadeira, você precisará dos seguintes detalhes:
- duas paredes laterais: uma para o estribo e a outra para a cadeira;
- base para o assento;
- um degrau rotativo, que quando dobrado é uma continuação do assento e aumenta sua largura, fazendo com que uma cadeira de pleno direito saia da escada;
- trilhos do encosto;
- etapas.
Depois que o desenho do banco do transformador estiver preparado e as ferramentas selecionadas, você deverá cortar os detalhes da árvore e triturá-los. Comece a coletar fezes conectando a parede lateral com degraus e ripas. Depois disso, prossiga com a montagem da peça deslizante: uma etapa completa e uma etapa rotativa são parafusadas na parede lateral.
Durante a operação, os especialistas não recomendam o uso de cola para prender as peças; um produto montado com ela não será durável.
Marcação e chanfro fresados na parte inferior da parede lateralCorte o contorno da parede lateral interna Corte o contorno externo da parede lateral da cadeira Transfira o desenho para o espaço em branco da segunda parede lateral da cadeira Repita o procedimento com todas as quatro partes laterais da cadeiraO resultado são dois pares de espaços em brancoMoer as partes finais das paredes lateraisLivre-se das pontas afiadas das paredes laterais usando uma fresaUsando a mesma tecnologia das paredes laterais, faça as costas da cadeiraPreparar peças para instalaçãoCole e aperte o degrau do meio colocado no chanfro com parafusosFaça uma marcação para o assentoAnexe as etapas à escadaAssento de parafusoRevista todos os parafusos autorroscantes com massa de madeira e lixe toda a estrutura2 partes de fixação juntamente com um laço de piano do comprimento apropriadoResta pintar a estrutura de madeira na cor desejada ou apenas cobri-la com um agente de proteçãoEscadinha alta
O banco de escada é mais durável, além disso, é mais fácil de fazer. O único ponto negativo não é uma aparência muito atraente, mas essa desvantagem pode ser facilmente corrigida com a ajuda de materiais e elementos de decoração selecionados corretamente. Para a fabricação de bancos, serão necessários os seguintes detalhes:
- pernas (4 unid.);
- barras transversais inferiores e superiores (2 unid.);
- etapas (2 unid.), a parte superior deve ser a mais larga;
- tiras cruzadas (4 unid.);
- paredes laterais para peças extensíveis e estacionárias;
- base (1 unid.).
O banquinho pode ser feito de madeira compensada. Depois de cortar todas as peças, trata-se de montar de acordo com o seguinte esquema:
- Conecte as paredes laterais e as etapas com suportes e barras transversais.
- Colete a parte retrátil: fixação das bases, laterais e paredes traseiras.
- Um degrau é instalado, toda a estrutura é presa com parafusos.
Diagrama de escadinhaOs degraus devem ter 44 cm de largura e aproximadamente 15 cm de profundidade.Para fazer um assento, suporte de rack, escada, trilhos para conectar a estruturaMontar assentoPrepare a peça de suporte para montagemTodas as conexões devem ser feitas com cavilhas.Em seguida, meça a localização das etapas e faça recessos usando a fresa Entre o degrau superior e o assento, fixe os trilhos para conectar o pilar de suporte e a escada com uma extremidade e prenda as segundas extremidades no meio dos pilares de suporte ResultadoUm banco de transformador é mais estável se você cortar as barras transversais e os degraus em um ângulo de 75 graus.
Cadeira de escada
Uma cadeira de escada pode ser dobrável, mas mais frequentemente é tornada estacionária. Para funcionar, você precisará cortar os seguintes detalhes:
- extremidades laterais (2 unid.);
- barras transversais (4 unid.);
- gavetas (3 unid.).
O processo de fabricação da cadeira da escada é bastante simples. As partes laterais e as travessas são presas por meio de parafusos autorroscantes. Os passos são parafusados com a ajuda do czar. Esta opção de uma cadeira de madeira é muito conveniente na vida cotidiana, pode ser usada não apenas como escada, mas também como prateleira.
Desenho de uma escada para um banco acabadoPeças cortadasCole todos os elementos da etapaAparafuse as peças e depois a estrutura resultante nas fezesResultadoEscada-escada em espiral
Os seguintes detalhes serão necessários para criar este modelo:
- 12 pernas que podem ser feitas do mesmo diâmetro, comprimentos diferentes. A parte mais alta deve ter 82 cm e a menor - 32 cm.
- 3 etapas com tamanhos: 40, 15, 20 cm.
Toda a estrutura é montada simplesmente. Prenda a parte mais alta da cadeira e prenda a base com uma largura de 40 cm nas pernas usando parafusos auto-atarraxantes. Em seguida, prossiga para a parte deslizante, ou seja, aperte-a na parte principal.
Decoração do produto
Para que a escada não seja apenas funcional, mas também bonita, ela precisa ser decorada. Para fazer isso, ajuste:
- tintas;
- decoupage;
- elementos decorativos esculpidos;
- aplicação da tecnologia de envelhecimento.
Obviamente, para que o banco do transformador sirva por um longo tempo e agrade aos olhos, a árvore deve ser lixada primeiro.
- Se não houver uma máquina especial, isso pode ser feito usando a lixa mais comum.
- Então você precisa aplicar uma camada fina na superfície do solo, espere até que seque. Se você deseja preservar a cor e a estrutura naturais da árvore, pode revestir o produto imediatamente com verniz. Resta apenas escolher uma cor adequada e pintar a cadeira.
Para manter a tinta por mais tempo, os especialistas recomendam a aplicação de uma camada de verniz sobre ela.
Muitas vezes, os designers de móveis realizam a decoupage de uma escada, porque com ela você pode facilmente encaixar o produto no interior. Para o trabalho, você precisa de papel de arroz, tinta acrílica e verniz craquelure.
- Se o efeito de envelhecimento for escolhido, primeiro você precisará cobrir a cadeira transformadora na forma de uma escada com tinta metálica. É melhor usar uma lata de aerossol para isso, que distribuirá uniformemente o pigmento.
- Em seguida, as etapas nas quais o desenho será aplicado devem ser pintadas de branco.
- Depois disso, papel de arroz com uma impressão adequada precisa ser aplicado à superfície e revestido com cola PVA. Resta esperar até que os degraus secem. Limpe a superfície seca levemente com uma lixa para dar um efeito envelhecido.
As cadeiras transformadoras nunca saem de moda graças à sua funcionalidade. Eles podem ser usados como móveis para obras ou como um elemento de design. Se você selecionar e processar o material corretamente, o produto durará muitos anos.