Como tratar amígdalas em adultos e crianças - medicamentos e dicas populares
Glândulas (amígdalas palatinas) - uma barreira protetora contra infecções no corpo através da nasofaringe. As bactérias "dormem", vivendo silenciosamente no corpo, mas assim que as amígdalas desistem, as bactérias se tornam os piores inimigos e atacam sem piedade o tecido linfóide (as amígdalas consistem nele), onde a inflamação logo se desenvolve. Então você tem que tratar as amígdalas com métodos populares e médicos.
Sintomas da doença das glândulas
A primeira coisa que você precisa prestar atenção é a sensação, como se estivesse na garganta, fazendo cócegas e lacrimejamento. A perseguição gradualmente se transforma em dor, que é perceptível ao engolir. As amígdalas adquirem uma cor vermelha e aumentam de tamanho, às vezes aumentando tanto que a falta de ar é sentida. Sentindo dores em todo o corpo, mal-estar geral, a temperatura sobe para 39 graus. Ao examinar as amígdalas, você pode ver uma placa purulenta de cor branco amarelado. Ao pressionar as glândulas, ocorre uma sensação de dor.
A doença se manifesta por outro sintoma - uma voz rouca. Há casos em que a voz desaparece completamente devido à inflamação das amígdalas, que são visivelmente inchadas e aumentam de tamanho, o que impede o fechamento das cordas vocais. Se você não iniciar o tratamento intensivo da amigdalite, formar-se-á laringite aguda, acompanhada de graves ataques de tosse.
Uma forma leve da doença pode ser curada sem o uso de medicamentos graves. Às vezes, basta beber chá com mel ou framboesas, gargarejar com uma decocção de camomila ou sálvia. As demais formas requerem tratamento mais radical.
Tipos de doença
Os médicos distinguem vários tipos de angina:
- catarral;
- folicular;
- lacunar;
- fleumático.
Catarrhal
A amigdalite catarral afeta superficialmente as amígdalas. Há secura e transpiração na boca, sinto constantemente sede. Há um mal-estar geral, dor nas articulações, músculos, cabeça. O principal sintoma é uma dor de garganta, que se manifesta apenas ao engolir e depois se torna forte e constante. A dor de garganta geralmente dura 3-5 dias, depois a inflamação desaparece ou passa para outro estágio.
Lacunar
A angina lacunar se manifesta por um aumento acentuado da temperatura para 39 graus, calafrios severos e mal-estar geral. Os pacientes se queixam de dor de garganta grave, acompanhada de salivação profusa. Em crianças, causa um reflexo de vômito.
Folicular
A amigdalite folicular é caracterizada por lesões das amígdalas (amígdalas). Começa com um aumento acentuado da temperatura e dor de garganta grave. Há dor em todo o corpo, dores nos músculos, articulações e uma forte dor de cabeça. As glândulas são fortemente edemaciadas, com supurações de cor branco amarelado. Freqüentemente, a inflamação captura não apenas as amígdalas, mas todas as partes da nasofaringe, laringe e até a raiz da língua.
Fleuma
A amigdalite fleumosa é uma das formas mais graves da doença. Em alguns casos, manifesta-se após a transferência de escarlatina e difteria. A doença se manifesta por dor de garganta grave e persistente, rouquidão da voz, um aumento acentuado da temperatura para 40 graus. A salivação aumenta, acompanhada de mau hálito, sono e apetite são perdidos, os linfonodos aumentam, as amígdalas ficam inflamadas.
Tratamento medicamentoso das glândulas
A angina é uma das doenças mais graves que, mesmo em adultos, pode causar um efeito colateral na forma de complicações no coração, rins e articulações. O tratamento em casa deve ser tomado da maneira mais séria.
O tratamento de amígdalas com medicação é prescrito para a forma e gravidade da doença.
Você não pode usar antibióticos por conta própria, eles podem ser prescritos apenas por um médico!Eles são prescritos em forma grave, por exemplo, amigdalite folicular, flegmonosa ou lacunar. Na maioria dos casos, os agentes causadores do vírus são estreptococos. Os antibióticos são selecionados apropriadamente: Ampioks, Ampicilina, Oxacilina, Cefalosporina. O curso completo do tratamento é determinado pelo médico.
Não pare de tomar antibióticos ao primeiro sinal de recuperação, o agente causador do vírus simplesmente para de responder ao medicamento e inicia o "ataque" com vigor renovado. O tratamento será atrasado significativamente. Segundo os médicos, a recepção de medicamentos antipiréticos é possível em temperaturas acima de 39 graus, se não houver intolerância individual à temperatura elevada.
Os medicamentos antipiréticos criam um visível sucesso na recuperação, uma pessoa se levanta da cama, começa a andar pelo apartamento, vai trabalhar. Essa abordagem ao tratamento causará complicações graves.
Vídeo de tratamento de amigdalite crônica
No tratamento de formas agudas e crônicas de dor de garganta, são utilizados medicamentos para fortalecer a imunidade: Timogen, Vilosen, Immunofan. Os medicamentos incluem não apenas medicamentos anti-inflamatórios, mas também fortalecimento geral, receitas da medicina tradicional ou homeopatia. A intervenção cirúrgica e a remoção das amígdalas são utilizadas em uma situação extrema, quando o tratamento conservador não produz resultados e existe a ameaça de complicações graves.
Glândulas de gargarejo
Em combinação com o tratamento medicamentoso, é necessário enxaguar, o que, lavando com as glândulas, reduz o número de bactérias patogênicas. Para enxaguar, você pode usar uma solução de ácido bórico (1 colher de chá de ácido por copo de água), uma solução de peróxido de hidrogênio nas mesmas proporções, uma solução de furatselin (2 comprimidos por meio copo de água). Gargareje o mais rápido possível.
Pastilhas
Pastilhas conhecidas pastilhas Faringosept e Gramidin. Meios bastante eficazes, caracterizados por um forte efeito bactericida. Tomar esses medicamentos acelerará significativamente a recuperação. O Pharyngosept pode ser tomado sem restrições especiais, mas não é recomendado que sejam tratados por conta própria. O tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um médico, é ele quem selecionará um tratamento individual e eficaz para amigdalite e amígdalas. Vários medicamentos contêm sacarose, portanto, pessoas com alto nível de açúcar no sangue não irão. Esse é outro argumento de que a consulta médica é necessária.
Como tratar remédios populares amígdalas
Antes de falar sobre as receitas da medicina tradicional, vale a pena prestar atenção à nutrição. É praticamente impossível engolir alimentos sólidos, é melhor comer caldos, sopas, costeletas de vapor nos primeiros dias da doença. Vale a pena desistir de pratos doces, condimentados e com sabor de pimenta. Os alimentos devem estar quentes para não irritar a garganta.
- Se uma dor de garganta, as amígdalas ficam inflamadas, a amigdalite começa, é bom mastigar uma fatia de limão com raspas. Depois de uma hora, você não pode mais comer nada. Os óleos essenciais secretados pelo entusiasmo atuam na membrana mucosa da garganta. Faça esse procedimento a cada 3 horas.
- Um remédio eficaz para dor de garganta grave é a própolis. Recomenda-se colocar um pedaço na bochecha à noite ou preparar uma solução a partir da tintura de própolis (1 colher de chá por 1 colher de sopa de água). A própolis ajuda rapidamente se for de boa qualidade, o que causa uma sensação de queimação na boca e dormência da língua.
- Uma ferramenta indispensável no tratamento de amígdalas é enxaguar com decocções de ervas testadas pelo tempo. As decocções ajudam a enxaguar bem a parte posterior da garganta, remover o pus e o muco e desinfetar a cavidade oral e as amígdalas.
Receitas para caldos de cura
- Folhas de eucalipto (20 g), calêndula (15 g), sálvia (15 g), camomila (10 g), raízes de elecampane (10 g), raízes de alcaçuz (10 g), alecrim e tília (10 g cada). Misture os ingredientes, tome 1 colher de sopa. coleção, fermentar em um copo de água fervente e repousar por uma hora. Gargareje o mais rápido possível, pelo menos 5-6 vezes por dia.
- Raiz de Althea (20 g), raiz de cálamo (10 g), camomila (20 g), trevo (20 g) e linhaça (30 g). Como na primeira receita, 1 colher de sopa. coleção despeje um copo de água fervente, insista uma hora, gargarejo cerca de 6 vezes por dia.
- Sage, erva de São João, flores de sabugueiro e casca de carvalho (todas com 25 g cada), misture bem. Tome 1 colher de sopa. e despeje um copo de água fervente, deixe por uma hora. Gargarejo pelo menos 6 vezes por dia.
- Em um copo de água morna, tome 1 colher de chá. sal e 1 colher de chá refrigerante, mexa bem até o sal estar completamente dissolvido, adicione 5 gotas de iodo. A ferramenta alivia bem a dor, limpa as amígdalas do pus, alivia a inflamação. Nem todos podem suportar o enxágue, o produto não é agradável.
- O iodo é um bom assistente no tratamento de amígdalas. Reduza significativamente as amígdalas e esqueça a angina por um longo tempo. Enrole um curativo no cabo de uma colher de sopa, umedeça bem em uma solução de iodinol e esfregue as amígdalas. O procedimento é completamente indolor, mas não muito agradável. O mesmo acontece duas semanas várias vezes ao dia.
- Um gargarejo suave que alivia a dor - o suco de meio limão e um copo de água morna. Esprema o suco em um copo de água, mexa e gargareje o mais rápido possível. Antes de cada lavagem, faça uma nova composição.
- Pique 1 beterraba o mais finamente possível, adicione 1 colher de sopa. vinagre e aguarde até que a composição esteja completamente saturada; em seguida, aperte e use ao enxaguar.
- Das flores de trevo para preparar uma infusão. Vai demorar 2 colheres de sopa. flores que despejam um copo de água fervente. Insista em hora e tensão. Beba 50 ml até quatro vezes ao dia, 20 minutos antes das refeições.
- A infusão de elecampano é um bom tratamento para a inflamação das amígdalas. Duas colheres de sopa de raízes de elecampanos bem moídas despejam um copo de água fervente e saem por uma hora. Tome 100 ml pelo menos 3 vezes ao dia antes das refeições.
- Uma decocção de brotos de pinheiro é usada no tratamento de amígdalas. Despeje uma colher de sopa de brotos de pinheiro com um copo de água fervente, mantenha a composição em banho-maria por 40 minutos. Divida o conteúdo do copo em 3 porções iguais e beba ao longo do dia. Todos os dias para cozinhar um caldo novo.
- De folhas frescas e bem lavadas de coltsfoot espremer 2-3 colheres de sopa. suco, a mesma quantidade de suco de cebola e vinho tinto. Misture tudo, beba 1 colher de sopa. pelo menos 3 vezes ao dia.
- Esmague 4 dentes de alho, misture com as folhas de sálvia secas (2 colheres de sopa), despeje um litro de água fervente, mantenha em banho-maria por 15 minutos. Coe o caldo, beba 50 ml até 4 vezes ao dia.
- Misture o mel com suco de aloe, na proporção de 1: 1. Use imediatamente após acordar por 1 colher de chá. 10 dias.
Como se comportar durante uma doença de garganta inflamada
A primeira condição a cumprir estritamente é o cumprimento do regime. Os primeiros dias da doença passam na cama. Beba mais líquidos, amigdalite é acompanhada de febre. Sucos e água são adequados, mas é melhor compor frutas secas, chá quente com mel ou framboesas.
Se a dor de garganta é fúngica, o tratamento é bastante demorado, especialmente o curso de antibióticos. É necessário tomar medicamentos que estabilizem a microflora intestinal. Às vezes, a angina é acompanhada por componentes alérgicos, então o médico recomenda tomar anti-histamínicos.
Não se apresse para diminuir a temperatura se estiver abaixo de 38,5 graus. A maioria dos vírus morre devido à alta temperatura. Em alguns casos, mesmo o cumprimento inquestionável de todas as instruções do médico não produz o efeito desejado, então eles são tratados em um hospital, sob a supervisão constante do pessoal médico.
Dicas sobre remoção de amígdalas
Independentemente do grau da doença, é impossível iniciar o tratamento sozinho, em nenhum caso. A prevenção é melhor para prevenir doenças da glândula. Para prevenção, recomenda-se diluir 1 colher de chá em um copo de água fria. sal e gargarejo. Lave a nasofaringe com a mesma composição. O procedimento é realizado pela manhã. Saúde e benefícios!