Os botões da rosa chinesa caem e caem: por que isso está acontecendo e o que fazer com isso?
A rosa chinesa (hibisco) conquistou o coração de muitos jardineiros com sua beleza. Cores vivas e floração exuberante são complementadas por outra qualidade importante - a despretensão no cultivo.
A rosa chinesa é uma das muitas espécies de hibisco. No total, existem cerca de 250 peças. O local de nascimento da rosa chinesa é o Sudeste Asiático.
No artigo, você aprenderá por que as folhas e os brotos não queimados caem do hibisco e também lerá o que fazer se a planta os derrubar.
O que é queda de folhas?
As folhas que não contêm clorofila geralmente caem.. Eles são secos ou completamente secos. Deve-se ter em mente que a queda pode ser natural e causada por fatores negativos. Não apenas folhas, mas também botões podem cair das plantas.
Aparência
Muitas vezes, as folhas de uma rosa chinesa começam a ficar amarelas. A aparência não se torna estética, a planta parece insalubre. E depois disso, uma verdadeira queda de folhas pode até começar. Em alguns casos, todas as folhas caem.
Por que isso está acontecendo?
Pode haver muitas razões pelas quais as folhas de hibisco caíram. Considere o mais comum deles.
- Causas naturais. As folhas de uma rosa chinesa podem ficar amarelas e cair sem motivo aparente. Se a flor for mantida em condições favoráveis e com os devidos cuidados, não entre em pânico se duas folhas ficarem amarelas e opalas. Isso é natural. Então a planta se livra das folhas velhas.
- Iluminação. A rosa chinesa cresce bem tanto em boa luz quanto em condições de sombra. No entanto, vale a pena saber que ele não tolera mudanças repentinas no modo de iluminação. Mover uma planta para a rua ou, inversamente, da rua para a sala, pode causar estresse. As consequências de uma condição estressante são amarelecimento e perda de folhagem.
- Rega errada. Um excesso de umidade no solo, bem como sua falta, afeta adversamente a condição da rosa. É necessário manter o solo úmido, mas não para permitir excesso. A estagnação da água leva à deterioração do sistema radicular e, por sua vez, à queda de folhas. A falta de umidade também pode causar queda de folhas.
Uma rosa chinesa, com mais de 4 anos de idade, precisa ser regada diariamente. Plantas mais jovens precisam de menos água.
- Violação de temperatura. Rosa chinesa ama calor. A temperatura ideal para isso é de +20 a 30 graus. Ultrapassar esse intervalo, bem como mudanças bruscas de temperatura, podem provocar amarelecimento e queda de folhas. É necessário proteger a rosa de correntes de ar frio.
- Alimentação incorreta. Um excesso de algumas e a falta de outras substâncias podem afetar adversamente o hibisco. Assim, magnésio e potássio são os elementos necessários para isso, que devem estar contidos em grandes quantidades. Mas um excesso de nitrogênio e fósforo pode causar amarelecimento das folhas.
- Doenças. A doença mais comum para uma rosa chinesa é a clorose. A razão de sua aparência, via de regra, é a água dura, bem como a deficiência de solo e ferro alcalino. A clorose pode causar a morte de uma flor em pouco tempo.
- Pragas. O ácaro é a praga que mais infecta a rosa chinesa. Isso leva ao amarelecimento e murcha das folhas, que posteriormente caem profusamente.
Flores não queimadas
Se uma rosa chinesa perde botões ininterruptos, é provável que haja uma violação no seu conteúdo.
A causa mais comum de queda de brotos é a secagem do solo. No entanto, pode haver outros. Em princípio, eles não diferem das razões acima indicadas para queda de folhas:
- problemas com a iluminação;
- rega inadequada;
- condições adversas de temperatura;
- falta ou excesso de fertilizantes;
- doenças e pragas.
Quando se preocupar
As folhas de hibisco nem sempre são motivo de preocupação. Se uma ou algumas folhas ficarem amarelas e caírem, não se preocupe. Qualquer planta é caracterizada por esses processos de “renovação” quando folhas velhas caem e novas aparecem.
No entanto, se as folhas rapidamente começarem a ficar amarelas e caírem, vale a pena o alarme. Primeiro de tudo, você precisa encontrar a causa do impacto negativo e eliminá-lo. Nos estágios iniciais, você sempre pode reviver a planta.
Se a queda parcial de folhas pode ser atribuída a causas naturais que não requerem ação, a queda de brotos não abertos é um sinal imediato de ação para encontrar e eliminar fatores negativos.
As consequências
Queda maciça e transitória de folhas e brotos pode levar à morte de toda a planta. Deve-se lembrar que quase qualquer causa de subsidência nos estágios iniciais pode ser eliminada sem consequências. E se o atraso for permitido, você poderá perder a planta.
O que fazer se o hibisco derramar órgãos vegetativos?
- Se a rosa foi recentemente transferida de uma sala mais escura para a luz, então talvez tenha sofrido estresse. É necessário acostumar gradualmente a planta à luz, protegendo-a da luz solar. Se a rosa foi movida de um local com boa iluminação para um mais escuro - custa a primeira vez que ela organiza o destaque.
- Revise o regime de rega. É necessário regar a rosa chinesa conforme necessário, não permitindo que o solo seque completamente. Se for observada estagnação da água, provavelmente por esse motivo a deterioração das raízes já começou. Nesse caso, você precisa remover cuidadosamente a planta da panela e enxaguar as raízes. Podre e enegrecido deve ser cortado, polvilhando os lugares das fatias "Kornevin". Depois de plantar uma rosa em um novo substrato, recomenda-se tratar sua coroa com solução Epina.ATENÇÃO: A rega insuficiente pode ser julgada pelo solo seco. Esta condição não deve ser permitida.
- Se a temperatura ambiente estiver abaixo de +18 ou acima de +30 graus, é necessário tomar medidas com urgência. Se a sala estiver fria, você pode ligar o aquecedor. Em condições quentes, é necessário umidificar o ar e pulverizar as folhas com água.
- Revise a composição dos fertilizantes. Rosa chinesa é importante magnésio e potássio. Um excesso de fertilizantes de nitrogênio e fósforo é prejudicial. Na floricultura, existe uma “queima de nitrogênio”, na qual as folhas ficam amarelas e caem.
- Inspecione a flor quanto a danos por doenças e pragas. Na maioria das vezes, a rosa chinesa é clorose. Nesse caso, primeiro as folhas morrem e depois os brotos e a planta inteira. É importante transplantar a rosa em um novo solo e fazer fertilizantes com teor de ferro.
- Muitas vezes, uma rosa chinesa é atingida por um ácaro. Pode ser detectado pela presença de pequenos pontos pretos e teias de aranha. Recomenda-se tratar a planta com uma solução com sabão. Com sua ineficiência, vale a pena recorrer ao processamento químico, por exemplo, Aktara, Aktellik ou Fitoverm.
Brotos
Nos casos em que brotos não abertos caem, as instruções acima devem ser seguidas, pois as razões para a queda de folhas e brotos geralmente são as mesmas. No entanto, é importante prestar atenção ao pote que contém a rosa chinesa. Um pote apertado pode causar a formação de botões fracos..
É melhor trocar os vasos à medida que a planta cresce e se desenvolve, ou você pode plantar imediatamente o hibisco em uma panela maior. Deve ter um bom sistema de drenagem.Além disso, você pode ler sobre por que as folhas e brotos de hibisco ficam amarelos e caem, o que fazer com isso, neste material, mas aqui falamos sobre por que a planta não floresce e como resolver esse problema.
Prevenção
Para evitar o retrocesso de folhas e brotos, devem ser fornecidas condições favoráveis e cuidados adequados para a rosa chinesa.
Cuidados posteriores
Sair após a restauração da planta não é diferente de cuidar de uma planta saudável normal. Consiste em fornecer iluminação ideal, condições de temperatura, organizar a rega adequada, fertilizar e proteger a planta contra doenças e pragas.
Seguindo as recomendações básicas para cuidar de uma rosa chinesa, você pode eliminar as causas da queda de folhas e brotos, impedindo o seu reaparecimento. A beleza interior irá deliciar os olhos com suas folhas verdes ricas e flores grandes e brilhantes de vermelho, amarelo, rosa e lilás por um longo tempo.