Tudo sobre criação de cauda de pique e cuidados com as flores
Sansevieria é líder entre plantas de interior em sua resistência. Mesmo um iniciante em floricultura pode cultivar esta suculenta, que é uma decoração maravilhosa de qualquer interior. Além disso, a sansevieria possui várias propriedades úteis: desinfeta o ar, absorve o óxido nítrico e o formaldeído e produz oxigênio. Portanto, muitos cultivadores de flores de sua coleção têm uma cópia dessa planta. Como se multiplica e cresce rapidamente?
As pessoas têm outros nomes para essa suculenta: "cauda de lúcio", "língua da sogra", "pele de cobra" etc.
Qual estação é a melhor época para propagar a flor?
Sansevieria, como quase todas as outras plantas, prefere a primavera (Abril a maio) para obter "filhotes", independentemente de como isso deve ser feito. Se a reprodução por sementes é esperada, a temperatura favorável para as mudas é de + 20 ° C. Outra condição importante para a germinação das sementes é o sol quente da primavera. Sob tais condições, o enraizamento de plantas jovens ocorrerá rapidamente durante a propagação das folhas. É na primavera que a reprodução é feita dividindo o rizoma da cauda de lúcio.
Mas lembre-se de que, se as sementes forem semeadas na primavera, você precisará colhê-las após a floração, e isso, em regra, é o fim do verão.
No inverno, todos os processos metabólicos em qualquer planta, incluindo a sansevieria, ocorrem lentamente. Além disso, a "língua da sogra" é uma planta termofílica exótica. É extremamente indesejável fazer qualquer manipulação com a flor no inverno.Seleção e preparação de terras
Para aterrar "cauda de lúcio", você pode usar o solo adquirido em uma loja especializada. Mas você também pode preparar a composição necessária com suas próprias mãos: grama e terra, areia na proporção de 4: 2: 1. Você pode adicionar alguns fertilizantes orgânicos, como turfa, à composição.
Leia mais sobre o que deve ser o solo para a sansevieria, leia em nosso artigo.
Seleção do pote
Material
O material preferido a partir do qual a panela para sansevieria deve ser feita é argila. Este material é higroscópico, ou seja, passa bem o ar para as raízes e absorve o excesso de fluido, como drenagem adicional. Além disso, a argila é forte (não será difícil manter a pressão das raízes poderosas da cauda do pique) e pesada (isso fornecerá resistência adicional a plantas altas).
O recipiente deve estar com orifícios na parte inferior para drenar o excesso de água, e a camada inferior é uma camada de drenagem, que pode ser usada argila expandida, tijolo quebrado, seixos, pedaços de espuma.
Tamanho
Sansevieria prefere vasos pequenos, pois, em uma posição restrita, é mais provável que a planta produza flores. Além disso, as raízes desta planta crescem em largura, por isso é bom que a panela seja rasa, mas larga. A única condição é que o recipiente no qual a jovem "língua materna" deve ser plantada tenha paredes espessas, pois um poderoso sistema radicular pode destruí-las.
Como fazer root em um sansevier sem raízes em casa?
Sementes
Este método não é considerado popular: a sansevieria floresce muito raramente, apenas nos casos em que as condições de detenção a satisfazem completamente. Além disso, uma planta adulta cultivada a partir de brotos terá que esperar muito tempo, cerca de 5 anos. Após a floração, as vagens são amarradas nas quais ocorre o amadurecimento das sementes. É aconselhável armazenar as sementes até a semeadura sem removê-las da vagem. e dando a eles a oportunidade extra de amadurecer bem.
Instruções de pouso passo a passo:
- Prepare tudo o que você precisa: bandeja, drenagem, solo, sementes, vidro ou filme plástico.
- Cubra o fundo do recipiente com drenagem e, em seguida, uma camada de solo.
- O solo deve estar bem umedecido.
- As sementes são distribuídas na superfície e ainda são polvilhadas com uma fina camada de substrato, para que as sementes sejam enterradas em 5 mm.
- A panela é coberta com vidro ou polietileno, colocada em um local quente e claro, mas sem luz solar direta. Os primeiros brotos aparecerão em 2 semanas.
- Após 1 mês, as plantas jovens mergulham, plantando em vasos individuais por 1-2 brotos.
Folha
Este método também não está isento de falhas: leva tempo e o caule se tornará uma planta adulta apenas em 2-3 anos.
- Para estacas, é necessário cortar uma folha saudável inteira em várias partes (cerca de 6 cm), a parte inferior de cada fragmento pode ser tratada com um estimulador de crescimento.
- Reserve um pouco de tempo (2 a 3 dias) para secar os pecíolos para evitar a cárie quando imerso no solo.
- A parte inferior do fragmento (é necessário levar em consideração a direção do movimento dos sucos) é mergulhada em um terço na areia úmida, bem regada e depois coberta com uma jarra ou filme.
- Após o enraizamento, após 1,5 a 2 meses, o enxerto é transplantado para um local permanente.
Oferecemos a você um vídeo sobre como propagar adequadamente a folha de sansevieria:
Como plantar uma cauda de pique por divisão?
Uma maneira rápida de obter plantas jovens é o método de propagação por divisão do rizoma (resulta imediatamente duas ou mais plantas de pleno direito). Além disso, este método permite preservar todas as características da planta: cor, variação, coloração.
Instruções de pouso passo a passo:
- Prepare tudo o que você precisa: 2 vasos, drenagem, solo, espátula, planta, regador.
- Despeje uma camada de drenagem nos vasos, depois uma camada de solo.
- Uma planta coberta de vegetação é cuidadosamente removida da panela velha e os restos do substrato são removidos das raízes.
- É necessário cuidado para cortar o sistema radicular em 2 (ou mais) partes com uma faca limpa e afiada.
- As fatias são processadas com carvão ativado triturado, para permitir que sequem um pouco.
- Nos novos vasos, partes de sansevieria são plantadas da maneira usual: plantas com raízes são colocadas dentro dos vasos, vazios são preenchidos com o solo, a camada superior do solo é levemente esmagada.
A planta deve ser dividida para que cada parte tenha um ponto de crescimento!
Como é propagado em campo aberto?
É geralmente aceito que a "língua da sogra" é uma planta de casa. No entanto, é facilmente produzido em campo aberto. Assim que a ameaça de geada da primavera desaparece, a sansevieria cai em um canteiro de flores. O transplante em campo aberto tem um efeito benéfico sobre a planta: cresce lindamente, floresce durante o verão, sua aparência melhora, as folhas ficam suculentas, elásticas e brilhantes.
Quanto às condições necessárias para as suculentas, a "língua do pique" tolera perfeitamente sombra parcial e luz solar, mas sem luz solar direta. Tolera bem o calor + 25C- + 30C. Como a planta é tolerante à seca, a rega é realizada à medida que o solo seca.
Partindo da primeira vez após o pouso
- Se a reprodução foi realizada por sementes. Após a semeadura em estufa, é necessário manter a umidade constante, a rega é feita apenas na panela. A temperatura recomendada do conteúdo é de + 20С- + 23С. O local deve estar claro, mas sem luz solar direta.
- Se a reprodução foi realizada por folha. A cobertura diária da panela deve ser removida por 5 minutos para evitar cáries. A temperatura recomendada do conteúdo é + 21C. Água com cuidado, sem derramar.
- Se a reprodução foi realizada dividindo o rizoma.
O que fazer se não enraizar?
Sansevieria não requer cuidados especiais, é resistente, portanto, quase sempre sem muita dificuldade, é possível obter "prole". A principal razão pela qual a planta não cria raízes é a rega excessiva, pelo que a ponta da haste pode apodrecer após o plantio. A saída é simples:
- pecíolo é retirado do chão;
- a ponta podre é cortada;
- seco ao ar livre e novamente enraizado.
As hastes podem secar e morrer. Muito provavelmente, durante a divisão, o sistema radicular foi gravemente ferido. Nesse caso, as hastes mortas são removidas. A planta como um todo precisa ser constantemente monitorada. Você pode precisar de outro transplante de sansevieria.
"Pike tail" - um elemento brilhante de decoração, um bom "curador" do homem e da atmosfera. O desejo de ter esta planta em sua casa é compreensível. Após alguns passos simples, você pode obter mais de uma instância deste milagre das flores.