Como fazer uma cadeira dobrável com as próprias mãos - etapas do trabalho
A conveniência de cadeiras dobráveis, ninguém duvida. Com a ajuda deles, você pode facilitar a pesca, colhendo frutas, sentar-se onde não há locais fixos para recreação. E se você também fizer uma cadeira dobrável com suas próprias mãos, ela se tornará um valor real, carregado de energia positiva. Modelos infantis semelhantes costumam se transformar nos móveis favoritos do bebê.
Seleção de modelo
Tendo decidido dar a si ou a seus entes queridos um objeto tão necessário e conveniente, você pode tentar fazer isso sozinho. Para que uma coisa se torne a favorita em casa, você precisa trabalhar com ela de bom humor e confiança para que tudo dê certo. As cadeiras dobráveis DIY podem ser de vários modelos:
- sob a forma de um banquinho;
- com as costas;
- turista;
- sob a forma de uma escada.
Antes de fazer uma cadeira com suas próprias mãos, você deve escolher a modificação apropriada. Um banquinho é a opção mais fácil. A parte superior pode ser feita de lona densa, ripas de madeira, uma placa sólida redonda ou quadrada. Quatro pernas são iguais em altura e largura, podem ser montadas diretamente ou transversalmente.
As pernas sólidas para um banco dobrável são tradicionalmente feitas de madeira compensada para móveis.
Uma cadeira com encosto é um modelo mais funcional. Ao sentar, a coluna não se cansa. O encosto pode ser sólido (parafusado na base com material de montagem) ou macio (quando o tecido é puxado sobre os suportes). A cadeira de acampamento é construída de tubos de metal interligados por parafusos. O papel do assento é desempenhado por um tecido, como estopa ou lona, que é esticada entre os suportes estendidos. A escada é maior que uma cadeira comum. Consiste em degraus, pernas, assentos, é bastante simples.
Sob a forma de um banquinhoCom as costasTuristaSob a forma de uma escadaA escolha do modelo certo depende das características em que uma pessoa se baseia. É importante considerar quanto a peça de mobiliário deve suportar, quão pesada é, com que frequência será limpa e assim por diante.
Materiais e ferramentas
A indústria moderna oferece uma enorme variedade de cadeiras dobráveis de plástico, cuja superfície é higiênica, o peso é pequeno e as cores são vivas e originais. Com suas próprias mãos, você pode fazer uma cadeira com matérias-primas naturais. Os produtos de madeira, por exemplo, são mais ecológicos, fortes e confiáveis. Ao mesmo tempo, vale lembrar que eles não toleram umidade, podem ser deformados sob sua influência.
Uma opção mais simples são as cadeiras dobráveis de madeira compensada. Eles são leves e especialmente adequados para bebês. Menos madeira compensada - alguns fabricantes sem escrúpulos economizam dinheiro usando misturas perigosas para a saúde humana.
Outra variante de uma cadeira dobrável de madeira é de ripas, que são feitas, por exemplo, de bétula, tília ou pêra (o produto durará mais). Todos eles têm propriedades semelhantes: relativamente macios e leves, bastante flexíveis e duráveis, podem ser processados manualmente sem problemas e prendem perfeitamente os prendedores. A madeira de carvalho é bonita, forte e pode suportar a umidade. No entanto, martelar um prego nele ou parafusar um parafuso pode ser difícil.
De plásticoA árvoreContraplacadoDos trilhosOs painéis de partículas também são adequados para a construção de móveis tão versáteis, mas a cadeira será mais pesada.
Para fazer cadeiras dobráveis com suas próprias mãos, as seguintes matérias-primas e ferramentas são úteis:
- blocos de madeira para as quatro pernas, bem como encostos, assentos, barras transversais;
- parafusos autorroscantes;
- serra;
- fixações;
- grampeador, grampos;
- chave de fenda, chave de fenda.
Para a cadeira dobrável com suas próprias mãos, você precisa de barras: para as pernas dianteiras - duas de 740 mm, a traseira - de 470 mm. Também são necessários ripas de encostos e assentos - 320 mm de comprimento (o número é determinado pela largura), barras transversais da estrutura - 430 mm (são três). Os desenhos construídos de uma cadeira dobrável, à primeira vista, são bastante complexos. Essa impressão é criada devido a muitas peças pequenas, cujas dimensões devem corresponder claramente às necessárias. No entanto, ao começar a fazer, por exemplo, um banco dobrável, fica claro que as habilidades profissionais não são necessárias aqui.
Algoritmo de fabricação passo a passo
As etapas de fabricação da cadeira são as seguintes:
- Preparação de consumíveis. As barras são medidas e cortadas em pedaços de acordo com as dimensões fornecidas, lixadas para tornar a superfície lisa.
- Os furos para fixação são planejados e perfurados, ranhuras são feitas para deslizar as peças correspondentes.
- O suporte está sendo construído. Geralmente, essa é uma conexão usando porcas e parafusos de dois quadros.
- É feito de racks (ou de outra opção escolhida) um assento.
- O assento está montado na estrutura de suporte.
Se todas as medições estiverem corretas e os furos forem perfurados com precisão, o assento se moverá livremente dentro da estrutura. Quando o produto se desdobra, suas costas ficam apoiadas no quadro. Uma cadeira de madeira é facilmente transformada.
Sem volta
Se o encosto não interessar no modelo planejado, é adequada uma variante de um banco dobrável de madeira. Seu segundo nome é o cavalete de claquete. O assento nele se eleva devido ao movimento de algumas partes em relação a outras. Isso acontece porque as barras são conectadas com loops especiais. Quando a cadeira é montada, os quadros são bem fechados e representam uma superfície vertical lisa. Para um banco dobrável, faça você mesmo, não precisa de muito espaço, ele pode ficar ao longo da parede e também é facilmente transportado em uma bolsa comum.
Uma cadeira dobrável de madeira começa a mexer no assento. O Reiki é anexado às barras do quadro com parafusos. Em seguida, prossiga para a construção do suporte. Uma parte é montada, consistindo em duas pernas e uma volta, e depois a outra parte traseira. No topo da frente, os trilhos para as costas são pregados e, de baixo - uma trave. A barra inferior e a barra transversal superior estão presas aos suportes traseiros. Acontece dois quadros conectados usando o hardware de montagem. A próxima tarefa é prender o assento da cadeira dobrável. Através de furos, através de furos para parafusos, são feitos nele.
Nenhuma cabeça do parafuso deve se projetar além do perímetro da barra para não causar ferimentos.
Com as costas
Você precisará de várias barras, uma blindagem (18 mm), uma barra de aço com 33,8 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, parafusos (4 peças de 7 cm de comprimento e 5 mm de diâmetro) e arruelas do diâmetro correspondente. Além disso, são necessárias porcas, buchas de madeira, parafusos e cola PVA. O algoritmo de operação é o seguinte:
- Gire as pernas em sua direção com o exterior, faça furos rasos para fixadores.
- Faça sulcos longitudinais por dentro e, posteriormente, quando a cadeira for transformada, as barras de aço se moverão. Precisa de uma serra circular.
- Trave as pernas longas. Para fazer isso, faça furos nas barras a partir da extremidade do furo e conecte os elementos usando um ligamento transversal (seu diâmetro é de 2,8 mm). Unte as buchas com cola e, em seguida, coloque o bloco na posição desejada.
- Faça um chanfro na metade superior das pernas (acima do ligamento transverso). Destina-se a tornar as costas em um ângulo confortável.
- Aperte as costas usando dispositivos simples - parafusos. Pernas curtas são conectadas com cavilhas.
- Para organizar o assento, prenda as barras na altura selecionada.
- Conecte ao rack usando parafusos. Entre eles devem estar localizados os verificadores de distância. Idealmente, a superfície do assento é limpa, lisa, sem cantos afiados, rebarbas.
- Insira uma barra de aço entre o quinto e o sexto trilho do assento. Faça furos nas barras de suporte. No final do trabalho, a barra poderá se mover para cima e para baixo.
Se você fizer uma cadeira dobrável com encosto, será conveniente usá-la, por exemplo, em uma vila. É facilmente transportado para a rua e, quando armazenado em casa, não ocupa muito espaço. Deve-se lembrar que esses modelos não envolvem pressão oscilante ou desigual no assento. É fácil rolar sobre eles, quebrar o centro de gravidade. Não use uma cadeira de madeira com as próprias mãos para ficar em cima dela. Ele pode ser quebrado facilmente, caindo ao mesmo tempo, principalmente se o peso da pessoa for significativo.
Prepare espaços em branco do tamanho certoMontar a estrutura do assentoDe acordo com o desenho, faça uma voltaEnvernize todas as peças, conecte o encosto e o assentoColoque um estojoProcessamento e decoração
Uma cadeira de madeira feita por você pode ser lindamente decorada. Então parece original, originalidade diferente. Você pode usar uma variedade de tecidos para estofados, veludo, pelúcia, malhas, tapeçaria, couro sintético, camurça. Suave pode ser:
- assento
- encosto;
- ambos.
Para manter o estofamento macio, é colocada espuma ou batimento entre a base de madeira e o tecido. A altura da camada é em média 4-5 cm.
Comparando esses detalhes, em todo o perímetro, o material de revestimento é fixado no lado errado do assento com suportes usando um grampeador de móveis especial. Se não houver desejo de embainhar uma cadeira, a árvore poderá ser envernizada, pintada, decorada com queima ou escultura. Das tintas, é mais fácil usar aerossóis em latas de spray. Se o produto for usado ao ar livre, a tinta ou verniz deve ser usado no exterior. Se a superfície das fezes não puder ser lisa, ela deve ser esticada antes da decoração.
Uma opção interessante de design é a técnica de decoupage - transferir um padrão do papel para uma superfície de madeira com cola. Nesse caso, as pernas podem ser pintadas em uma cor sólida e as costas e o assento podem ser pintados no tom do conjunto selecionado.
Um banquinho dobrável de bricolage parece original se cada um de seus trilhos tiver uma cor diferente. Um arco-íris tão divertido não é apenas útil na casa, mas também é capaz de dar à pessoa que o usa de bom humor. Esta versão da criança agradará especialmente.
Sabendo como fazer cadeiras dobráveis, você pode facilmente resolver o problema de mobiliar uma casa de veraneio, varanda, jardim da frente ou estufa. As vantagens são óbvias: mobilidade, facilidade de operação, respeito pelo meio ambiente, facilidade de uso, armazenamento. Os modelos infantis podem ser facilmente transportados pelo bebê de um lugar para outro, e os adultos podem ser armazenados até o momento certo em despensas e despensas. Além disso, em apartamentos de pequenas dimensões, você pode projetar cadeiras dobráveis para a cozinha ou o corredor. Sem ocupar muito espaço, eles estarão sempre à mão, permitirão que você receba quantos convidados quiser em casa.