Orquídea: quanto tempo vive uma flor, do que depende e é possível rejuvenescer uma planta?
A orquídea é uma flor incomum e incrivelmente bonita.
Como você sabe, esta é uma planta perene, mas muitas, tendo adquirido em uma loja, estão se perguntando: quanto tempo esse esplendor vive em casa?
Depende das condições de detenção e da variedade da própria flor, mas mesmo uma planta antiga pode prolongar sua vida.
Então, vamos descobrir como fazer isso, para que nossa orquídea nos agrade ainda mais.
Do que isso depende?
Existem várias versões a esse respeito e, portanto, vale a pena considerar cada uma delas com mais detalhes.
Por tipo e variedade
As orquídeas simpóides dão facilmente às crianças, mas as orquídeas monopóides não são predispostas a essa reprodução. Variedades como Wanda, Phalaenopsis em casa não podem ser polinizadas e, portanto, coletam sementes para reprodução, assim como crianças de botões de dormir em uma panela não aparecem sem ajuda humana.
Agora, as orquídeas em casa são representadas principalmente por híbridos obtidos por criadores. Tal criação afeta a expectativa de vida da maneira mais imprevisível, mesmo que pertençam à mesma variedade - uma flor pode viver por dezenas de anos e outra morre em cinco.
Aprenda mais sobre os tipos de orquídeas em um artigo separado e sobre quais variedades da flor são incomuns, você pode ler aqui.
Transplante
Para uma vida longa e boa, qualquer flor exótica requer certas condições. As orquídeas precisam de um transplante pelo menos uma vez a cada 2-3 anosmas ao mesmo tempo é perigoso para a flor. Danos às raízes ou folhas são muito fáceis, aos quais a planta reage extremamente negativamente, até a morte.
Mas manter um substrato por cinco anos também é prejudicial, porque os elementos orgânicos do solo precisam ser atualizados - eles apodrecem e perdem suas propriedades benéficas. As orquídeas precisam de um suprimento constante de nitrogênio, potássio e outras substâncias para o crescimento e a floração adequados; portanto, é necessário transplantar, apesar do perigo de danos.
Top vestir
Todos os oligoelementos necessários devem ser estritamente administrados.Caso contrário, certamente afetará a saúde da flor. Deve-se entender que antes da primeira floração, a orquídea precisa de pelo menos um ano - durante esse período, é fertilizada ativamente.
Nas lojas, as plantas são frequentemente alimentadas com estimulantes de crescimento e floração, porque os brotos domésticos são muito diferentes em brilho, quantidade e tamanho uniforme. Mas esse método de obter inflorescências bonitas e brilhantes é prejudicial para a planta, porque essa é uma das várias razões pelas quais até uma planta jovem e saudável morre mais cedo do que deveria.
ATENÇÃO! Uma orquídea com três a quatro pedúnculos é o resultado da saturação excessiva com fósforo. Esta condição não é natural para uma flor.Existem espécimes com muita vegetação. Long. folhas carnudas crescem uma após a outra, escurecem - este é o resultado de uma supersaturação com nitrogênio. Para prolongar a vida útil da planta. deve abordar a questão da fertilização com sabedoria.
Quantos anos é a expectativa de vida, em média?
O ciclo de vida desta flor é ambíguo apenas em casa e na natureza, a orquídea vive muito tempo - 60-80 anos, e as variedades individuais podem esticar e mais de cem. O fato é que, na natureza, a planta recebe todas as substâncias necessárias na quantidade certa, outras condições também são observadas, o que torna a vida de uma orquídea confortável.
As espécies e variedades domesticadas geralmente vivem em um estado de total ou parcial não conformidade com as condições de vida. Obviamente, em casa é praticamente impossível recriar, por exemplo, a alta umidade que uma flor exige - isso é alcançado por um método artificial, mas ainda não atinge o equilíbrio natural em qualidade. Em conexão com esses fatores, a expectativa de vida é reduzida, o que em amostras domésticas é de 4 a 10 anos.
Dependência de Variedades
Não apenas a abundância de flores e a forma de reprodução, mas também o tempo de vida dependem da variedade de plantas. Assim, Phalaenopsis viverá em média cinco anos. Isso se deve ao fato de não ter a capacidade de se reproduzir independentemente em casa, mas com os devidos cuidados, essa variedade pode ser propagada pelas crianças, e não pelas sementes. As opiniões sobre a expectativa de vida variam, especialmente quando se trata de híbridos, porque alguém acredita que Phalaenopsis viverá em casa por vinte anos, enquanto outros dizem não mais que dez.
A menor vida útil dos sapatos Vênus. Essa variedade em uma panela viverá de três anos, e a barra superior dependerá das condições de detenção. A vida útil mínima de um Dendrobium é de dois anos a mais e é de cinco anos. Cattleya é ambígua nesse assunto - sua expectativa de vida varia, como em Phalaenopsis.
Como descobrir a idade dela?
Preciso é impossível determinar a idade da flor, mas é bem possível descobrir quão jovem ou velha ela é. Atenção especial deve ser dada a isso antes de adquirir a planta (para saber como escolher a orquídea certa ao comprar, descubra aqui).
- Se a orquídea comprada não florescer, é provável que ainda seja pequena demais para isso - geralmente começa a florescer com a idade de um ano e meio, mas às vezes o período de amadurecimento é adiado por três anos.
- Além disso, um tronco curto testemunhará a juventude. A flor ainda não conseguiu aumentar seu comprimento. O mesmo pode ser dito sobre as folhas - elas são curtas em uma planta jovem e seu número é pequeno (cerca de quatro folhas crescem em um ano). A exceção são as orquídeas superalimentadas com fertilizantes.
- Outro sinal da flor antiga serão os tocos e os restos dos galhos cortados - isso sugere que ela já floresceu e provavelmente mais de uma vez.
Cuidar de plantas jovens e velhas - há alguma diferença?
O cuidado de orquídeas jovens é necessário da mesma forma que para as antigas. Uma flor em qualquer idade requer certas condições de detenção e cobertura periódica.
DICA! A única coisa que não precisa ser feita com espécimes jovens é o replantio, porque esse procedimento geralmente é realizado depois que a orquídea começa a florescer.Período de floração e período de existência - qual a diferença?
Muitas pessoas confundem esses dois conceitos, acreditando erroneamente que o ciclo de floração e o tempo de vida são o mesmo. Para entender a diferença, você precisa se familiarizar com o que cada definição significa.
- Período de floração é o período durante o qual as inflorescências aparecem e murcham em uma orquídea. Pode durar seis meses, mas na maioria dos casos é limitado a 2-3 meses. Durante esse período, a planta dispara uma flecha, na qual as flores são formadas e, após algum tempo, desaparecem - a duração da floração depende da variedade e condições.
- A vida útil é o ano em que uma planta pode existir., independentemente do período de floração. O ciclo de vida de uma orquídea não se limita a vários meses, mas prolonga por muitos anos um banquete de cuidados adequados.
É possível e como rejuvenescer?
Se a orquídea já tiver vários anos, não será errado recorrer ao rejuvenescimento. Isso ajudará a planta a prolongar sua vida e também parecerá mais decorativa, porque com o tempo o tronco da flor se torna alongado e nem sempre visualmente atraente. Através do rejuvenescimento, você também pode salvar uma planta moribunda, na qual as raízes inferiores secaram ou apodreceram.
Instruções passo a passo sobre como atualizar
- A flor é removida da panela e as raízes são suavemente removidas do substrato.
- Inspecione cuidadosamente a presença de dobras nas raízes no tronco.
- Com uma faca desinfetada, corte a parte superior, deixando um toco (parte inferior) na panela velha.
ATENÇÃO! A parte cortada (superior) deve ter várias folhas e raízes aéreas no tronco.
- A parte superior deve ser plantada em um vaso separado e fornecer cuidados padrão para uma determinada classe.
A parte inferior também pode se tornar uma flor completa, portanto você não deve jogá-la no lixo. A única diferença no tratamento de duas partes de uma planta dividida é a quantidade de umidade que o cânhamo requer em quantidades muito menores. Portanto, a rega da planta mãe deve ser reduzida.
Assista a um vídeo sobre como rejuvenescer uma orquídea.
Conclusão
O tempo de vida de uma orquídea depende em grande parte dos esforços que uma pessoa faz, para alcançar condições confortáveis. Mas também acontece que a flor adquirida morre rapidamente com todos os esforços - este já é o casamento de um único híbrido, portanto, não desanime. Da próxima vez, é melhor comprar uma orquídea em um local seguro com o qual você teve uma experiência positiva anteriormente.