Painéis de parede para decorar sua casa
Se você planeja reparar um quarto em uma casa de campo ou apartamento na cidade e agora está na fase de escolher materiais de acabamento para as paredes, essa publicação pode ser muito útil para você. Cerca de duas décadas atrás, nossos compatriotas não tinham tantas opções para decorar as superfícies de instalações residenciais ou utilitárias de uma habitação. Atualmente, a variedade de lojas que oferecem materiais de acabamento é tão grande que a decisão de escolher um dos tipos de materiais se torna um dilema difícil. Nesta publicação, gostaríamos de abordar o tema da escolha de painéis de parede para decoração de instalações para diversos fins.
Atualmente, esse material de acabamento tornou-se bastante popular não apenas para os proprietários de escritórios que desejam fazer reformas cosméticas ou em larga escala nas instalações, mas também para os proprietários que precisam decorar salas com uma variedade de finalidades. Os painéis de parede estão disponíveis em uma ampla gama de cores e texturas, são fáceis de instalar, acessíveis, fabricados com matérias-primas naturais e artificiais e, o mais importante, podem ser montados em qualquer superfície e ocultar suas imperfeições.
Classificação de painéis para revestimento de paredes
Os painéis de parede diferem em tamanho, forma, método de fabricação e instalação. Dependendo do tipo de painel que você preferir para decorar o seu quarto, a aparência final do interior se desenvolverá.
Em forma, todos os painéis de parede podem ser divididos em três grupos:
- cremalheira e pinhão;
- lado a lado;
- frondoso.
Painéis montados em rack
Como o nome indica, esse tipo de painel é uma faixa longa (geralmente o comprimento varia de 2,4 ma 3,7 m) com largura não superior a 30 cm e espessura de 9 a 12 mm. Devido a esses tamanhos, os painéis de ripas são mais frequentemente usados para revestimento de paredes em salas pequenas ou com geometria complexa (um grande número de ângulos).
Para a instalação de painéis de configuração do tipo rack, é necessário criar uma caixa de metal ou madeira. Os painéis com a caixa são conectados usando suportes (um grampeador de construção especial o ajudará) ou usando parafusos autorroscantes. Essa instalação é fácil de fazer por conta própria. Os painéis de rack são feitos de MDF, aglomerado, fibra e PVC. Geralmente, acessórios especiais são anexados aos painéis para ajudar a completar a imagem do revestimento da sala.
Painéis de ripas de cores claras ajudam a expandir visualmente pequenos espaços como o banheiro, o corredor ou a cozinha. A disposição vertical dos painéis de parede do rack ajudará a aumentar visualmente a altura das salas.
Painéis de azulejos para paredes
Este tipo de painel é fabricado em forma de quadrado, cujos lados podem ter de 30 a 100 cm de comprimento, sendo geralmente revestidos com cola ou com a ajuda de grampos. Uma das características distintivas dos painéis de ladrilhos é que a conexão das peças entre si é realizada apenas com a ajuda de ranhuras e inserções nelas. Ao combinar os diferentes arranjos dos painéis no avião, é possível obter acabamentos interessantes, não apenas com soluções em cores.
Usando painéis de ladrilhos com diferentes padrões de madeira, posicionando-os em diferentes ângulos e em dois ou três níveis, é possível criar um design original e exclusivo das paredes de destaque. Se você adicionar uma luz de fundo incorporada a esta opção, poderá melhorar o efeito.
Painéis de chapa para planos verticais
Obviamente, entre as três opções de formas de painel, essa é a maior em tamanho. Na maioria das vezes, os painéis de chapa são feitos de papelão ou PVC. A superfície de trabalho da chapa do painel é uma estrutura multicamada com um padrão ou textura impressa que imita madeira, pedra ou outras opções para o material de revestimento e suas combinações. Como regra, os painéis de chapa são montados com cola e as costuras entre os produtos são preenchidas com molduras. A principal característica dos painéis de chapa é a capacidade de cobrir grandes superfícies.
Escolhendo material para painéis de parede
Na fabricação de painéis que servem para revestimento de superfícies, é utilizada uma grande variedade de matérias-primas, da madeira natural ao plástico. Na maioria das vezes, vários tipos de materiais são combinados. Mas, à venda, você pode encontrar opções feitas apenas de madeira, por exemplo, ou apenas de vidro. Obviamente, o custo desses produtos será maior que o normal.
Não apenas a atmosfera geral de sua casa dependerá de quais materiais foram usados para fazer os materiais de decoração, mas também o bem-estar da família e até sua saúde.
Painéis de madeira - isolamento natural e beleza
Todos os proprietários que desejam criar uma atmosfera saudável e acolhedora em seus quartos devem considerar a compra de painéis de madeira natural. Na maioria das vezes, esses painéis são feitos de carvalho, tília, bordo, cedro e bambu. A sala, na qual os painéis de madeira foram aplicados, parece não só atraente e respeitável, como também cheia de calor e cordialidade naturais.
Como regra, os painéis de madeira são ripados ou lado a lado. A exceção é o painel de mosaicos, cuja base consiste em painéis de fibra de vidro, cobertos com pedaços de madeira natural de várias espécies.
Os produtos de madeira, como você sabe, têm limitações em seu escopo - salas com alta umidade para eles podem ser fatais. A árvore absorve muito bem a umidade e, quando começa a secar, começa a rachar, assume uma forma mais porosa e pode finalmente secar completamente. Este problema é facilmente resolvido com a ajuda de revestimentos especiais, vernizes. Mas neste caso, a simpatia ambiental do material de revestimento sofrerá. As desvantagens do material natural como base dos painéis de parede podem ser chamadas de um custo bastante alto.
Painéis de parede em aglomerado
Obviamente, os painéis de aglomerado são significativamente inferiores aos produtos de madeira, mas mais do que compensam sua própria imperfeição com um preço acessível e facilidade de fabricação - os resíduos de madeira foram usados na fabricação desse tipo de material de acabamento.
Sem revestimento, os painéis de aglomerado não parecem muito respeitáveis. Com a ajuda de um revestimento plástico, é possível obter muitas opções para soluções de cores e texturas.
Do ponto de vista de respeito pelo meio ambiente, os painéis de aglomerado são muito prejudiciais ao homem e ao meio ambiente. No processo de fabricação, composições adesivas nocivas são usadas.
Os painéis de parede de aglomerado estão disponíveis apenas em lajes, devido ao grande peso dos produtos, eles têm limitações nos métodos de instalação. Esta versão do material para painéis de parede não tolera alta umidade, portanto, eles são mais frequentemente usados para decorar corredores, corredores e outras salas de serviço sem mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Painéis para paredes de papelão
Como você sabe, o painel de fibras é um material obtido pressionando as fibras de madeira a alta temperatura. Podemos dizer com segurança que o painel de fibras é um material que combina calor natural e dinamismo das tecnologias modernas. Devido às características tecnológicas da produção, os painéis de painéis de fibra de vidro podem ser apresentados em uma ampla variedade de soluções de cores e texturas. Em combinação com o baixo custo, isso faz dos painéis de parede de fibra de vidro os líderes do mercado interno de materiais de revestimento em seu segmento.
Os painéis de papelão podem ser montados na caixa e diretamente na parede. Mas a superfície precisará ser preparada - é melhor se livrar de grandes diferenças no avião, limpar e secar a superfície. Os painéis são interconectados por um método de travamento ou usando ranhuras.
Os painéis de painéis de madeira ou painéis duros são fáceis de instalar e podem ser substituídos, se necessário. As desvantagens deste tipo de material para a fabricação de painéis de parede incluem baixa resistência à umidade. É melhor não usar esses produtos para banheiros.
As superfícies de trabalho dos painéis de fibra de madeira, além da laminação usual, podem ser revestidas com tecido, couro, verniz, mosaico de madeira ou pintadas. A escolha de cores e texturas é realmente ilimitada.
Painéis de MDF para decoração de parede
Comparados ao painel de fibras, os painéis de MDF têm menor densidade e peso muito menor. O MDF possui muito boas propriedades de isolamento acústico e térmico. O material de MDF é bastante versátil, além das propriedades isolantes, no processo de fabricação pode ter outras qualidades - resistência à umidade, resistência ao fogo, resistência a efeitos biológicos.
Infelizmente, a versatilidade do material e as propriedades tecnológicas aprimoradas elevam o custo do MDF a um nível superior ao do papelão, por exemplo. Mas no processo de operação, o alto custo paga pelo "trabalho" sem problemas do acabamento.
PVC para a produção de painéis de parede
O material de PVC como base para a fabricação de painéis há muito ganha o mercado de materiais de construção e decoração. O ponto são as vantagens óbvias - altas qualidades tecnológicas (resistência à umidade, resistência ao calor, resistência ao desgaste e durabilidade), facilidade de instalação e uma ampla variedade de soluções de cores e texturas.
Os painéis de PVC estão disponíveis nas três versões. Os painéis com uma base de MDF ou papelão revestido com filme de PVC podem criar uma imitação decente de pedra ou madeira, alvenaria ou revestimento de cerâmica.
A única, porém muito séria desvantagem dos painéis de PVC é a sua origem artificial e todas as conseqüências para os seres humanos e o meio ambiente.
Painéis de parede de vinil de gesso para decoração
Absolutamente todo mundo sabe sobre materiais como drywall, sua popularidade no mercado de construção dificilmente pode ser superestimada. É usado para criar paredes, divisórias, tetos e revestimentos. As tecnologias modernas trouxeram ao mercado de materiais de construção e acabamento um novo produto - painéis de parede de vinil de gesso. No coração deste material é o mesmo drywall, mas coberto com uma camada de vinil. Tendo se fortalecido como decoração de prédios públicos com alto tráfego, o vinil de gesso começou sua marcha ao longo de instalações residenciais. Ao contrário do drywall, este material é mais forte e mais durável, tem uma superfície já acabada com um padrão impresso ou uma coloração clara.
Ao combinar várias tonalidades e até materiais de painéis de parede, você pode obter resultados originais e únicos. Por exemplo, combinando painéis de vinil de gesso com superfícies de espelho, você pode obter um interior completamente extraordinário da sala ou do quarto, nessas salas essas combinações serão mais apropriadas.
Com a ajuda de molduras de várias espessuras e modificações, inseridas no espaço entre os painéis de elementos têxteis feitos de couro ou colados com papel de parede em relevo, você pode personalizar qualquer design de interiores. Nas salas, nos quartos e até nos quartos das crianças, essas composições parecerão luxuosas.
Usando molduras douradas ou douradas para decorar o espaço entre os painéis, você pode criar um belo interior no estilo clássico ou barroco e rococó.
Uma opção interessante e prática para o uso de painéis de parede é projetar um certo avental em todo o perímetro da sala. Tais técnicas são relevantes para os quartos das crianças (onde a parte inferior das paredes é mais afetada e necessitará de limpeza mais frequente), cozinhas grandes combinadas com uma sala de jantar, corredores e corredores. A parte superior das paredes pode ser pintada ou decorada usando papel de parede em uma versão monofônica ou usando uma impressão.
Painéis de parede em relevo 3D
Esse tipo de painel apareceu nos mercados domésticos há pouco tempo, mas já conseguiu conquistar a atenção e o amor de muitos designers e proprietários de casas. Os painéis de parede têm uma estrutura de três camadas, a base é geralmente feita de MDF, papelão, drywall. A superfície de alívio do trabalho, como regra, é feita de gesso (às vezes é usado reforço de madeira ou metal, mas o custo de tais produtos será significativamente maior) e coberto com uma película de PVC. Na venda, você pode encontrar painéis de relevo revestidos com couro (artificial ou natural), tecido, verniz ou simplesmente esmalte.
As tecnologias modernas permitem que a gama de painéis em relevo se expanda constantemente, aumentando o escopo de sua aplicação. Os painéis 3D já são usados não apenas para decorar salas pessoais e de serviço, como decoração total da parede ou integração parcial, mas também para destacar segmentos individuais de uma sala, revestir e destacar itens de decoração, móveis ou características estruturais de edifícios.
Como regra, os painéis em relevo são produzidos na forma de modificações na folha. As opções lado a lado são menos comuns, mas são grandes (às vezes, para criar um baixo-relevo, mas esses modelos não são baratos, e muitas vezes é necessário fazer uma compra por pedido, raramente estão disponíveis).
Painéis macios para um interior criativo
Design original, excelente isolamento acústico, facilidade de manutenção e segurança - o peso são as vantagens do uso de têxteis ou couro para criar um design de painel para paredes (todo ou apenas detalhes).
O couro artificial não é tão caro quanto o material natural, e o efeito visual cria não menos impressionante. Cuidar dela é incrivelmente simples, basta limpar com uma esponja úmida e secar as superfícies. Esses aviões não têm medo de umidade, luz solar direta e temperaturas extremas. No entanto, é difícil imaginar o uso de tais painéis em despensas. A aparência mais adequada e harmoniosa em salas, quartos, escritórios e quartos infantis (onde, entre outras coisas, eles também podem desempenhar a função de cobertura segura)
Os painéis cobertos de couro, mesmo em uma versão não macia, parecem luxuosos. Para o design da sala ou escritório, bem como a parede na cabeceira da cama no quarto, essa opção será uma ótima oportunidade para elevar o status do interior.
Algumas dicas simples para escolher os painéis de parede certos:
- ao comprar painéis, preste atenção à marcação, todos os rótulos indicam indicadores de inflamabilidade, inflamabilidade, formação de fumaça e toxicidade (se você comprar produtos totalmente artificiais, preste atenção especial a esses indicadores, para todos os quatro níveis, quanto maior o número no rótulo, pior);
- levar em consideração as características da sala para a qual os painéis serão comprados - diferenças de temperatura, umidade e risco de incêndio serão os principais indicadores;
- examine cuidadosamente cada embalagem com painéis de parede quanto à presença de defeitos, se você os encontrar em casa - será extremamente difícil provar a falha do fabricante ou da companhia de navegação;
- preste atenção à cor do produto selecionado; os painéis de diferentes partes podem diferir de um a dois;
- verifique a integridade das juntas de travamento;
- painéis de rack longos podem expandir visualmente o espaço e, para salas grandes, são adequados produtos de ladrilhos ou placas.