Mandril de jardim - um paraíso no site

O gazebo do jardim é uma estrutura leve e bastante arejada, localizada em seu terreno pessoal e que serve para apreciar a natureza, independentemente das condições climáticas. O gazebo vai perfeitamente salvar você da chuva e do calor insuportável de julho. E o que podemos dizer sobre um café da manhã maravilhoso ao ar livre ou um descanso agradável com um livro - um paraíso e nada mais! Desde tempos imemoriais, as pessoas construíram estruturas constituídas por uma mesa com bancos e um teto confiável sobre a cabeça, o que serve como proteção contra o sol e a chuva, mas agora suas funções se expandiram significativamente, porque a humanidade criou muitos outros mandris para seu conforto. Por exemplo, estes:

Vamos analisar os principais tipos de mandris


E, mais precisamente, existem dois deles:

  • pérgola - a chamada estrutura em forma de arco, que é uma base maravilhosa para plantas trepadeiras, pode decorar muito o design do seu jardim como um todo e proteger contra os raios do sol escaldante;
  • um pavilhão é um mirante que pode ser total ou parcialmente fechado, com um teto confiável, paredes com a altura de um cotovelo e uma abertura de entrada, proporcionando boa proteção contra todas as condições climáticas

Tanto isso quanto essa opção são boas à sua maneira. A única questão é o que exatamente você precisa? Se você preferir descansar em um círculo fechado e fechado ou almoçar sozinho, então uma pérgola expandida é o que você precisa. Se você é fã de festas ou reuniões barulhentas com seus amigos e parentes, além do mais, em qualquer clima, o pavilhão é mais adequado para você.
Entre outras coisas, os mandris podem ter dois tipos de estrutura:

  • estacionário - com fundação de concreto, geralmente feita de tijolo, com reforços de aço pesados ​​e teto;
  • dobrável - possui uma estrutura que, se necessário, permite desmontar e dobrar o mirante, enviando-o para armazenamento, na maioria dos casos eles são menos duráveis ​​do que estacionários, mas têm uma enorme vantagem - mobilidade

A funcionalidade dos gazebos de jardim

Entre outras coisas, os gazebos são classificados por sua funcionalidade, que deve ser levada em consideração quando surgir a escolha, qual você precisa. Considere os tipos mais comuns deles:

  • mandris de jardim dobráveis ​​- representam a opção moderna mais conveniente, enquanto o custo pode ser de projetos razoavelmente baratos a suítes, que são uma verdadeira obra de arte e são feitas exclusivamente sob encomenda, levando em consideração os desejos individuais do cliente, o mandril de madeira, incluindo ferro forjado, tem um preço médio elementos, cuja escolha é grande o suficiente, e os gazebos de classe econômica são mais procurados por entusiastas do ar livre, geralmente são feitos de madeira, metal ou mesmo plástico;
  • estruturas estacionárias do tipo pavilhão - esses mandris podem ser completamente fechados e se assemelharem a uma casa de verão ou tão abertos quanto possível com boa ventilação, mas estruturas combinadas com painéis e telas removíveis são de maior interesse - você deve admitir, isso é muito conveniente quando podem ser frios fácil de instalar e no calor, pelo contrário, retire;
  • gazebos de spa - essa é uma opção para quem finge ter férias de luxo; dentro desses gazebos uma banheira com hidromassagem (zakuzi) ou um tipo grande e comum de mini-piscina é instalada, a principal dificuldade é que a água e o dreno sejam levados a esse design, após o qual já é tomada uma decisão se será fechada, aberta ou combinada;
  • pavilhões para churrascos - de qualquer forma, não podem ser fechados, a opção ideal é uma plataforma com uma cobertura aberta de vários lados, e todos podem decidir por si mesmos como equipá-lo, mas geralmente uma mesa com bancos e instalações para churrasco são elementos indispensáveis ​​dessa varanda, às vezes eles também têm um conjunto de cozinha e um balcão de bar - tudo isso será bem apropriado aqui

Mandris das diferenças na forma e no estilo

Não devemos esquecer que o canto para descansar no território do seu jardim é o sotaque mais básico de toda a trama. Portanto, é extremamente importante considerar cuidadosamente o design do mirante do jardim, que pode ter uma forma completamente diferente (retangular, poligonal, redonda, oval, quadrada etc.), mas seu telhado certamente deve estar em harmonia com a arquitetura de todos os outros edifícios disponíveis no local. Se a casa for feita em estilo rústico, o teto do mirante, feito, por exemplo, no estilo japonês, parecerá um corvo branco entre todo o resto. A propósito, os próprios telhados podem ser cônicos, de quatro alturas, curvos ou de duas camadas.
E, no entanto, você deve prestar homenagem aos mandris de madeira - eles parecem incomumente harmoniosos no contexto da natureza e são ecologicamente corretos. Portanto, nos jardins tomou o lugar do tradicional.

No entanto, existem conhecedores de tudo que é requintado e sofisticado, que escolhem mandris feitos de metal. Construções forjadas na forma de um mini-castelo a céu aberto em miniatura parecem especialmente impressionantes - uma visão bonita, você não pode dizer nada, embora, é certo, não seja completamente prático do ponto de vista cotidiano. Nos casos em que o design permitir, um mirante de pedra ou simplesmente forrado com azulejos no estilo antigo será uma boa opção. Embora haja uma desvantagem - essa estrutura é bastante complicada.


Gazebos de jardim ao ar livre são um fenômeno bastante frequente, ganhando popularidade recentemente. Especialmente, eles são encontrados entre os fãs de estilo minimalista e de alta tecnologia. Esses mandris parecem muito leves e frescos, porque suas paredes são substituídas por todos os tipos de cortinas, que são usadas como abrigo contra o vento e a luz do sol. No entanto, eles são muito caros. Para quem quer economizar, os pavilhões de plástico são perfeitos. Se, para um jardim, esse design não será uma decoração especial, ele cumprirá suas funções cem por cento. A propósito, se os proprietários são pessoas criativas, certamente encontrarão uma maneira de embelezar esse design.
Se falamos dos gazebos, que são os mais populares, esses são os criados nos estilos clássico, oriental, rústico ou florestal.

A versão clássica do gazebo possui um design simples. Tal arbor é construído, geralmente em uma base retangular ou hexagonal. Suas formas são bastante simples, as linhas são retas, a cúpula do telhado também é simples, sem todo tipo de florididades e outros excessos decorativos. Pérgulas em estilo oriental são distinguidas por formas bizarras de telhados, bem como elementos decorativos brilhantes e ornamentos intrincados. Tais mandris se parecem com ilustrações de contos orientais à primeira vista. E eles estão sendo construídos usando materiais como madeira, tijolo, pedra ou vidro. Gazebos no estilo da floresta são ideais para "jardins abandonados". Eles podem se parecer com a cabana de um eremita da floresta ou, por exemplo, ser feitos na forma de um ninho de pássaro. Gazebos em estilo country (ou país) são certamente feitos de madeira. Na aparência, podem ser um reflexo de uma casa de aldeia, uma cabana ucraniana ou uma cabana florestal. E talvez na forma de uma cabana com coxas de frango.

Escolhendo a localização do gazebo

Aqui tudo determina seu objetivo - para o que você precisará de um mirante e qual é o seu principal objetivo. Na maioria dos casos, é uma recepção de convidados, jantares quentes com amigos e familiares, encontros com parentes, etc. Em seguida, a localização mais conveniente e ideal do gazebo fica no início do jardim, perto da casa. Além disso, será muito conveniente organizar jogos para crianças - os adultos sempre podem cuidar deles.
Para os amantes do ambiente romântico e da privacidade, o arranjo do mirante nas profundezas do jardim, onde há muitas flores e árvores, será mais do seu agrado. Um lugar tão aconchegante é perfeito para encontros românticos e apenas para privacidade com um livro ou conversas amigáveis.
As opções de layout mais comuns para os gazebos de jardim:

  • perto da casa;
  • bem no meio do jardim (se, é claro, sua área permite) desfrutar da natureza;
  • no fundo do jardim, em um lugar isolado e escondido de olhares indiscretos para dar um romance especial;
  • a uma distância de pelo menos 5 metros da casa, além de árvores, para a construção de um churrasco

O tamanho do gazebo também pode ser completamente diferente, mais uma vez tudo depende de sua finalidade. Em geral, um mirante com mais de 240 cm de largura é considerado o padrão com o qual todos estão acostumados. Atualmente, há uma clara tendência de expansão da área - mandris são construídos de 5 a 20 metros quadrados para atender a uma grande empresa. Assim, o mirante já está se transformando em um local de entretenimento real.

Quais são as regras para cuidar do gazebo

Para o mirante, como para qualquer outro assunto, também é necessário cuidado periódico. Isso é bem direto se você seguir regras simples:

  • se a estrutura for de madeira, os locais de fissuração precisarão periodicamente de massa de vidraceiro, após o que a superfície deve ser pintada a tempo;
  • é necessário garantir que o piso de madeira não apodreça, se as folhas caídas do outono não forem removidas a tempo;
  • para a estação fria, o mirante do tipo aberto deve ser coberto com uma película elástica com orifícios de ventilação predefinidos;
  • é recomendável tratar a superfície da estrutura com líquidos contra todos os tipos de danos, por exemplo, umidade

Deve-se notar que hoje os mandris de jardim podem combinar os mais variados estilos. É importante apenas, como em tudo, observar um senso de proporção em seus impulsos criativos, para que seu mirante se torne verdadeiramente um paraíso em seu jardim.

Deixe O Seu Comentário