Cozinha nacional turca - que pratos experimentar

A cozinha turca é cheia de todos os tipos de pratos com sabores únicos e pode causar apetite até mesmo para os mais exigentes gourmet. Uma abundância de pratos de carne, receitas de frutos do mar e vegetais, doces e doces para todos os gostos conquistam os corações (ou melhor, os estômagos) dos viajantes no país todos os anos. Muitos pratos turcos são ricos em calorias, porque entre os principais ingredientes, carne, azeitona e manteiga, farinha e arroz estão frequentemente presentes. Eles gostam de fritar e assar alimentos no forno, e muitas sobremesas são fritas.

Obviamente, no país também existem pratos nacionais para adeptos de uma dieta saudável, preparados com base em vegetais, legumes e carne dietética. Para aprender todas as sutilezas e segredos da culinária da Turquia, decidimos realizar nossa própria investigação gastronômica.

Café da manhã turco

Kahvaltı - é isso que significa café da manhã turco. O nome vem das palavras "kahve" (café) e "altı" (antes), que podem ser interpretadas aproximadamente como "comida antes do café". Um verdadeiro café da manhã turco pode realmente ser chamado de real, porque parece mais um buffet do que um conjunto padrão de refeições matinais. A comida na Turquia na mesa da manhã é lindamente decorada em pratos especiais, onde existem:

  1. Legumes fatiados. Tomates frescos, pepinos, pimentos e ervas, ricos em vitaminas essenciais, são parte integrante de uma refeição da manhã.
  2. Queijos A abundância de variedades é impressionante na imaginação gastronômica: queijo feta, duro, queijo cottage, com mofo, queijo trançado, rústico, etc. O queijo é legitimamente considerado um tesouro nacional na Turquia.
  3. Azeitonas Este produto é apresentado em várias variações: na mesa você encontra azeitonas pretas e verdes, com e sem caroço, salgadas e apimentadas. As azeitonas turcas são de alta qualidade e sabor rico.
  4. Mel A produção dessa iguaria é altamente desenvolvida no país, mas o mel de pinheiro é especialmente apreciado, o que vale a pena tentar e incluir no café da manhã.
  5. Os ovos Os turcos comem ovos de qualquer forma, cozidos e fritos. Eles gostam de cozinhar ovos fritos na manteiga, e os ovos cozidos são frequentemente aromatizados com azeite e pimenta vermelha.
  6. Enchidos e enchidos. Como a comida de porco é tabu no país, as salsichas são feitas de frango, peru e carne bovina. Fatias de linguiça e salsichas fritas em azeite costumam ser um convidado na mesa da manhã turca.
  7. Preserva
  8. Preserva A Turquia é um verdadeiro paraíso de frutas e bagas, portanto, não é de surpreender que no café da manhã local haja vários tipos de geléia - de morangos, framboesas, amoras, laranjas, cerejas, figos, etc.
  9. Pão Se você visitar a Turquia, recomendamos que experimente pão branco. Sempre fresco e perfumado, apenas do fogão, tem um sabor incomparável e é um componente importante do café da manhã turco.

Embora a palavra Kahvaltı implique beber café, como regra geral, no café da manhã, os turcos bebem vários copos de chá preto acabado de fazer, que tem um alto efeito revigorante. E algumas horas após uma refeição da manhã, você pode saborear uma xícara de café turco forte.

Primeiros cursos

A cozinha nacional turca oferece uma ampla seleção de primeiros pratos, entre os quais há várias sopas. A sopa na Turquia é um prato um pouco diferente do que costumávamos pensar: geralmente é uma substância espessa feita a partir de ingredientes moídos e parece mais um purê de sopa. E em turco não há expressão "coma sopa", porque aqui está "bêbado", então não se surpreenda se um ladrador de um restaurante local oferecer a você "beber uma sopa excelente". Os mais populares na Turquia são os primeiros cursos, como:

Sopa de lentilha

O país cultiva muitos tipos de leguminosas, entre as quais as lentilhas (vermelhas, amarelas, verdes) conquistaram grande amor. Foram as lentilhas vermelhas que se tornaram o principal componente da famosa sopa nacional, que, segundo várias receitas, pode ser complementada com cebola, cenoura e batata. Este prato é necessariamente temperado com flocos de pimenta vermelha e suco de limão.

Shifa Chorbasy

Traduzido do turco, o nome deste prato significa "sopa de cura", e há uma explicação razoável para isso. Um chowder consiste em ingredientes ricos em vitaminas e é habitual usá-lo no inverno para a prevenção e tratamento de resfriados. Os principais componentes do Chorbysa chiffa são lentilhas vermelhas, aipo, cebola, cenoura, salsa, pimenta vermelha e preta.

Sopa de leite de Tarkhan

Na cozinha tradicional turca, uma mistura seca especial de farinha, iogurte, pimenta vermelha, cebola e tomate é frequentemente usada para preparar os primeiros pratos. Este ingrediente confere à sopa um sabor e densidade originais. A sopa de leite de Tarkhan goza de honra especial aqui, na qual, além da mistura, são adicionadas pasta de tomate, alho e manteiga.

Pratos de carne

Embora a carne vermelha na Turquia seja bastante cara, os turcos simplesmente a adoram, muitos pratos nacionais turcos são preparados com produtos à base de carne. A abundância de tais alimentos permite diversificar a dieta diária com alimentos de carne bovina, cordeiro, vitela e cordeiro, além de frango e peru. Entre as delícias culinárias que você definitivamente deve experimentar ao visitar o país, você pode destacar:

Kebabs Doner kebab

Todos conhecemos a culinária oriental como o kebab, que significa carne frita. Na Turquia, existem muitas versões deste prato, cada uma com sua própria receita. Talvez o tipo mais famoso de kebab seja o doner kebab, cuja preparação é frita no espeto, cortada em fatias finas e misturada com cebola, alface e tomate, depois temperada com temperos e molhos e enrolada em pão pita. De fato, é o mesmo que shawarma, mas esse conceito não é usado na Turquia.

Entre outras versões do kebab, vale a pena notar:

Adana kebab
  1. Adana Kebab. A receita deste prato vem da cidade de Adana e seu principal ingrediente é carne picada, frita na grelha e servida com arroz, legumes, ervas e pão pita grosso.
  2. Iskander Kebab. As fatias mais finas de carne vermelha frita no espeto são servidas em fatias de pão pita grosso colocado em um prato e complementadas com legumes e ervas. Essa refeição inclui necessariamente iogurte, um molho de tomate especial e, se desejado, pode ser derramado com manteiga derretida.
  3. Shish kebab. Este prato turco é um kebab servido com arroz e pimenta assada.
Pilaf

Na culinária turca, o pilaf é chamado de arroz branco comum, cozido em água ou caldo de galinha com a adição de manteiga ou azeite de oliva. Esse prato nem sempre é servido com carne e pode conter grão de bico turco, legumes ou macarrão pequeno. Obviamente, o pilaf é frequentemente servido com frango, cordeiro ou carne, cujas fatias são fritas separadamente com cebola.

Kokorech

Se você é um fã de cozinha não padrão e não sabe o que experimentar na Turquia, não deixe de pedir um kokorech em um restaurante. Esse alimento é preparado a partir das tripas das ovelhas jovens, nas quais as tripas do animal são embrulhadas - fígado, coração, rins e pulmões. Todos esses ingredientes são fritos no espeto, temperados com especiarias, depois picados e dispostos sobre um pão crocante.

Sujuk

Sujuk - salsicha turca com gordura de carne bovina ou de cordeiro, cuja principal diferença é o método de sua preparação em outras salsichas. Sujuk não é defumado ou cozido, mas é seco e temperado com diversos produtos. Não existe salsicha na forma crua, por isso é sempre frita em uma panela. Sujuk é frequentemente adicionado a ovos mexidos, torradas ou espalhados no pão branco.

Pratos de peixe

O país é banhado pelas águas do Mediterrâneo, Negro, Marmara e Mar Egeu, rico em diferentes espécies de peixes e vida marinha. Obviamente, esse fato teve uma grande influência na culinária nacional da Turquia, onde pratos de frutos do mar, como:

Balyk Ekmek
  1. Balyk-Ekmek. A tradução literal desse nome é pão com peixe, que, em geral, reflete a essência desse prato. Para preparar o Balyk-Ekmek, use o filé frito de robalo ou dorado, que é colocado em uma baguete com salada, cebola, tomate e regado com limão.
  2. Mexilhões
  3. Mexilhões Este prato único, que definitivamente vale a pena experimentar na Turquia, consiste em filé de mexilhões, arroz e especiarias. O recheio é colocado em pias grandes e, antes do uso, é necessariamente pulverizado com suco de limão. Você pode encontrar mexilhões em bancas por vendedores ambulantes, mudando constantemente de um restaurante para outro em busca de clientes.
  4. Anchovas. Outro marisco popular na cozinha turca, que é refinado durante o cozimento, embrulhado em farinha e frito em óleo vegetal. Dispostas em um círculo uniforme, as anchovas são servidas em um prato grande com cebola, limão e ervas.

Pratos de vegetais

Dolma

Se você acha que os pratos nacionais da culinária turca não estão completos sem carne ou peixe, então você está enganado. Muitos pratos diferentes são apresentados aqui, cujos principais componentes são os vegetais. Um exemplo disso é o famoso prato turco de dolma, que é um análogo do sarma grego. É preparado a partir de folhas de uva, que são recheadas com arroz e legumes. Você pode experimentá-lo em quase qualquer restaurante.

Imam Bayalah

Entre os pratos vegetarianos da Turquia, há também um prato de imã bayalida, que é uma berinjela com recheio de vegetais. O molho de berinjela é feito de cebola, pimentão verde, tomate, alho e ervas, temperado com especiarias e pasta de tomate. Tudo isso é assado no forno e servido com pão e iogurte.

Doces sem açúcar

A maioria dos pratos nacionais turcos é usada com bolos: pão, pão árabe, todos os tipos de pães e bolos. Antes de levar a comida principal para o restaurante, você definitivamente colocará sobre a mesa uma cesta com molhos e molhos frescos, ambos oferecidos de forma absolutamente gratuita. Muitos tipos de doces são pratos separados completos.

Simit

Simit é um pão redondo de gergelim, é duro e macio, geralmente usado no café da manhã. Você pode comê-lo em sua forma pura ou cortar ao meio e encher com queijo, legumes e salsicha. Essa pastelaria nacional barata é muito procurada e é vendida em bandejas e padarias especiais.

Borek Soo Bereg

Börek é uma massa turca muito saborosa, com diferentes coberturas, apresentada em três versões:

  • Su Beregi, preparado a partir de massa sem fermento (yufka) finamente enrolada com recheios de queijo; oleoso
  • Estaca de pão, assada com massa folhada recheada com batatas ou carne picada
  • Berek caseiro feito de yufka com queijo, frango, carne picada, batatas e legumes

Se você não sabe o que tentar com comida na Turquia, Börek é, sem dúvida, o candidato número 1.

Pita

Muitas vezes, sopas e pratos de carne na cozinha turca são servidos com pita - um bolo achatado com calor e calor, que literalmente derrete na boca. Às vezes, a pita é complementada com recheios de queijo, legumes, salsichas, frango e almôndegas e, nesse caso, torna-se um prato separado.

Gozleme

Outra delícia culinária nacional, que simplesmente não é crime, foi o bolo Gözleme da massa mais fina, embrulhado com vários recheios na forma de carne picada, batata, queijo duro e queijo lor (um análogo do queijo cottage). Como regra, o gözleme é frito nos dois lados da manteiga e servido com tomate e alface.

Lanches

Aperitivos frios e quentes na Turquia são chamados meze e são servidos na mesa antes dos pratos principais. Entre esses alimentos, atenção especial deve ser dada a:

Haidari

Este aperitivo frio é um molho espesso à base de iogurte e queijo branco, misturado com alho, azeite, hortelã-pimenta e nozes. O molho combina bem com pão achatado fresco, mas também é adequado para temperar legumes e carne.

Hummus

O hummus é bastante popular não apenas na Turquia, mas também na Europa, mas aqui um ingrediente específico adicional é usado na receita. Este alimento tem a consistência de uma pasta, que na versão turca é feita a partir de grão de bico com pasta de tahine obtida a partir de sementes de gergelim. Este aperitivo é aromatizado com alho, azeite, limão e servido frio.

Piyaz

Uma das características da culinária turca é o fato de os turcos usarem produtos incomuns para a preparação de saladas. Pode ser macarrão, ervilha e feijão. Piyaz é uma salada nacional, cujos principais componentes são feijões e ovos, complementados com verduras, azeitonas, cebolas, tomates, tahine e azeite de oliva. A salada tem um gosto bastante incomum, mas vale a pena tentar.

Agil ezme

Molho de legumes picante feito de alho, tomate, pimentão, cebola, pasta de tomate e limão é o mais delicioso aperitivo turco, que pode ser consumido simplesmente com pão ou para complementá-lo com pratos de carne.

Doces

Entre os alimentos nacionais da Turquia, existem muitas sobremesas doces feitas de massa e à base de açúcar ou xarope de mel. Os líderes indubitáveis ​​aqui são:

Lokum

Uma iguaria à base de xarope de açúcar originou-se na Turquia há vários séculos, quando os cozinheiros da corte do sultão decidiram impressionar seu mestre com um novo prato gourmet. Assim nasceu a primeira delícia turca com pétalas de rosa. Hoje, esta sobremesa é apresentada em uma variedade de variações de frutas com a adição de pistache, nozes, amendoim, coco e outros ingredientes.

Baklava

Não é um doce turco menos popular, preparado a partir de massa folhada, embebido em xarope de mel e complementado com uma variedade de nozes. Na Turquia, você pode encontrar baklava em caixas, mas é melhor experimentar o produto em pastelarias, onde a sobremesa preparada na hora é vendida por peso.

Lokma

Lokma - bolas de massa doce, fritas em óleo e polvilhadas com açúcar ou xarope de mel. Comida nacional muito fácil de preparar, mas muito saborosa, que vale a pena tentar para todos os hóspedes da Turquia. Como a baklava, essa é uma sobremesa muito doce e açucarada; portanto, comer muito não funcionará.

Tulumba

Tulumba é um doce, em muitos aspectos repetindo lokma em seu método de preparação, mas difere dele por uma forma ondulada oblonga.

Refrigerantes

A Turquia tem suas próprias bebidas nacionais com um sabor único e um método complexo de preparação.

Chá turco

Os turcos bebem chá preto a qualquer hora, em qualquer lugar. Esta bebida é geralmente consumida uma hora após uma refeição. Na Turquia, eles costumam beber chá produzido localmente, concentrado nas margens da costa do Mar Negro. Para preparar o chá em turco, é usado um bule especial de duas camadas, na parte superior da qual são servidas folhas de chá, posteriormente servidas com água fervente, e a seção inferior é destinada à água quente.

Nesta condição, a chaleira está em fogo pequeno por 20 a 25 minutos, após o que o chá é derramado em pequenos copos de tulipas. Numa sessão, os turcos bebem pelo menos 5 copos dessa bebida forte e revigorante, que sempre é servida quente: afinal, durante toda a festa do chá, a chaleira permanece no acelerador.

Café turco

O segundo lugar entre as bebidas não alcoólicas populares na Turquia é o café.Os moradores deste país gostam de beber café moído fino, preparado em turco ou cezve (em turco). Uma bebida tão forte é servida em xícaras em miniatura. Depois de tomar café, é habitual lavar o sabor amargo com um gole de líquido fresco. Portanto, em restaurantes, ao lado de uma xícara de café, você definitivamente vai colocar um copo de água.

Ayran

Este saudável leite azedo é consumido na Turquia durante o almoço e o jantar. É feito à base de iogurte com adição de água e sal e não é sujeito a gaseificação. Ayran da vila com espuma é especialmente apreciado aqui. A bebida atua como um excelente complemento para pratos de carne e substitui facilmente o famoso refrigerante e sucos embalados pelos turcos.

Bebidas alcoólicas

Apesar do fato de a Turquia ser um estado muçulmano, o país tem suas próprias bebidas alcoólicas nacionais.

Lagostim

Uma bebida turca comum é a vodka de câncer à base de anis. A bebida tem um sabor específico de grama e pode diferir em diferentes níveis de álcool (de 40 a 50% de álcool puro). Antes do uso, os cânceres são diluídos em água, após o que a bebida transparente adquire um tom leitoso. Como regra, eles bebem vodka em pequenos goles e comem comida apimentada.

Sharap

Sharap traduzido do turco significa vinho. Hoje, os enólogos turcos oferecem uma grande variedade de vinhos brancos, tintos e rosados. Vale ressaltar que na Turquia esta bebida deve entrar em concorrência acirrada com os fabricantes chilenos, que estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado local. Entre as marcas turcas, você não encontrará versões doces e semi-doces, todas as bebidas são secas. As marcas de vinhos de melhor qualidade aqui são consideradas Doluca, Sevilen Premium e Kayra.

Doluca

Na Turquia, os vinhos de frutas e bagas são muito populares - de romã, amora, cereja, melão, etc. Tais bebidas são notáveis ​​por sua baixa resistência, e as versões doce e semi-doce podem ser encontradas em sua variedade. Em qualquer loja de vinhos turísticos, você definitivamente terá a oportunidade de experimentar diferentes tipos de vinhos, mas o preço também é indecente, por isso é melhor comprar vinhos nos supermercados da cidade.

Comida de rua na Turquia

É muito popular no país comer em pequenos cafés e comprar comida para levar, para que lanchonetes sejam encontradas a cada passo. A comida de rua na Turquia é representada por pratos nacionais, cuja preparação não leva muito tempo:

Pide e Lahmajun Lahmajun

Lahmajun é um grande bolo redondo feito de massa fina, sobre o qual é colocada carne picada com legumes finamente cortados. É cozido em forno de barro especial e servido com limão e salada. Um bolo lohmajun custa cerca de US $ 1-1,5. O Pide também é preparado em fornos de argila a partir de uma tira de massa já mais grossa, e o recheio aqui pode ser tanto carne picada, como pedaços de carne, queijo duro ou ovo. As porções são enormes, portanto, um pide pode ser suficiente para dois. O custo dessa comida de rua, dependendo do recheio, varia de US $ 2 a 4.

Doner kebab

Já descrevemos esse prato acima, resta apenas dizer que o doner kebab é vendido em quase todos os cantos e é barato. Uma porção deste prato nacional com frango vai custar US $ 1,5, com carne bovina - US $ 2,5-3.

Chi kofte

Uma coisa que vale a pena tentar na Turquia é o Chi kofte. É improvável que você encontre essa comida em outros países. Este prato parece rissóis de carne picada, mas na verdade é feito de bulgur pequeno, azeite, pasta de tomate e especiarias. O cozinheiro mistura esses ingredientes, por várias horas ele esfrega a massa obtida à mão, até que esteja cozida no calor das mãos. Sirva os hambúrgueres no pão pita ou nas folhas de alface, polvilhe com limão e tempere com molho de romã. O preço deste tratamento é de apenas US $ 1 por porção.

Encontrar peixe entre comida de rua na Turquia não é tão fácil: geralmente pratos como balyk-ecmek são vendidos em áreas costeiras e não nas ruas da cidade. E se você quiser experimentar frutos do mar frescos, é melhor ir a restaurantes confiáveis.

Conclusão

A culinária turca pode ser considerada um tesouro nacional. A abundância de seus pratos permite que você não apenas experimente vários pratos, mas também se familiarize com receitas originais que antes eram desconhecidas para você. E as qualidades de sabor de uma comida aparentemente familiar mudarão completamente sua idéia das possibilidades culinárias do povo turco.

Vídeo apetitoso: comida de rua na Turquia.

Assista ao vídeo: Comida De Rua por US$ 1, Que Voce Pode Experimentar em Diferentes Paises (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário