Características de propagação da folha de gerânio

Nos últimos anos, muitos jardineiros passaram a amar gerânios em ambientes fechados. Ela é despretensiosa ao sair e fácil de se reproduzir. Existem muitas maneiras de propagar gerânios em casa.

O gerânio interno, ou como também é chamado - o pelargonium, como a maioria das outras flores, se propaga de duas maneiras principais: usando sementes e vegetativamente (cortando ou dividindo a sarça). Neste artigo, consideramos cuidadosamente o método de cultivo de "folhas" de gerânio.

O que é pelargonium?

Hoje, o gerânio interno é uma flor doméstica muito comum, amada em todo o mundo. Com os devidos cuidados, pode florescer quase o ano todo com grandes inflorescências brilhantes. Os gerânios dos quartos são fáceis de cuidar e propagar.

Ajuda! Existem inúmeros tipos e variedades de gerânios, para que você possa fazer uma coleção bonita e perfumada no parapeito da janela.

Como propagar?

Estacas

O gerânio é frequentemente propagado por estacas. Isso permite que você salve todas as propriedades varietais da planta mãe. A principal condição aqui é manter uma temperatura alta constante e acesso à luz do dia. Se a luz do dia não for tão longa, recomendamos o uso de iluminação adicional, por exemplo, lâmpadas phyto.

No caso de estacas, você pode pegar um talo de folhas. Para que possamos cultivar gerânio, como dizem nas pessoas "da folha". A seguir, consideramos esse método com mais detalhes.

A propagação por estacas na primavera ou no outono é lógica e correta para combinar com a poda planejada e necessária da planta. As primeiras estacas são colhidas durante o corte da primavera dos brotos superiores e laterais, e as subsequentes, quando, durante a modelagem, arbustos cobertos de vegetação, encurtam brotos muito longos. Se o arbusto do gerânio doméstico for cultivado pelo método de estacas, as raízes crescerão sem problemas durante a propagação.

Você pode aprender mais sobre a propagação de gerânio por estacas aqui e, com mais detalhes sobre como é fácil criar raízes com gerânio, você pode descobrir neste material.

Sementes

A propagação de sementes de gerânio não é tão popular quanto outros métodos. Este método permite obter uma planta com propriedades completamente novas: colorir flores e folhas. Mas é considerado mais problemático.

Atenção! O solo deve necessariamente conter húmus e areia, possivelmente turfa, e estar solto. É melhor começar a semear no início de março. Se você semear mais cedo, precisará fornecer iluminação adicional com lâmpadas fluorescentes.

Antes de colocar as sementes, é melhor tratar o solo com desinfetantes, como uma profilaxia contra danos causados ​​por doenças. Ao plantar, basta polvilhar as sementes com uma pequena quantidade de terra e criar um efeito estufa, cobrindo-o com um filme ou capas especiais que acompanham os recipientes.

Você pode descobrir mais sobre como cultivar gerânio a partir de sementes em casa e cuidar depois disso aqui, e em mais detalhes sobre como as sementes de gerânio geralmente se parecem e como coletá-las, pode ser encontrado neste material.

Dividindo o mato

O gerânio é convenientemente propagado pela divisão parcial do mato durante o transplante planejado. Depois, por exemplo, quando foi desenterrado no outono para transplantar de um jardim para uma sala ou ao trocar um vaso por um maior, é hora de separar cuidadosamente os arbustos cobertos de vegetação em várias partes separadas.

É possível crescer a partir de uma folha: características

Como já entendemos, o gerânio se reproduz perfeitamente de forma vegetativa. Um deles pode ser a propagação de folhas.

Você pode vegetar gerânio vegetativamente durante todo o ano, no entanto, é melhor fazer isso na primaveraporque a duração da luz do dia aumenta e uma nova planta tem tempo para oferecer mais brotos. Considere os meandros do crescimento de uma folha.

Pré-plantio em água

Inspecione cuidadosamente o arbusto e escolha uma folha saudável com um corte apertado. Uma faca ou uma tesoura bem afiada cortam-na em um ângulo agudo. Agora coloque-o em um recipiente de água. Mantenha a folha na água até que as primeiras raízes apareçam.

Seleção do pote

A panela deve ser colhida pequena, pois em uma panela grande o gerânio dará novos rebentos, mas não florescerá. O material do qual a panela é feita não importa. Preste atenção à presença de orifícios de drenagem na parte inferior. Eles são necessários, pois os gerânios, originários da África do Sul, não gostam de excesso de umidade.

Requisitos do solo

Os gerânios internos não são exigentes no solo, mas ainda existem algumas recomendações. O gerânio adora terreno solto o suficiente. O terreno para uma flor pode ser comprado em uma loja de flores, qualquer substrato para plantas de interior é adequado. Os especialistas, em regra, usam o solo universal e o enriquecem com fertilizantes e outras impurezas necessárias.

Areia lavada do rio, vermiculita e perlita devem ser adicionadas ao substrato. Ao escolher uma terra universal, você precisa se certificar de que não há outro tipo de molde de inseto. Ainda assim, esse solo não deve se aglomerar. A composição do solo deve incluir turfaEntão sua planta se desenvolverá e crescerá bem. A variedade de lojas também inclui solos especializados para gerânios.

Tratamento do solo

Antes de plantar uma folha com raízes no solo, é necessário desinfetar o solo para evitar doenças de plantas em um estágio inicial. O solo pode ser calcinado em uma frigideira, em um forno microondas ou forno. Mas você pode seguir o outro caminho, derramando a terra em uma panela com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Aterragem

Iniciamos o procedimento com o preenchimento correto do contêiner. Colocamos a camada de drenagem no fundo da panela: pode ser lascas de tijolo, pequenos pedaços de espuma de poliestireno ou argila expandida. Em seguida, coloque uma camada de solo. A terra deve estar levemente umedecida para que as raízes jovens se enraízem mais rapidamente.

Nós fazemos uma pequena depressão e colocamos uma folha lá. Todas as ações devem ser extremamente cuidadosas para não danificar as raízes jovens e frágeis. Não é necessário fechar com bancos e malas.

Esquema de rega e cuidados domésticos

A primeira rega de uma nova planta deve ser feita não antes de 10 dias após o plantio. Em seguida, é construído o modo de irrigação habitual para todos os gerânios: não mais que 1 vez 4-5 dias. O primeiro fertilizante de uma planta jovem a partir de uma folha deve ser produzido o mais cedo possível após 1 mês.

Conselhos! O pelargonium é alimentado com um fertilizante especial para gerânios e, se não, é utilizado com o habitual universal. Durante o período em que a planta estiver florescendo, escolha fertilizantes líquidos que sejam minerais com baixo teor de nitrogênio.

Vídeo útil

Assistimos a um vídeo sobre se é possível propagar folhas de gerânio:

Conclusão

Assim, a propagação de gerânios usando uma folha é comum e eficaz. Se você seguir todas as recomendações de especialistas em propagação de folhas de gerânio, bem como algumas regras de tratamento, com certeza será capaz de cultivar plantas fortes e saudáveis ​​em um tempo bastante curto.

Deixe O Seu Comentário