Como fazer iluminação no apartamento

Ao criar um interior elegante e "vivo", a iluminação adequada desempenha um papel especial. A organização adequada da luz afeta a percepção visual do espaço, da qual depende o aconchego e o conforto em casa. Vejamos algumas regras para organizar a iluminação em um apartamento.

Sala de estar

A sala de estar é uma das salas mais difíceis em termos de iluminação, pois muitas vezes existem várias áreas funcionais aqui. O objetivo principal é uma iluminação de fundo moderada, cujo brilho, dependendo da situação, pode ser alterado.

Você pode usar quase todas as opções de iluminação - mesa, parede, teto, com luz refletida ou direcional.

Nas grandes salas de estar, lustres luxuosos e volumosos não são incomuns, para uma sala menor, candeeiros de parede em miniatura e lâmpadas de halogênio embutidas são adequadas.

Recomenda-se ter luzes de controle para iluminar os principais objetos e áreas secundárias: local de trabalho, espelho, prateleiras, etc. Tente evitar o acúmulo de sombras, pois esse é considerado um dos erros de design mais comuns.

A cozinha

Na cozinha, a organização da luz deve ser uniforme e não muito ofuscante. Uma iluminação geral no centro do teto não será suficiente. Todas as áreas funcionais devem ser iluminadas, especialmente os principais locais de trabalho da anfitriã: uma mesa de corte, um local perto da pia e um fogão.

Além disso, você precisa de iluminação superior (chamada de fundo), também é recomendável a instalação de lâmpadas dentro de prateleiras ou armários. Para iluminar o local de trabalho, localizado sob um armário de parede, as lâmpadas especiais são mais adequadas.

Se a cozinha for usada como sala de jantar, nesse caso, as lâmpadas embutidas devem ser colocadas acima da mesa de jantar no teto ou uma lâmpada original de elevação e abaixamento deve ser suspensa.

Mas, seja como for, em muitas cozinhas e em nossos dias, a principal solução continua sendo a lâmpada, que está localizada no centro da cozinha. Uma lâmpada dessas condena a amante a trabalhar em uma sombra profunda.

Quarto

Não é recomendável definir a luz muito brilhante no quarto, pois deve ser quente e suave. Algumas luzes de parede perto da cama e holofotes no teto serão suficientes.

É muito importante combinar luminárias locais facilmente controláveis ​​com luz de fundo suave. Uma fonte de luz brilhante e deslumbrante pode ser colocada perto da penteadeira.

É muito comum usar o controle de dois lugares, o que permite que você use a luz, apenas não saindo da cama.

Da variedade de acessórios, recomendamos que você escolha modelos que não contrastem, mas simplesmente que complementem fácil e naturalmente o design da sala, bem como o esquema de cores.

Quarto dos miúdos

As crianças em idade pré-escolar precisam de um nível mais alto de iluminação, pois nesses anos muito tempo é dedicado a jogos ao ar livre.

Para segurança e conforto, a iluminação noturna com pouca luz é instalada nos quartos das crianças da escola primária.

As crianças mais velhas precisarão de candeeiros de mesa de alta qualidade ou pequenos candeeiros portáteis para a área de trabalho (um local para trabalhos de casa, etc.).

Como você pode ver, não é difícil organizar iluminação adequada e confortável em casa. Graças à ampla gama que o mercado moderno oferece, você pode escolher lâmpadas que se encaixam idealmente no interior da sala.

O que os designers pensam sobre iluminação?


Deixe O Seu Comentário