Como escolher tinta para metal?
Hoje, há um grande número de vários tipos de tintas. Claro que isso é bom, mas como alguém pode cometer um erro em uma variedade tão ampla? Vamos descobrir. Mas antes de responder à pergunta “Como escolher tinta para metal”, é importante notar que existem apenas três dos tipos mais populares:
- óleo;
- alquídica;
- acrílico.
Esmaltes ou tintas epóxi à base de resinas de silicone raramente são usados na vida cotidiana. Eles servem para proteger estruturas metálicas de altas temperaturas, muito tóxicas. Antes de escolher uma tinta para metal, é necessário prestar atenção a características como resistência ao calor e adesão à superfície (adesão).
Tinta a óleo e alquídica para metal
Nas tintas a óleo, um agente secante atua como um aglutinante, geralmente feito com base em óleos naturais. Essas tintas são boas para trabalhos de interior, mas é improvável que sejam adequadas para o exterior (pintura de telhado, etc.), pois não suportam temperaturas acima de 80 ° C. A tinta a óleo desbota e racha rapidamente, protege mal contra a ferrugem. Não vale a pena interromper sua escolha de tinta metálica. Tintas alquídicas e esmaltes cobrem metal galvanizado. De todos os tipos de tintas, eles têm a maior adesão. Como o óleo, suporta mal as altas temperaturas, combustível.
Tinta acrílica para metal
A tinta acrílica para revestimento de metais começou a ser usada relativamente recentemente. Protege perfeitamente contra a corrosão e é durável, não desbota e não racha. Ele suporta temperaturas de 120 ° C e pode ser usado para colorir radiadores de aquecimento. Diferentemente do alquídico e do óleo, a tinta acrílica do metal é solúvel em água, portanto, não é tóxica e incombustível - é usada em objetos explosivos. A tinta é ideal para uso interno e externo.
Então, como escolher tinta para metal?
A escolha da tinta para o metal depende de a estrutura ser exposta a altas temperaturas. As tintas alquídicas e a óleo podem suportar temperaturas de até 80 ° C, os acrílicos são usados para pintar radiadores, alguns tipos de tintas alquídicas e epóxi podem suportar 120 C. Os revestimentos de poliuretano mais resistentes ao calor (até 150 ° C), epoxi-betume (até 400 ° C), tintas à base de resinas de silicone (até 600 ° C).
Ao pintar as baterias, preste atenção ao fato de que o revestimento não fica amarelo quando aquecido!
As tintas não tóxicas são óleo e acrílico. Os oleosos são pouco adequados para trabalhos externos devido à sua fragilidade. As tintas alquídicas são tóxicas, mas bastante populares, pois possuem um alto grau de adesão à superfície. É importante proteger a estrutura da ferrugem? Se sim, então os primers anticorrosão e os esmaltes são adequados para esses fins. Existem tintas, primers e esmaltes para ferrugem, com qualidade não inferior à dos comuns. Resta apenas acrescentar que na vida cotidiana a tinta acrílica do metal segura a palma da mão: durável, não tóxica e incombustível.