Tintas para fachadas: tipos, vantagens e desvantagens

Se, na decoração da fachada de sua casa, você finalmente optou pelas tintas para fachadas, isso ainda é uma questão pequena - escolha a opção de uma tinta específica para um acabamento prático e de alta qualidade. Um cuidado particular na escolha de tintas externas é ditado por altas exigências. Afinal, essa tinta deve suportar temperaturas extremas, precipitação e até estresse mecânico, como granizo.

Tintas para fachadas: o que é e quais são os tipos

De um modo geral, as tintas de fachada contêm aglutinantes com suspensões de pigmentos, cargas e solventes, o que fornece indicadores e características operacionais auxiliares. Como outros, esse tipo de tinta é dividido entre si em grupos. Estes são, antes de tudo, dois grupos principais:

  1. solúvel organicamente;
  2. solúvel em água.

O primeiro grupo de tintas contém substâncias tóxicas e tóxicas que têm uma função dissolvente: aguardente, solvente ou xileno. São essas substâncias, além da toxicidade, que também são fracamente resistentes ao fogo. Entre outras coisas, essas tintas podem incluir uma resina acrílica termoplástica, que serve perfeitamente para formar um filme, que é um fator muito importante para as paredes externas da casa. Devido à sua toxicidade, essas tintas são compradas com menos frequência do que aquelas pertencentes ao segundo grupo.

As tintas pertencentes ao segundo grupo são mais populares e sua variedade é maior que as tintas organossolúveis. Os subgrupos de tintas solúveis em água são divididos pelas substâncias efetivas contidas nelas, que desempenham cada função ao trabalhar com essas tintas. Estes são esses subgrupos de tintas de fachada solúveis em água:

  1. siloxano;
  2. acrílico;
  3. silicato;
  4. cimento;
  5. calcário.

Alguns deles são mais procurados, outros menos. Tudo depende das desvantagens e vantagens de uma tinta específica, bem como de suas características operacionais e do resultado desejado da pintura e resistência ao desgaste da pintura de fachada.

Vantagens e desvantagens da pintura de fachada

Organicamente solúvel

Vantagens: revestimento resistente às intempéries de alta qualidade, aplicado a baixas temperaturas (até -20 graus Celsius);

Desvantagens:muito tóxico e combustível, também custa muito mais do que tintas à base de água.

Acrílico

Vantagens: resistente a temperaturas extremas, chuva, granizo, etc., econômico e prático em uso;

Desvantagens: Falhas especiais não são observadas, exceto uma - elas praticamente não se encontram na superfície do concreto.

Siloxane

Vantagens: graças às resinas emulsionadas, o revestimento pintado com essa tinta não permite a passagem de vapor e água, não cria tensão superficial durante a pintura da superfície rebocada;

Desvantagens: o alto custo de tais tintas.

Silicato

Vantagens: excelente para pintar casas onde a água ou a umidade estão próximas, porque são respiráveis ​​ao máximo, permitindo que as paredes e outras superfícies respirem, resistentes ao desenvolvimento de fungos e bolores, podem ser facilmente aplicadas em superfícies de concreto, tijolo, cal e gesso;

Desvantagens: não possui elasticidade e, portanto, não preenche as rachaduras no gesso.

Calcário

Vantagens: ecológico, bem aderente ao gesso, para que o revestimento se torne durável;

Desvantagens:trabalhoso na preparação, revestimentos e substratos limitados, bons apenas para rebocos de cal, que raramente são usados ​​atualmente.

Cimento

Vantagens: resistência à água, alta simpatia ambiental.

Desvantagens: manutenção constante das condições de temperatura e umidade.

Qualquer que seja a pintura de fachada que você escolher, lembre-se sempre de que sua durabilidade e desempenho devem ser altos o suficiente e adequados para a temperatura, umidade e condições atmosféricas em que sua casa está localizada.

Considere alguns dos segredos da pintura com pintura de fachada no vídeo


Assista ao vídeo: Tintas Emborrachadas! Como aplicar? Onde aplicar? (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário