Omnivore tripes. O que é esse inseto e como lidar com ele?
Acredita-se que os tripes pertencem a uma das espécies mais antigas de insetos e são os ancestrais de todos os insetos. Essas pragas são quase onívoras, para que possam se instalar em qualquer planta.
É muito difícil lidar com eles e, quando a economia é grande, é quase impossível exterminar toda a população.
Este artigo irá falar sobre que tipo de inseto é, quais são as causas e sinais de seu aparecimento na planta.
Quem ou o que é?
Tripes (Thysanoptera) - um inseto que pertence à ordem da vesícula e à família das franjas. O nome do destacamento se deve à presença nas patas de seus representantes de ventosas que parecem bolhas. Este dispositivo permite que eles segurem as folhas e pulem bem.
Em termos de velocidade e distância, que os tripes podem superar em um salto, eles são comparáveis apenas às pulgas. Os dedos foram apelidados de pequenos cabelos pretos, que cobrem as asas. No entanto, vê-los sem um microscópio poderoso não funcionará.
Ajuda! Os tripes levam um estilo de vida secreto, com exceção das larvas que preferem o desenvolvimento do grupo.Larva
O desenvolvimento de tripes começa com um ovo e passa por 5 estágios.
Estágio | Período | Descrição do produto |
O ovo | 12-13 dias | Ele está localizado sob a pele das folhas da planta afetada. |
Larva | 1-2 semanas | É móvel, alimenta-se da seiva das plantas. |
Pronimfa | 1-3 dias | O início das asas aparece, deixa de se alimentar. |
Ninfa | 2-3 semanas | Existem asas, mas são subdesenvolvidas, a franja ainda não apareceu, não se alimenta e não voa. |
Imago | até a morte | Um indivíduo sexualmente maduro voa, pula, come. |
A expectativa de vida dos tripes é de 25 a 45 dias, a taxa de desenvolvimento depende da temperatura - quanto mais quente, mais rápido.
Depois que o lichka deixa o ovo, ela continua a viver nas folhas da planta por mais 8 a 10 dias para se alimentar. Nesta fase de desenvolvimento, o inseto se assemelha a um adulto, apenas menor e sem asas. Após o nascimento da luz, a cor do seu corpo translúcido é quase branca, adquirindo um tom amarelado, acinzentado ou esverdeado.
A larva é ativa e capaz de se mover rapidamente. No final do período de duas semanas, ela desce da planta e se esconde no solo. A uma profundidade de 10 a 15 cm, o inseto completa seu desenvolvimento, ganhando asas. Debaixo do solo, a larva fica localizada por 4-5 dias, onde muda várias vezes e se transforma em pronymphus e depois em ninfa.
Como fica: descrição e foto
Dependendo da espécie, o corpo dos tripes pode ter um comprimento de 0,5 a 14 mm. No território pós-soviético, os pequenos insetos são comuns - até 1-2 mm, os indivíduos preferem viver mais nos trópicos. O corpo de um inseto adulto pode ser cinza, marrom, castanho ou preto. Tem uma forma fusiforme alongada e é dividida em 11 segmentos.
O aparelho oral é sugador e penetrante, o que permite que o inseto faça rapidamente buracos nas plantas e bombeie o suco. Há também um par de antenas longas na cabeça. A maioria das espécies é dona de pernas finas e curtas, e em cada uma delas, além da ventosa, há um dente. Além disso, o inseto é equipado com 2 asas franjadas com 2 ou 3 veias.
Veja a foto da aparência dos tripes nos pepinos:
Causas da praga
Tripes são parasitas muito resistentes que também se multiplicam na velocidade da luz - em uma semana eles conseguem dobrar seus números. Na maioria das vezes, as pragas aparecem em locais onde o ar é seco e quente. Portanto, as culturas que raramente são pulverizadas e regadas correm um risco especial.
Os tripes entram nas estufas através de portas ou janelas que são abertas para o ar, ou são trazidos por pessoas por conta própria - junto com sementes ou substratos infectados. As pragas podem entrar em plantas de interior da mesma maneira ou mudar de flores infectadas e buquês apresentados recentemente.
As larvas do parasita são capazes de passar o inverno no solo ou adubar a pilha. Portanto, é necessário desenterrar o solo no outono e é melhor colocar a pilha de composto longe dos canteiros.Onde aparece?
Os ataques de tripes afetam todas as culturas, mas existem plantas que sofrem com mais frequência do que outras. Entre as flores que crescem no jardim, os tripes são mais indiferentes a:
- gladíolo;
- lírios;
- íris
- rosas;
- sinos;
- crisântemo;
- astram;
- margaridas.
Dependendo da planta, os tripes se comportam de maneira diferente:
- em algumas flores colocam larvas nas folhas;
- outros têm botões.
O mesmo acontece com a nutrição.
Das plantas de interior, os tripes preferem:
- begônia;
- uma orquídea;
- bálsamo;
- Antúrio
- violeta;
- ficus;
- gloxinia;
- clorofito;
- azaléia;
- gardênia;
- palmeira;
- fúcsia;
- dracaena;
- amaryllis etc.
Que mal eles causam?
- Larvas e indivíduos sexualmente maduros se alimentam da seiva das plantas, resultando em danos à sua superfície. Isso leva à morte dos tecidos, à formação de buracos, às folhas que caem, à deformação dos brotos e à curvatura das hastes. Assim, a planta perde rapidamente sua atratividade e as chances de desenvolvimento adicional.
- Tripes também são frequentemente portadores de patógenos fúngicos. E como, como resultado da vida dos insetos, as plantas têm um sistema imunológico enfraquecido, elas rapidamente se infectam e morrem. A propagação da doença é ainda mais acelerada pelo fluido pegajoso e contaminador que se espalha secretamente.
- Os tripes se multiplicam rapidamente, são capazes de pular e voar para longe, a probabilidade de que em poucas semanas eles destruam a maioria das plantas circundantes é muito alta. Portanto, é necessário detectar o parasita o mais rápido possível e começar a exterminá-lo.
Sinais de danos às plantas
É bastante difícil encontrar os primeiros focos de danos causados por pragas - os insetos se escondem bem e escolhem uma planta do grupo para a "base". No entanto, se você não negligenciar as inspeções, poderá observar a presença delas a tempo.
Nos estágios iniciais da infecção, a presença de parasitas produz manchas amareladas ou incolores, listras e riscos nas lâminas das folhas ou pétalas. Nas áreas afetadas, pequenas perfurações são visíveis - pontos em locais onde os insetos bebiam suco. Com o tempo, as manchas começam a crescer e, em seguida, se formam buracos. Após - murchar e cair de folhas e pétalas de flores começará.
Exemplos de infecção em diferentes culturas:
- curvar - manchas amarelas claras nas penas que secam completamente ao longo do tempo, a lâmpada permanece pequena e não desenvolvida;
- abóbora e pepino - manchas angulares aparecem nas folhas, depois ficam marrons e a colheita morre completamente;
- feijão - os frutos estão deformados, as flores não se desenvolvem, manchas cinza ou marrons aparecem nas vagens;
- rosas - as bordas das pétalas escurecem e as folhas ficam cobertas de manchas incolores, os arbustos param de se desenvolver, os brotos são formados irregularmente.
Maneiras de lutar
Se tripes são detectados, é necessária uma ação imediata. para interromper sua reprodução e distribuição. O principal é isolar rapidamente a planta afetada das outras. Isso deve ser feito com cuidado para que os tripes não voem para um novo local. Então você precisa inspecionar todas as plantas localizadas nas proximidades.
Se uma planta de casa foi infectada, o local em que estava deve ser desinfetado. E a própria flor precisa remover imediatamente as partes danificadas e, em seguida, providenciar um banho. Se isso não for possível, limpe-o com uma esponja embebida em água com sabão, envolva-o em polietileno e deixe-o por alguns dias.
Em seguida, vá para o processamento. Nos estágios iniciais, você pode fazer remédios populares:
- Especialmente populares são as soluções de spray à base de água com a adição de cebola, alho ou azeite.
Se não for possível pulverizar a planta, você pode cortar o alho e espalhá-lo perto do caule. Em seguida, coloque a flor inteira em um saco plástico e deixe por 2-3 horas.
- Na luta contra os parasitas, as infusões de calêndula, camomila, celandine, tabaco, raízes de dente de leão, folhas de batata ou tomate também se mostraram bem.
Em casos avançados, é melhor recorrer imediatamente ao uso de produtos químicos. O principal é usá-los com cuidado e de acordo com as instruções. Na luta contra tripes são eficazes:
- Actellic
- Confidor
- Intavir
- Fitoverm;
- Agravertina;
- "Karbofos";
- Pegasus
- "Regente" etc.
Os venenos de contato não agem sobre ovos e ninfas de pragas - eles são protegidos por uma concha.
Algumas plantas toleram dolorosamente a interação da umidade com as folhas, portanto a pulverização não é adequada para elas. Nesta situação, você pode usar insetos predadores:
- Percevejos: Orius laevigatus, Orius.
- Carrapatos: Amblyseius cucumeris, Amblyseius descascado, Amblyseius degenerans.
Eles podem ser comprados em lojas de flores.
Ajuda! Depois de destruir a população de tripes, os próprios insetos predadores morrerão.Medidas preventivas
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. Para minimizar o risco de parasitas, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Não contenha plantas com baixa umidade.
- Organize periodicamente as cores das almas.
- Não deixe o solo secar.
- Realize inspeções regulares.
- Coloque armadilhas especiais na planta.
- Esterilize o substrato antes de plantar e transplantar.
- Quarentena para novas plantas.
- Os buquês devem ser colocados longe das flores internas.
- Remova ervas daninhas regularmente.
Para proteger as plantas, você pode pulverizá-las periodicamente com infusões de flores com um aroma forte.
O tamanho pequeno, a capacidade de se esconder, a capacidade de se multiplicar rapidamente e a resistência a produtos químicos produzem insetos muito perigosos que podem destruir plantas ou culturas ornamentais. Portanto, você não deve perder a vigilância e esquecer as medidas preventivas: afinal, avisado significa armado.