Opções para restauração de móveis na cozinha, aconselhamento especializado

Mais cedo ou mais tarde, qualquer item doméstico se desgasta e precisa ser substituído ou melhorado. É a restauração de móveis de cozinha que é o tipo de reparo que todos podem fazer com as próprias mãos, sem usar materiais ou tecnologias caros.

Quando a restauração de um conjunto de cozinha é necessária

Se a sua unidade de cozinha ainda desempenhar adequadamente as funções declaradas, você começou a perceber que:

  • o estojo para móveis ainda é forte, atende a todos os requisitos necessários, mas a aparência das fachadas dos móveis deixa muito a desejar;
  • algumas partes dos móveis se tornaram inutilizáveis ​​devido a influências externas - a bancada rachada e deformada, traços de pontos quentes ou pontos gordurosos formados na superfície;
  • o fone de ouvido está desatualizado e cansado;
  • Você não tem a oportunidade de gastar dinheiro na compra de um kit mais moderno.

É neste caso que a restauração é necessária. O reparo do tipo faça você mesmo de móveis de cozinha é uma maneira muito real de sair da situação.

Opções de restauração

Existem várias maneiras de dar aos móveis antigos uma aparência inteligente e atualizada. Dependendo da sua criatividade, você pode criar uma verdadeira obra-prima da arte do design a partir de uma mesa-de-cabeceira não-digna de nota. Ou você pode simplesmente arrumar a parte externa da cozinha. Nossas dicas ajudarão você a implementar suas idéias, independentemente de sua complexidade.

Filme autoadesivo

Uma opção de reparo simples e barata. Aplicável no caso em que você deseja atualizar de forma rápida e barata a aparência de fachadas de móveis. Hoje, dezenas de opções para colagem automática de diferentes qualidades, cores e preços diferentes estão à venda. As películas de vinil autoadesivas são duráveis, resistentes às mudanças de umidade e temperatura, não perdem a cor e não desbotam. Para que o filme cubra a superfície de seus móveis de maneira suave e eficiente, remova primeiro as fachadas, remova os acessórios e desengordure a superfície. Depois de colocar as pranchas no plano horizontal, remova cuidadosamente a camada protetora enquanto endireita o filme com a mão ou uma espátula. As bolhas de ar podem ser removidas perfurando-as cuidadosamente com uma agulha fina de metal.

Se você não conseguiu colar o filme corretamente pela primeira vez, não use mais a peça danificada. Com o uso repetido, a conexão do material com a superfície será ainda pior, e seus móveis ficarão desleixados e confusos. Uma foto de um conjunto de cozinha restaurado com um filme autoadesivo pode ser vista na seleção.

Autocolantes interiores

Talvez a melhor maneira de restaurar pequenos defeitos de móveis locais. Você pode escolher adesivos de vários tamanhos e conteúdos. Para decorar o conjunto da cozinha, são adequados desenhos sobre o tema do restaurante - frutas brilhantes, bagas, doces ou pratos bonitos. Esses adesivos são um tipo de filme autoadesivo, mas de tamanho reduzido. O princípio de aplicação é o mesmo - remova a camada protetora e endireite-a com cuidado sobre uma superfície livre de gordura dos móveis. Se necessário, os desenhos podem ser facilmente removidos usando desengraxantes especiais à base de álcool para isso.

Decoupage

Decoupage é a maneira mais criativa de arrumar seus móveis de cozinha antigos com suas próprias mãos. A técnica de decoupage remonta ao século XV na Alemanha. Embora o nome desse método seja francês e literalmente signifique "recortar". Este é o princípio principal do processo - recortamos as imagens e as aplicamos à superfície. Você pode desacoplar tudo o que tem um plano suficiente. Pode ser pratos, roupas, livros, itens de decoração ou, como no nosso caso, móveis de cozinha. Fazer essas decorações não é difícil, mesmo para iniciantes. Você deve escolher a base ao seu gosto. Pode ser imagens de revistas, fotografias, guardanapos de papel. Armários de cozinha decorados com jornais velhos parecem muito originais. Aplique um pouco de cola especial de decoupage na fachada e distribua os recortes conforme desejar. Após a solidificação completa (cerca de 8 horas), a superfície deve ser envernizada.

Uma solução interessante será a decoupage da mesa da cozinha com recortes de publicações culinárias. Depois, tomando seu chá da noite, você não apenas relaxará, mas também passará um tempo com benefícios, aprendendo novos segredos da arte de cozinhar. Fotos da cozinha decorada usando a técnica de decoupage são apresentadas abaixo.

 

Papel fotográfico

Se você optou por restaurar os móveis de cozinha em casa, leve a sério a opção de papel de parede fotográfico para móveis. Não se esqueça que a cozinha é um local de alta umidade e mudanças constantes de temperatura. Assim, os materiais para a restauração de móveis antigos devem ser resistentes ao desgaste e à umidade, não emitir gases prejudiciais sob a influência do ar quente. Sob esses critérios, os murais à base de vinil com uma camada protetora adicional são ideais. Você não precisa escolher um papel de parede para o seu conjunto de cozinha com uma textura sedosa ou de linho. Tais materiais podem absorver rapidamente odores e desgastar com contato constante. É melhor decorar a cozinha com papel de parede com uma superfície lisa - será mais fácil cuidar deles.

Se o seu aparelho estiver localizado em uma sala com tetos baixos - use papel de parede com uma silhueta alongada na decoração dos móveis, por exemplo, com torres, árvores altas ou flores em hastes longas. Tudo isso ajudará a aumentar visualmente a altura da sala.

Instalando uma nova bancada

Uma bancada é um dos elementos mais usados ​​em móveis de cozinha. É nela que cortamos comida, batemos em carne, aqui colocamos pratos pesados ​​ou utensílios de cozinha. Em geral, a bancada é exatamente aquela peça de mobiliário, da qual não podemos prescindir. Obviamente, nem todo material é capaz de suportar uma carga tão forte por um longo tempo. Portanto, para devolver funcionalidade e beleza à nossa bancada, atualizamos a bancada. Existem várias maneiras de fazer isso:

  • decorar com azulejos - limpe bem a superfície de madeira, use um moedor para eliminar todos os solavancos e defeitos. Depois disso, aplique cola especial e coloque o mosaico. O tipo e a espessura do ladrilho dependem das suas preferências, mas o método de assentamento deve ser um - muito apertado, deixando intervalos mínimos. Depois que a cola secar e as superfícies ficarem firmes (levará pelo menos 6 horas), rejunte as juntas. Se desejado, pode ser envernizado por cima - isso proporcionará atratividade adicional e servirá como uma camada protetora;
  • vidro e enchimentos - essa é uma opção para personalidades extraordinárias e criativas que estão tentando tornar cada centímetro de espaço original e diferente. Cole delicadamente várias ripas de madeira colocadas na borda em uma superfície limpa da bancada. Assim, divida a área em vários setores. Encha os bolsos com enchimentos. Moedas, miçangas, seixos, conchas ou outros objetos pequenos da mesma forma podem atuar como material de enchimento. De cima, sobre toda essa beleza, estava o vidro temperado resistente a choques. Aperte ou cole - a mesa original está pronta sem custos especiais. Uma foto de uma bancada com enchimento pode ser vista em uma seleção com exemplos;
  • tinta e verniz é a maneira mais fácil e comum de consertar uma bancada velha. Retire o verniz restante dos móveis com lixa, desengordure e cubra toda a superfície com tinta acrílica. Para dar um pouco de variedade a esse processo simples - aplique tinta usando estênceis. Eles podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Após o desenho secar - abra com verniz. Se você quiser deixar uma coisa de madeira, sua sombra natural e natural - use uma mancha.

Substituição de fachadas

Substituir uma fachada de móveis é uma maneira de quem não se sente confortável com a restauração de fachadas de móveis de cozinha por conta própria. Móveis de fábrica geralmente têm elementos intercambiáveis. Portanto, pegar novas fachadas em um armazém de móveis não é grande coisa. O principal é fazer medições corretamente dos designs de móveis antigos. Se você não encontrou produtos adequados para venda, terá que fazer um pedido individualmente.

Embora esse método de reparo seja o mais caro, ainda é várias vezes menor que o custo de um novo kit. Depois de atualizar as fachadas dos móveis, você obterá um conjunto de cozinha praticamente novo, economizando dinheiro.

As nuances do trabalho com madeira natural

Os móveis de madeira maciça real são uma versão clássica que não perde seu apelo e praticidade ao longo dos anos. A árvore é muito durável, resistente a influências ambientais, material ecológico, com aparência apresentável e longa vida útil.

Ao reparar cozinhas de madeira natural, é necessário seguir algumas regras simples, porém eficazes:

  • se encontrarmos arranhões ou pequenas rachaduras na árvore, restauramos imediatamente a superfície com cera para móveis. Caso contrário, existe o risco de a árvore começar a secar em um local danificado;
  • se for necessário eliminar a clivagem, uma massa para madeira ajudará. Aplique camada por camada até que a superfície esteja nivelada. Após a secagem completa, trate a área do defeito com esmeril e verniz;
  • restauração da camada de laca danificada - isso geralmente ocorre em locais onde a árvore foi submetida a graves danos mecânicos. Basta preencher a área deformada com uma camada de verniz transparente e deixar secar.

A madeira natural é um material caro, cujo trabalho requer conhecimentos e habilidades especiais. Para ter certeza da abordagem correta para o reparo, é melhor entrar em contato com profissionais.

A principal condição para prolongar a vida útil dos móveis de madeira e manter sua atratividade externa é o cuidado adequado dos produtos:

  • Não use produtos abrasivos ou solventes. Para limpar a superfície, use apenas lenços umedecidos com uma solução de sabão neutro;
  • evite o acúmulo de vapor quente e umidade na cozinha. A porcentagem ideal de umidade para madeira natural não é superior a 70%;
  • Não coloque utensílios quentes sobre a superfície de móveis de madeira maciça;
  • Realize pequenos reparos em móveis regularmente - substitua arranhões, cubra a madeira com mástique e verifique os elementos de fixação.

Fazendo a restauração dos móveis de cozinha com suas próprias mãos, você não apenas economizará o orçamento da família, mas também poderá realizar suas idéias e ambições artísticas. A decoração original, a escolha de cores e o design próprio transformarão o trabalho não em um reparo banal de móveis, mas em um processo criativo real.

Vídeo

Deixe O Seu Comentário