Variedades de elevadores a gás para móveis, regras para seleção e instalação

Elevadores a gás podem ser encontrados em qualquer cozinha moderna onde móveis de armários estão instalados. Eles são usados ​​em armários, cujas fachadas se abrem para cima e fixam as portas na posição aberta. O elevador de gás para móveis é um elevador com um pistão e um cilindro contendo gás inerte. O gás evita a compressão acentuada e a abertura da mola no elevador, criando um efeito de amortecimento. O design simples e eficiente encontrou ampla aplicação em vários setores.

Âmbito dos elevadores de gás

Os elevadores a gás se provaram na indústria automotiva - eles foram originalmente instalados em capuzes e porta-malas e também montados nas portas dos carros. Elevadores são necessários para suportar o peso das estruturas e protegê-las contra danos.

Hoje, os elevadores de gás, além da indústria automotiva, são amplamente utilizados em outras áreas:

  • A indústria moveleira - em primeiro lugar, estamos falando de móveis para a cozinha. Elevadores a gás são ideais para armários que se abrem no andar de cima. Eles impedem que as portas se fechem espontaneamente e economizam espaço na cozinha. Além disso, elevadores a gás para móveis são instalados em cadeiras de escritório, sofás dobráveis, camas de guarda-roupa;
  • Construção - utilizada na fabricação de portas, caixilhos de janelas e vitrines de vidro;
  • Equipamento médico - utilizado na fabricação de leitos para atendimento de pacientes paliativos, na fabricação de simuladores para procedimentos de recuperação e outros equipamentos;
  • Poligrafia - amortecedores a gás são instalados nas capas de fotocopiadoras, scanners, dispositivos multifuncionais e outros dispositivos;
  • Armas - usadas para a fabricação de armas de fogo;
  • Construção aeroespacial e muito mais;

A seguir, falaremos sobre os recursos dos elevadores a gás para móveis.

Variedades

Dependendo da aplicação, o design dos amortecedores a gás varia. Na direção da ação, distingue:

  • Elevadores de gás de ação direta - comprima a haste. Isso significa que no conjunto da base a haste está totalmente estendida. Esses dispositivos são mais comuns na fabricação de móveis;
  • Elevadores reversos de gás - empurre a haste recuada no conjunto da base.

Além disso, os elevadores de gás diferem na pressão no cilindro. Por esse princípio, as molas de alta e baixa pressão são diferenciadas. Os elevadores de alta pressão consistem em dois elementos principais: uma haste e um cilindro, que são preenchidos com um gás inerte. O design desse dispositivo não pode ser desmontado. O princípio de operação é baseado no fato de que o gás empurra a haste para fora do cilindro. A imersão da haste no cilindro reduz o volume do armazenamento de gás e aumenta a pressão na primavera. O elevador de baixa pressão é feito de dois cilindros ocos com gás comprimido. A compressão do gás aumenta seu volume e aumenta a pressão dentro da mola.

Ação diretaAção reversa

Os elevadores de gás de baixa pressão são caracterizados por um recurso quase ilimitado de uso e pela possibilidade de seu ajuste e manutenção independentes.

Outro tipo de amortecedor a gás são as molas com trava. A unidade pode estar localizada no tubo de descarga ou na haste. Tais dispositivos são usados, por exemplo, em cadeiras de escritório para ajustar a altura. A haste do pistão possui uma função de travamento com um botão que abre a válvula do pistão. Depois de pressionar o botão, a haste pode ser pressionada ou retirada. Soltar o botão trava a haste na posição definida.

Existem três tipos de elevadores de gás de bloqueio:

  1. Bloqueio padrão - elástico, ocorre em um determinado ponto no curso do pistão. Nesse caso, existe o risco de viés arbitrário;
  2. Bloqueio ambivalente - quando pressionado, será elástico e, quando puxado, ficará rígido;
  3. Fechadura combinada - fornece fixação rígida em ambas as direções, impedindo o movimento arbitrário da mola.
PadrãoAmbivalente

Regras de seleção

Ao escolher um elevador de gás para móveis, você precisa se basear em dois critérios: a força de compressão da mola e as dimensões da porta na qual o dispositivo será conectado.

Quanto à força de compressão, é necessária uma carga de 10 Newton para suportar uma carga de 1 kg. Assim, medindo o peso da porta, você pode calcular o valor necessário. A maioria dos fabricantes de elevadores a gás produz dispositivos com uma carga fixa de 60 a 140 Newton. Conhecendo o peso da porta, você pode encontrar facilmente o elevador certo.

Além do peso, o tamanho da porta afeta a escolha. O comprimento do dispositivo dependerá dele. Quanto mais você precisar de uma mola a gás, mais espesso deverá ser o corpo.

Além disso, os elevadores a gás permitem o uso de projeto passo a passo e automático das portas do armário. Um design passo a passo é o mecanismo mais comum com uma maçaneta na porta. O design automático envolve abrir as portas com o toque de um botão e fechá-las automaticamente após um certo tempo. Para isso, as fachadas dos móveis de gabinete estão equipadas com um acionamento elétrico. Esses dispositivos são adequados para pessoas que esquecem de fechar os armários ou não conseguem alcançar a maçaneta quando a porta está na posição aberta.

Tabela para seleção

Métodos de instalação

Você pode instalar o elevador de gás ou ir ao mestre. Se você planeja fazer isso sozinho, antes de começar, você precisa:

  • Roda de roleta;
  • Lápis
  • Chave de fenda;
  • Parafusos autorroscantes.

As instruções de instalação estão sempre incluídas no elevador de gás. Verifique sua disponibilidade ao selecionar um dispositivo.

A instalação de elevadores de gás para móveis começa com a marcação do centro dos fixadores laterais. Note-se a 25 mm das extremidades superior e frontal da fachada. Em seguida, é anexado um molde lateral no qual o pistão de elevação de gás será montado. A parte móvel do dispositivo é montada em uma mola, após o que a fachada é montada em dobradiças. A etapa final é a fixação do elemento de acoplamento do elevador de gás usando parafusos autoatarraxantes, seguindo o diagrama. Recomenda-se instalar dois elevadores em uma fachada. Isso ajudará a evitar estresse excessivo no elevador de gás e as distorções causadas por ele.

O esquema de montagem fornece várias posições da porta - quando aberta, pode ser fixada em diferentes ângulos. Você pode escolher o ângulo de fixação desejado durante a instalação.

Faça a marcaçãoInstalar fixadoresHardware MontadoCaixa de coletaFixamos fachadasApertamos o elevador de gás ao parafuso autoatarraxantePressione até clicar, a instalação está concluída

Como regular

O design dos elevadores a gás para móveis mais populares fornece três posições abertas da fachada: em um ângulo de 70 °, 90 ° e 110 ° em relação à lateral do gabinete. Para que todos os membros da família, independentemente do crescimento, possam alcançar a porta de um armário aberto, é melhor um ângulo de 70 °. Para que a fachada seja aberta em tal ângulo, é necessário alterar o layout dos elementos de fixação. A distância da borda superior ao centro do fixador deve ser de 100 mm. Para uma posição de 90 °, marque 90 mm da borda ao centro e para uma posição de 110 °, 80 mm. Assim, você pode ajustar o ângulo de inclinação. O erro na escolha deste método não excederá 5 ° -10 °.

Para um ajuste mais preciso (se você deseja obter a mesma posição de várias fachadas dispostas em fila), gire a rosca interna do cilindro de cada elevador de gás até que as portas ocupem a mesma posição no estado aberto.

Vídeo

Deixe O Seu Comentário