Como manter: como manter a fúcsia no inverno no porão e no apartamento, bem como possíveis doenças
Fúcsia é uma flor da família cipriota que cresce na América do Sul e Central. Os jardineiros com botões semelhantes a uma lanterna chinesa são apreciados pelos jardineiros, mas não têm pressa em comprá-la. Eles são interrompidos pelo mau humor ao sair, em particular a necessidade de criar condições especiais para o período de descanso.
Como é que uma planta inverno? O que fazer e como preparar uma flor para o inverno? Você encontrará respostas para todas essas perguntas neste artigo.
Conteúdo e características da preparação para o inverno
Fúcsia é uma planta sazonal. A primavera-outono é um período de crescimento ativo, floração e reprodução, e o inverno é dormência. Precisa de boa iluminação o ano todo, mas no inverno é regada com menos frequência, impedindo que 100% do coma de terra seque e enrugue a casca. No outono, eles transferem a flor para uma sala fria (ou criam artificialmente frescura) e não ficam chateados, notando que as folhas estão caindo.
Por onde começar?
- Preparamos a flor para o inverno - a planta é deixada ao ar livre até fortes geadas. Entrando na casa antes do tempo, interrompa o processo de madeira.
- Desde o início de setembro, não fertilize a flor. Os fertilizantes não são necessários, já que este mês ele está acumulando nutrientes suficientes para passar o inverno e não morrer sem eles.
- A poda do outono será necessária para evitar que a coroa seja puxada, os brotos de tamanho reduzido e para evitar problemas com a floração na próxima primavera.
Antes de mover a planta para o apartamento de inverno, a inspeção não fará mal. Folhas amareladas e caules secos não devem permanecer nela. Caso contrário, eles se transformarão em um viveiro para infecções por fungos e insetos nocivos (ferrugem, podridão cinzenta). Os produtores experientes recomendam que, antes do inverno, o tratamento da fúcsia com um produto biológico à base de óleo de colza Rapsol. Essa pulverização a protege de pulgões e outras pragas.
Como aparar e salvar a planta?
Antes do inverno, o fúcsia é cortado, não fertilizado e pulverizado com um produto biológico comprado em uma loja de flores para protegê-lo de pragas.
Cave ou adega
Como manter a planta no porão e que tipo de cuidados são necessários? Nem todo mundo tem a oportunidade de organizar um inverno fúcsia em uma varanda envidraçada de um apartamento ou em uma estufa brilhante. O inverno vai bem em uma sala "escura" - no porão, garagem ou adega. Antes de transferi-lo para um dos quartos acima, corte-o e remova as folhas.
No escuro, ela também "respira", bem como no ar fresco, gastando nutrientes e evaporando a água. Na sala onde será localizado, deve haver ventilação. Caso contrário, com sua aparência, a umidade do ar aumentará, o que provocará um surto de doenças fúngicas. A temperatura ideal para o inverno fúcsia na adega ou porão, onde a temperatura é de - + 10⁰C.
Assista ao vídeo sobre como ocorre o inverno fúcsia na adega:
No apartamento
Nem todos os jardineiros têm um porão ou uma garagem onde você pode mover um pote de fúcsia para o inverno. Alguns não têm escolha e são forçados a trazê-lo para casa. No apartamento, você também pode proporcionar um inverno confortável, mas apenas se for exibido regularmente.
No início do outono, mudas fúcsia são transplantadas para "solo pobre" com um pequeno conteúdo de húmus no inverno. Isso retarda o crescimento de arbustos jovens. Se no inverno o florista percebe que está germinando, ele deve cortá-las sem piedade e abrir mais a janela para diminuir a temperatura na sala. Os brotos não precisam ser jogados fora. Você pode tentar enraizá-los colocando-os na água em um peitoril da janela bem iluminado e “quente”.
Se Inverno fúcsia no porão, raramente regado - 1-2 vezes por mês, as plantas que passam o inverno no apartamento são regadas com mais frequência.
Preste atenção! Devido ao aquecimento central, o nódulo de terra seca mais rapidamente e a falta de umidade leva à morte da flor.No dia em que o florista leva o pote de fúcsia para casa, ele deve abrir a janela e ajustar a janela com vidros duplos para ventilação mínima. A janela deve estar sempre aberta, exceto nos dias em que fica muito frio lá fora.
Durante a dormência, a fúcsia é ainda mais caprichosa do que durante o crescimento ativo e a floração. Reage mal ao excesso e à falta de umidade. A falta das condições necessárias para o inverno, o aumento da umidade e da temperatura levam ao aparecimento de insetos. Os fungicidas e os inseticidas nem sempre ajudam na luta contra eles, e a planta só pode ser jogada fora.
Como cuidar de uma flor no peitoril da janela?
- Ventilação máxima do peitoril da janela. O pote é colocado o mais próximo possível do copo.
- O isolamento do fundo com espuma de poliestireno durante o transplante ajuda a evitar o apodrecimento das raízes devido às massas frias que constantemente invadem a sala através de uma janela entreaberta.
- Será necessária proteção contra ar seco se o apartamento estiver quente. Para fazer isso, basta cobrir o fúcsia com um filme plástico.
- A rega não deve ser frequente e abundante.
- A planta deve ser tratada com preparações especiais para protegê-la de pragas.
- Em dezembro e janeiro, a planta é iluminada com lâmpadas, pois não há iluminação suficiente à tarde.
Assista ao vídeo sobre os problemas do inverno fúcsia em casa:
Preciso cortar?
Definitivamente você precisa aparar a planta para o inverno, porque este é um passo importante no crescimento e é muito importante fazer o certo. É realizado duas vezes por ano. A primeira vez é no outono, quando a transferem do jardim para o porão ou apartamento e é necessário fornecer condições adequadas para a hibernação, e a segunda na primavera para formar um belo arbusto. Corte o fúcsia no outono após o desbotamento, para não provocar o crescimento de 1-2 troncos e puxar o mato. Este procedimento é necessário para o correto desenvolvimento da flor na próxima primavera.
Quando limpar?
É necessário remover o fúcsia no outono; no final de outubro, eles transferem a panela do jardim ou a levam da dacha do inverno para o apartamento ou porão.
Cuidado
Graças ao trabalho dos criadores, as variedades fúcsia apareceram naquele inverno nas ruas, mesmo nas regiões da Federação Russa onde a temperatura nos postes do termômetro cai abaixo de -30 graus Celsius. Antes de pensar em organizar o inverno, eles descobrirão se é resistente ao inverno ou não.
Importante! Você não pode trazer fúcsia resistente ao inverno para o apartamento: ele se sente em condições naturais - é melhor no jardim do que no calor.Cuidar de fúcsia no inverno é fácil. Não fertilize, mas apenas regue-o enquanto o coma de terra seca. É aconselhável manter a temperatura no peitoril da janela - + 10-15 graus Celsius. Ele permite que você pare o crescimento da planta até a primavera. Um mau lugar para ele é a janela norte, porque, devido a uma aguda falta de luz, ela é extinta. A melhor hora para “acordar” é o final de fevereiro. Uma planta resistente ao inverno é deixada no jardim (variedades Coralline, Baby Blue Eyes, General Monk, etc.).
Antes do inverno, eles cortam, deixando brotos de 5 a 10 cm de comprimento.Se crescer em uma panela, retire-a e transplante-a para uma panela ou campo aberto com um pequeno conteúdo de húmus. Para o inverno, cubra o fúcsia com uma camada de turfa ou folhas secas de carvalho. Para proteger contra a umidade, uma camada de filme plástico é colocada sobre ela.
Possíveis doenças
Quando o fúcsia está no inverno, é afetado por uma doença fúngica - a ferrugem. Parece que o florista ignorou as recomendações e não criou condições para um inverno sem problemas: a sala é quente, escura e úmida, e não seca e fresca. Ele regou a planta com mais freqüência do que o necessário, escondeu-a da luz direta do sol e não ventilou a sala.
Para que o fungo não afete a fúcsia, ele é tratado com uma solução a 1% da mistura de Bordeauxmas muitos negligenciam esse procedimento. Eles se culpam por isso quando manchas marrons escuras aparecem nas folhas. Na maioria dos casos, uma flor doente morre e, com ela, outras plantas de interior, se você não a isolar das outras e quebrar as folhas afetadas pelo fungo nelas. Percebendo a ferrugem nos primeiros dias, eles salvam a planta preparando uma mistura desinfetante de 5 litros de água, 200 gramas de sabão verde e 15 gramas de sulfato de cobre.
A podridão cinzenta afeta o fúcsia em caso de umidificação do ar interno. É fácil determinar qual parte é afetada: é macia e aquosa, e manchas brancas na placa são visíveis. Para curar a planta, corte as folhas afetadas, trate com preparações especiais e troque o microclima interno para evitar a reinfecção de fúcsia.
Conclusão
É fácil organizar o armazenamento de fúcsia no inverno, e não é necessário transferi-lo do jardim para o porão ou para a varanda. Passará o inverno no parapeito da janela do apartamento, se ocasionalmente a molhar e borrifar, suavizando o trabalho de aquecimento central.