Uma abundância de flores coloridas: quais são as variedades e tipos de glicínias e como cultivá-las?

Essa beleza gloriosa, que ama calor e luz, não é admirada apenas pelos preguiçosos. Seus longos pincéis florais, tão graciosos e elegantes, como se chegassem a nós de mundos distantes de fantasia. Glicínias é o nome do meio desta trepadeira criada pela Mãe Natureza para a alegria da humanidade. Existem várias espécies e variedades populares de glicínias, cada uma das quais merece atenção. Neste artigo, aprenderemos sobre os tipos e variedades mais populares de glicínias, qual a cor das cipós nas glicínias, bem como o plantio, cuidados e propagação dessa bela planta.

Que cores as trepadeiras têm?

As flores das glicínias são um verdadeiro redemoinho mágico, quando graciosos pincéis longos - cachos brancos, rosa, azuis, roxos, com cheiro de doçura azeda - correm em fluxos de cores vivas. Nesse fluxo exuberante, folhas e caules são frequentemente afogados.

Nomes de variedades com fotos de plantas

Macrostáquia azul (Macrostachya)


O nome é traduzido como "luxo da lua azul". Estudando essa trepadeira decídua decorativa, vemos que um apelido tão bizarro foi dado a ela com bastante razão. Macrostachia azul é uma das variedades mais bonitascapaz de decorar qualquer jardim, varanda, terraço ou mirante. Foi importado dos EUA e sua popularidade está crescendo todos os dias - é a variedade mais resistente ao gelo até hoje.

Ele é capaz de sobreviver em fortes geadas de -40 graus! Ele tem uma forma incomum de flores e uma variedade de cores (todos os tons de azul, azul, roxo). Poderoso sistema radicular, folhas e frutos brilhantes complexos. A variedade é pouco exigente para o solo, mas não tolera correntes de ar e ventos fortes.

Safira azul roxa (safira azul de Sinensis)


Outra cultura popular amada por flores reunidas em pincéis e espalhando um aroma delicado. Sua videira é muito poderosa, em diâmetro pode chegar a 40 cm. Prazo de validade em geral - 150 anos, floração - apenas 2 semanas.

Se um jardineiro deseja cultivar uma videira de 15 a 20 metros de altura, ele precisa se lembrar dos requisitos básicos de cuidados: plantar em um local ensolarado em um solo levemente alcalino; pense antecipadamente em um forte apoio; rega e alimentação moderadas, durante a estação de crescimento semanalmente. Para o inverno, a planta é removida dos suportes e cuidadosamente coberta.

Rosa Rosa Gelo (Wisteria Amerikana)


Pink Pink Ice - uma planta termofílica, cresce até 15 metros de comprimento. Os cachos são de tamanho médio, as flores são grandes, de cor rosa, inodoras. Como é um invasor de variedades, o ponto de crescimento deve ser protegido com material de cobertura ou uma fita plástica na borda. Liana não requer poda.

O sistema radicular é uma cadeia longa e crescente de tubérculos. Eles estão localizados perto da superfície. Adubo, estrume apodrecido e infusão de urtiga são adequados para a alimentação. Não é exigente com o solo: cresce tanto em argila quanto em ácido. Os tubérculos da planta são comestíveis e cheiram bem. Eles podem ser comidos crus, cozidos e fritos. Eles têm gosto de batatas comuns. Pode ser armazenado no porão, polvilhado com turfa.

Japonês Branco (Japonica)


Isto liana é duas vezes menor que o chinês, mas possui folhas maiores e pincéis mais magníficos de inflorescências. E ela tem muito mais. As pétalas podem ser pintadas em rosa, branco ou roxo claro.

Macrostáquia de folhas grandes (Macrostachya)


Outra opção resistente ao gelo para decorar seu jardim. Uma poderosa liana (2 metros já no primeiro ano) cresce a partir de uma muda frágil que parece frágil à primeira vista, que não apenas suporta geadas no centro da Rússia, mas também consegue florescer!

Para o primeiro inverno, é melhor remover e cobrir os cílios com lapnik, e no segundo ela pode sobreviver sozinha e sem perdas. A variedade geralmente produz sementes, mas é difícil dizer se as plantas jovens suportarão o inverno que se aproxima. Portanto, é melhor propagar vegetativamente (camadas ou estacas). Tolerante tolerante. Na maioria das vezes roxo e azul.

Arbusto lilás (Frutescens)


Suas trepadeiras atingem uma altura de 12 a 15 metros. Flores Médias, Azul Violeta. Parece muito bom em banheiras, é adequado para a formação de bonsai, é cultivado em campo aberto (dizemos aqui como cultivar glicínias na forma de uma árvore e que variedades são adequadas para a formação de bonsai). As hastes se curvam no sentido horário, gradualmente se tornam mais pesadas e lignificadas. no final da vida. A floração agrada em maio-junho, liberando escovas caídas de 5 a 15 cm de comprimento. Não pode se orgulhar de aroma. As folhas são pinadas, verde escuro. Geralmente azul ou roxo.

Wisteria Summer Cascade


Uma videira magnífica, formando um número infinito de inflorescências. Em junho, agrada ao proprietário com flores grandes e muito perfumadas em tons brilhantes de lilás e azul. Que, infelizmente, gradualmente empalidecem ao sol. De comprimento pode chegar a 6-7 metros. Resiste a geadas a -35 graus abaixo de zero. Como a maioria dos representantes da espécie, ela não gosta de correntes de ar e fertilizantes com nitrogênio.

Perfil (Sinensis Prolific)


Esse a variedade floresce por 2-3 anos após o plantio. Produz as primeiras flores em maio, repetindo frequentemente a floração em agosto. As pétalas têm um tom azulado-violeta, a base das flores é leve. Em um ano, ele é estendido por 1-2 metros, o limite superior é de 6 metros. As fotos são torcidas para a direita. As folhas são pinadas, amarelas no outono e verdes o resto do tempo.

Para o cultivo, um local quente e iluminado, protegido dos ventos, é adequado. O solo deve ser moderadamente fértil e com umidade média. O suporte é selecionado forte, é melhor plantado contra as paredes. Não é adequado para terrenos com invernos rigorosos e ventosos.

Dragão Negro


Arbusto de folha caduca decíduo fotófilo, com ramos caídos e um longo período de floração. Outra amostra resistente ao gelo. Requer pulverização frequente, mesmo nos meses de inverno, por isso os especialistas aconselham colocá-lo em um palete com argila expandida constantemente molhada. Não tolera solos calcários, o solo deve ser neutro em PH e conter uma grande quantidade de desintegrante inerte (vermiculita, perlita, argila fina expandida).

As plantas jovens precisam ser replantadas todos os anos; em adultos, é suficiente renovar regularmente o solo superficial. O vaso é selecionado profundamente, pois o sistema radicular é volumoso e longo. As sementes permanecem viáveis ​​por vários anos.

Terry (Plena)


Essa beleza cresce para 10 metros, adicionando 1-3 a cada ano. A flor começa por 3-4 anos. Os brotos são torcidos para a esquerda, as folhas são pinadas, verdes e começam a ficar amarelas no outono. Essa variedade pode suportar quedas de temperatura a curto prazo de -20 graus; as mais baixas podem matá-la. Cresce bem em solo moderadamente fértil. Para uma floração exuberante, a temperatura total no verão não deve cair abaixo de +20 graus Celsius.

Para reprodução, são compradas mudas de 1 a 1,5 metros de altura. Essa variedade precisa ser plantada perto de suportes poderosos, porque, crescendo, as glicínias podem esmagar com sua massa uma cobertura fraca e algumas árvores frutíferas. O fato é que o tronco da planta pode atingir um diâmetro de 15 cm e esse peso pode suportar uma parede de pedra ou outra estrutura de concreto armado.

Importante! Os fertilizantes com uma grande quantidade de nitrogênio devem ser usados ​​com cautela; caso contrário, em vez de florescer, a planta aumentará ativamente sua massa verde.

Lilás Chinês (Chinensis)


Essa variedade foi exportada das regiões orientais da China há mais de duzentos anos. As amostras jovens criam raízes por um período longo e difícil, portanto essa variedade é adequada apenas para os jardineiros mais pacientes. É uma planta decídua que é freqüentemente afetada por doenças fúngicas.

Mais informações sobre as glicínias chinesas podem ser encontradas aqui.

Lua azul resistente ao gelo


Flores grandes, azul-lavanda, colhidas em guirlandas de tamanho médio. As geadas da primavera não têm medo dela - brotos e brotos básicos permitem que você se recupere rapidamente. Pode ser cultivada tanto em um recipiente quanto em campo aberto, mas neste último caso, a floração ocorrerá somente em cinco anos. Para proteger do frio, as raízes são isoladas com musgo ou turfa.

Você encontrará mais informações sobre a Wisteria Blue Moon neste material.

Floração abundante em vermelho (Floribunda)

Seus brotos lembram cordéis, a altura média do tronco é de 8 a 10 metros. As folhas são grandes, rígidas, com até 45 centímetros de comprimento. As flores nas inflorescências florescem gradualmente, a partir da base do pincel. As frutas podem ser armazenadas durante todo o inverno. Essa variedade é resistente a baixas temperaturas e é frequentemente usada em paisagismo decorativo. Na maioria das vezes azul, vermelho, rosa.

Mais detalhes sobre as glicínias estão florescendo abundantemente são discutidos em um artigo separado.

Amarelo


Essa variedade não existe.. Uma planta semelhante a glicínia com flores amarelas é chamada de bobina "chuva de ouro".

Sobre glicínias amarelas é descrito em detalhes em nosso artigo.

Árvore bonsai


Espécies adequadas para manipulação: Floribunda, Sinensis e Wisteria. Deve-se lembrar que antes do aparecimento das primeiras flores passar mais de um ano.

Importante! As sementes de bonsai de glicínias são muito tóxicas. Crianças pequenas e animais de estimação não devem ser permitidos na planta.

Mistura de sementes (Wisteria seeds)


Os vendedores de salões de flores oferecem a compra de uma mistura de sementes de diferentes variedades, selecionadas por cor e espécie. Essas misturas são geralmente chamadas Wisteria Seed ou Wisteria Mix, e fabricantes de embalagens vibrantes estão tentando convencer os clientes de que é fácil cultivar glicínias a partir de sementes. No entanto, você precisa considerar várias "armadilhas":

  • primeiro, mais da metade das mudas não vai brotar;
  • segundo, a quantidade restante florescerá muito em breve (pode levar 5 ou mais anos);
  • terceiro, a floração, muito provavelmente, não mostrará os resultados esperados.

Os viveiros que valorizam sua reputação não oferecem propagação de sementes. É melhor comprar uma mistura já germinada na banheira..

Tudo sobre plantio, criação e cuidados

As glicínias adoram a luz do sol, por isso devem ser colocadas em um local bem iluminado. 5-6 horas por dia sob luz solar direta - o mínimo que o proprietário deve fornecer ao seu animal de estimação. Com a falta de luz, a planta produzirá muito poucas inflorescências e suas folhas perderão gradualmente seu brilho e brilho. O lado sul é ideal.

A teimosia dos criadores ao longo do tempo foi coroada com sucesso - foram produzidas variedades resistentes aos duros invernos russos. Eles não têm medo de geadas em -20 e -30 graus. A temperatura ideal do verão é de 20 a 30 graus acima de zero. A partir da primavera, é melhor colocar uma árvore em casa em um terraço ou varanda.

A pulverização regular com água limpa à temperatura ambiente é uma obrigação! Especialmente nos meses de verão. No inverno, isso pode ser feito ocasionalmente. A rega depende do estágio de desenvolvimento da planta. No início da primavera, deve ser frequente e abundante, após a formação de brotos é reduzida, a partir de outubro - minimizada. Após a rega, o solo precisa ser afrouxado.

Como a liana se estende incrivelmente rapidamente, a cobertura é realizada com mais frequência do que outras plantas de jardim. Os fertilizantes minerais complexos são aplicados pelo menos uma vez por semana (durante o período de crescimento ativo). Às vezes, as misturas compradas podem ser alternadas com infusão de verbasco ou solução de giz.

A maioria das variedades é melhor coberta para o inverno. Isso se aplica a plantas cultivadas em regiões do norte com climas rigorosos. Antes de tudo, são brotos jovens - são desamarrados de um suporte, colocados no chão e cobertos com galhos de abeto ou agrofibra, tendo previamente borrifado a raiz com uma camada de terra. Você pode adicionar húmus e folhas secas ao solo. Não será supérfluo formar uma densa almofada de neve por cima. Quanto mais antiga a planta, maior sua resistência ao gelo.

Os brotos murchados precisam ser cortados regularmente - isso ajuda a estimular o surgimento de novos. No verão, você pode formar uma coroa cortando os brotos laterais (até 20 cm de comprimento).

Métodos de criação:

  1. Estacas (no início da primavera).
  2. Vacinação nas raízes em dezembro.
  3. Enraizamento de camadas (no outono).
  4. Plantio de mudas de inverno (em fevereiro).
  5. Propagação por brotos frescos.
  6. Sementes (um método ineficaz em que as propriedades maternas são muito raramente preservadas).

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre os cuidados com as glicínias:

Liana é resistente a doenças; ocasionalmente, o que se nota nela é a clorose causada por um excesso de álcalis no solo. Isso é corrigido aplicando fertilizantes com sais de ferro no solo. Dos ataques de trevo e pulgões, os inseticidas (Fitoform, Trichopol, Actofit, Jaguar) ajudam bem.

Ajuda! Os designers usam essa planta para equipar mandris, jardins suspensos e shoppings. Você pode decorar a parede de um prédio residencial anexando treliças e deixar a videira crescer sobre ele. Depois de plantar uma glicínia, você pode esconder uma cerca feia ou outra recompensa.

Os japoneses afirmam que um passeio no jardim com glicínias crescentes é como uma jornada pelo verdadeiro paraíso. E, talvez, eles não sejam exagerados - toda essa beleza deslumbrante como se desceu do céu à terra. O que mais um verdadeiro conhecedor de vida selvagem precisa, se não graça e beleza, em seu amado canto verde?

Vídeo útil

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre os tipos e variedades de glicínias:

Deixe O Seu Comentário