Ostrava - o que surpreenderá a cidade tcheca com um coração de aço
A República Tcheca é um país onde a vida flui lenta e medidamente entre palácios antigos, edifícios medievais e ruas de paralelepípedos. No entanto, Ostrava, apesar de também estar localizado na República Tcheca, é completamente diferente da cidade típica deste país. Este não é um resort, mas uma vila comercial e energética, talvez seja isso que atraia turistas de todo o mundo. Durante muito tempo, Ostrava (República Tcheca) ficou famosa por suas plantas metalúrgicas, um museu foi organizado em uma das minas. E a cidade é famosa pela produção de cerveja, cuja fama se espalhou muito além da República Tcheca.
Foto: Ostrava, República Tcheca
Informações gerais sobre Ostrava
A cidade de Ostrava é um grande povoado e, em conjunto, a capital da região da Morávia-Silésia da República Tcheca. Localizado perto da fronteira com a Polônia. Mais recentemente, a cidade foi incluída na lista de assentamentos com as condições ambientais mais adversas. Hoje a situação mudou drasticamente - a maioria das empresas metalúrgicas fechou, as minas também não estão funcionando, Ostrava está gradualmente se transformando em um centro turístico e cultural.
Ao planejar uma viagem a Ostrava, o principal é não sucumbir aos estereótipos de que esse assentamento é industrial e que não há lugares interessantes aqui. Isto não é verdade. A cidade tem uma história rica, a arquitetura é representada por uma grande variedade de objetos sagrados, industriais e arquitetônicos, muitos dos quais transformados em museus.
Informações práticas:
- A cidade está localizada no rio Ostravice, onde o reservatório se funde com Opava e Odra;
- distância para Praga - 371 km;
- o clima é temperado - os verões são moderadamente quentes, os invernos são frios;
- população - cerca de 300 mil habitantes;
- área - quase 215 km2;
- moeda - coroa checa (CZK);
- Ostrava é conectado por via férrea com muitas cidades; de trem, você pode chegar a Praga, Katowice, Varsóvia, Viena, Cracóvia;
- O tráfego aéreo é fornecido com Dubai, Milão, Londres.
Excursão histórica
Os primeiros dados da cidade remontam a 1267. No território da moderna Ostrava, uma vila formada ao longo da Trilha do Âmbar, os comerciantes dessa rota viajavam entre o Báltico e o Mediterrâneo. Já no século 14, uma fortificação e um castelo foram construídos aqui. Por vários séculos, até o século XVIII, o valor de Ostrava diminuiu, e era uma cidade provinciana sem notáveis.
Na segunda metade do século XVIII, ocorreu um ponto de virada para a cidade - foram descobertos depósitos de carvão, que levaram ao desenvolvimento ativo da indústria metalúrgica. A mineração de carvão foi realizada até o final do século 20, mas em 1994 Ostrava havia perdido completamente sua aparência metalúrgica pesada.
Um fato interessante! Os habitantes locais chamam a cidade de coração de aço da República Tcheca, pois está associada à indústria do carvão. Por esse motivo, a população indígena não é favorável ao Leaving, acreditando que há ar sujo e muitos empreendimentos industriais. No entanto, os turistas gostam da animação da cidade, da dinâmica.
Quando ir a Ostrava
Ostrava não é uma cidade turística, portanto não existe o conceito de "estação turística". Dado que o verão na República Tcheca não é muito quente, é melhor escolher o período de junho a agosto para uma viagem. Na segunda metade da primavera e início do outono, um ótimo momento para caminhar e visitar atrações. Além disso, a primavera é a época dos festivais e feriados nacionais, mas as estreias teatrais trovejam no outono, a Bienal e os eventos de cinema.
Festival de músicaAtrações Ostrava
Praça Masarykovo no lugarA atração não é apenas a praça principal da cidade, mas também um cartão de visita. Parecia um quadrado, mas hoje, após a reconstrução, parece mais a letra "L". Existem várias estátuas na praça, a mais notável é a Coluna de Mariana, que data do início do século XVIII. A escultura é cronometrada para livrar a cidade da praga. Preste atenção à escultura de St. Florian, bem como ao busto do presidente Masaryk, em cuja homenagem o nome Ostrava Square.
Outra atração de Ostrava é a fonte, seus jatos atingidos diretamente sob o asfalto, o que é muito refrescante no verão.
Segundo os turistas, o lugar mais bonito da praça é a Antiga Prefeitura, agora o Museu Ostrava está localizado aqui. Também preste atenção na construção de uma farmácia antiga, que recebeu o status de um museu.
Fortaleza da Silésia-Ostrava (castelo)Um fato interessante! No século 19, as casas de madeira que construíram a praça foram demolidas e construíram mansões de tijolos. Depois disso, a aparência da praça mudou.
Na foto dos pontos turísticos de Ostrava, na República Tcheca, o castelo parece elegante e brilhante, em grande parte devido à cor branca das paredes e ao telhado vermelho. A fortaleza foi construída em uma colina, logo acima da confluência dos rios Lucina e Ostravice. O castelo hospeda regularmente festivais, eventos culturais, no porão você pode ver o museu da tortura, o museu das bruxas, uma exposição de bonecas e até um aquário.
Um marco foi construído no século 13 e ao longo da história secular sobreviveu a várias incursões militares. Desde o início do século 18, o palácio pertencia à família Wilczek - proprietária de minas de carvão.
Em meados do século XX, o castelo foi nacionalizado e, em 1963, o marco foi adicionado à lista de monumentos culturais de importância nacional.
Horário:
- Abril-maio - de terça a domingo, das 10h às 18h;
- Junho-agosto - de segunda a domingo - das 9h às 19h;
- Setembro-outubro - de terça a domingo - das 10h às 18h;
- Novembro - de terça a domingo - das 10h às 16h;
- Dezembro - de segunda a domingo - das 10h às 18h.
Preço do bilhete:
- adulto - 60 CZK;
- crianças - 30 CZK;
- Crianças menores de cinco anos a entrada é gratuita.
O que ver em Ostrava, na República Tcheca, em um dia? Se você quiser experimentar totalmente o poder metalúrgico da cidade, visite o antigo complexo industrial, habilmente transformado em complexo de museus. Está localizado quase no centro de Ostrava. Todo o fluxo tecnológico permaneceu no território, pois permaneceram todas as instalações para extração e coqueria de carvão e produção de ferro-gusa. Você também pode visitar a mina "Profundidade", ver um fogão alto e um fogão de pudim - o primeiro da monarquia austríaca.
Um fato interessante! A região inferior de Vitkovice é um marco listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Há um café no território, construído a uma altitude de 800 metros, este é o deck de observação mais alto de Ostrava.
O custo dos tickets depende do número de objetos planejados para serem visitados. Para adultos, os ingressos custam de CZK 90 a 230. O complexo do museu fica aberto diariamente.
Zoológico de OstravaA atração está incluída na lista dos melhores jardins zoológicos da República Tcheca. A área total do zoológico é de 103 hectares, a flora e a fauna de todos os continentes - ursos, linces, leões, girafas, mais de quinhentas espécies de aves e répteis estão representadas neste território. Para animais criados o mais próximo possível das condições naturais de vida.
Um fato interessante! Cerca de 350 mil turistas visitam a atração anualmente.
O território do zoológico é dividido em diferentes zonas temáticas, aqui você pode visitar a selva, descer nos dias do oceano, ver como a natureza evoluiu ao longo dos milênios. O zoológico tem um pavilhão que demonstra as delícias da vida rural, as crianças podem brincar no campo esportivo e até alimentar os animais. O café serve pratos nacionais.
Para maior comodidade, dada a impressionante área do zoológico, um trem de observação atravessa seu território.
Informações práticas:
- perto do zoológico há estacionamento;
- preço do bilhete: adulto - 110 CZK, crianças - 80 CZK, para crianças menores de três anos a entrada é gratuita;
- horário de trabalho: novembro-janeiro - 9-00 a 16-00, fevereiro - 9-00 a 17-00, março, setembro e outubro - 9-00 a 18-00, abril-agosto - 9-00 até 19h
A New Town Hall é um marco que hoje se tornou a marca registrada de Ostrava. A torre delgada, onde fica o deck de observação, foi construída juntamente com o prédio de cinco andares por vários anos. Os trabalhos começaram em 1925, depois de uma competição pelo melhor projeto da prefeitura. Os requisitos para o edifício eram diretos - funcionais, concisos, modernos e elegantes. O trabalho do arquiteto local, Vladimir Fisher, foi reconhecido como o melhor.
Um fato interessante! O deck de observação está equipado a uma altitude de 72 metros. Este é o deck de observação mais alto da República Tcheca.
Além disso, um relógio é instalado na torre, cujo mostrador é destacado no escuro. Na prefeitura, há um posto de turismo, onde você pode obter um mapa gratuito da cidade e informações detalhadas sobre os pontos turísticos da cidade.
Informações práticas:
- a entrada no deck de observação custa 60 CZK;
- há uma nova prefeitura no centro da cidade, perto do teatro para eles. Dvorak.
Esta não é apenas uma rua, mas a atração mais popular em Ostrava. A artéria da cidade está localizada bem no centro e é uma metrópole brilhante, barulhenta e alegre, onde ninguém dorme. Uma vez aqui, você esquecerá castelos medievais, ruas estreitas e antigas e será transportado para o mundo da dança, música e entretenimento. Quase todas as casas de rua no térreo têm um café, bar ou restaurante. Muitos lugares são nomeados de maneira original e são lembrados pelos turistas por seu nome incomum. Por exemplo, existe o Sherlock Holmes Pub ou o Black Spider Club. Há uma sensação de que à noite na rua Stodolni toda a cidade de Ostrava vai.
Um fato interessante! No final da rua é a estação de metrô, inaugurada em 2007.
Alojamento
Apesar do fato de Ostrava não possuir o status de cidade turística, a escolha da moradia aqui é bastante decente. A maioria dos hotéis, albergues, pousadas e apartamentos estão concentrados na parte central.
Não muito longe da estação ferroviária de Svinov, fica o distrito de Poruba. A escolha da moradia aqui é escassa, e a limpeza desta parte da cidade não difere.
O distrito de Opava-JIH é bastante adequado para aluguel de moradias, a única desvantagem é que fica longe do centro e, consequentemente, de atrações. Essa desvantagem é compensada pela presença de um grande parque grande, onde você pode relaxar à sombra da vegetação densa e andar de bicicleta e bicicleta.
Não faz sentido selecionar moradias nos arredores da cidade, pois a diferença de preço com as regiões centrais não é tão grande; portanto, se você escolher moradias, estará mais perto dos pontos turísticos.
É bom saber! Um quarto duplo em um hotel de três estrelas custa menos de 40 euros e um albergue custa metade do preço - 20 euros.
Nutrição
Se falamos de cozinha nacional tcheca, é rica em calorias; o cardápio é dominado por pratos gordurosos de carne de porco e carne. Para as férias, trata tradicionalmente preparado de trutas e carpas. Um prato comum é couve cozida, batatas, bolinhos de massa.
Um fato interessante! Esteja preparado para o fato de que, no café e restaurante, eles servem grandes porções, basta uma para duas pessoas.
A bebida mais popular na República Tcheca, é claro, é a cerveja, mas você também pode pedir vinho. Em Ostrava, a partir do final do século 19, eles preparavam uma bebida espumosa de acordo com a receita original e com a sua própria marca Ostravar. Os habitantes locais preferem queijo camembert em conserva e salsichas verde-azuladas com o nome interessante - homens afogados como um lanche de cerveja.
Você pode comer em Ostrava em um restaurante tradicional ou em um hotel.
- Um jantar de três pratos com bebidas por dois custa 40 euros.
- O almoço em um café barato custa cerca de 5-7 euros por pessoa.
- O almoço em um restaurante de fast food (restaurantes, McDonald's) custa cerca de 4 euros.
Como chegar a Ostrava de Praga
Distância entre cidades - 370 km. Você pode superá-lo de ônibus ou trem.
De tremEssa é a maneira mais fácil, conveniente e prática de viajar. Muitos turistas chamam essa rota também de mais barata. O trem chega à cidade tcheca em 3 horas. O vôo é oferecido por três companhias aéreas:
- RegioJet;
- Leo Express
- CD (Ferrovias Tchecas).
Cerca de quatro dezenas de trens partem para o vôo diariamente. Os bilhetes são vendidos na estação, são comprados imediatamente antes da viagem.
RegiojetÉ bom saber! Existem problemas com os ingressos nas noites de sexta-feira e nos finais de semana, quando os compra com antecedência.
Os trens RegioJet são considerados os mais confortáveis. Se você reservar bilhetes on-line no site da transportadora (www.regiojet.com), poderá selecionar assentos no carro (indicados em verde). Nos carros existem compartimentos especiais para crianças para turistas que viajam em famílias. Os ingressos em tais compartimentos precisam ser comprados apenas com antecedência.
Preço do bilhete:
- classe de baixo custo - de 135 CZK a 230 CZK (nem todos os trens têm locais com custos legais);
- padrão - de 185 CZK a 300 CZK;
- relaxar - de 300 CZK a 500 CZK;
- negócios - de 350 CZK a 650 CZK.
LEO expressÉ bom saber! Não existe uma versão russificada do site oficial da RegioJet.
Os vagões Leo Express competem confortavelmente com o RegioJet. Há uma versão ucraniana no site, portanto não haverá problemas em reservar um bilhete. Você também pode pegar assentos no carro. Existem três classes:
- economia - de 160 CZK a 450 CZK;
- negócios - de 450 CZK a 750 CZK;
- premium - de 800 CZK a 950 CZK.
O horário tem 8 vôos diários, o primeiro trem sai às 8h e o último às 20h.
Quanto aos trens das Ferrovias Tchecas, a tarifa é mais cara do que nos trens de outras companhias aéreas. Ao fazer o pedido pelo recurso da Internet, não há como escolher um local.
Compare preços de acomodação usando este formulário
O voo mais rápido foi projetado para 5 horas, com preços a partir de 200 CZK. O transporte é fornecido por duas empresas:
- RegioJet;
- Flixbus
O mito de que Ostrava (República Tcheca) é uma cidade extraordinária, onde não há atrações. Esse mito será dissipado assim que você se encontrar nesta interessante vila, onde um complexo metalúrgico abandonado se converteu em museu e uma rua moderna onde você pode se divertir até a manhã coexistir perto das ruas medievais.
Vídeo: viagem a Ostrava.