Visão geral de móveis modernos, os mais recentes designs, idéias de design
O atributo mais importante para criar um interior aconchegante no apartamento é o mobiliário moderno. Multifuncionalidade, simplicidade, apelo estético e compacidade são as principais direções de desenvolvimento na indústria moveleira. A maioria dos apartamentos possui uma pequena área de estar. Para compensar essa falha, os fabricantes apresentam novas maneiras de tornar os móveis mais compactos, mas deixam a funcionalidade. Considere como os designers conseguem isso e quais recursos são usados nas soluções modernas.
Funcionalidades
O mobiliário doméstico moderno apresenta diversas diferenças em relação aos modelos do passado ou do ano anterior:
- Aparência;
- Construção;
- Material;
- Funcionalidade
- O número de elementos móveis;
- Tecnologia de produção;
- Qualidade de construção.
Se você observar o desenvolvimento de móveis, poderá ver o desejo de minimalismo. Os produtos atuais têm dimensões compactas, peso leve, construção simples e, ao mesmo tempo, desempenham plenamente suas funções. Usando o exemplo de cadeiras, você pode ver claramente a tendência de aumentar o conforto e simplificar o design.
Existe uma versão interessante da mudança de prioridades no desenvolvimento de móveis. Antigos proprietários de terras, proprietários de escravos, reis. eles mesmos não funcionaram e investiram basicamente em móveis e melhorias para se gabar do resto. Portanto, foi dada mais prioridade à beleza, tamanho e aparência do que funcionalidade e mobilidade. Quando os direitos das pessoas foram equilibrados, a necessidade de esplendor excessivo diminuiu e a ergonomia e a praticidade vieram à tona.
Variedades
Existem 5 maneiras de classificar produtos de móveis. Isso é feito de acordo com os seguintes critérios:
- Nomeação;
- Funcionalidade
- Material;
- Construção;
- Operação.
Considere as variedades estruturais separadamente e encontre as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções disponíveis.
Móveis embutidos
Tendências recentes de design implicam o uso econômico de espaço livre. Recursos distintos do design interno:
- Adequado para instalação em nichos;
- Não há superfícies traseiras / laterais, em vez de paredes;
- Muito espaço livre dentro;
- Uso econômico do espaço;
- Ajuste firme à parede;
- Uso efetivo do plano vertical;
- Confiabilidade
Tornou-se moda instalar armários. Entre as duas paredes há portas de correr, como nos vagões, e o espaço interior é usado para guardar coisas. As portas são cobertas com um filme de espelho, que expande visualmente a sala. Uma solução conveniente para salas pequenas ou com tetos altos.
Os móveis embutidos costumam ser colocados ao longo de toda a parede para preencher o espaço livre o máximo possível e usá-lo para armazenar objetos. A parede em si faz parte dos móveis. Algumas fotos, por exemplo.
Muitas vezes, os elementos transformadores e extraíveis são incorporados em móveis modernos. Ao levantar o elemento móvel, são obtidas uma mesa completa e um local de trabalho, abaixando-o, você pode conseguir uma cama. Conveniente e ergonômico.
Vantagens:
- Economia de espaço;
- Design ergonômico
- Design dobrável;
- Separação seccional de espaço;
- Força do produto;
- Uso eficiente do espaço vertical.
Desvantagens:
- A necessidade de projetar a estrutura individualmente para o apartamento;
- Dificuldade em se mover.
Opções modulares
Os produtos modulares mais comuns. Um conjunto completo consiste em muitos módulos diferentes: armários, prateleiras, gavetas. Esta solução é popular por causa da facilidade de movimento. Se necessário, os móveis modulares podem ser facilmente reorganizados ou movidos para outra sala. Portanto, essas opções são frequentemente usadas em escritórios.
Prós:
- Se encaixa livremente no interior de salas diferentes;
- Você pode comprar kits separadamente;
- Fácil de mover.
As desvantagens incluem o risco de erros ao encaixar os módulos.
Caixas de transformadores
Móveis de alta tecnologia significam maior funcionalidade e uso ergonômico do espaço. Uma pessoa usa principalmente uma cama apenas para dormir, mas o resto do tempo ocupa apenas espaço livre. Portanto, os designers apresentaram uma solução interessante - usar as duas superfícies do produto. Por um lado, há um móvel (mesa, guarda-roupa, sofá) e, no verso, um colchão ou outra superfície macia.
Vantagens:
- Conveniente para economizar espaço;
- Multifuncionalidade;
- Aparência personalizada.
Desvantagens:
- Desmonte antes de usar;
- Muitos elementos móveis (alto risco de quebra);
- A complexidade do auto-reparo da estrutura;
- Com o tempo, é necessário reparar os elementos de fixação.
Móveis estofados
Esta categoria inclui camas, sofás, poltronas, cadeiras, pufes e outros produtos macios. Existe um grande potencial para a imaginação. Formas personalizadas, cores, estofados, padrões. Nesse sortimento, cada comprador poderá encontrar um produto ao seu gosto.
Na Rússia, camas macias apareceram no século XVII. Antes disso, pessoas de diferentes classes passavam a noite em fogões, prateleiras sob o teto ou em bancos.
Os móveis estofados podem ser divididos em:
- Sofás (sofás, capa, sofá, otomano);
- Camas;
- Puffs;
- Poltronas.
Sofás e poltronas geralmente têm um design dobrável. Se necessário, a parte inferior se estende e o sofá da sala se transforma em uma cama de casal completa. Uma solução conveniente, especialmente se alguém fica durante a noite.
Eles diferem entre si principalmente devido ao design. Recentemente, os pufes estão ganhando popularidade - análogos confortáveis e bonitos de cadeiras. Trazem conforto ao apartamento e diluem o mesmo tipo de interior com cores vivas.
Em móveis estofados, deve-se prestar muita atenção à escolha de estofos e materiais de enchimento. Eles determinam a aparência e a vida do produto. Para o espaço da casa e do escritório, é melhor escolher tecidos densos, como tapeçaria ou cortesã, eles são facilmente limpos e não estão sujeitos a danos físicos.
Materiais mais recentes
A produção está sendo aprimorada, materiais modernos para móveis estão aparecendo, tecidos e enchimentos estão melhorando. Portanto, a qualidade dos produtos está aumentando gradualmente e o preço está diminuindo. Os móveis modernos de alta qualidade apresentam as seguintes inovações:
- Perfis de alumínio;
- "Cozimento" de peças de madeira;
- Aglomerado / MDF para substituição de madeira natural;
- Pandeiro;
- Conexões perfeitas da polícia de trânsito e plástico;
- Noções básicas sem moldura;
- Novos tipos de superfícies de embalagem e cobertura;
- Sistemas avançados de sono.
Perfis de alumínio conectam peças em locais com alta carga. Tais soluções diminuem o peso da estrutura e são usadas nos elementos móveis para proporcionar rigidez adicional. Os móveis de cozinha e de juventude são geralmente fabricados em alta tecnologia, aqui o alumínio é um elemento importante para enfatizar a funcionalidade, simplicidade e concisão.
A madeira consiste em até 90% da estrutura do móvel. As florestas naturais não duram muito e são suscetíveis à deterioração. Para evitar isso, use vários métodos de processamento adicional. Um dos exemplos modernos é o cozimento de uréia (uréia), graças a esse método, matrizes de baixa qualidade tornam-se mais fortes e menos suscetíveis a fatores externos.
No estilo moderno, é habitual usar tecidos de alta qualidade que não exijam cuidado e são facilmente limpos de sujeira. São eles:
- Pele;
- Couro sintético;
- Tapeçaria (não absorve sujeira, é resistente à abrasão);
- Curtisan (resistente à umidade, resistente a danos mecânicos, não absorve sujeira);
- Bando (lembra tecido de veludo, mas tem baixo custo).
É geralmente aceito que os estofos envelhecem e se tornam pouco atraentes ao longo do tempo. Esta regra não se aplica à pele; com o tempo, os produtos para a pele se tornam mais fortes e mais atraentes. Ao mesmo tempo, dois sofás idênticos com a idade se tornarão completamente diferentes um do outro.
Funções e equipamentos
O estilo moderno do século XXI é combinado com a versatilidade dos móveis. Os armários são feitos o mais espaçoso possível, mas, ao mesmo tempo, os designers preservam o espaço livre do apartamento e a estética do interior.
As tarefas antes dos móveis são as seguintes:
- Divisão de uma sala em zonas convencionais;
- Criação de um interior;
- Funcionalidade (criação de condições para trabalho, sono, lanche);
- Proporcionar um ambiente confortável;
- Sublinhando o status (se estamos falando sobre o escritório do diretor).
Portanto, para tornar a sala agradável para a vida e para o trabalho, deve haver nela móveis de alta qualidade e funcionais. Considere as opções para equipar uma sala moderna e o que deve estar presente nela:
- Sofá ou cama para dormir;
- Área de trabalho
- Lugar para TV;
- Guarda-roupa para roupas e outras coisas.
Em geral, esses três elementos são básicos e a maioria das pessoas não precisa do resto. Portanto, o complexo multifuncional de móveis está ganhando cada vez mais popularidade. Este é um conjunto de móveis que contém tudo o que você precisa em volumes mínimos. Mas, ao mesmo tempo, toda a estrutura se encaixa em 15 metros quadrados.
Este pequeno complexo combina um guarda-roupa, uma cama, prateleiras, uma mesa e um local de trabalho. Existem soluções ainda mais interessantes. Na foto abaixo, o espaço consiste em pequenos blocos e, se desejado, a situação pode ser reorganizada a pedido do proprietário.