Leasing - o que é isso em palavras simples: uma descrição detalhada do termo, tipos de leasing e suas características + a diferença entre leasing e crédito

Olá queridos leitores da revista financeira Rich Pro! Nesta edição, nós conte sobre locação: o que é, como difere de um empréstimo, quais são as vantagens e desvantagens do leasing, que tipos de leasing existem e também o que é mais lucrativo - leasing ou crédito.

Para qualquer um, não é mais algo inesperado e original comprar algo usando fundos emprestados. Empréstimos ao consumidor, empréstimos a organizações comerciais entraram firmemente na vida moderna e são um componente importante para a formação e funcionamento ativo do mercado.

O artigo é dedicado a contratos de leasing, que na Rússia são mais frequentemente concluídos na implementação atividades de negócios. Isso se deve ao fato de que a aquisição de propriedades arrendadas por organizações e entidades não comerciais se tornou relativamente recente. Mas, em alguns casos, é a aquisição de algo sob leasing que pode ser mais rentável e conveniente.

Leasing - Uma ferramenta moderna no setor financeiro, portanto, informações sobre os tipos de leasing, suas diferenças em relação a outros produtos de empréstimo serão úteis para motoristas, empresários e também aqueles que estão prestes a abrir seus próprios negócios usando fundos e equipamentos emprestados. Já escrevemos em artigos separados como iniciar um negócio do zero e onde você pode obter um empréstimo para uma pequena empresa sem garantia.

Mas como isso será mais conveniente e lucrativo para usar os serviços de leasing será discutido nesta publicação.

Leasing: definição e conceito do termo, tipos e formas de leasing, principais diferenças em relação ao empréstimo, vantagens e desvantagens

1. O que é leasing em palavras simples - a definição e a essência do leasing

Literalmente termo locação traduz como "alugar, alugar", mas a principal diferença entre uma operação de leasing e a provisão habitual de imóveis para aluguel é possibilidade de resgate subsequente de bens usados, levando em consideração os pagamentos efetuados.

O leasing é uma forma de empréstimoem que certas propriedades são fornecidas para uso temporário e posse de uma taxa.

1.1 Sujeitos e objetos das relações de arrendamento

Os assuntos de uma operação de leasing são:

  • locatário - uma pessoa física ou jurídica que tenha a oportunidade de usar qualquer propriedade nos termos de um contrato de locação;
  • locador - uma instituição de crédito, entidade legal, bem como indivíduos que prestam serviços de leasing;
  • seguradorasegurar a transação e (ou) a propriedade a ser transferida;
  • provedor de propriedade - vendedor ou fabricante de certos equipamentos, revendedor, proprietário da propriedade.

Arrendatário e locador são participantes obrigatórios do contrato de arrendamento e representam as principais partes do contrato.

O seguro da transação e o próprio imóvel, arrendado, é realizado a critério do arrendador, as condições do seguro, seu custo e volume são determinados por acordo das partes.

O arrendador pode ser o proprietário da propriedade que está sendo transferida e só pode fornecer o serviço de transferência da propriedade para uso temporário do fornecedor ao arrendatário.

O objeto das relações de leasing praticamente qualquer propriedade não consumível pode agir (com exceção de terrenos e outros objetos naturais, bem como objetos cuja livre circulação é limitada ou proibida).

Pode ser:

  • construções e edifícios;
  • equipamentos, linhas de produção;
  • empresas;
  • transporte para diversos fins;
  • outra propriedade em que o interessado esteja interessado.

1.2 Qual é o significado econômico do leasing?

Usando operações de leasing para obter a possibilidade de propriedade real de certa propriedade, você pode obter benefícios significativos em contraste com a aquisição direta de fundos próprios ou emprestados.

Isso é alcançado devido ao fato de que o arrendatário pode usar a propriedade em que está interessado quase imediatamente após efetuar o adiantamento, que geralmente não passa de 30% do valor de mercado.

O valor restante é pago dentro do prazo estipulado por contratos específicos, cuja variabilidade e flexibilidade os compara favoravelmente com os contratos de empréstimo.

Por exemplo, os pagamentos podem ser sazonais, com base nas especificidades da propriedade e no tipo de empresa.

Mais um mais uso da propriedade com base em um contrato de arrendamento mercantil, é que, apesar da possibilidade de exploração do bem arrendado, os impostos sobre essa propriedade não acumulado (a obrigação de pagar o imposto sobre a propriedade aparece somente após a aquisição dos direitos de propriedade).

Portanto, a operação de propriedades com base em um contrato de arrendamento pode ter as seguintes vantagens:

  • a capacidade de não gastar dinheiro imediatamente;
  • uma variedade de condições para locação de imóveis;
  • propriedade operada não é tributada.

Formas, tipos e tipos de operações de leasing

2. Tipos de leasing - uma visão geral de 4 tipos principais

O leasing é frequentemente percebido apenas como instrumento financeiro para atividade empreendedora, associado principalmente ao uso de qualquer equipamento.

Isso se deve ao fato de que, na Federação Russa, os imóveis arrendados inicialmente só podiam ser utilizados para fins empresariais, e a legislação que regia as relações de arrendamento em si tinha várias contradições e diferenças sérias.

A possibilidade de locação de imóveis para fins de consumo tornou-se possível desde 2011na Europa Ocidental, a aquisição de propriedades por meio da implementação de contratos de arrendamento é prática comum.

Ver número 1. Locação de automóveis

Para alugar veículos a motor pode físicotão entidade legal. Diferentemente dos arrendamentos ordinários, o arrendatário tem a oportunidade de obter mais propriedade do transporte, se as condições especificadas no contrato forem atendidas. Já falamos mais detalhadamente sobre aluguel de carros para pessoas físicas e jurídicas em um dos artigos anteriores.

Locação de automóveis é um tipo razoavelmente confiável de operações de leasing para empresas especializadas nisso, pois automóveis, veículos comerciais e de carga são ativos bastante líquidos que são populares no mercado secundário.

O registro obrigatório de transporte nas agências governamentais relevantes permite que você encontre essas propriedades em caso de comportamento injusto do destinatário ou ações ilegais de terceiros.

O aluguel de um carro tem alguns benefícios:

  • O pagamento pelo transporte não ocorre imediatamente, mas gradualmente, de acordo com o contrato de arrendamento. Você pode usar o transporte adquirido dessa maneira imediatamente após efetuar o primeiro pagamento;
  • ao contrário de comprar um carro a crédito, as operações de leasing podem ser executadas com uma ampla variedade de condições. Isso se aplica aos métodos e prazos de pagamento, condições operacionais e obtenção da propriedade do transporte. O destinatário pode ser oferecido a programação de pagamento mais conveniente, e após a rescisão do contrato de locação, o transporte poderá ser devolvido ou adquirido na propriedade mediante pagamento do valor restante (se o valor da propriedade não tiver sido totalmente coberto pelos pagamentos previstos no contrato);
  • as entidades legais que utilizam o transporte nos termos de um contrato de leasing recebem certas preferências fiscais;
  • o registro de veículos em locação é muito mais simples do que concluir um contrato de empréstimo. Não é necessário renovar imediatamente o direito de propriedade, o processo simplificado de verificação do locatário e sua solvência;
  • As transações de transferência de transporte para leasing são concluídas muito mais rapidamente do que na obtenção de um empréstimo. Muitas vezes, desde o momento do pedido até a assinatura do contrato de arrendamento, de 1 a 3 dias.

Assim, se o objetivo do locatário for a operação temporária de um veículo, é claro que a locação será a melhor maneira de obter a oportunidade de usar o carro certo.

A obtenção de um empréstimo de carro também pode ser atraente para a compra de um carro imediatamente, mas ao alugar durante a operação de um veículo específico, você pode determinar claramente se uma marca ou modelo específico do carro é adequado para fins específicos ou um usuário específico.

E se por algum motivo o carro não couber, basta devolvê-lo ao locador, sem pensar em como vender o carro de forma rápida e cara no mercado secundário.

Atualmente, como os requisitos para a implementação pelo arrendatário da atividade empreendedora estão excluídos do direito civil, um número suficientemente grande de organizações fornece veículos para locação.

Portanto, não é particularmente difícil escolher a opção mais adequada para você, nos termos do contrato e no assunto do arrendamento.

Veículos a motor podem ser usados como em pessoaltão para fins comerciais. Portanto, é justamente com o exemplo desse objeto de relações emprestadas que tabela de comparação visualdemonstrando diferenças no design e operação de um carro comprado em locação ou em empréstimo.

Tabela comparativa de leasing e empréstimo

Opções de comparaçãoEmpréstimoLeasing
AdiantamentoObrigatório não inferior a 10% do custo do carro.A critério da empresa de arrendamento mercantil, pode chegar a de 0 a 50% do custo do carro
Documentos FornecidosDocumentos de identificação, carteira de motorista, documentos confirmando um nível de renda suficiente, registro de emprego. Pode precisar documentos e referências adicionais (consentimento do cônjuge, certificados de ausência de várias dívidas, identificação militar etc.). Em alguns casos, é aplicado um procedimento simplificado para conceder um empréstimo com menos documentos do mutuário, mas ao mesmo tempo o custo do empréstimo ou o tamanho do adiantamento aumentam.Passaporte, carteira de motorista.
SegurosSeguro obrigatório CASCO e CTP às custas do tomador em companhias de seguros oferecidas por uma instituição de crédito, geralmente a taxas acima da média.Seguro CTP, CASCO mediante acordo com o arrendador. Em alguns casos, a falta de seguro do casco pode levar a custos mais altos de locação.
O surgimento da propriedadeO transporte torna-se imediatamente propriedade do mutuário, mas permanece comprometido com uma instituição de crédito por toda a duração do contrato de empréstimo. A eliminação do transporte é, portanto, limitada (não pode ser vendida, reemitida, hipotecada).O transporte continua sendo propriedade do arrendador. Após o cumprimento do contrato, ele pode ser reemitido na propriedade do destinatário ou devolvido à empresa de leasing.
Tempo de folgaA partir de 3 antes 10 dias úteis.Rapidamente, existem empresas que tomam decisões sobre o fornecimento de veículos para locação dentro de 1 dia.
Limitações de operaçãoA necessidade de manutenção regular às custas do mutuário em centros técnicos credenciados com trabalho e peças sobressalentes muito caros.Partida de transporte fora da Federação Russa somente com o consentimento do locador. Uma variedade de opções para condições de manutenção, o serviço pode ser incluído no preço do aluguel.
Serviços adicionaisNãoEles podem ser incluídos em contratos de arrendamento mercantil, que são caracterizados por variabilidade significativa. O pagamento das taxas de transporte pode ser realizado pelo próprio locador, como proprietário do transporte.
Isenção em caso de incumprimento dos termos do contratoCom base em uma decisão judicial. Informações negativas são inseridas no histórico de crédito do mutuário.Por decisão do arrendador.

Veja o número 2. Locação de equipamentos (equipamentos, etc.)

Indicadores qualitativos da empresa, sua competitividade depende em grande parte da funcionalidade e equipamentos tecnológicos dos equipamentos utilizados. A capacidade de atualizar oportunamente as instalações de produção existentes com nossos próprios fundos está longe não cada organização envolvida na produção ou prestação de serviços.

Como resultado, muitas empresas trabalham equipamento desatualizado e parcialmente defeituososacrificando a qualidade e o volume dos produtos ou do trabalho realizado. Ao mesmo tempo, são gastos fundos bastante significativos na reparação e manutenção de equipamentos, e seu custo é reduzido devido à depreciação.

A saída de tais situações pode ser obtenção do equipamento necessário em termos de leasing com o direito de subsequente resgate de propriedade.

A viabilidade de usar o equipamento recebido no arrendamento é determinada pelas seguintes vantagens deste instrumento financeiro:

  • atualização oportuna das instalações de produção e equipamentos auxiliares;
  • distribuição mais confortável dos encargos financeiros devido à separação de pagamentos;
  • redução da carga tributária;
  • documentação relativamente simples e a disponibilidade opcional de material de apoio.

É aconselhável usar a possibilidade de um resgate total do equipamento alugado por um longo período de desgaste; caso contrário, após o vencimento do contrato, a aquisição de bens obsoletos e desgastados não terá sentido e implicará uma carga tributária e financeira adicional.

Se o objeto da operação de leasing for altamente especializado ou estiver usando equipamento, a empresa que presta serviços de leasing pode exigir um pré-pagamento ou depósito. Porém, mesmo neste caso, o uso de tais propriedades no âmbito do arrendamento pode ser mais rentável, uma vez que após a eliminação da necessidade de tal equipamento, você não precisará fazer esforços para vendê-lo.

Veja o número 3. Locação financeira

É claro que esse tipo de arrendamento não implica uma transferência direta de fundos para o destinatário, porque o dinheiro não pertence a itens não consumíveis e não pode ser objeto de um relacionamento de arrendamento.

Locação financeira - trata-se de uma transação tripartida que envolve o arrendador que adquire determinadas propriedades de um vendedor com uma transferência subsequente a um destinatário para uso temporário com o direito de comprar, ou seja, arrendamento.

As características da propriedade e, às vezes, o local onde o arrendador deve adquirir o ativo requerido, podem ser determinadas pelo próprio arrendatário, reduzindo assim seu ônus financeiro momentâneo.

O arrendador, atuando aqui como investidor, recebe uma parte do dinheiro gasto com o adiantamento ou adiantamento, e seu lucro é estabelecido em pagamentos efetuados gradualmente pelo destinatário. Por exemplo, empreendedores iniciantes no campo dos negócios de venda automática trabalham de acordo com esse esquema.

Veja o número 4. Locação de pessoal

Na lei russa, esse termo é considerado incorreto, pois as pessoas não podem ser objeto de um relacionamento de aluguel. Portanto, nos documentos executados, o termo mais familiar é usado - provisão de pessoal.

A diferença entre essa provisão da empresa e os especialistas necessários da terceirização é, em regra, um período mais curto de uso do pessoal envolvido e a limitação das funções de suporte profissional.

Ao terceirizar o pessoal envolvido geralmente recebe funções transferidas para garantir todo o sistema de infraestrutura da empresa por um período não menos de 1 ano.

Locação de pessoal pode ser realizado por períodos mais curtos e se relacionam com um escopo de trabalho diferente.

Desde janeiro 2016 Na Rússia, há anos a proibição do trabalho assalariado, com exceção dos seguintes casos:

  • o uso de trabalhadores temporários em afiliadas;
  • a presença de um acordo de acionistas entre as partes;
  • fornecimento de pessoal por uma organização acreditada que atua como uma agência de emprego.

Assim, você pode tirar proveito do leasing na forma de fornecer pessoal entrando em contato com uma agência de recrutamento especializada nisso.

O uso do leasing de pessoal pode ter as seguintes vantagens:

  • não há necessidade de uma longa pesquisa pelos especialistas necessários;
  • redução de custos para pessoal e suporte contábil do pessoal envolvido;
  • falta de obrigação de fornecer certas garantias sociais;
  • a possibilidade de uma avaliação mais longa do empregado, considerada para uma vaga permanente na organização que atua como cliente;
  • eliminação de tempo de inatividade e perdas em caso de doença dos funcionários (a agência é responsável em casos desse tipo).

Ao mesmo tempo, esse método de atração de funcionários pode ter várias desvantagens:

  • a agência cobra uma comissão pelo fornecimento de pessoal, o que pode aumentar a quantidade de fundos gastos no fornecimento de funções específicas da empresa;
  • a probabilidade de menor qualificação dos empregados com o mesmo salário;
  • a incapacidade de verificar a confiabilidade e as qualificações do pessoal antes da admissão ao trabalho;
  • a probabilidade de uma atitude desleal dos funcionários empregados em relação à política de gerenciamento da organização.

Para reduzir a possibilidade de consequências negativas para a empresa, o profissionalismo da agências de emprego e, como resultado, sua reputação no mercado de prestação de serviços de pessoal. É a agência que seleciona os funcionários de acordo com os requisitos da organização do cliente, e é nela que cabe a responsabilidade de fornecer a maior parte das garantias sociais aos funcionários.

Outros tipos de arrendamento

Os tipos de arrendamento podem ser qualificados não apenas para o objeto da operação de arrendamento, mas também por grau de risco, os termos do contrato de arrendamento.

De acordo com o grau de risco, o arrendamento é classificado da seguinte forma:

  • locação não garantida - garantias adicionais para o cumprimento do contrato pelo arrendatário não são fornecidas. Essa garantia pode ser, por exemplo, a obrigação de pagar uma penalidade na rescisão antecipada do contrato;
  • locação parcialmente garantida - a transação e a propriedade estão seguradas;
  • locação garantida - os riscos são distribuídos entre várias partes do contrato de arrendamento mercantil, atuando como garantidores do arrendatário.

Se considerarmos os contratos de arrendamento mercantil em termos de sua validade em relação à depreciação dos imóveis arrendados, deve-se destacar locação operacionaltambém chamado serviço.

Locação operacional ocorre quando o pagamento estipulado pelo contrato não cobre totalmente o custo do ativo arrendado, e a duração desse contrato é significativamente menor que o período de depreciação completa do objeto do contrato.

Esse tipo de arrendamento aplica-se a máquinas e equipamentos que envelhecem rapidamente ou a propriedades tecnicamente complexas que exigem serviço profissional contínuo.

Tais acordos, via de regra, prevêem a implementação de certas medidas para a instalação e manutenção do ativo arrendado. Portanto, esse arrendamento de propriedade às vezes é chamado serviço.

O pagamento por serviços associados à operação da instalação pode ser incluído nos pagamentos relevantes pelo uso da propriedade ou realizado separadamente.

O arrendamento operacional é benéfico na implementação de projetos de curto prazoquando não há necessidade da aquisição final da propriedade do imóvel utilizado.

Nesse sentido, a fim de reduzir os riscos para o arrendador, o leasing operacional geralmente é fornecido sob condições que aumentam os custos e a responsabilidade do destinatário:

  • taxas mais altas pelo uso da propriedade;
  • a necessidade de fazer um adiantamento;
  • o contrato prevê multas em caso de rescisão antecipada do ativo locado;
  • outras condições adicionais, garantias do destinatário.

Para otimizar os aspectos tributários das atividades da empresa, os chamados leasebackquando o locatário vende sua propriedade específica ao arrendador com a condição de que a propriedade seja posteriormente arrendada ao destinatário. Os ativos utilizados, portanto, não são contabilizados como ativos da empresa, o que reduz a carga tributária.


Ao escolher o contrato de arrendamento mais adequado, deve-se levar em conta não apenas o objeto do arrendamento, mas também escolher um tipo de operação que atenda aos outros interesses do destinatário em termos de vários pagamentos relacionados, reparo e manutenção da propriedade arrendada, garantias de observância de direitos etc.

Processo de transação de leasing - 5 etapas principais

3. Como funciona o leasing - o procedimento para processar transações de leasing

Apesar da simplicidade comparativa das operações de leasing, como em qualquer instrumento financeiro, certas regras devem ser seguidas.

A conclusão de um contrato de arrendamento ocorre em várias etapas principais, cada uma das quais deve ser avaliada corretamente como com legalentão com financeiro ponto de vista.

Etapa número 1. Escolhendo uma empresa de leasing e um ativo alugado

Comparado aos países mais desenvolvidos, o mercado de serviços de leasing na Rússia é um pouco limitado em volume e na gama de serviços prestados, no entanto, atualmente não há grandes problemas em encontrar uma empresa de leasing.

O ativo arrendado é determinado com base nas necessidades e capacidades financeiras do potencial arrendatário.

Ao escolher uma empresa de leasing, não será supérfluo familiarizar-se com resenhas sobre o trabalho dela, estude os documentos padrão elaborados por essa organização.

A conclusão sobre se a empresa em questão é adequada para concluir um contrato com ela pode ser feita analisando as seguintes informações:

  • histórico da empresa nos mercados financeiro e de investimento;
  • o número de acordos executados e contratos existentes;
  • a presença de filiais da empresa, funcionários, nível de qualificações;
  • abertura da empresa, acessibilidade dos serviços prestados e informações sobre eles;
  • limitações e condições dos contratos de leasing em comparação com outras empresas.

Etapa número 2. Familiarização com os termos da transação de leasing e aprovação prévia

Depois de estabelecer contato com uma empresa que fornece serviços de leasing, você deve conduzir negociações preliminares sobre as condições para o fornecimento de propriedades específicas para leasing.

Posições importantes nos acordos em consideração são:

  • valor do adiantamento;
  • garantias de observância de interesses das partes;
  • tamanho e frequência dos pagamentos;
  • prazo do contrato;
  • termos da rescisão do contrato.

Após aprovação preliminar dos termos do contrato potencial, o arrendatário elabora aplicação e prepara os documentos necessários. O arrendador, por sua vez, realiza a análise do destinatário, avaliando principalmente sua condição financeira.

Etapa número 3. Elaboração de um contrato de locação

Para a celebração do contrato pode exigir vários documentos, os principais dos quais são:

  • aplicação de leasing diretamente;
  • Relatórios contábeis do destinatário (se for uma entidade legal, por exemplo, LLC - como escrevê-lo, escrevemos aqui) por um certo período de tempo;
  • documentos de identidade, documentos de registro e afretamento da empresa;
  • contrato com o fornecedor do objeto do contrato de arrendamento;
  • documentos sobre o seguro do objeto locado.

Dependendo do assunto do contrato e das características das partes, o arrendador pode precisar de outros documentos e certificados que caracterizem o destinatário ou a propriedade transferida para o arrendamento.

O próprio contrato de arrendamento inclui necessariamente:

  • descrição do objeto do contrato;
  • dados de instalação das partes;
  • termos materiais do contrato;
  • duração do contrato;
  • cronograma de pagamento de aluguel;
  • condições para a subsequente recompra ou devolução do bem arrendado;
  • direitos e obrigações das partes no contrato;
  • responsabilidade das partes, inclusive pelo não cumprimento dos termos do contrato.

Etapa número 4. Adiantamento e aceitação de entrega de bens arrendados

Após a conclusão do contrato, o destinatário paga o adiantamento e leva o ativo arrendado em posse temporária.

Preste atenção! A propriedade de tal propriedade é mantida. pelo arrendador pela duração do contrato, e o destinatário tem o direito de usar a propriedade para os fins estipulados pelo contrato, com pagamento pontual, de acordo com a programação de pagamentos.

Se o fornecedor da propriedade participar do contrato, a obrigação de entregar o ativo arrendado ao destinatário, em regra, cabe a ele.

Etapa número 5. Uso do ativo arrendado e seu registro na propriedade

Em caso de violação dos termos do contrato (uso indevido do objeto do contrato, atrasos no pagamento), o locador tem o direito de exigir a devolução de uma propriedade pertencente a ele com base nos direitos de propriedade.

A responsabilidade por danos e danos materiais é assumida pelo destinatário (a menos que seja estabelecido de outra forma por contrato, por exemplo, locação de serviço).

Se os termos do contrato forem cumpridos integralmente, após o pagamento do valor correspondente especificado no contrato, a propriedade do imóvel transferido para o arrendamento será transferida para a parte receptora.

O lucro do uso de bens arrendados é propriedade do arrendatário.

Leasing ou empréstimo - qual é a diferença, que é melhor e mais rentável

4. Qual é a diferença entre leasing e crédito e qual é mais rentável

Conforme observado acima, a principal e principal diferença entre leasing e crédito é o momento da transferência da propriedade do objeto do contrato.

At compra de crédito o direito de propriedade da propriedade é emitido imediatamente ao destinatário e, em caso de locação, a propriedade pode se tornar propriedade do arrendatário após a expiração do contrato relevante.

Ao decidir alugar um imóvel, o histórico de crédito do destinatário não tem o mesmo significado que na obtenção de um empréstimo e, em alguns casos, pode não ser analisado. No entanto, a condição financeira do destinatário será objeto de estudo, tanto na obtenção de um empréstimo, quanto no registro de propriedades sob arrendamento.

Leasing ou crédito - que é mais lucrativo em uma crise

Quanto à viabilidade do uso durante períodos de instabilidade econômica, a maioria dos analistas prefere contratos de leasingisso é determinado por vários fatores de importância crescente durante a crise:

  • menor adiantamento (diferença da parcela do empréstimo em 5-10%);
  • fornecimento frequente de descontos na conclusão de contratos de arrendamento mercantil (de acordo com as estatísticas, os descontos são concedidos mediante a execução de 70-90% das transações de arrendamento mercantil);
  • a possibilidade de obter benefícios no cálculo de impostos;
  • um período de tempo mais curto para consideração e execução da transação, um procedimento mais simples do que na obtenção de um empréstimo.

5. Perguntas frequentes sobre leasing (FAQ)

Quando confrontados com produtos de crédito desconhecidos, muitas perguntas surgem, algumas das quais gostaria de responder separadamente.

Pergunta 1. O que pode ser objeto de leasing?

De acordo com a legislação atual, o objeto do leasing pode ser praticamente qualquer item não consumível, incluindo:

  • complexos imobiliários e empresas;
  • construções, instalações e edifícios;
  • veículos para diversos fins;
  • equipamentos (produção, serviço, comércio, etc.);
  • outra propriedade imóvel e móvel que não seja consumível.

Nesse caso, o objeto das operações de arrendamento mercantil não pode ser:

  • terrenos;
  • objetos naturais;
  • bens cuja livre circulação seja restrita ou proibida, exceto equipamentos militares e certos equipamentos de produção estrangeira de finalidade altamente especializada. O arrendamento de tais propriedades é realizado com base em tratados internacionais, da maneira determinada pelo Presidente da Federação Russa.

Pergunta 2. Quem pode se tornar um arrendatário?

Participar como destinatário em operações de leasing pode e residentes e não residentes da Federação Russa, entidades legais e indivíduos (incluindo empreendedores individuais). Já dissemos a você como organizar o IP em um artigo separado.

Além disso, o arrendatário pode ser instituição orçamentária.

Pergunta 3. O que é sublocação? Isso é legal?

Muitas vezes, existem casos em que o locatário não precisa da propriedade recebida (equipamento, transporte, etc.) ou está atualmente incapaz de usá-la. Então surgem perguntas, é possível alugar o ativo arrendado? Esta situação é sublocação.

Essa transação é legal, desde que todas as condições relevantes sejam atendidas. Para que a legalidade da transação seja concluída contrato de subarrendamento (contrato de subarrendamento financeiro), onde as partes no contrato serão a sublocação (novo adquirente de propriedade) e o antigo arrendatário.

Nesse caso, a organização arrendadora (proprietária da propriedade) concede uma proibição ou consentimento por escrito à transação.

Pergunta 4. Como escolher uma empresa de leasing?

Ao escolher uma empresa de leasing, deve-se entender que, em condições de recessão econômica e instabilidade, os proprietários de imóveis enfrentam a dificuldade de obter lucro tanto pelo uso independente de ativos quanto pela sua venda. Portanto, certas coisas, especialmente as de alto custo, são cada vez menos adquiridas sem empréstimos.

Como resultado disso, atualmente não há escassez de organizações que prestam serviços de leasing e, ao escolher tal organização, deve-se prestar atenção às empresas que oferecem as condições mais favoráveis ​​para o cliente.

Junto com isso, pelo menos um pouco deve analisar as atividades da empresa de leasing, tendo estudado sua história no mercado, avaliando o volume de transações já fechadas.

A seriedade e a estabilidade da empresa podem ser estimadas com base no grau de transparência das informações sobre suas atividades, na disponibilidade de serviços.

6. Conclusão + vídeo sobre o tema da publicação

No mundo de hoje, com uma grande variedade de instrumentos financeiros, locação é uma maneira bastante conveniente e relativamente simples de obter a oportunidade de usar a propriedade necessária.

Portanto, pelo menos um conhecimento superficial da existência de operações de leasing e as oportunidades por elas fornecidas serão úteis não apenas para todos os empreendedores, mas também para as pessoas comuns.

Em conclusão, recomendamos que você assista ao videoclipe sobre leasing - o que é simples e mais lucrativo que um empréstimo:

E um vídeo sobre o tópico "Desenvolvimento de leasing na Rússia", onde o especialista fala sobre as sutilezas e características do desenvolvimento de leasing.

Caros leitores da revista de negócios Rich Pro, se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre o tópico do artigo ou quiser compartilhar sua experiência no uso de serviços de leasing, deixe-os nos comentários abaixo. Boa sorte em todos os seus empreendimentos!

Deixe O Seu Comentário