Vardzia - a antiga caverna da Geórgia
Beautiful Vardzia, Georgia ... Um país de fabulosas paisagens montanhosas e com um ar tão fresco que você se sentirá tonto. Seus olhos não fogem de uma variedade de cores, mas seu coração está cheio de emoção e antecipação de revelar segredos antigos.
A inesquecível cidade caverna de Vardzia não foi preservada como foi concebida pelos criadores no século XII, mas, é claro, este lugar tem seu próprio charme. E, indo cada vez mais fundo neste “monte de cupins” de pedra, não se pode deixar de se surpreender com a habilidade e paciência dos construtores antigos.
A história da misteriosa Vardzia
Vardzia é uma cidade das cavernas, que foi escavada em rochas brilhantes. Sua mãe é o monte Erusheti. A cidade está localizada a uma altitude de 1300 m acima do nível do mar. O grandioso projeto começou nove séculos atrás, durante o reinado do czar George III e, em seguida, sua herdeira, a rainha Tamara, mais conhecida entre nós. Esse excesso de trabalho começou não apenas por um capricho: a cidade se tornaria um refúgio em caso de ataques inimigos. A paisagem rochosa jogou nas mãos dos georgianos: a fortaleza tornou-se inexpugnável para o inimigo. Vinte mil pessoas poderiam se esconder nas cavernas de Vardzia.
Sala da cavernaAlém das celas onde poderiam morar, os construtores também providenciavam depósitos, depósitos de livros, capelas, um hospital e adegas. A rainha construiu a Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. No entanto, já no século XIII (após cerca de cem anos), um terremoto destruiu parte da cordilheira que cobre a cidade e, desde então, os labirintos de pedra de Vardzia apareceram na superfície. Esconder-se aqui tornou-se impossível.
Torre sineiraMas o problema não terminou aí. Este lugar gostava muito de vários inimigos. Ladrões visitavam este lugar de vez em quando e atacavam civis. Em meados do século XVI, eclodiu um incêndio em Vardzia, o que causou uma forte lição ao complexo arquitetônico. Curiosamente, havia uma vantagem no fogo: a fuligem, que estava firmemente presa ao redor dos murais e afrescos, ajudava a mantê-los praticamente inalterados.
A cidade das cavernas na Geórgia, Vardzia, agora é um mosteiro em funcionamento. Hoje, Vardzia está localizada perto da fronteira da Geórgia e, nos tempos antigos, era o coração do país, havia uma grande artéria de transporte. Quando a Geórgia foi capturada pelo Império Otomano, a vida parou por aí. Dizem que os turcos até queimaram monges bem no templo. Apenas duzentos anos depois, soldados russos libertaram a cidade e o mosteiro respirou profundamente novamente.
Onde está Vardzia e como chegar aqui?
Vardzia é uma criança das montanhas. Vai demorar um pouco para chegar aqui das grandes cidades mais próximas. É mais conveniente ir aqui de microônibus da cidade de Akhaltsikhe, no sul. Como chegar a Akhaltsikhe (link).
Estação de ônibus AkhaltsikheOs ônibus partem de Akhaltsikhe, perto de Vardzia, 4 vezes por dia: o primeiro às 10:30, depois às 12:20, 16:00 e o último às 17:30. É melhor ir no primeiro vôo, mas também é o mais popular - há muitas pessoas que querem visitar os mosteiros das cavernas -, então vá ao microônibus com antecedência e sente-se. Além disso, a programação pode mudar e os ônibus estão atrasados. Antes da viagem, verifique todos os detalhes na estação de ônibus. Um bilhete custa de 5 a 7 GEL; você passará cerca de uma hora e meia na estrada.
Vardzia, como sair de Tbilisi?Da capital da Geórgia para chegar à cidade das cavernas é mais difícil, porque a distância entre eles é decente, mais de duzentos quilômetros. Os taxistas terão prazer em levá-lo, mas não será barato, você terá que desembolsar até 350 GEL.
Não há serviços de ônibus diretos de Tbilisi para Vardzia. É melhor chegar ao Akhaltsikhe acima e de lá ir para o destino no microônibus. Os ônibus da capital partem da estação de ônibus na estação de metrô Didube à medida que enchem.
Ainda existe uma rota de Rustavi para Vardzia. Seu caminho percorre a capital da Geórgia, mas você não deve contar com ele, porque o motorista se volta para Tbilisi apenas se houver lugares vazios. E eles muitas vezes não acontecem.
Como ir de Borjomi a Vardzia?Os microônibus diretos não vão (novamente, apenas a partir de Akhaltsikhe), mas há um bom caminho. Ao alugar um carro, você pode dirigir com segurança. Primeiro, ao longo do desfiladeiro de Borjomi, onde outrora majestosas fortalezas se estendiam em penhascos pitorescos, agora, na maioria das vezes, se tornaram vítimas de destruição. Então a paisagem é transformada, ficando mais deserta. As montanhas nuas da Geórgia não hesitam em mostrar toda a sua beleza.
Ao chegar a Vardzia, você pode encontrar facilmente lugares de estacionamento, além de um café com uma incrível cozinha georgiana. A propósito, se você está planejando uma excursão à noite, lembre-se de que o último microônibus sai de Vardzia às três da tarde. Você terá que pegar carona ou pegar um táxi de volta. Há uma pousada nas proximidades. Aqueles que podem viver sem comodidades podem montar uma barraca ao pé.
Compare preços de acomodação usando este formulário
O que ver?
Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (à direita)Tendo conquistado um longo caminho, você pode ver a entrada do mosteiro. Nas profundezas dos turistas, as células monásticas estão abertas, não todas, apenas algumas. Os estreitos corredores do complexo da caverna ficam atrás da capela. Passagens estão em níveis diferentes, e entre as diferenças - escadas de pedra originais. Imagine: treze andares interligados por um intrincado sistema de passarelas e corredores.
Padre de VardziaAgora, existem seis clérigos vivendo no mosteiro de Vardzia, um gato é a companhia deles. As células parecem monótonas, mas além delas existem salas com bancos de pedra e despensas com vários recessos. As plataformas de observação com bancos oferecem uma vista magnífica das paisagens montanhosas: o tranquilo rio Kura, as rochas gigantes indiferentes, a fortaleza de Tmogvi. Se você olhar de perto, poderá considerar a fronteira da Geórgia com a Turquia. Você pode ir às piscinas com água sulfúrica.
Templo dentroA principal pérola de Vardzia, fotos confirmam isso, era a Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Ele está localizado no coração da rocha, você pode percorrer vários corredores. O altar e as paredes do templo estão decorados com afrescos antigos. Todas as passagens dentro da rocha são destacadas. Na saída, chega uma primavera, você pode beber e obter água.
Horário e preços
No verão, mais oportunidades estão abertas para os turistas. No inverno, muitas partes do mosteiro estão fechadas - talvez porque no frio e no gelo, sua visita possa ser perigosa. Em geral, a antiga cidade da Geórgia fica aberta o ano todo, das 9 às 19 horas.
O ingresso é barato - adultos pagam 3 GEL, crianças - uma. São concedidos descontos aos grupos se mais de dez pessoas se reunirem, cada uma dará apenas dois lari. Há algo para ver, então a caminhada média leva três horas, ou até mais. Um guia também está no lugar, você pode solicitar seus serviços na recepção, custa 6 GEL.
E isso é interessante!
Há uma lenda sobre o nome da cidade milagrosa da Geórgia. Quando criança, a rainha Tamara caminhou pelas cavernas com o tio e se perdeu um pouco. A menina gritou: “Ak var, Dziya!”. Traduzido do georgiano, significa “estou aqui, tio!”. Resumindo nada, seu pai deu o nome correspondente à cidade das cavernas.
Há outra história interessante, com um toque de misticismo. Quando começaram a construir Vardzia, os trabalhadores enfrentaram um grande problema. Inicialmente, estava planejado começar o trabalho em outra rocha, mas a pedra era teimosa. Ele não quis ceder ou, pelo contrário, desmoronou demais. Em geral, o assunto não foi. Construtores cansados deixaram todas as ferramentas na montanha à noite e foram dormir.
De manhã, quando eles voltaram à rocha, não havia ferramentas no lugar. Encontrou-os perto de uma montanha próxima intacta. No dia seguinte, tudo se repetiu e as pessoas entenderam - isso é um sinal. O trabalho foi transferido para uma nova rocha, e agora é conhecido como Vardzia.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Vardzia, Georgia é um lugar verdadeiramente fabuloso. Pode não ser tão fotogênico quanto as praias ensolaradas com coqueiros, mas compartilha sua história com você. Lenda viva. Tendo estado aqui, você nunca esquecerá esses intermináveis corredores misteriosos, onde, ao que parece, o fantasma da linda Tamara ainda vagueia ...
Informações úteis também estão presentes em um vídeo interessante sobre a jornada para Vardzia.