Características de cultivar e cuidar de uma flor incrível - Hoya Linearis
Hoya Linearis ou Hoya linear é uma planta trepadeira maravilhosa das florestas do Himalaia. Liana é despretensiosa ao sair e floresce suavemente. Cresce na forma de pestanas, às vezes chegando a seis metros.
Neste artigo, falaremos sobre diferentes métodos de cultivo, reprodução e cuidado adequado desta planta. Além disso, você descobrirá quais doenças e pragas podem atacar a Linearis hoya, como lidar com elas em tempo hábil e como evitar o seu reaparecimento.
Descrição botânica
A liana sempre-verde recebeu o nome de Thomas Hoya, jardineiro da corte do duque inglês, que foi o primeiro na Europa a dominar o cuidado de plantas exóticas.
Hoya pertence às plantas gore, consistindo em trepadeiras. Hoya Linearis é uma espécie alpina, com ramos finos, verde claro, cobertos com folhas lineares com cerca de 7 cm de comprimento e apenas 2 mm de espessura com pecíolos quase imperceptíveis e uma borda virada para trás. As folhas são densamente pubescentes em toda a superfície e se assemelham a agulhas longas, a distância entre os nós é de cerca de 5 cm e os brotos jovens são muito leves, quase brancos.
AJUDA! A Hoya linear cresce em largura, não em profundidade, como resultado da falta de um sistema radicular poderoso.As flores da trepadeira são cremosas, levemente amareladas, na forma de um guarda-chuva. Na inflorescência, existem de 10 a 20 pequenas flores que têm um leve cheiro de baunilha que lembra um lírio.
Foto
Abaixo, você pode ver uma foto de Hoya Linearis:
Crescendo
Semeando sementes
Obter sementes de uma planta é quase impossívelPortanto, é ideal comprá-los em uma loja especializada.
IMPORTANTE! As sementes para plantio devem ser frescas.A germinação da parte aérea e a formação das primeiras folhas levam cerca de três meses. A filmagem jovem requer cuidadosa atenção e cuidados; devem ser criadas condições adequadas, como iluminação moderada e temperatura estável na sala.
A secagem do solo deve ser evitada; os fertilizantes não devem ser usados nos estágios iniciais do crescimento.. Este método de cultivo de Hoya é o mais demorado.
Propagação de folhas
Uma das opções para o cultivo de videiras é plantar uma folha.
A folha deve ser plantada em solo solto leve, estritamente em um ângulo de 45 graus.
Para ter sucesso, você deve usar um pó especial para a formação das raízes. Obter Hoya de uma folha é muito mais fácil se for extraído da natureza. Sob tais condições, há uma chance maior de cultivar uma planta saudável.
Estacas
A maneira mais fácil de propagar plantas em casa. Para o plantio, são utilizadas as hastes das plantas adultas, as estacas devem ter no mínimo 2-3 nós e 1-2 pares de folhas.
Corte a coluna com uma faca afiada e estéril.
A panela deve ser cheia de água e embrulhada em papel alumínio para melhor enraizamento. A temperatura do ar e da água não deve ser inferior a 22 graus, a umidade é alta. Duas semanas depois, as mudas estarão prontas para o transplante..
Uma versão simplificada do enraizamento é a colocação de estacas em um vaso escuro e a pulverização constante.
ATENÇÃO! Ao plantar, em nenhum caso você deve confundir o final do corte e o crescente.Cuidados com as plantas
- Temperatura. Hoya não gosta de calor, calor e ar seco. As folhas em tais condições desbotam, enrolam e enfraquecem. Na natureza, esta videira cresce nas montanhas, por isso se sente melhor em uma sala fresca. No inverno, a temperatura ideal para a planta é de 12 a 15 graus e no verão - de 22 a 25 graus.
- Rega. A flor requer rega regular, é necessário que a terra esteja saturada, mas o excesso de água entra na panela. Com excesso de umidade, as raízes podem apodrecer. Hoya deve ser regado com água da torneira destilada.
- A luz. A Hoya Linearis se sente bem sob luz forte, mas com uma pequena quantidade de luz solar direta. À tarde, a planta deve estar sombreada para que o sol agressivo não danifique as folhas finas.
- Poda. Liana não precisa de poda regular. Se você quer que Hoya cresça, às vezes pode podar brotos de adultos.
- Top vestir. A planta precisa de fertilização regular na fase de crescimento. Para isso, de março a setembro, os nutrientes são adicionados à água e regados com uma solução duas vezes por mês.
- Pote. Na natureza, Hoya cresce mesmo em fendas estreitas nas montanhas, de modo que a liana se sente confortável em uma panela na qual as raízes da planta mal se encaixam.
Doença
A maioria dos problemas geralmente está associada ao tratamento inadequado de Hoya:
- Liana despeja as folhas. Isso acontece com a rega excessiva da planta. Isso geralmente acontece em clima frio.
- Queimaduras e amarelecimento das folhas, além de rachaduras nos troncos. Mudanças repentinas de temperatura os provocam. Liana não gosta de temperaturas frias e muito altas.
- Folhas e flores podem descolorir. Isso acontece se você alimentar a planta em clima quente.
- Placa branca nas folhas - um sinal de doenças fúngicas. É necessário lavar a planta no chuveiro, se necessário, remover o revestimento com uma esponja e tratar com fungicidas.
- Liana não floresce. Pode haver muitas razões para isso - desde condições inadequadas de temperatura até não conformidade com as condições de irrigação. Uma planta pode não ter nutrientes no solo.
- Deterioração do sistema raiz. Isso pode acontecer quando a água estagnar em uma panela. Recomenda-se adicionar drenagem ao solo.
- Crescimento lento. Isso acontece devido à falta de nitrogênio no solo.
Pragas
Hoya é bastante resistente a pragas, mas sob condições incorretas de detenção ainda pode ser infectado por elas.
- Escudo. Suga sucos que dão vida a brotos e folhas. As folhas desmoronam, a liana perde sua aparência saudável. No estágio inicial, você pode tratar a planta com uma solução de álcool ou sabão.
- Mealybug. Alimenta-se do suco da planta, com uma infecção grave, Hoya para de crescer. Nos estágios iniciais, brotos danificados podem ser cortados, eliminando a praga.
- Oídio. É visível na liana na forma de um revestimento esbranquiçado que cobre brotos e caules. É necessário ventilar bem a sala e umedecer o ar.
Conclusão
Hoya Linearis é uma excelente decoração do apartamento, ao florescer emite um suave aroma de baunilha, não caprichoso ao sair. Sujeita ao regime de temperatura, rega e iluminação adequada, a liana não causará problemas e se deliciará diariamente com sua aparência fluida e arejada.