Tipos de tintas para construção por composição
Todas as tintas utilizadas na construção podem ser divididas de várias maneiras: para uso externo e interno, tintas para madeira, concreto ou metal, à prova d'água e não à prova d'água, à prova de fogo e inflamáveis. Neste artigo, classificamos todos os tipos de tintas para construção com base no que está incluído na tinta.
A composição química da tinta:
- emulsão de água;
- à base de solventes orgânicos (PVC, CPCV);
- mineral e mineral orgânico (calcário, silicato, cimento);
- óleo.
Tintas à base de água para construção
As tintas de emulsão aquosa são as menores partículas não dissolvidas na água, mas suspensas nela. A composição química da tinta não inclui elementos tóxicos, por isso são utilizados principalmente em trabalhos de interior. A resistência à água da "emulsão de água" depende do que está incluído na tinta: PVA (não à prova d'água) ou látex e acrilato (à prova d'água). A tinta de dispersão em água seca muito rapidamente. Perde suas propriedades durante o congelamento - deve ser armazenado em uma sala quente.
Tintas à base de solvente orgânico
As tintas de perclorovinil e de perclorovinil de cimento são feitas com base em derivados de celulose. O PVC seca rapidamente, produz uma cor saturada e é resistente à umidade, mas devido ao alto teor de cloro, uma camada espessa de tinta perclorovinil pode rachar. Aplique uma pequena espessura em uma superfície cuidadosamente preparada. É usado principalmente para tijolos e concreto. A composição química da tinta CPKHV permite aplicar tinta em superfícies quentes e molhadas. É mais econômico que o perclorovinil e, quando seco, produz uma película muito forte.
Tintas de silicato, cal e cimento
As tintas de silicato são os tipos de tintas mais resistentes às intempéries, mas extremamente inflamáveis e tóxicas para construção. Sua base é de vidro líquido. Os dois componentes são conectados imediatamente antes do uso. Vida útil - mais de 30 anos. A tinta água-cimento é usada para trabalhos ao ar livre em superfícies porosas: concreto, gesso, tijolo - e não é aplicada em madeira e metal. A composição química da tinta inclui cimentos pigmentados e óxidos metálicos. O pó é diluído com água, a mistura resultante deve ser usada dentro de quatro horas. A tinta de cal é um pigmento diluído com leite de cal.
Tinta a óleo
A principal desvantagem da tinta a óleo é sua vida curta. Devido ao constante estreitamento-expansão do metal ou da madeira, para a pintura usada, sua superfície inelástica racha. No entanto, a tinta a óleo mantém firmemente sua posição no mercado devido ao seu baixo custo e não toxicidade.