Grama medicinal cresce sob os pés - afilhado comum

Enquanto andam no campo, muitos não pensam que cada folha de grama sob seus pés tem enormes propriedades curativas. Há vários séculos, nossas bisavós sabiam de que doença uma planta em particular ajudaria.

Nas parcelas da casa, muitas vezes é encontrada uma planta carnuda e bonita com flores amarelas - esse é o afilhado comum. Então, é uma erva daninha ou uma cura? A seguir, falaremos detalhadamente sobre isso: quais propriedades medicinais ele possui; quando montá-lo e como colhê-lo.

O que é isso

Descrição botânica

O afilhado comum (latino: Senecio vulgaris) é uma planta herbácea, uma espécie do gênero afilhado (Senecio) da família Asteraceae (Compositae) (sobre quais outras espécies estão nessa família, descubra aqui). A planta é anual ou bienal. A altura do afilhado comum varia de 100 a 500 mm. O fruto é um aquênio, com um comprimento de 2 a 2,5 mm e uma largura de 0,4 × 0,5 mm. A cor das sementes é marrom ou cinza, às vezes amarelo dourado.

As frutas são oblongas com costelas, entre as quais se localizam os pêlos curtos. De 1,5 a 20 mil - esse número de frutas é produzido pela planta durante o crescimento e o amadurecimento.

Para uma nota. Os achenes são carregados pelo vento, e assim a planta se reproduz. Graças a este método de propagação, a duração da floração da planta dura da primavera ao outono.

Onde é comum?

O Senecio vulgaris está espalhado por toda a Eurásia, em suas partes européia e asiática.

Local de crescimento

O afilhado comum cresce em todo lugar:

  • nos jardins;
  • nos prados;
  • cintos florestais;
  • em aterros sanitários.

A planta adora terra não negra.

Aparência

As folhas e o tronco da planta estão nus e cobertos com um pequeno revestimento branco de teias de aranha. O caule é ramificado, ereto.

Todas as folhas são oblongas, escapulares, com uma largura de 5 a 25 mm, de 20 a 100 mm de comprimento, serrilhada nas bordas. Quanto mais altas da raiz para as flores, as folhas ficam mais estreitas.

Inflorescências na forma de um sino localizado nas extremidades dos brotos, com diâmetro de até 5 mm, comprimento de 6-8 mm. As flores são amarelas.

Antecedentes históricos

Senecio vulgaris é mencionado pela primeira vez em antigos tratados médicos. Decocções foram usadas como agente diurético e colerético. As sementes foram trituradas, misturadas com cera e aplicadas no rosto com cãibras. Uma emulsão de raízes e folhas foi prescrita para congestão nasofaríngea, para sua purificação. Farmacêuticos franceses usaram decocções de folhas e raízes para tratar úlceras e hemorróidas, suco - para combater parasitas intestinais, colites e convulsões.

No século 19, a planta foi chamada de "cruz", assim como as espécies de aranhas. No início do século XX, a fim de evitar confusão, foi renomeado como "afilhado".

No mundo científico, a planta é chamada "Senecio", é formada a partir de lat. "senex" é "velho, careca". Isso é explicado pelo fato de que as inflorescências após a quebra das sementes pelo vento ficam nuas, e as flores após a maturação são cobertas com tufos brancos e se tornam como uma cabeça cinzenta.

Ajuda Dioscorides (médico militar e naturalista), que vivia na Roma antiga, usava uma decocção das folhas e raízes do afilhado comum como diurético, além de remover pedras dos rins e da bexiga. Nicholas Culpeper (1616-1654), botânico e fitoterapeuta inglês, usou matérias-primas de Senecio vulgaris para tratar a epilepsia.

Nomes adicionais

Afilhado comum também é chamado:

  • grama que dá vida;
  • Grama dourada
  • carneiro;
  • em latim Senecio vulgaris.

Os cuidados são necessários?

O afilhado comum não precisa de cuidados adicionais. A planta não é extravagante, perfeitamente enraizada e derrete em qualquer solo. Graças ao sistema radicular desenvolvido, ele tolera bem a seca.

Foto

Na foto você pode ver como a planta fica.





Isso pode prejudicar as culturas e as pessoas?

Senecio vulgaris - uma erva daninha maliciosa para as culturasque precisam de uma grande área para crescimento e nutrição, bem como lavoura entre fileiras. Causa grandes danos às culturas.

Importante! Uma planta pode causar danos à saúde humana se usada incorretamente. É venenoso, contém compostos orgânicos tóxicos que contêm nitrogênio - alcalóides. Os alcalóides afetam o fígado, seguidos por danos no sistema nervoso.

Propriedades curativas e preparação

As propriedades curativas têm:

  • raízes
  • talos;
  • suco de plantas;
  • folhas;
  • flores

    Cura são todas partes desta planta, por exemplo:

  1. A planta é dotada de um efeito hemostático e é usada como remédio para sangrar.
  2. Afilhado comum ajuda com inflamação da bexiga, anemia, aumento da freqüência cardíaca.
  3. Recomenda-se suco de planta ou tintura de álcool para convulsões, epilepsia, paralisia.
  4. As folhas esmagadas e presas aos abscessos têm um efeito suavizante e absorvível.

As plantas colhedoras produzem da primavera ao outono. Hastes, folhas e flores são colhidas no verão durante a floração.

As raízes são colhidas na primavera antes do início do rápido crescimento da planta ou no outono após a secagem.

A melhor época para colher suco é a primavera ou o verão anterior.

Durante a colheita, todas as partes da planta são secas à sombra, em áreas bem ventiladas.

Conclusão

Muitos têm certeza, capinando sua parcela pessoal e encontrando uma planta bonita com folhas verdes esculpidas, flores amarelas e inflorescências, como um dente de leão, de que essa é uma erva daninha.

Mas esta planta é uma cruz comum, possui muitas propriedades medicinais e é frequentemente usado na medicina tradicional. Mas não esqueça que a cruz comum é venenosa e deve ser usada com muito cuidado no tratamento.

Deixe O Seu Comentário