Hirita refinado e macio - foto de flor, descrição de variedades, características de cultivo

Chirita (Chirita) - uma planta tropical incomum, que ficou conhecida recentemente. No entanto, devido à sua aparência atraente e facilidade de atendimento, está ganhando cada vez mais fãs.

A terra natal desta flor exótica, cujas espécies podem ser anuais e perenes, são as regiões tropicais da Ásia.

Nós lhe diremos que tipo de planta é, com a qual ele precisa de cuidados em casa e na rua, mostraremos fotos de flores.

O que é essa planta?

As espécies do gênero Chirita são arbustos herbáceos perenes ou plantas herbáceas anuais.

Entre as plantas anuais, existem espécies em miniatura com uma ou duas folhas.

Descrição e fotos de variedades populares

O gênero Khirita tem muitas variedades e variedades.

Primulina

Uma roseta pura de folhas de prímula é frequentemente comparada a uma roseta senpolia. Eles Mesmos os folhetos são dispostos simetricamente, podem ser brilhantes ou ligeiramente pubescentes. A cor é principalmente verde sólido, mas também são encontradas amostras heterogêneas.

Na maioria das espécies, a roseta se forma sem hastes, embora em alguns casos ainda esteja presente um caule curto. As folhas da prímula ao longo da vida da planta crescem em largura e, às vezes, formam uma espécie de camadas. Seu tamanho pode variar de grande a muito pequeno. Muitas vezes, na superfície das folhas, você pode ver uma aparência de um padrão prateado.

As flores têm a forma de um tubo estreito e consistem em cinco pétalas. Eles são coletados em inflorescências e podem ser de praticamente qualquer cor, no entanto, persistem sombras claras. Em alguns casos, listras mais escuras estão localizadas na superfície das pétalas. Vale ressaltar que a prímula floresce quase o ano todo com pequenas interrupções.

Tamiana

É uma planta com uma pequena saída. O diâmetro das folhas é de 10 a 15 cm, têm formato de coração arredondado e lembram as folhas da violeta uzumbar. Na aparência carnuda, tem uma ligeira pubescência.

Os pedúnculos são baixos, de 15 a 20 cm, e em cada uma delas várias flores brancas são formadas com manchas azuis ou duas listras roxas mais próximas do pescoço. A floração dura o ano todo e depende da iluminação, não há certos períodos de descanso.

Aiko

Variedade híbrida. A roseta é de tamanho médio, as folhas são alongadas, pontiagudas e lembram uma elipse. Verde escuro, ligeiramente pubescente, carnudo. As flores são grandes o suficiente, amarelo brilhante com um sino largo. Marcações alaranjadas brilhantes podem ser colocadas no pescoço, o que parece bastante impressionante.

Sinensis hisako

É legitimamente considerada uma das variedades mais bonitas. Folhas variegadas, muito pubescentes, com vilosidades longas e leves. Eles são bastante grandes, pintados de verde e têm um padrão na forma de manchas prateadas. As flores são sinos cor de lavanda com uma garganta amarela brilhante.

Surfista prateado

As folhas pubescentes de uma forma lanceolada formam uma roseta densa. Verde geralmente saturado, com um padrão de rede perolado. Flores de sino cor de lavanda com um padrão de malha mais escuro e manchas alaranjadas no pescoço. Coletadas em inflorescências, em cada pedúnculo várias flores.

Chinês

Uma planta perene baixa, com uma altura de até 15-20 cm.

As folhas são ovais, carnudas, formam uma poderosa roseta basal. Eles podem ser verde-claro ou prateado com manchas verdes, cobertas com cabelos claros e compridos. A borda das folhas é serrilhada. Pedúnculo alto, liso, vermelho. Eles Mesmos flores de tamanho médio, violeta-lavanda, coletadas em inflorescências.

Lavanda

Anual, com caule alto e ligeiramente pubescente. As folhas são ovais, verde claro, com as inferiores sendo maiores que as superiores. As flores estão localizadas nos seios da folha e no topo dos brotos. Colorir, por via de regra, é lavanda suave. Os frutos da planta são alongados, na forma de uma caixa longa.

Reprodução

Existem duas maneiras principais de propagar chiritis. - sementes e vegetativo.

Estacas

A propagação por estacas é mais adequada para plantas perenes.
  1. A alça é cuidadosamente selecionada. Deve ser saudável, não velho, de preferência de tamanho médio. Depois disso, é necessário colocá-lo em uma superfície plana com o lado errado para cima e cortar o pedúnculo próximo à base da placa da folha. À medida que as raízes começam a crescer a partir das veias da folha, isso só interfere.
  2. Mergulhe um comprimido de turfa em água, de preferência quente, e agite em um copo pequeno.
  3. Mergulhe a alça em um copo até a metade e compacte levemente o solo pelas bordas.
  4. Coloque o copo no recipiente e cubra com uma tampa ou filme plástico - ele servirá como uma espécie de estufa.
  5. Em um mês, brotos jovens aparecerão. Quando ficam mais fortes, podem ser mergulhadas e plantadas em recipientes separados.

Folha

Hirita é uma flor decorativa e bonita, que quando sai de casa não exige muito esforço, as flores podem ser de cores diferentes, como as folhas.

Para propagar a hirita, mesmo um pedaço de folha será suficiente.

  1. A folha deve ser dividida em tiras de vários centímetros. Você precisa cortar perpendicularmente à veia principal, ela desempenhará o papel do pecíolo.
  2. Plante o material a uma distância de vários centímetros um do outro, compacte levemente a terra.
  3. Para recipientes, é imperativo encontrar um local quente e não se esqueça de ir ao ar diariamente. A rega é realizada através da panela.
  4. Os brotos começarão a aparecer dentro de meio a dois meses.

Sementes

De sementes eles preferem cultivar hirits anuais. O momento ideal para a semeadura é considerado em meados ou no final de fevereiro.

  1. A semeadura das sementes é realizada sem semear e polvilhar com terra. A germinação deve ocorrer na superfície.
  2. Cubra o recipiente com vidro ou filme para criar um ambiente quente e úmido. A temperatura ideal é de 25 a 26 graus. Quanto mais próximo o regime de temperatura do ideal, mais rápido as mudas eclodem.
  3. O solo deve ser umedecido a tempo e é importante evitar o excesso de umidade. Além disso, as mudas devem receber luz suficiente.
  4. Após o aparecimento das folhas do cotilédone, você pode começar a escolher.
O mergulho deve ser feito com muito cuidado, pequenos tweets são muito frágeis.

Home Care

  • Iluminação. Os hirits exigem luz, mas não toleram a luz solar direta. A luz difusa é mais adequada, portanto a planta deve ser colocada perto da janela oeste ou leste. Para que as folhas cresçam simetricamente, o hirita às vezes é girado em torno de seu eixo.
  • Rega. Ao regar, o mais importante é evitar o alagamento. Regue a planta somente quando o solo superficial estiver seco. É melhor molhar o palete, para que a água caia nas folhas. Na estação fria, a rega é menos comum. Seca leve não prejudicará o hirita, mas o excesso de umidade pode arruinar as raízes.
  • Temperatura. É importante lembrar que os hiriths não podem tolerar o calor. No verão, a temperatura mais conveniente para eles é de 22 a 24 graus, e no inverno 15 graus Celsius é suficiente. No inverno, os processos vitais da flor diminuem, aparece um período adormecido.
  • Solo. O melhor solo para uma planta é uma mistura de terra decídua e gramada. Às vezes, húmus e areia são adicionados a esta composição. Para evitar o excesso de umidade, o carvão é adicionado ao solo. Um substrato pronto para a senpolia também é adequado.
  • Pote. O transplante frequente da flor não é necessário, o pote pode ser trocado a cada 2-3 anos. O recipiente não deve exceder o diâmetro da roseta das folhas; é melhor se for mais largo que profundo. Uma pequena camada de argila expandida é colocada no fundo, a presença de orifícios de esgoto é obrigatória.
  • Top vestir. Chirites são alimentados anualmente, de preferência na estação quente. Composição ideal para senpolia com alto teor de macronutrientes.
  • Poda. Muitas vezes, a poda de uma planta não é necessária. É mais conveniente fazer isso na primavera, antes do início da estação de crescimento ou no outono, quando o período de floração ativa já foi concluído. As folhas mortas devem ser removidas em tempo hábil.

Características de cuidados ao ar livre

O Hirit pode ser encontrado em campo aberto apenas na estação quente, desde que seja adequado e que não exista luz solar direta. Molhe-o com água morna e verifique se o chão não está muito molhado. Em baixas temperaturas, a planta morre.

Doenças frequentes

A planta raramente é afetada por pragas, muito mais frequentemente é necessário lidar com o apodrecimento das raízes e o aparecimento de manchas nas folhas. No primeiro, o excesso de rega é o culpado, no segundo - queimaduras solares ou, inversamente, congelamento.

Apesar de o hirita não poder ser chamado de planta exigente, é muito importante levar em consideração as nuances e recomendações ao cuidar dele. Se todos os requisitos forem atendidos, o processo de cultivo de uma flor trará apenas prazer.

Deixe O Seu Comentário