As 10 cidades mais limpas do mundo

O problema da poluição ambiental está na agenda há muito tempo: cientistas de todo o mundo estão soando o alarme e pedindo as medidas necessárias para proteger a natureza e a atmosfera. Gases de escape, toneladas de lixo, consumo excessivo de água e recursos energéticos - todos esses fatores estão lenta mas seguramente levando a humanidade a um desastre ambiental em escala global. No entanto, há boas notícias: hoje existem muitas megalópoles cujas autoridades estão envidando todos os seus esforços para manter um ambiente saudável e desenvolvendo projetos inovadores para reduzir a poluição do ar. Então, qual cidade merece ser intitulada a "cidade mais limpa do mundo"?

10. Cingapura

A décima linha do nosso top das cidades mais limpas do mundo é ocupada pela cidade-estado de Cingapura. Esta megalópole com arquitetura futurista incomum e a maior roda gigante do planeta é visitada por milhões de turistas todos os anos. Mas, apesar do grande fluxo de turistas, Cingapura consegue manter seus padrões de limpeza e seguir os requisitos estabelecidos. Muitas vezes, esse estado é chamado de "cidade das proibições", e há razões objetivas para isso.

Existem leis muito rigorosas, projetadas para garantir um alto nível de limpeza, igualmente aplicável a cidadãos e estrangeiros. Por exemplo, os policiais podem multá-lo por um valor aproximado se você jogar fora o lixo em um local público, cuspir, fumar, mascar chiclete ou fazer uma refeição em transporte público. As penalidades nesses casos começam em US $ 750 e podem chegar a milhares de dólares. Não é de surpreender que Cingapura seja uma das dez cidades mais limpas do mundo.

9. Curitiba

A cidade de Curitiba, localizada no sul do Brasil, é uma das cidades mais limpas do mundo. Ele é conhecido por seu alto padrão de vida e, na mídia, costuma ser chamado de "Europa brasileira". Sendo uma das megacidades mais prósperas do Brasil, Curitiba é literalmente cercada por vegetação e cheia de inúmeros parques. Graças a essas condições, é merecidamente classificada entre as cidades mais ecológicas do mundo.

O símbolo de Curitiba tornou-se uma enorme árvore conífera - araucária, que cresce em grande quantidade na cidade, o que afeta com sucesso sua ecologia geral. Um papel importante na melhoria do nível de limpeza na metrópole, inclusive nas favelas locais, foi o programa de troca de lixo por comida e viagens gratuitas. Isso permitiu às autoridades municipais salvar Curitiba da abundância de latas e latas de plástico. Hoje, mais de 70% dos resíduos urbanos estão sujeitos à distribuição e reciclagem.

8. Genebra

Sendo uma das cidades mais famosas da Suíça, muitas vezes referida como a capital do mundo, Genebra tem um alto nível de ecologia e segurança. Não é de surpreender que ela estivesse na lista das cidades mais limpas do mundo: afinal, é aqui que está localizada a Rede Ambiental de Genebra, um grupo de empresas globais que desenvolvem novos mecanismos de proteção ambiental.

Genebra, famosa por sua arquitetura única e paisagens naturais de tirar o fôlego, há muito conquistou o amor dos turistas. Mas, apesar da alta presença desta cidade, seu nível de poluição está em um nível recorde. As autoridades locais estão monitorando de perto a limpeza nas áreas urbanas e estão incentivando ativamente novos desenvolvimentos ambientais.

7. Viena

A capital da Áustria foi reconhecida pela empresa de consultoria internacional Mercer como a cidade com o mais alto padrão de vida. Mas como uma metrópole tão grande, com uma população de mais de 1,7 milhão de pessoas, pode manter indicadores ambientais favoráveis? Isso se tornou possível não apenas graças aos esforços das autoridades da cidade, mas também à posição responsável dos próprios habitantes do país.

Donaupark

Viena é famosa por seus parques e reservas, e seu centro e arredores não podem ser imaginados sem espaços verdes, que segundo novas informações cobrem 51% da cidade. A alta qualidade da água, um sistema de esgoto desenvolvido, excelente desempenho ambiental e gerenciamento eficiente de resíduos permitiram que a capital da Áustria fosse incluída na lista das cidades mais limpas do mundo em 2017.

6. Reykjavik

Sendo a capital de um dos países mais limpos do mundo da Islândia, Reykjavik se tornou uma das cidades mais ecológicas do planeta. Essa situação foi promovida por medidas do estado ativo para plantar hortaliças em seu território, além de minimizar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Graças a esses esforços, praticamente não há poluição em Reykjavik.

Mas as autoridades da capital da Islândia não pretendem parar por aí e planejam colocá-lo em primeiro lugar na lista das cidades mais limpas do planeta até 2040. Para fazer isso, eles decidiram reconstruir completamente a infraestrutura de Reykjavik para que todas as organizações e instituições estejam a uma curta distância, o que reduzirá o número de motoristas. Além disso, está planejado incentivar o uso de veículos elétricos e bicicletas, além de ampliar o paisagismo da cidade.

5. Helsinque

A capital da Finlândia está localizada no equador das nossas cidades mais limpas do mundo em 2017. Helsinque é uma cidade de rápido crescimento, espalhada nas margens do Golfo da Finlândia e 30% da área metropolitana é a superfície do mar. Helsinque é famosa por sua água potável de alta qualidade, que deságua nas casas do maior túnel da montanha. Acredita-se que esta água seja muito mais limpa que a água engarrafada.

Vale ressaltar que em todos os distritos de Helsinque há uma área de parque com espaços verdes. Para reduzir o número de motoristas, as autoridades da cidade estão incentivando os ciclistas para os quais existem inúmeras ciclovias com um comprimento total de mais de 1 mil km. Os próprios residentes da capital são muito sensíveis às questões ambientais e estão fazendo todos os esforços para manter a área urbana limpa.

4. Honolulu

Parece que a própria localização da capital do estado do Havaí, Honolulu, às margens do Oceano Pacífico, foi projetada para garantir a pureza do ar. Mas foi a política das autoridades metropolitanas que permitiu que a metrópole se tornasse uma das cidades mais limpas do mundo. Como Honolulu é considerada um centro turístico há muito tempo, a melhoria dos locais públicos e a manutenção do meio ambiente tornaram-se uma prioridade para o governo.

Esverdeando a cidade, o descarte racional de resíduos, reduzindo o número de indústrias poluidoras do meio ambiente, contribui para melhorar o desempenho ambiental da capital. Aplica efetivamente energia solar e eólica, o que permite a geração de eletricidade limpa. E os sistemas de gerenciamento de resíduos desenvolvidos deram a Honolulu o título não oficial de "cidade sem lixo".

3. Copenhague

A organização inglesa The Economist Intelligence Unit conduziu um estudo de 30 capitais europeias sobre o nível de desempenho ambiental, como resultado do qual Copenhague foi reconhecida como uma das cidades mais limpas da Europa. Na capital da Dinamarca, são registrados baixos níveis de acúmulo de lixo doméstico, consumo econômico de energia e emissão mínima de gases nocivos na atmosfera. Mais de uma vez Copenhague recebeu o status de cidade mais verde da Europa.

A situação ambiental favorável em Copenhague também foi possibilitada pela redução no número de motoristas e um aumento no número de ciclistas. Além disso, os moinhos de vento são usados ​​ativamente aqui para gerar eletricidade. Um sistema de gerenciamento de resíduos que funcione bem e consumo econômico de recursos hídricos permitiram que a capital da Dinamarca se tornasse uma das cidades mais limpas, não apenas na Europa, mas em todo o mundo.

2. Chicago

É difícil acreditar que um grande centro financeiro e industrial como Chicago, com uma população de mais de 2,7 milhões de pessoas, possa estar na lista das cidades mais limpas do mundo. Isso foi possível graças às abordagens inovadoras usadas pelas autoridades americanas para reduzir as fontes de poluição ambiental.

O esverdeamento da cidade é realizado não apenas devido à expansão dos parques, mas também graças aos espaços verdes nos telhados dos arranha-céus, com uma área total de mais de 186 mil metros quadrados. metros. Uma rede de transporte público bem pensada ajuda a proteger o ar da poluição, projetada para motivar os moradores a parar de usar carros e mudar para veículos urbanos. Chicago certamente merece o segundo lugar na nossa lista. Mas qual cidade se tornou a mais limpa do mundo? A resposta está muito perto!

1. Hamburgo

Um grupo de ecologistas respeitados, de acordo com os resultados de suas rigorosas pesquisas, nomeou a cidade mais limpa do mundo. Ele se tornou a famosa metrópole alemã de Hamburgo. A cidade conseguiu alcançar um alto nível de desempenho ambiental graças a uma rede de transporte público bem desenvolvida, que permite que seus moradores parem de usar carros particulares. E devido a isso, as autoridades conseguiram reduzir significativamente a emissão de gases nocivos na atmosfera.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Para desenvolver programas de proteção ambiental, o governo aloca anualmente 25 milhões de euros, alguns dos quais gastos no desenvolvimento de projetos de economia de energia. Hamburgo, como a cidade mais limpa do mundo, não pretende perder sua posição. Até 2050, as autoridades da metrópole planejam reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera em um recorde de 80%. E, para atingir esses indicadores, o governo decidiu melhorar a infraestrutura urbana e promover ainda mais os carros de bicicleta e elétricos.

Como eles estão em Hamburgo e o que há de especial em sua melhoria - assista ao vídeo.

Assista ao vídeo: AS 5 CIDADES MAIS LIMPAS DO MUNDO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário