Como se tornar falido, para não pagar um empréstimo e amortizar dívidas?

Olá, meu nome é Ekaterina Volosova, sou da cidade de Saratov. Agora eu tenho uma situação financeira ruim, me diga como me fazer falir, para não pagar um empréstimo?

Olá Catherine, tentaremos responder sua pergunta mais detalhadamente.

Declarar-se à falência, a fim de livrar-se das obrigações de pagar empréstimos que se tornaram um fardo excessivo, é frequentemente visto como a única saída dessa situação.

Primeiro, recomendamos a leitura do artigo - o que é falência, que etapas e sinais dos processos de falência existem.

Para reconhecer a falência de um indivíduo, é necessário:

  1. Ter cidadania russa;
  2. Não faça pagamentos de empréstimos por mais de três meses;
  3. Ter uma dívida total de mais de quinhentos mil rublos;
  4. Ter provas suficientes de insolvência para o tribunal;
  5. Ter provas de que foram tomadas todas as medidas possíveis para pagar independentemente a dívida, que foram feitas tentativas para concordar com o credor, de preferência por escrito;
  6. A ausência de transações suspeitas, como transferência de propriedade, transferência de quantias graves de dinheiro nos últimos três anos, o que pode gerar suspeitas de tentativas de ocultar propriedade quando a falência já está se tornando aparente;

Você pode ler mais sobre a lista de documentos, as instruções passo a passo necessárias, as possíveis conseqüências etc., lendo um artigo sobre a falência de indivíduos e empreendedores individuais.

1. Fraude de falência

Com o advento dessa oportunidade na lei russa, também houve quem quisesse circular representantes da lei entre seus dedos. No entanto, não subestime suas capacidades e, antes de se envolver em uma fraude, é melhor pensar nas consequências.

Existem 2 (dois) tipos de fraude neste procedimento:

  • Falência intencional. Um cidadão inescrupuloso cria deliberadamente condições propícias ao empobrecimento, subestima sua renda e se arruina.
  • Falência Fictícia. O tribunal certamente estará interessado se uma pessoa se livrar da propriedade por todos os meios antes de declarar que está falida. Por exemplo, a transferência de direitos de propriedade ou a venda a um custo menor de sua propriedade, o fornecimento de dados deliberadamente incorretos sobre a propriedade, grandes transferências de dinheiro para contas externas nos últimos três anos.

Se uma pessoa declarar falência e, ao mesmo tempo, não estiver em uma situação desesperadora e não tiver motivos, será punida.

No caso de danos financeiros, o grau de punição depende do seu valor:

  • menos 1,5 milhões de rublos - recusa em declarar falência, responsabilidade administrativa, sob a forma de multa de até 3.000 rublos;
  • mais que 1,5 milhões de rublos - recusa em declarar falência, responsabilidade sob o Código Penal da Federação Russa, até e inclusive prisão por 6 anos.

A falência tem uma vantagem indiscutível - livrar-se legalmente de dívidas excessivas. Mas há um lado negativo nesse processo.

2. As desvantagens da falência

Os processos de falência estão indissociavelmente ligados a riscos e consequências negativascomo:

  1. Desde que haja uma fonte constante de renda, não será possível despejar completamente o ônus das obrigações. Mesmo que o tribunal vá a uma reunião e revise o cronograma de pagamento, ele obrigará o devedor a pagar qualquer parte permitida da dívida aos credores por pelo menos três anos.
  2. No caso de não pagamento da dívida por um período de três anos, o tribunal pode ordenar a apreensão dos bens do devedor, que serão colocados em leilão e leilões de falências, e os recursos serão divididos entre os destinatários da dívida. E somente se isso, como antes, não for suficiente, a dívida restante será baixada.
  3. Se o credor decidir, por si só, declarar o devedor falido, este poderá não estar preparado para o procedimento, o que implicará grandes perdas patrimoniais para ele.
  4. Durante todo o período da análise do caso (mas não mais de 6 meses), o devedor está proibido de viajar para fora do país.
  5. Um cidadão declarado falido não tem o direito de ser nomeado para os cargos de gerentes em organizações comerciais por três anos depois disso.
  6. A falência repetida é proibida por um período de 5 anos.
  7. A falência é obrigada a informar os credores sobre este caso para quaisquer empréstimos dentro de 5 anos.

3. Quem tem o direito de declarar falência?

De acordo com a lei, qualquer cidadão, independentemente de sua idade, sexo, status social e disponibilidade de poupança, tem o direito de declarar sua insolvência financeira.

Para declarar falência a um indivíduo e a um empreendedor individual, é necessário apenas ter os fundamentos e, é claro, sua provabilidade.

4. O custo dos processos de falência

Mesmo o procedimento para declarar falência de um indivíduo exige alguns custos financeiros:

  • Dever do Estado (300 rublos (eram 6.000 rublos));
  • Uma taxa única para o gerente financeiro (de 25.000 rublos). Se houver escassez de fundos para pagar por esse item, no momento da apresentação de um pedido, é possível solicitar um pagamento diferido.
  • Custos associados à informação dos credores, que devem necessariamente receber cópias do aplicativo.

5. Documentos necessários para o processo de falência

Este procedimento é de responsabilidade do Tribunal Arbitral do local de residência / registro.

Para isso, é necessário fornecer um pacote de documentos, sendo os principais:

  • declaração de início de um processo de falência
  • documentos pessoais e de crédito;
  • documentos sobre contas e propriedades disponíveis;
  • documentos que confirmam a receita oficial do período dos últimos três anos (além de transações no valor de mais de 300.000 rublos);
  • documentos sobre pagamento de taxas estaduais e remuneração do gerente financeiro;
  • documentos que possam confirmar a situação atual em que a situação financeira se deteriorou obviamente.

Nos casos em que o requerente não pode visitar pessoalmente o tribunal para enviar documentos, ele tem o direito de:

  • delegar essas ações a uma pessoa autorizada. Obviamente, uma carta de procuração precisará ser anexada ao pacote de documentos.
  • enviar uma inscrição em formato eletrônico usando um recurso especial da Internet (a opção mais conveniente se o candidato tiver conhecimentos de PC);
  • envie todos os documentos por correio para o tribunal (para evitar a perda de qualquer peça, é melhor incluir um inventário).

Esperamos poder responder às suas perguntas. Atenciosamente, equipe Richpro.ru!

Deixe O Seu Comentário