O que fazer se uma planta precisar urgentemente de ajuda, como reviver rosas em casa?
As rosas são as flores do jardim mais comuns. Decoram perfeitamente um enredo pessoal. Mas às vezes eles podem precisar de ajuda urgente.
As razões e o que fazer, como salvar uma flor da sala localizada em um jardim ou vaso, se ela morrer, serão descritas abaixo. Também neste artigo, você aprenderá como reconhecer em tempo hábil que uma rosa está em perigo, como evitar o aparecimento de problemas sérios e, em quais casos, a ressuscitação não ajudará a planta.
O que é ressuscitação?
Qual a diferença do tratamento convencional? Muitas vezes, as rosas que crescem em um jardim ou em uma casa envasada podem de repente começar a murchar, deixar cair as folhas e parar de florescer. Isso significa que a flor tem alguns problemas que, sem ajuda urgente, podem levar à morte da planta.
Um conjunto de medidas que contribuem para a rápida restauração do estado normal da flor é chamado de ressuscitação. Isto o procedimento difere do tratamento, pois o resultado deste último não é imediatamente aparentee depois de um certo tempo. As ações de ressuscitação sugerem um efeito momentâneo, sem o qual a planta pode morrer.
Como entender que uma planta de casa está desaparecendo?
Os seguintes sinais na aparência da planta podem servir como um sinal de que a rosa está à beira da morte:
- A flor murcha ou cai folhas.
- A planta não atira.
- Os botões não são abertos.
- O caule vai secar.
- A flor está mofada.
- Pragas apareceram na planta.
- Rosas são enegrecidas.
Por que uma flor morre?
Uma roseira, plantada de acordo com todas as regras, pode crescer e florescer com sucesso por muitos anos. Na maioria das vezes as razões pelas quais uma rosa pode morrer são as seguintes:
- Plantio de mudas com raízes expostas em solo solto.
- Alta saturação do solo com umidade ao redor das raízes devido à drenagem inadequada, o que leva à deterioração.
- Seca severa, especialmente ao plantar em solos pobres.
- Plantas de congelação durante geadas.
- Plantando uma planta com raízes já secas.
- Uma grande porcentagem de cal no solo.
- Doença: ferrugem ou câncer.
- Pragas que infectam parte de uma planta subterrânea: larvas de framboesa e formigas.
- O plantio sob árvores também ameaça a vida da planta devido ao solo muito seco perto das raízes, sombreamento excessivo e possibilidade de substâncias tóxicas que entram na roseira da árvore.
O que fazer, como reviver em casa, instruções passo a passo
Para restaurar a condição normal da planta, podem ser necessárias medidas urgentes, que serão discutidas abaixo.
Transplante
As vezes a razão para o mau estado da rosa pode ser a escolha errada do local. Um transplante de planta ajudará a corrigir a situação.
O transplante é bastante traumático para a planta, então você precisa fazer todos os esforços para evitar danos ao sistema radicular.O procedimento a seguir para esta operação é recomendado:
- Com a ajuda de uma pá, um círculo é cavado no mato, para que não haja danos nas raízes laterais da flor.
- Cavar um arbusto de todos os lados para a extração conveniente de um coma com raízes de um buraco.
- Com a ajuda de uma pá, eles se agarram a um caroço com raízes e, virando-o em um poço, colocam o arbusto de lado.
- A bucha é removida da cova, colocada em um filme ou em um pedaço de pano e enrolada nela para excluir o derramamento de terra durante o transporte. Para esse fim, à noite, antes do transplante, as roseiras são abundantemente regadas.
- Em seguida, a roseira é transferida para um novo local e colocada em uma cova para que não fique mais profunda do que era antes do transplante.
- Após o término do transplante, o arbusto rosa precisa ser cortado e depois abundantemente regado.
Instrução de transplante de rosa em vídeo:
Alterações nas condições de atendimento
Frequentemente uma rosa pode se sentir mal devido a cuidados inadequados. Nesse caso, é necessário tomar medidas que lhe permitam se recuperar.
- Pode ser necessário alterar a iluminação. Como a rosa é uma planta fotofílica, é necessário reorganizá-la (se crescer em uma panela em casa) mais próxima das janelas do sul ou transplantar em uma área ensolarada do jardim.
- A rosa doméstica deve ser regada com água previamente assentada e em temperatura ambiente. Se a rosa seca, vale a pena aumentar a intensidade da rega (sobre por que a rosa seca e o que fazer com ela, leia aqui).
E vice-versa, se houver sinais de cárie radicular, é melhor reduzir a rega ou até parar completamente por um certo tempo.
Usando ferramentas especiais de armazenamento
Para reanimar as rosas, eles também usam produtos especiais que podem ser comprados na loja.
Se as rosas não mostram sinais de vida, uma solução de ressuscitação pode ajudar.
- Para 10 litros de água, 1 ml de Zircon + 3 ml de Cytovit.
- Derrame rosas sob a raiz em solo úmido e descongelado.
Uma garrafa de zircão de 50 ml custa 350 rublos em Moscou e 370 rublos em São Petersburgo. Pode ser comprado em lojas de flores. Tsitovita de 100 ml custa 165 rublos em Moscou e São Petersburgo.
Quando a ressuscitação não ajudará mais?
Se a flor estiver completamente seca ou todas as suas raízes se deteriorarem, nenhuma ressuscitação em relação a ela ajudará.O mesmo acontecerá se for completamente afetado por pragas ou mofo. Nesse caso, é melhor desenterrá-lo e simplesmente jogá-lo fora, a fim de excluir a infecção de outras flores.
Prevenção da recorrência de problemas graves
Para evitar a morte ou doença da roseira, é necessária prevenção. A principal condição para o cultivo de plantas saudáveis é a excelente tecnologia agrícola. Nesse caso, se uma planta for atingida por algum tipo de doença, um bom cuidado reduzirá os danos ao mínimo. sujeita a todos os padrões tecnológicos, as rosas podem ser protegidas contra doenças fúngicas.
Para proteger contra parasitas, é necessário o processamento de arbustos com soluções especiais. Ao mesmo tempo, é melhor não usar produtos químicos graves. Isso pode ser feito apenas nos casos mais extremos, quando a doença está progredindo ativamente.
Os fundos disponíveis gratuitamente não poderão prejudicar as rosas se você seguir as instruções de uso. Também especialistas aconselham a não usar drogas diferentes ao mesmo tempo. É possível uma reação química entre eles, o que levará a resultados imprevisíveis e poderá causar mais mal do que bem.
Embora o cultivo de rosas não seja muito complicado, eles, como outras plantas, são suscetíveis a várias doenças. Portanto, é necessário monitorar cuidadosamente a condição da flor e, ao primeiro sinal de qualquer doença, tomar imediatamente todas as medidas necessárias.