Tudo sobre a planta Kalanchoe ou como cultivar suculentas em casa

Esta incrível planta gourmet é conhecida por quase todos: muitos a cultivam não apenas para belas flores, mas também para uso medicinal. Afinal, Kalanchoe não é sem razão chamado de "médico em casa", absolutamente todas as suas variedades são muito curativas.

Sim, além disso, não é difícil cuidar dele, não são necessárias condições sobrenaturais para o cultivo - a planta é muito despretensiosa. Neste artigo, você pode descobrir tudo sobre ele. Também recomendamos assistir a um vídeo útil sobre esse tópico.

O que é essa planta?

Kalanchoe (que significa "com pele grossa") é uma planta perene suculenta perene, que pertence à família Tolstyankov. É graças a folhas e caules tão grossos que a flor é dotada de excelente capacidade de acumular umidade e pode ficar sem água por um longo tempo.

ATENÇÃO: Esta suculenta cresce bem em casa e em estufas e em condições naturais - pode ser encontrada em quase toda a Ásia, América e África do Sul.

Qual é o nome do povo?

Kalanchoe, definitivamente, é altamente respeitado pelas pessoasNão é à toa que ele tem tantos nomes diferentes que apenas enfatizam seu valor. As pessoas o chamam:

  • "Médico do povo";
  • "Saúde";
  • "Flor da vida";
  • "Ginseng interno".

História de ocorrência

Kalanchoe nasceu na ensolarada ilha de Madagascar, a história de sua aparência está ligada a uma lenda interessante: no século 18, uma das revistas marítimas publicou um artigo sobre a história de um marinheiro russo que, devido a uma doença tropical, foi desembarcado de um navio (para não infectar toda a tripulação) no sul Ilha africana E quando, após um curto período de tempo, o navio retornou àquela ilha, o marinheiro já estava completamente saudável e voltou para a tripulação. Como se viu, a doença ajudou a derrotar a flor incrível (ele mastigava constantemente as folhas) - Kalanchoe.

Como é isso?

A aparência do bonito Kalanchoe pode ser descrita da seguinte forma:

  • caule grosso reto;
  • as folhas estão localizadas em pecíolos curtos ou sésseis, podem ser cinza, verde escuro, verde, salpicadas, com uma tonalidade avermelhada ou azul, de diferentes tamanhos e formas (alongadas, arredondadas, triangulares), com bordas onduladas, com dentes finos ou uniformes;
  • as flores são pequenas ou grandes (cerca de 1 a 3 cm de diâmetro) consistem em 4 pétalas fundidas de rosa, branco, vermelho, roxo e outras tonalidades;
  • uma inflorescência exuberante semelhante a um guarda-chuva é formada por flores (às vezes uma espécie paniculada é encontrada), o processo de floração ocorre principalmente no inverno;
  • a altura da planta varia de 20 cm a 1,5 m.

Variedades: descrição e foto

Na natureza, existem muitas variedades de Kalanchoe - mais de 200 espéciesque diferem em tamanho, forma e cor das folhas, flores.

Blossomfeld

Uma das espécies mais comuns (floração), existem híbridos muito pequenos e variedades que crescem até 50 cm de altura, ramificam-se muito raramente, crescem principalmente em linha reta, suas folhas verde-escuras são em forma de ovo, levemente onduladas, suaves ; as flores são pequenas, com um diâmetro de 1 cm, existem rosa, laranja, amarelo e vermelho; muito facilmente propagada por estacas, floresce continuamente desde o meio do inverno até o final da primavera.

Manzini

Na verdade, este é um híbrido de Kalanchoe Blossfeld, mas difere em lindas flores grandes na forma de sinos (caídos). Esse visual é ótimo para arranjos de flores ampelos..

Kalandiva mix

Destaca-se entre os demais por sua miniatura e elegância, amplamente distribuída no cultivo em casa, cresce até 30 cm, floresce em tampas muito exuberantes, além das quais nem folhas são visíveis, flores felpudas de várias cores vivas.

Cirrus

Esta espécie em sua terra natal (Madagascar) atinge 1 m de altura e cresce lá em solo rochoso. As folhas inferiores são oblongas, de cor verde clara, com uma borda vermelha ao longo da borda, e as folhas superiores têm uma forma de penas (de vários lobos).

Em casa, floresce por um longo tempo, na maioria das vezes começa na primavera, flores vermelhas, grandes; se multiplica muito facilmente - em brotos jovens que aparecem nas axilas das folhas, o sistema radicular é formado imediatamente, de modo que o enraizamento ocorre 100%.

Degremon

Originalmente dos trópicos africanos, uma espécie muito despretensiosa, em casa, pode crescer até 50 cm de altura, folhas grandes na forma de uma elipse, verde-acinzentada, carnuda, levemente torcida. Degremon floresce no inverno - inflorescências na forma de uma panícula de flores de vermelho ou branco.

Lacinate

Esta espécie também é chamada de "chifre de veado" devido às folhas suculentas, semelhantes aos chifres de veado, o arbusto é muito bonito, é muito popular para o cultivo interno entre cultivadores de flores. Flores amarelas caídas; adequado para paisagismo ampel, porque gradualmente a planta afunda com seu próprio peso.

Propriedades úteis

Todo mundo está ciente das propriedades curativas únicas de Kalanchoe, e é por isso que é tão popular na jardinagem em casa. Agora, as propriedades curativas de Kalanchoe são reconhecidas como remédio oficial!

Kalanchoe é usado com sucesso para:

  • tratamento de gripes e resfriados;
  • remoção de vários processos inflamatórios;
  • rápida cicatrização de feridas e cortes;
  • parando de sangrar;
  • tratamento de dor de dente;
  • efeitos desinfetantes e antimicrobianos.
IMPORTANTE: Para tratamento em casa, o suco da planta é usado externamente e internamente, e na medicina oficial apenas para uso externo.

Todos os tipos de decocções, pomadas e infusões são feitas de Kalanchoe, também seu suco é usado com sucesso no tratamento de resfriados em crianças (enterrados no nariz) e como laxante (suco concentrado). Para aliviar a dor de dente, basta anexar uma folha amassada ao local dolorido.

Além do efeito terapêutico, Kalanchoe é capaz de influenciar perfeitamente os relacionamentos na família e no ambiente doméstico em geral - ele tem uma boa energia positiva.

Reprodução

Kalanchoe é muito fácil de propagar. Além disso, a reprodução ocorre de várias maneiras.

Estacas

Você pode enraizar uma folha ou um pedaço de caule:

  1. Escolhemos um broto ainda forte (não mais que 10 cm) com folhas bonitas e plantadas no chão para que as folhas inferiores literalmente caiam no chão.
  2. Se você precisar torcer com uma folha, arrancamos a folha do arbusto (no final da primavera ou no início do verão) e plantamos no chão.
  3. Cubra com um frasco de cima e pulverize periodicamente.

Em breve, as raízes aparecerão e a planta começará a se desenvolver independentemente. É necessário remover regularmente os topos das mudas (pitada) - isso contribui para uma floração exuberante.

Assista ao vídeo sobre a propagação de Kalanchoe por estacas:

Crianças

Uma maneira muito interessante - em algumas espécies, os "bebês" são formados nas bordas das folhas, prontos para a vida independente, com raízes e folhas, de modo que esses "bebês" crescem até uma certa altura, depois caem no chão e enraízam-se às vezes com um verde inteiro "Tapete". Estas são novas plantas prontas - elas podem ser transplantadas imediatamente para um local permanente.

Sementes

Também é uma boa opção, semear Kalanchoe é melhor no final de fevereiro:

  1. eles só precisam ser espalhados na superfície e levemente pressionados com um dedo, não é necessário encher com terra por cima;
  2. cubra o recipiente com sementes com polietileno ou vidro;
  3. ar 1 - 2 vezes ao dia.

É desejável fornecer uma temperatura de 17 - 20 graus, para evitar a secagem do solo. Assim que aparecem os primeiros rebentos, removemos imediatamente o abrigo, após cerca de um mês você precisa mergulhar em um recipiente maior e pode plantá-lo em um local permanente, se houver 4 folhas. Quando Kalanchoe se enraíza em seu lugar e começa a crescer, seu topo deve ser comprimido imediatamente, florescerá no próximo ano.

Cuidado

Como cultivar uma planta como a flor de Kalanchoe? Obviamente, esta planta é despretensiosa para florescer em casa, mas, no entanto, é melhor criar condições próximas das condições naturais de seu habitat. Vamos nos debruçar sobre as principais nuances de cuidar de Kalanchoe:

  • Solo - deve ser levemente ácido ou neutro, é mais conveniente comprar terra pronta para suculentas na loja e colocar uma boa camada de drenagem na panela.
  • Iluminação - Claro, Kalanchoe adora o sol e a luz solar direta não tem medo dele, mas, mesmo assim, as janelas ocidentais e orientais são o local ideal para sua localização no apartamento. Ele tem uma característica interessante: para que as flores apareçam, você deve reduzir o horário de verão, geralmente a planta floresce no inverno, quando os ritmos naturais coincidem com a necessidade de luz. Assim, em dias nublados de inverno, esta flor se anima com seus lindos buquês de flores multicoloridas.
  • Temperatura - Kalanchoe, em princípio, refere-se calmamente a qualquer regime de temperatura (dentro da razão), no verão será confortável para ele de 18 a 30 graus e no inverno - de 10 a 16 graus. No verão, a planta ficará ótima ao ar livre - na varanda, por exemplo.
  • Rega - você pode regar a planta não apenas de cima, mas também através de um palete; no inverno, basta 1 vez em 2 semanas; no verão, você pode mais frequentemente; Kalanchoe sobreviverá calmamente a uma seca leve, mas você não pode derramar.
  • Umidade - a pulverização não é necessária; você pode fazer isso apenas nos dias quentes de verão, mas limpe a superfície das folhas com um pano úmido.
  • Top vestir - cerca de 1 vez por mês, você precisa fazer um fertilizante especial para suculentas, você também pode usar fertilizantes complexos, graças a isso haverá uma floração mais magnífica (aplicar no verão).
  • Transplante - transplante à medida que o sistema radicular cresce (cresce rapidamente), o vaso de transplante precisa ser escolhido mais amplamente. Cuidado, sem destruir o pedaço de terra, você precisa transferir Kalanchoe para um novo local, sem esquecer a camada de drenagem.

Outro ponto deve ser observado - após a floração, a planta precisa descansar, ou seja, é necessário um período adormecido, por isso seria melhor por um tempo (cerca de 1,5 meses) reorganizar o vaso à sombra, cortar todos os caules de Kalanchoe e não regá-lo, e depois já retornam ao seu lugar e continuam cuidando como de costume.

Assista a um vídeo sobre como cuidar da floração de Kalanchoe:

Recursos crescentes

Naturalmente ao cultivar Kalanchoe em casa e ao ar livre, existem diferenças e algumas sutilezas. Vamos comparar:

  • Em casa - Kalanchoe não tolera inundações, você não pode permitir excesso de umidade; o superaquecimento da planta não deve ser permitido; alta umidade na sala é inaceitável, caso contrário, mofo aparecerá na flor; alimentar um pouco, apenas especial e apenas no verão.
  • Na rua - Kalanchoe pode ser cultivado com sucesso em campo aberto naquela zona climática onde não há geadas, ou plantado em um jardim ou canteiro de flores como planta anual após o final das geadas; lugar para ele escolher uma sombra ensolarada (ou parcial), também em terreno aberto, há muito perigo de ataque de várias pragas - você precisa monitorar cuidadosamente isso, outro momento - se o solo na trama for pesado, adicione areia.

Doenças e Pragas

Infelizmente, às vezes, mesmo com os cuidados mais cuidadosos, é impossível evitar problemas com seu animal de estimação - ele pode ficar doente ou ser povoado por pragas.

Doenças e pragas que Kalanchoe pode sofrer:

  • praga tardia - manchas pretas aparecem na própria base da folha, o motivo é a rega excessiva ou o calor intenso;
  • oídio - violação do regime de temperatura ou ar muito seco na sala.
  • pulgões - ataca as folhas, suga o suco, as folhas gradualmente ficam amarelas, secam e caem;
  • escudo de escala - provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas no caule e nas folhas da planta.
DICA: O tratamento Actellik ajudará na luta contra pragas.

Conclusão

O que pode ser resumido? Sim, apenas uma - uma planta viável única deve estar em todas as casas. Aqui você e a beleza, e os benefícios são enormes, e a atenção exigirá para si mesmo completamente ao mínimo. Quanta alegria no meio do inverno você pode sentir quando de repente você tem um alegre canteiro de flores multicolorido da flor de Kalanchoe no peitoril da janela - este é um feriado inteiro!

Assista ao vídeo: Kalanchoe - Flor da Fortuna ou Flor da Felicidade Como Plantar (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário