Instruções passo a passo sobre como transplantar a azaléia corretamente

As plantas de interior são os membros da nossa casa que criam aconchego e conforto em casa. Eles não apenas criam beleza, mas também contribuem para uma atmosfera especial de paz. Alguns deles contribuem para a recuperação. Para que eles possam nos agradar com sua beleza e floração exuberante, é necessário cuidar deles e transplantá-los a tempo. De fato, muito depende de um transplante oportuno.

À primeira vista, o transplante de plantas ornamentais parecerá um processo bastante simples e excelente, mas isso não é de todo. Este procedimento tem suas próprias nuances e truques. A principal coisa que você precisa prestar especial atenção é o solo que você usa. Existem muitas sutilezas em um transplante, mas elas geralmente são espalhadas em plantas sofisticadas.

Quando posso transplantar um rododendro?

A azálea é uma beleza muito delicada, portanto, os cultivadores iniciantes freqüentemente encontram um certo número de problemas em relação aos cuidados e cultivo em geral. A regra principal de uma existência saudável é o transplante regular.. Existem certas regras e segredos. Considere o fato de que a azálea reage fortemente a uma violação da microflora da existência do sistema radicular.

A opção ideal de transplante é considerada não muito tempo após sua aquisição. Se a azálea estiver em um período de brotação ou floração, então o transplante vale a pena esperar, sua reação o assustará, ela derrubará todas as flores e brotos. Se a condição do solo na panela o alertou (ele começou a ficar mofado, havia uma camada de sal, um cheiro desagradável), é necessário reagir e transplantar o mais rápido possível. Nesse caso, corte todas as flores e brotos.

Atenção! Os transplantes subsequentes são feitos regularmente. Jovens - anualmente, adultos - a cada 2-3 anos. A primavera é o período mais favorável para a atualização da composição do solo. No inverno e durante a floração, o replantio não é recomendado.

Em detalhes sobre quando é melhor transplantar a azálea e como fazê-lo, leia nosso material.

Após a compra

Para que sua beleza o agrade com uma magnífica floração e irradie saúde e beleza, você deve examiná-la cuidadosamente após a aquisição. Fabricantes e vendedores fazem muitos truques para atrair clientes. Eles usam vários truques para floração ativa e aparência atraente, porque é exatamente isso que os clientes biscam!

A planta é tratada com preparações artificiais que contribuem para uma floração exuberante, mas curta. Um complexo de componentes químicos é adicionado à composição do soloque introduzem a planta em uma espécie de floração "trans". A duração dura até 3 meses, na aparência a flor parece saudável e atraente, mas isso é apenas à primeira vista. Após esse período, a flor começa a murchar, por isso é muito importante não adiar o transplante após a compra para não prejudicar a planta.

Uma característica distintiva da azálea é que seu sistema radicular reside em um tipo de microflora, que é indesejável para perturbar.

Sobre como transplantar a azálea após a compra, escrevemos com mais detalhes aqui.

Nuances para flores de interior e de jardim

A azálea do quarto exigirá solo ácido. Ele pode ser adquirido pronto ou você mesmo pode prepará-lo; nesse caso, você terá certeza de que ele contém todos os componentes necessários. Para fazer isso, você precisa de solo e turfa de coníferas na proporção de 2: 3, um pouco de terra e areia decíduas. Idealmente, use o solo de urze.

Um pré-requisito após o transplante é a escolha do local da flor. Essa beleza é uma planta fotófila, mas não tolera luz solar direta; portanto, vale a pena abordar a escolha do peitoril da janela com responsabilidade. Isso requer o lado Sul. E evite rascunhos - esse é o maior inimigo dela!

Você precisa plantar um rododendro de jardim em um novo local na primavera. Durante esse período, ocorre um estágio ativo de crescimento. O solo em que a flor está localizada deve ser moderadamente úmido e a aparência da planta não deve causar suspeitas. Atenção especial deve ser dada às condições gerais do sistema radicular, pois não deve ser danificado. Para mais local, selecione penumbra.

Importante! A azálea é um oponente ardente da luz solar direta. Mas mesmo na sombra real, ela não se sentirá confortável e não irá agradá-lo com sua floração exuberante.

O solo também deve ser especial, o ambiente deve ser ácido, deve incluir: solo conífero e turfoso, além de areia de rio. Todos os arbustos e árvores cujo sistema radicular não intercepta a umidade podem se tornar vizinhos. Ao escolher um lugar, qualquer lado, exceto o sul, serve. Leve também em conta a estrutura do relevo; a azálea não criará raízes onde a água se acumula e estagna.

Também deve ser protegido contra correntes de ar e fortes rajadas de vento, por isso não é recomendável aterrá-lo na esquina dos edifícios. Uma alternativa é um corpo d'água próximo. Umedecerá o ar e isso afetará favoravelmente o desenvolvimento e prolongará o esplendor da floração. Para o inverno, é necessário cuidado especial.uma vez que não suporta geadas severas.

Instruções sobre como executar o procedimento

Considere como transplantar uma planta após a floração.

Seleção do pote

Abordar com responsabilidade a escolha da capacidade da azálea, o desenvolvimento adicional e a atividade vital da flor depende diretamente disso. O tamanho do vaso é escolhido com base no tamanho do sistema radicular. Não perca de vista a camada de drenagem necessária, em média é de até 5 cm.O fundo do tanque deve ter orifícios de drenagem através dos quais o excesso de água sairá subseqüentemente durante a irrigação. Ao transplantar, o tamanho do vaso deve aumentar um pouco em relação ao ano passado.

Preparação da terra

Como já mencionado acima, a azálea prefere um ambiente ácido, que cria uma microflora especial, cuja violação é indesejável. O terreno ideal para ela é urze. Nas prateleiras das lojas, você pode encontrar uma grande variedade de solo pronto para o plantio, ou também pode prepará-lo. A segunda opção é ainda melhor: você terá 100% de certeza de que seu animal de estimação receberá todos os elementos e substâncias úteis necessários para o desenvolvimento.

Para preparar o substrato, você precisa misturar terra conífera e turfa na proporção de 1: 1 e adicionar um pouco de areia do rio. Por consistência, isso deve resultar em um substrato solto e não pesado.

Conselhos! Alguns jardineiros adicionam carvão ainda picado e musgo de esfagno seco.

Como dividir a planta?

Acontece que, em boas condições, a planta começa a crescer com o tempo. E em um pote já existem vários deles. Nesse caso, é necessário separá-los durante o transplante, pois eles interferirão entre si e seu desenvolvimento completo será interrompido. A divisão começa após a poda. Cada arbusto é plantado em um recipiente individual. Você também pode cortar a coroa, beliscar brotos.

Como transferir para outro local?

Como já dissemos, a flor da azálea é temperamental, portanto, a luz solar direta é contra-indicada a ela. Mas a luz moderadamente difusa é o que é necessário. No verão, é recomendável levar a flor ao ar fresco.. E no inverno, evite aquecer aparelhos perto da planta. No período quente, você pode umedecer o ar independentemente por pulverização, isso a beneficiará.

Primeira rega

A primeira rega pode ser feita de várias maneiras:

  • sob a raiz;
  • por pulverização;
  • bandeja de água.

Cuidado, ela não gosta de encharcar e secar. Verifique se o palete está limpo e seco. A água usada para derramar a azálea deve ser macia ou ácida. Para obter um, você deve usar a temperatura ambiente fervida ou adicionar alguns cristais de ácido cítrico por litro de água. Uma opção ideal seria chuva ou água derretida. Durante o período de floração, é necessário regar abundantemente e, no outono, vale a pena reduzir a rega.

Como o substrato consiste em turfa, ele tende a secare depois absorva a água. Para sair dessa situação, é necessário mergulhar o vaso de flores por um tempo em um recipiente com água. Através dos orifícios de drenagem, o sistema radicular levará a quantidade de água necessária. Periodicamente, vale a pena pulverizar o mato, o que ajuda a evitar manchas na folhagem.

A sequência de ações desejada

O transplante deve ser feito corretamente e na sequência correta, depois a planta depois que ela não desbota, mas se enraíza em um novo local.

  1. Primeiro de tudo, você precisa preparar um recipiente de água, no qual a planta é extraída anteriormente da panela, juntamente com um pedaço de terra.
  2. Depois disso, o substrato é parcialmente coberto em um novo recipiente e não se esqueça que o novo vaso deve ser um pouco maior que o anterior.
  3. Depois de remover a flor da água, você precisa aparar levemente o sistema radicular para atualizar.
  4. A planta é colocada no centro do recipiente e as raízes são uniformemente cobertas com o solo, sem aprofundá-las e bem regadas.

Quando o transplante for concluído, você deverá colocar a planta em um local bem iluminado, sem luz solar direta. Nos próximos 3 dias, não há necessidade de regar. O período de adaptação dura até 2 meses.

Importante! Em nenhum caso, não transplante a azálea no inverno ou durante a floração!

Detalhes sobre como transplantar azaléia em casa, falamos aqui.

Cuidados de acompanhamento

As principais regras para o cuidado de plantas transplantadas são::

  • condição equilibrada do solo;
  • frequência de rega;
  • umidade do ar
  • condição de temperatura;
  • limpeza oportuna.

Para evitar problemas, você precisa cuidar adequadamente. Realize medidas preventivas para controlar pragas e doenças. Pulverize a flor com preparações especiais e siga todas as regras acima com cuidado.

Cuidados adequados, transplante oportuno é a chave para uma planta saudável e bonita! Afinal, apenas eles são capazes de criar uma atmosfera especial e microclima na casa. Eles nos deliciam com sua beleza e extraordinário, criando uma espécie de canto verde. Recentemente, a criação de plantas de interior tornou-se muito importante! Afinal, não é apenas bonito, mas também útil! Tome cuidado corretamente, preste atenção e, o mais importante, ame as plantas - porque elas sentem e recompensam você com sua beleza!

Deixe O Seu Comentário