Escolhendo um design de janela para uma casa particular
Ao contrário dos proprietários de apartamentos padrão, os proprietários de casas particulares não se limitam à escolha da forma, tamanho e design das aberturas das janelas, pelo menos no estágio de planejamento da construção. Se você planeja construir uma casa ou reconstruir uma sala, a questão de escolher o design das aberturas das janelas surgirá mais cedo ou mais tarde.
As janelas são geralmente chamadas de olhos da casa e isso não é surpreendente, porque o exterior e o interior da sua casa dependem em grande parte do design da janela. As aberturas das janelas criam o caráter e a personalidade do edifício, moldam sua aparência. É isso que diz respeito à construção de fachadas. Se falamos sobre o interior das instalações, as janelas geralmente ocupam quase toda a parede da sala e grande parte dessa parede fica em frente à entrada, o que significa que isso afeta inevitavelmente a percepção da aparência externa do espaço.
Janelas projetadas com sucesso podem transformar o design de interiores mais simples. Assim como a forma inadequada da janela pode estragar os esforços dos designers. Afinal, as janelas permitem controlar a atmosfera da sala, o nível de iluminação e até a paleta de cores.
Ao mesmo tempo, não se pode dizer que existe uma versão universal da janela que é adequada para qualquer interior e exterior do edifício. A cada vez, os proprietários, juntamente com designers e arquitetos, criam uma imagem única da casa, misturando vários elementos, estruturas e detalhes, usando tecnologias cada vez mais modernas.
Esperamos que uma impressionante seleção de interiores de residências particulares, que descrevam várias salas pelo método de design e design das aberturas das janelas, ajude você a escolher o design ideal para a sua própria casa.
Janelas panorâmicas
As tendências recentes em arquitetura e design de interiores tendem a usar grandes janelas panorâmicas. Vidros de parede a parede, ou até mesmo uma parede de vidro, não são apenas uma oportunidade para deixar a quantidade máxima de luz natural entrar na sala, mas também uma maneira de mudar radicalmente a aparência da sala, sua natureza e essência.
Talvez devido à mentalidade influenciada pelas características climáticas de nosso país, a maioria de nossos compatriotas acredite que mais janelas panorâmicas não são para a Rússia, que é "muito frio". Devido ao medo de congelamento no meio de um inverno rigoroso na Rússia, muitos proprietários limitam sua capacidade de aproveitar a luz do sol pelo máximo tempo possível durante o dia. E estamos falando não apenas de salas pessoais e comuns, mas também de salas utilitárias. Em nosso país, raramente é possível ver um banheiro em um apartamento padrão com uma janela. O mesmo vale para despensas.
Mas as modernas tecnologias de economia de energia nos permitem não se preocupar com o gelo, uma janela grande e brilhante pode ser quente e funcional. Mas isso não significa que a regra "quanto maior a janela, melhor" se aplique a todas as situações. Obviamente, é necessário considerar o tamanho e o design da abertura da janela, com base no conceito geral de toda a sala.
A vidraça panorâmica pode transformar radicalmente o seu quarto, por exemplo, apagando os limites do espaço. Se você tem uma bela vista do lado de fora da janela, por que não deixá-la entrar na sala? Graças à tecnologia moderna, os proprietários de casas particulares, mansões e chalés podem se dar ao luxo de acordar com os primeiros raios do sol e assistir o pôr do sol em seu próprio quarto ou sala de estar.
Vidros em fita
Esse é o nome de vários blocos de vidro consecutivos dispostos um após o outro e se assemelham a uma fita transparente lateral. Obviamente, em certas salas, a altura e o comprimento dessas fitas podem variar significativamente. Os vidros com fita adesiva podem adicionar luz e ar a um design simples e moderno.
Recentemente, em projetos de design de cozinhas, muitas vezes você pode observar vidros envidraçados, que servem como um avental (ou parte dele), localizado acima das superfícies de trabalho do espaço da cozinha. Entre as vantagens óbvias desse arranjo de aberturas de janelas, pode-se notar o alto nível de iluminação das áreas mais importantes da cozinha, sem mencionar o fato de que preparar um prato delicioso ou lavar a louça é muito mais agradável se você puder observar a excelente vista da natureza fora da janela.
A vidraça pode ocupar toda a parede acima das superfícies de trabalho ou apenas uma faixa estreita. Tudo depende se você planeja colocar o nível superior de armários de cozinha em sua sala de cozinhar.
Existe uma opção para criar vidros em fita paralela, nos quais não haverá necessidade de sacrificar a camada superior dos sistemas de armazenamento de cozinha. Obviamente, esta opção de enriquecer a cozinha com luz natural é adequada para salas com prateleiras razoavelmente altas.
Obviamente, a vidraça com fita pode ser usada não apenas nas instalações da cozinha. Salas de estar, armários, salas de jantar e até quartos são capazes de encaixar harmoniosamente em seu interior uma série de blocos de vidro que vão um após o outro.
Forma personalizada
Atualmente, além da forma retangular padrão para todos, é possível produzir uma janela de economia de energia de qualquer configuração - redonda, oval, triangular, trapezoidal e na forma de um losango. A forma incomum muda instantaneamente a aparência do edifício e afeta o interior da sala. Obviamente, criar uma janela com formato não-padrão ou, mais simplesmente, não-retangular, levará mais tempo e o custo será maior. Mas o tempo e as despesas financeiras serão recompensados quando você puder ver a imagem da sua casa por fora e por dentro.
Janelas redondas - as vigias podem se tornar um elemento original do interior de uma sala. Para fazer isso, não é necessário projetar uma sala em estilo marinho, um ambiente tradicional ou moderno parecerá harmoniosamente com aberturas de janelas redondas.
Uma janela com um topo curvo pode transformar qualquer interior. Levará mais tempo para fabricá-lo e instalá-lo, mas você desfrutará da sala por um longo tempo e ela ficará ótima, de modo que os custos serão justificados.
A janela em arco enfatiza perfeitamente as linhas clássicas do interior e só pode transformar a aparência da sala. O design contrastante dos tetos das janelas em cores escuras contra o fundo da decoração clara da sala torna instantaneamente o centro do foco de atenção, em torno do qual todo o conceito de design de espaço é construído.
Janela de canto
Há pouco tempo, designers de todo o mundo começaram a usar essa interessante técnica construtiva, com a qual duas janelas são conectadas em ângulos retos, formando um canto de vidro. Se as janelas são grandes o suficiente, a linha entre o ambiente externo e o interior da sala é quase apagada, dando a impressão da presença do portal na natureza.
Janelas pivotantes e dobradiças
Como regra, estruturas rotativas e dobráveis têm pequenas janelas. Muitas vezes, esses modelos de janelas são usados em despensas, como corredores, banheiros, despensas e lavanderia, às vezes na cozinha.
As janelas pivotantes em uma moldura escura e contrastante servem não apenas como fonte de luz e ar fresco, mas também como elemento da decoração da sala. Eu harmonizo com sucesso a decoração das escadas.
Janelas com dobradiças podem ser encontradas nos quartos dos banheiros. Mesmo pequenas aberturas de janelas podem fornecer o nível de iluminação necessário. Além disso, para salas com alta umidade, a função de ventilação vem em primeiro lugar. É ótimo se você conseguir organizar uma alternativa à ventilação natural, além dos exaustores elétricos.
E esta é uma opção de uma janela articulada com trincos, graças à qual você pode manter a janela aberta sem esforço. Uma excelente solução para uma casa particular - você pode fazer uma refeição na rua, admirar o pôr do sol e transferir alimentos diretamente da cozinha, pela janela do balcão.
Janelas para sótão
Sótão e espaços do sótão não são um lugar fácil para organizar salas de estar. A estrutura do telhado, envolvendo janelas na versão inicial, não é comum. Portanto, é melhor na fase de planejamento do edifício decidir se você usará o sótão ou o sótão e quais cômodos deseja colocar lá, o número e a escala das aberturas das janelas dependerão disso.
Obviamente, ao montar um escritório, biblioteca ou creche no sótão ou no sótão, é necessário fornecer à sala um nível de iluminação suficientemente alto. Em nosso país, existe um certo estereótipo de sótãos - este é um prédio escuro, sujo e não residencial, onde, em regra, os proprietários colocam quaisquer pertences não utilizados (ou raramente usados). Mas esses são metros quadrados adicionais que podem ser usados racionalmente, aumentando o número de salas de estar ou despensas. Afinal, não importa quão grande seja uma casa particular, ainda não há espaço suficiente.
Material, cor e textura
Sem dúvida, o líder no mercado de janelas agora pode ser chamado com segurança de perfis plásticos de economia de energia, mas isso não significa que a madeira não seja mais usada como material para a fabricação de esquadrias. Especialmente quando se trata de aberturas de janelas de casas particulares e de campo, que geralmente são decoradas em estilo country ou usando certos elementos do estilo country.
Atualmente, porém, perfis laminados com uma película de polímero, capaz de imitar qualquer textura, são usados ativamente. Obviamente, as superfícies “de madeira” costumam ser encomendadas aos fabricantes de perfis de janelas. E isso é bastante óbvio, porque a moda em superfícies de madeira nunca passa.
Usando um filme de polímero, você pode criar uma reprodução visual de quase qualquer material, como metal e aço inoxidável.
Mesmo em uma janela de plástico branco padrão, há uma opção para mostrar a individualidade solicitando não um selo preto, localizado entre a moldura e o vidro, mas, por exemplo, cinza. Assim, é possível suavizar o contraste, sem mencionar o fato de que tons mais claros no design da janela aumentam visualmente.
As molduras das janelas escuras e contrastantes podem se tornar os pontos focais dos quartos, atraindo todos os olhos. Obviamente, essas janelas não precisam ser decoradas com tecidos, atuando como participantes plenos da formação da imagem da sala.
Exemplos de salas de envidraçamento em uma casa particular
Quarto
A combinação de janelas de vários tamanhos e formas em uma sala permite criar não apenas um interior interessante, mas também fornecer à sala o nível necessário de luz natural.
Sala de estar
Uma das instalações mais importantes de uma casa urbana privada ou propriedade residencial suburbana é a sala de estar. Como regra, esta é uma sala bastante grande, que possui um conjunto inteiro de janelas de tamanho impressionante.
Com a ajuda de janelas altas e estreitas, você pode dar ao interior um toque de estilo europeu. Normalmente, em projetos de design em inglês, modelos semelhantes de aberturas de janelas são usados.
O banheiro
Em casas particulares, os banheiros podem ter tamanhos impressionantes, diferentemente de suas contrapartes urbanas, fechadas em apartamentos padrão urbanos. E a consequência disso é, acima de tudo, a possibilidade, em princípio, de instalar uma janela, e às vezes não uma, e bastante grande.
Armário, biblioteca
Em salas onde haverá trabalho ativo, criatividade, leitura, é necessário garantir um alto nível de iluminação, às vezes é necessário recorrer à instalação adicional de janelas.
Quarto dos miúdos
Para quartos de crianças e salas de jogos, além do problema de iluminação suficiente e da possibilidade de arejar, o problema de segurança é bastante agudo. Atualmente, os fabricantes de perfis de janelas oferecem muitas opções para bloqueios "secretos" que as crianças pequenas não conseguem abrir por conta própria.