Qual é a diferença entre batata-doce e alcachofra de Jerusalém? Os benefícios e malefícios dessas plantas e seu escopo

Com o advento de novos tipos de vegetais em nosso país, diferentes culturas podem ser confundidas. Por exemplo, batata-doce e alcachofra de Jerusalém, as partes subterrâneas são comestíveis - tubérculos, existem vários nomes, mas diferentes tempos de frutificação.

O artigo discute em detalhes suas semelhanças e diferenças de acordo com vários critérios: aparência, local de crescimento, composição química, área de aplicação, além de falar sobre propriedades úteis e nocivas e como escolher culturas de raízes úteis.

O que é: uma breve definição e uma descrição botânica

Batata doce

A batata doce (outro nome é "batata doce") é uma planta tuberosa do gênero Ipomoea da família Vyunkov. Trata-se de uma videira gramínea termofílica com hastes rastejantes e uma altura de arbusto de 15 a 18 cm. Folhas em forma de coração em estacas longas. Com um espessamento das raízes laterais, os tubérculos comestíveis são formados com polpa branca, roxa, amarela, creme e vermelha. O peso desse tubérculo é de 200 a 3 kg.

Geralmente propagado por brotos de tubérculos germinados. Raramente floresce, algumas variedades nunca precisam ser polinizadas por abelhas. As flores são grandes em forma de funil, branco, lilás pálido, rosa.

Pêra terra

Alcachofra de Jerusalém também é conhecida pelos nomes "pêra de barro", "alcachofra de Jerusalém". Perene tuberífero herbáceo do gênero Girassol, família Astra. Possui um sistema radicular poderoso e profundo, formando tubérculos comestíveis em brotos subterrâneos que podem ser consumidos.

As hastes atingem uma altura de 40 cm a 4 m, são retas e fortes, com ramificações nas folhas superior e pubescente. Pode crescer em sombra parcial e até em solos ácidos pobres. Floresce na parte européia da Rússia entre agosto e outubro, em um caule de 10 a 15 flores amarelas e amarelas douradas coletadas em cestas.

É o mesmo ou não?

As plantas são frequentemente confusas dando uma olhada com nomes diferentes, mas se você começar a compará-los, encontrará muitas diferenças.

Qual a diferença?

A pêra de barro e a batata-doce diferem não apenas no sabor e na aparência, mas também em outras propriedades.

Aparência

As plantas diferem na altura do arbusto, tipo e tamanho das folhas e flores. Os tubérculos de batata doce são lisos, de forma oblonga, com até 30 cm de comprimento. Eles têm pele fina de quase todas as cores do arco-íris, sem olhos, carne delicada. O sabor pode ser de fresco a doce. Na alcachofra de Jerusalém, são curvas e esburacadas, a cor varia do branco ao amarelo escuro. A gosto, os nódulos são semelhantes aos nabos ou caules de repolho.

Local de crescimento

A pátria da batata-doce é o Peru e a Colômbia, de onde se espalhou para a Polinésia e Nova Zelândia por água e pássaros. Mais tarde, se espalhou para outras regiões, mas é especialmente amplamente cultivada na China, Índia e Indonésia.

A alcachofra de Jerusalém tem sido criada por índios; veio da América do Norte para a Europa e Rússia. Agora, em muitos países, é considerado um objeto de maconha e até de quarentena. Amplamente distribuído na parte europeia da Rússia.

Composição quimica

A batata doce contém sacarose, frutose, glicose, o que dá um sabor doce à fruta.

  • É rico em retinol, vitaminas do grupo B.
  • Contém muito potássio e cálcio.

A batata doce contém 86 kcal por 100 gramas de produto, 1,5 vezes mais que a batata. A composição dos tubérculos pode variar dependendo da variedade e do local de crescimento.

Os tubérculos de pêra de terra são semelhantes em composição às batatas, contêm:

  • inulina;
  • proteína
  • frutose;
  • substâncias nitrogenadas;
  • vitaminas B e C;
  • caroteno.

Benefício e dano

Devido ao alto teor de retinol (mais do que em cenouras) A batata doce é útil para manter a imunidade e a síntese normal de hormônios sexuais. Frutas com polpa roxa contêm antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes. Ao comer, você precisa considerar que os tubérculos de batata doce têm um efeito laxante.

Importante! A batata doce não deve ser consumida em grandes quantidades durante a gravidez devido ao excesso de retinol.

A utilidade da alcachofra de Jerusalém é um efeito benéfico na microflora intestinal. Incluindo-o na dieta pode curar vários distúrbios digestivos. Inibe o desenvolvimento de microorganismos nocivos no intestino humano, ajuda a se livrar de toxinas e normaliza a atividade do trato digestivo. Devido à presença de inulina na composição, ela pode ser usada para diabetes.

A alcachofra crua de Jerusalém pode causar desconforto no abdômen, também é contraindicada em caso de intolerância individual e colelitíase.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre as propriedades benéficas da batata-doce:

Sugerimos assistir a um vídeo sobre as propriedades úteis da alcachofra de Jerusalém:

Campo de aplicação

Graças ao sabor doce, a batata doce se tornou um convidado frequente na mesa, muitas receitas com ela foram inventadas.

  • Dos tubérculos dele faça:

    1. farinha;
    2. melaço;
    3. álcool.
  • De sementes faça uma bebida de café.
  • Caules e folhas Você pode alimentar o gado, bem como fazer compostagem a partir deles.
  • Amido de batata doce também é usado na medicina.

A alcachofra de Jerusalém é usada como alimento humano e como forrageira, aumento da produção de leite e produção de ovos em animais domésticos. Nas fazendas de caça como suporte de forragem para caça. Nos Estados Unidos, a alcachofra de Jerusalém é um substituto do café, que se assemelha à chicória em qualidade.

Qual é o melhor para escolher?

A alcachofra de Jerusalém é uma cultura perene, propensa a crescer demais, produzindo culturas no outono. Os tubérculos podem ser armazenados no solo sem cavar até a geada, para que possam inverno bem até a primavera. Esta é uma cultura despretensiosa, resistente a temperaturas extremas. Mas se você precisar de uma colheita no verão, é melhor plantar uma batata-doce. Não tolera nem pequenas geadas, mas pode crescer em um recipiente, no entanto, deve ter pelo menos 30 litros de volume.

Ajuda! Ambas as plantas podem decorar uma casa de verão. Apenas alcachofra de Jerusalém fica bem na forma de ilhas no gramado, e as videiras encaracoladas de batata-doce são perfeitas para decorar cercas.

Pelo sabor, a batata-doce certamente vence, e tantas receitas foram inventadas com ela. Ambas as plantas têm suas próprias vantagens e desvantagens que precisam ser pesadas na escolha.

Deixe O Seu Comentário