Califórnia, Amoreira, Deserto e outros tipos de insetos escamados. Descrição e foto

A sarna (em latim: Diaspididae) é um inseto pertencente à família dos Hemoptera. O corpo deles é coberto com um escudo por cima, separando-se facilmente do corpo, de onde o nome veio.

Muitas vezes, os insetos de escama são pragas de jardim, que podem e devem ser controlados, pois seu ataque pode levar à morte de toda a planta. No artigo, você descobrirá quais são os tipos de insetos de escamas e o que é um escudo falso.

Diversidade de espécies

Os taxonomistas modernos incluem cerca de 2.400 espécies de vários insetos encontrados em quase todos os continentes e partes do mundo, exceto no Ártico e Antártico. Pela primeira vez, a família foi descrita em 1868 pelo entomologista italiano Adolfo Tarjoni-Tozzetti.

Variedades: descrição e foto

Californiano

Principalmente um inseto colonial que ataca mais de 150 espécies de várias plantas, incluindo jardim, interior e floresta. Na maioria das vezes, podem ser encontradas em macieiras e peras, ameixas, cerejas, pêssegos, acácias, salgueiros e roseiras. Nos insetos, o dimorfismo sexual é pronunciado.

Ajuda! O dimorfismo sexual é a diferença entre aparência masculina e feminina.
  • Fêmeas eles têm um tamanho de corpo de cerca de 1,3 mm e o diâmetro de uma blindagem quase redonda é de 2 mm. Eles são desprovidos de antenas e asas, pernas e olhos estão ausentes. A cor do escudo corresponde à planta em que vivem (cor protetora), por isso é muito difícil notá-los a olho nu. No centro do escudo - duas peles de cor de tijolo, delimitadas por uma faixa branca. Taurus limão cor.
  • Machos eles têm antenas bem desenvolvidas, pernas e um par de asas, olhos roxos, mas não há aparelhos orais. Corpo 0,85 mm de comprimento, marrom ou amarelado. Escutelo com 1 mm de comprimento e 0,5 mm de largura, cinza claro ou marrom, com uma faixa transversal escura no centro.

Refere-se a instalações de quarentena na Federação Russa.

O vídeo fala sobre o escudo da balança da Califórnia:

Amoreira (Ameixa Branca)

Inseto colonial que ataca não apenas as frutas, mas também algumas vegetais. Pode ser encontrado em uvas, cerejas, amoras, marmelos, acácias, além de abóboras, berinjelas e beterrabas. Um grande número de insetos na colônia leva à morte da planta.

Importante! No território da Federação Russa, a balança de amoreira é uma instalação de quarentena.
  • Fêmeas sem olhos, asas e pernas, imóvel. O corpo é coberto com uma aba arredondada cinza esbranquiçada, com 2-3 mm de diâmetro.
  • Machos alado, tamanho do corpo 0,7 mm, cor amarela brilhante.

Em um ano, 3 a 5 machos podem decolar para fertilizar as fêmeas e, a cada período, as fêmeas depositam 100 a 200 ovos. Essa reprodução da prole dificulta o controle da praga.

O vídeo fala sobre o escudo de amoreira:

Maçã vírgula

Pragas de muitas culturas de jardim, plantas de parques florestais, arbustos. Freqüentemente afeta macieiras cultivadas e silvestres, encontradas em peras, ameixas, marmelos, espinheiro, groselha e amoreira, bem como em representantes da família Rosaceae.

Formas partenogenéticas se desenvolvem principalmente em árvores frutíferas e formas bissexuais em plantas ornamentais e florestais. Durante a estação de crescimento das plantas, 1-2 gerações de insetos se desenvolvem, o que facilita a luta contra eles. Os ovos hibernam exclusivamente sob o escudo de uma fêmea morta.
  • Fêmeas ter uma aba oblonga com 3-4 mm de comprimento. A cor do escudo depende da árvore de alimentação e se funde com a casca. O corpo da fêmea é branco leitoso, comprimento - 0,6-0,9 mm em insetos jovens e 1,3-1,5 mm em adultos. Antenas, asas e olhos estão ausentes.
  • Machos vermelho-cinza, alado, 0,5 mm de comprimento. O escutelo é duas vezes menor que o de uma mulher.

Palmeira (Polifágica Tropical)

Afeta uma grande variedade de plantas de origem palmeira. Eles grudam na folha no lado inferior, com o crescimento da colônia indo para o lado superior.

Encontrado em arbustos de chá, figos, bananas. Pertence a espécies tropicais e subtropicais, no entanto, eles podem viver em palmeiras em casa, nas latitudes do norte.
  • Fêmeas blindagem plana, oval e cinza-esbranquiçada, atinge 2,2 mm de diâmetro. Privado de pernas, antenas e olhos, sem asas.
  • Machos alado, cor do escudo - amarelo.

Em forma de pêra (pêra amarela)

Afeta principalmente árvores frutíferas de pedra - macieiras e peras, com menos frequência marmelos, cerejas e ameixas.

Ao atacar uma árvore, uma característica mancha vermelha-violeta é observada nos frutos, o que permite determinar com precisão a praga.
  • Fêmeas não tem antenas, pernas, olhos e asas. O corpo é em forma de pêra, amarelo limão. O escutelo é arredondado, a cor depende da árvore de alimentação - marrom, vermelho-marrom, às vezes preto. O diâmetro é de 2-3 mm. A fertilidade da fêmea é de 75 a 100 ovos por ano.
  • Machos alado, corpo amarelo escuro. Privado do aparelho oral. Escutelo de cor oval, a mesma cor das fêmeas.

Laranja (laranja redonda)

Espécies coloniais tropicais e subtropicais em todos os lugares. Afeta principalmente plantas cítricas, encontradas em orquídeas e azeitonas.

  • Fêmeas desprovido de asas, pernas e antenas, bem como olhos. O corpo é redondo, com 1,3-1,6 mm de diâmetro. Escutelo arredondado, com 2 mm de diâmetro, a cor varia de marrom avermelhado a preto, dependendo da planta de alimentação. As bordas do escutelo são cinza acinzentado.
  • Nos homens o escudo é mais leve, de forma oval. Como muitos outros insetos de escama, os machos são alados.

Laranja (laranja vermelho)

Espécies tropicais e subtropicais, instaladas em todo o mundo. Ataca plantas relacionadas a frutas cítricas (limões, laranjas); Entre as plantas forrageiras, existem caquis japoneses, azeitonas e uvas.

Causa rápida decomposição das folhas e morte de toda a planta.
  • Fêmeas arredondado ou oval, com um escudo arredondado. O corpo mede de 1 a 1,5 mm. Blindagem com diâmetro de 2 mm, vermelho-marrom ou vermelho-amarelo.
  • Machos pequeno, com cerca de 1 mm de comprimento, alado, escutelo oval amarelado. O tempo de vida dos machos é de 6 horas.

Em um ano, os insetos da escala laranja produzem de 6 a 8 gerações, dependendo das condições climáticas.

Pinho (pinho comum)

Afeta árvores coníferas - pinheiro, abeto, cedro, larício, thuja, causando deterioração de agulhas e galhos, com grandes colônias - a morte de toda a planta. Distribuído em todos os lugares.

É difícil erradicar, porque eles se escondem sob a casca e as agulhas.
  • Fêmeas pequeno, 1 mm de comprimento, escutelo arredondado acinzentado, ligeiramente alargado para a extremidade posterior. O diâmetro da blindagem é de 1,5 a 2 mm.
  • Machos escutelo alado pequeno, mais pálido que as fêmeas.

Outros

  1. Escala de cacto - afeta as plantas de cactos, especialmente perigosas para os cactos de interior.
  2. Escala Laurel.
  3. Escudo de oleandro.
  4. Ivy scale.
  5. Escudo de escala rosa, etc.

Escudo falso - o que é isso?

Os worms de escudo falsos pertencem à mesma subordem dos worms de escalada, mas são representantes de outra família. Existem cerca de 1100 espécies. Eles diferem em tamanho - de 3 a 7-8 mm de diâmetro ou comprimento.

Os escudos falsos não têm escudo; são imitados pela pele morta e seca da fêmea após a muda, que não cria protuberância e permanece plana. Também escudos falsos não têm casca de cera. Além disso, eles não emitem secreções pegajosas e pegajosas.

O vídeo fala sobre o escudo falso:

Scaleflies são encontrados em quase todos os lugares e são pragas graves de muitas plantas. Quando as colônias são reassentadas, elas podem destruir completamente a planta. Eles são perigosos, pois podem ser transferidos para estacas ou inoculações, pois os insetos se escondem sob a casca e é muito difícil notá-los. Grande diversidade de espécies e alta fertilidade dificultam o controle da praga.

Deixe O Seu Comentário